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Escola de Pais: um desafio para formação de professores

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Data

2017

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Dissertação

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Resumo / Abstract

A Escola de Pais, objeto desta pesquisa, inserida na linha de pesquisa em Educação Superior, é aqui pensada na perspectiva da relação família-escola. A Escola de Pais surgiu de dificuldades identificadas em pais e responsáveis, quanto a orientação da conduta de seus filhos, sob o ponto de vista de educar com base em valores sociais, definir limites e garantir que fossem respeitados. Esta pesquisa situa-se na interface entre psicologia e educação, além de tratar de situações advindas de múltiplas questões sociais, culturais, econômicas e políticas. Justifica-se por construir subsídios para formação de professores que atuarão na educação infantil e no ensino fundamental, com atenção àquelas questões. O objetivo geral da pesquisa foi apontar um conhecimento, a partir do trabalho realizado, sobre como professores podem atuar na Escola de Pais. Para tanto, buscou-se identificar as competências, habilidades e atitudes de que os professores precisam para atuar na Escola de Pais, considerando a escuta sensível, a comunicação e a argumentação. O conhecimento apontado nesta pesquisa, observado nas vivências da Escola de Pais, pode fazer parte do conteúdo a ser estudado nos cursos de formação de professores: licenciaturas em geral e, mais especialmente, Pedagogia. O desenho metodológico compreendeu a pesquisa-ação, utilizou-se a pesquisa qualitativa, a técnica de Grupos Operativos, autoscopia, avaliação de programa e coleta de dados. Os resultados e conclusões apontam para as formas de se inserir a discussão sobre Escola de Pais nos cursos de formação de professores. Considera-se que os cursos de formação necessitam atender às demandas por práticas pedagógicas e professores que respondam a uma conjuntura dinâmica e bastante específica, que envolve as novas configurações familiares; as relações de gênero; os modos de viver e de trabalhar; e as relações interpessoais.


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