Educação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Educação por Orientador "Drigo, Maria Ogécia"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAbordagens da metodologia de resolução de problemas: valores da matemática que as permeiam(2005) Santos, Paulo dosEsta pesquisa, de caráter predominantemente teórico, busca relatar algumas abordagens da metodologia de Resolução de Problemas no ensino de matemática – metodologia proposta por Polya, modelagem matemática e formulação de problemas - e avaliar o quanto elas contemplam os valores utilitário, formativo, social, cultural e estético da matemática. O objetivo deste estudo é obter indícios de quais valores da matemática permeiam as diferentes abordagens da metodologia de Resolução de Problemas e de explicitar fundamentos teóricos para professores de matemática redimensionarem as suas práticas em aula, notadamente as que envolvem tal metodologia. Para atingir tal objetivo a investigação foi desenvolvida em várias etapas: estudos sobre a metodologia da Resolução de Problemas, no ensino de matemática; estudos sobre a matemática como ciência e análise das diferentes abordagens, tendo como fundamento os valores da matemática explicitados por D’Ambrósio (1993). Nossa análise fez emergir a idéia de que, independentemente das especificidades da metodologia de Resolução de Problemas, os valores da matemática se apresentam com maior ou menor intensidade devido ao contexto construído pelo professor, a partir do texto do problema – quer seja, à primeira vista, matemático ou não. A relevância desta pesquisa está no fato de que ela indica a importância da busca de referenciais teóricos, para o professor, no caso de matemática, principalmente em relação ao (re)pensar na e sobre a sua prática nas salas de aula.
- DissertaçãoDificuldades de ensino e aprendizagem em matemática na educação superior(2021) Lopes, Daniela de OliveiraA pesquisa tem como tema as dificuldades de ensino e de aprendizagem em matemática no ensino superior e é norteada pela seguinte questão: como docentes e discentes, no ensino superior, justificam as suas dificuldades de ensino e de aprendizagem de matemática, respectivamente, e como procuram superá-las em relação às causas apresentadas? Assim sendo, o objetivo geral da pesquisa é contribuir para a compreensão de possíveis causas de dificuldades de docentes e discentes, de ensino e de aprendizagem de disciplinas, respectivamente, que envolvem conhecimentos matemáticos no ensino superior. Os objetivos específicos são os seguintes: identificar os motivos prováveis de dificuldades de aprendizagem em matemática, por parte do discente; identificar os motivos prováveis de dificuldades de ensino de matemática, por parte do docente; explicitar aspectos de metodologias de ensino de matemática e explicar as concepções – principalmente vinculadas ao conhecimento matemático – que podem subsidiar as práticas em realização. As reflexões envolvem dados coletados com alunos e professores de universidades públicas, privadas e comunitárias da região de Sorocaba, que foram analisados, sob a perspectiva de ideias de Polya, D’Ambrósio e Machado, principalmente. Dentre os resultados, constatamos que predominam práticas voltados ao ensino tradicional – exposição de assuntos, exemplos, resolução de exercícios – e a concepção de que a matemática é vista como um conhecimento em que a linearização dos assuntos prevalece. A importância desta pesquisa está no fato de que as transformações de concepções relativas à matemática, que implicam na possibilidade de geração de novas metodologias de ensino, alcançam a revisão da formação de docentes.
- TeseO fazer fotográfico na prática educacional: possibilidades de educação do olhar do aprendiz(2024) Silva Neto, José Ferreira daA fotografia na prática educacional é o tema da pesquisa, que é guiada pela questão: como a prática educacional que envolve o fazer fotográfico pode promover a educação do olhar do aprendiz? Dela decorre a hipótese de que o fazer fotográfico na prática educativa promove a educação do olhar desenvolvendo três tipos de olhar: o contemplativo, o observacional e o generalizante. Com isso, delineia-se o objetivo geral de compreender como o fazer fotográfico pode ser incorporado à prática educacional e contribuir para a educação do olhar do aprendiz. Deste advêm os seguintes objetivos específicos: identificar particularidades da linguagem fotográfica; identificar especificidades do ‘fazer fotográfico’; reinterpretar a prática educacional, na perspectiva das ideias de Rancière; explicitar como a contemplação, a observação e a generalização podem ser incorporadas para educar o olhar do aprendiz. A fundamentação teórica envolve teorias peirceanas, com foco nas definições e classificações de signos e na fenomenologia; aspectos do fotográfico, na perspectiva peirceana e flusseriana, principalmente, e ideias de Rancière sobre as relações mestre-aprendiz. A metodologia envolve estratégias — advindas das teorias peirceanas — e propostas por Santaella, aplicadas às fotografias realizadas por alunos dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, no transcorrer do desenvolvimento de uma sequência didática para a disciplina Linguagem Iconográfica do Espaço. As análises envolvem reflexões sobre o fotográfico e sobre os tipos de olhar então requeridos aos aprendizes, os fotógrafos em ação. Entre os resultados, destacamos que a sequência didática contribuiu para educar o olhar do aprendiz, principalmente por requerer, em maior medida, o olhar contemplativo e o observacional. A relevância da pesquisa está na possibilidade de educação do olhar para imagens, em geral, bem como para imagens envolvendo o espaço construído com objetos, obras arquitetônicas e outros elementos do contexto urbano.
- DissertaçãoO resgate da criatividade como processo de ensino(2005) Silva, Maria Ancilla De BiaggiEsta pesquisa busca enfatizar que ao se resgatar a criatividade dos alunos um novo processo de ensino se delineia. O objetivo deste estudo é destacar o papel de novos referenciais teóricos para o delineamento deste novo processo de ensino que toma como importante a utilização do computador. Para atingirmos tal objetivo a investigação se fez em várias etapas: estudos sobre as tendências do processo de ensino, explicitação do nosso atual contexto - sociedade da informática ou espaço do saber - a luz das idéias de Schaff e P. Lévy, respectivamente; coleta e análise de dados sobre a influência do computador nos a hábitos de estudo de alunos de uma escola particular de Sorocaba e sobre a prática dos docentes envolvidos e, por fim, elaboração de um rol de concepções na esteira de Morin para nortear as ações dos educadores do futuro. Trata-se, portanto, de uma investigação que se vale de documentação direta (pesquisa de campo - realizada para buscar informações ou conhecimentos sobre a utilização do computador no processo de ensino 5, e que envolveu uma pesquisa bibliográfica como uma das suas etapas), cuja relevância está no fato de que ela a traz à tona reflexões envolvendo a criatividade - o atrator da educação do futuro. e a ressalta a importância da busca de referenciais teóricos, para 0 educador, no (re) pensar na e sobre a sua prática nas salas de aula.