Educação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Educação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 534
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseA ação inspetora no Brasil ao longo da história da educação: análise dos termos de visita do Grupo Escolar Senador Vergueiro (1919-1950)(2014) Gomes, Denise LemosO objetivo desta tese é analisar o papel do inspetor de ensino no período de 1919 a 1950, focando a dualidade de sua ação: fiscalizadora ou orientadora. A investigação foi realizada por meio da análise dos Termos de Visita dos inspetores no período de 1919 a 1950, do Grupo Escolar Senador Vergueiro, na cidade de Sorocaba, São Paulo. Para contextualizar o estudo, foi feito um levantamento bibliográfico da História da Educação Brasileira desde 1549. Verificou-se, no processo de construção do trabalho, que, embora a função não existisse explicitamente, a ação inspetora esteve presente ao longo dos tempos, porém diluída em outros papéis.
- TeseA aprendizagem da criança com Síndrome de Down no cotidiano da escola regular(2016) Amaral, Lilian PintoA Síndrome de Down (SD), também conhecida como trissomia do cromossomo 21, é a alteração cromossômica mais frequentemente observada em recém-nascidos, tendo uma incidência de 1 em cada 660 nascidos vivos. Está associada a uma gama de fenótipos e alterações neurofisiológicas, mas a principal e mais incapacitante é a deficiência intelectual. O objetivo desta pesquisa foi identificar e interpretar possíveis dificuldades e facilidades presentes no cotidiano escolar da criança com SD, em relação à sua aprendizagem. A investigação se deu no ensino fundamental I, nas redes regular de ensino da cidade de Sorocaba. A abordagem metodológica escolhida foi qualitativa e os dados foram interpretados com base no Paradigma Indiciário, proposto por Ginzburg (1989), que permitiu o levantamento de indícios a partir das entrevistas semiestruturadas com as famílias das crianças, professores e com as próprias crianças, e das observações das crianças no cotidiano escolar. Achados demostraram que tanto as condições educacionais, como as práticas pedagógicas e os aspectos da dimensão afetivo-social interferem na aprendizagem dessas crianças. As entrevistas com pais, professores e alunos revelaram comportamentos e atitudes inadequadas que comprometem o desenvolvimento e o crescimento das crianças com SD. As observações de campo permitiram comprovar incoerência entre o discurso e as ações propriamente ditas. Concluiu-se que ainda são muitos os desafios a serem enfrentados para que uma aprendizagem de qualidade seja alcançada, e que as políticas públicas inclusivas existentes não são suficientes e não se sustentam com ações e atitudes isoladas, de um professor ou de uma escola, pois requerem respostas às questões educacionais cotidianas e contemporâneas.
- DissertaçãoA avaliação de monitoramento e a materialização das reformas educacionais de caráter neoliberal: Brasil dos anos 90(2004) Spinelli, Daniela Renna MagistriniEste trabalho tomou como objeto os três instrumentos de avaliação de desempenho elaborados pelo Ministério da Educação o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Exame Nacional de Cursos (o extinto Provão). Exemplos paradigmáticos do monitoramento realizado pela esfera do poder central a partir das mudanças na cultura gestionária do Estado - em resposta às demandas de ordem econômica, produtiva, cultural e tecnológica -, esses instrumentos são referidos pelos gestores do sistema educacional como vetor estrategico na condução das políticas públicas para a educação. Verificamos um enorme investimento financeiro e humano em sua aplicação e constante aperfeiçoamento, bem como grandes esforços realizados para garantir sua validação social. Este trabalho, que reconhece a avaliação de monitoramento como ferramenta essencial na nova forma de gestão das políticas públicas, questiona a lógica que a ilumina propondo-se assim a fazer uma avaliação da própria avaliação. Admitimos a influência dos agentes externos (as instituições multilaterais) nas reformas da década de 90 - reformas que tentaram organizar a economia e a sociedade dos países subdesenvolvidos segundo as novas orientações do momento histórico da universalização do capitalismo. Por outro lado, não desconsideramos a opção das autoridades nacionais - cuja participação garantiu uma forma especifica assumida pela condução das reformas neoliberais na educação nacional - por um modelo de desenvolvimento a ser elaborado a partir de fora. Sob uma perspectiva analítica inscrita no materialismo histórico e dialético, esta análise procura elucidar de que maneira as características da avaliação de monitoramento contribuíram para a solidificação dos pressupostos economicistas e mercadológicos na educação, bem como para a construção de novos padrões para a exclusão educacional. Ao mesmo tempo, procura nas contradições que emergem a partir do fenômeno estudado contribuir para um debate que busque alternativas para sua superação.
- DissertaçãoA Casa da Criança da cidade de Manaus: história de uma instituição educativa(2012) Guimarães, Erilane de SouzaEsta dissertação vinculada à linha de pesquisa “História e Historiografia Políticas e Práticas Escolares” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba – UNISO, faz um estudo sobre à Casa da Criança, uma instituição filantrópica, fundada em 01 de fevereiro de 1948, na cidade de Manaus, que desenvolve atividades de assistência social e ensino, para crianças carentes com idade entre dois e cinco anos. A pesquisa tem por objetivos contribuir para o acervo histórico da cidade pela identificação e registro das iniciativas e práticas educativas presentes na cidade; divulgar os saberes e fazeres difundidos por essa instituição escolar e, tornar conhecidos os benefícios associados à criação, implantação e consolidação institucional. A pesquisa está direcionada à releitura da organização sócio-histórica-cultural da Casa da Criança, realizada mediante procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental. Levanta a hipótese que, mesmo com surtos econômicos significativos, a população carente local não se beneficiou como seria de direito, do acesso à educação. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados como recursos materiais iconográficos da instituição, organização e sistematização das informações obtidas para produção do texto final, consulta de documentos institucionais e municipais extraídas evidências, indícios e pistas referentes às práticas escolares da instituição. Como procedimento metodológico a pesquisa pode contar também com entrevistas de funcionários e ex-funcionários, dando concretude a ela pela sua natureza descritiva e analítica. A partir dos estudos da cultura escolar, foi possível analisar as informações conflituosas ou não, de cada período da sua história enquanto instituição filantrópica. Para Julia (2001) cultura escolar é um conjunto de normas que se define através dos conhecimentos a serem ensinados e de condutas de pesquisa a serem refletidas. Por isso a pesquisa buscou a uma leitura diversificada: filantropia, historiografia, legislação, cidadania, infância, instituições escolares, socialização e outras que forneceram as dimensões educacionais do ensino no Brasil. Como resultado apresenta uma referência material organizada para a valorização das práticas escolares desenvolvidas em Manaus, além de demonstrar a história e a memória da educação regional, seus saberes e fazeres sócio-histórico-culturais, a partir da pesquisa científica.
- DissertaçãoA casa, a escola e as identidades dos/as educadores/as ambientais(2006) Silva, Adilson Januário daEducador/a ambiental: quem é este/a profissional? Como ele/ela constrói suas identidades através de suas experiências em todas suas trajetórias? Casa e escola: que influências exercem em todo este processo? São perguntas como estas que norteiam este trabalho de dissertação. O educador ambiental possui uma história, uma trajetória carregada de vivências que partem de sua “casa”, sua infância, seu mundo particular, passando pela “escola”, pelos espaços públicos, sua convivência com os outros, sua formação acadêmica e suas experiências profissionais. Todo este processo insere este/a profissional em um emaranhado de informações e conhecimentos que estabelecem as “redes de saberes”, por onde trilham e constroem sua vidas profissionais. Baseando-se em autores como Stuart Hall, Manuel Castells, Pedro Goergen, Marcos Reigota, Andréa Pelicioni, Marília Tozoni-Reis, entre outros, a investigação abarca temas como identidade, casa, escola, redes de saberes, informações e conhecimentos. Uma pesquisa de campo, através de entrevistas realizadas com educadores ambientais formados na 1a. Turma do curso de especialização em Formação de Educadores Ambientais da Unesp/Campus de Botucatu-SP, nos fornece elementos de trajetórias e experiências reais, para uma fundamentação de nossas bases teóricas.
- DissertaçãoA construção da autonomia no cotidiano da educação infantil(2016) Vígari, Michele Padilla PedrosoNesta dissertação de Mestrado, estudou-se a influência das práticas docentes ocorridas no cotidiano escolar, na aquisição da autonomia das crianças de 2 a 4 anos. No ambiente dessa faixa de idade, foi realizada uma pesquisa em um Centro de Educação Infantil da cidade de Sorocaba com o objetivo de compreender até que ponto a atuação do professor e as atividades desenvolvidas por ele em aulas podem ser favoráveis, ou não, à conquista da autonomia. São as possibilidades de interações que a criança tem na escola que lhe permitem adquirir independência em suas atitudes com outros. Ter autonomia é poder fazer escolhas, consciente dos seus atos. Na infância, relaciona-se à independência ao fazer suas higienes, tomar conta de suas próprias coisas e conhecer as regras para poder decidir como agir. As práticas pedagógicas oferecidas pelo professor podem, ou não, auxiliar nas decisões que a criança opta em diferentes situações do cotidiano escolar. Para atingir os objetivos propostos foram feitas observações e entrevistas com professores in loco no decorrer de suas aulas no Centro de Educação Infantil. Respeitando ao critério de saturação, este trabalho se pautou numa abordagem qualitativa, do tipo descritivo, interpretando os fenômenos ocorridos, registrados em anotações feitas diretamente pelo pesquisador, e as respostas dadas às perguntas realizadas nas entrevistas semiestruturadas. A interpretação dos dados fundamentou-se na Análise de Conteúdo, baseando-se na descrição das informações, na redução em Unidades de Registros agrupadas em Unidades de Contexto e transformadas em categorias de análise. Os resultados apontaram diversas situações que pouco colaboram com a construção da autonomia, tais como:intervenções docentes que antecedem às decisões das crianças; atitudes dos professores que impedem a própria criança de encontrar soluções aos problemas; s alas com muitos alunos, aumentando as tarefas dos professores e impedindo que estejam atentos a cada criança; e desenvolvimento de atividades que pouco promovem o fazer por si mesmo. Embora os estudos teóricos declarem inúmeras possibilidades de o cotidiano escolar infantil incentivar a independência da criança, observa-se que diversas oportunidades não são aproveitadas nas práticas pedagógicas dos docentes.
- TeseA contribuição do mestrado em educação da Uniso aos professores de educação física(2014) Massari, MaurícioO Programa de pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba – PPGE – existe desde 1996. Desde seu início, vários professores com formação inicial em Educação Física concluíram seus créditos e tornaram-se Mestres em Educação. Inserida neste contexto, a questão principal deste estudo é procurar refletir sobre as contribuições do programa de pós-graduação em Educação da Uniso, mais especificamente o curso de mestrado, para os professores graduados em Educação Física que o cursaram. Alicerçado nos referenciais teóricos da Perspectiva Ecologista de Educação, dos Estudos Culturais e em autores como Mary Jane Paris Spink, Paulo Freire e Nilda Alves (e a ideia de rede de conhecimentos), esta tese realiza, além de elucidar as discussões feitas nas dissertações finais, a temática analisada, os referenciais utilizados e as conclusões a que chegaram, entrevistas semiestruturadas com 13 professores de Educação Física com o perfil que coaduna com o objetivo da pesquisa. As falas dos professores foram analisadas em 7 categorias: “a contribuição do mestrado”, “o mestrado e as práticas cotidianas”, “as práticas sociais”, “práticas culturais”, “a dimensão científica para o campo da Educação Física”, “a Educação Ambiental” e o “cotidiano no/do mestrado”. O programa de mestrado em Educação trouxe aos professores de Educação Física um maior suporte teórico, uma visão de educação contextualizada, alterações nas práticas cotidianas, sociais e culturais, de uma Educação Física contextualizada e como principal reflexão, o entendimento de que Educação Física é Educação.
- DissertaçãoA contribuição dos letramentos digital e visual na aprendizagem de língua inglesa(2012) Marques, Daniela MirandaA língua inglesa faz parte do cotidiano da maioria das pessoas, especialmente, nos dias de hoje, com a expansão dos meios de comunicação e da internet. Nas escolas, ela é ensinada com vistas a instrumentalizar os alunos para a crescente demanda de comunicação, interação e inserção no mundo do trabalho. O objetivo geral da presente pesquisa, realizada com alunos do 7º ano de uma escola pública no interior do estado de São Paulo, é verificar de que maneira o currículo escolar de língua inglesa e o material didático oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo SEE/SP, estão atendendo às necessidades de uso da língua inglesa dos alunos. Partindo da hipótese de que práticas de ensino mediadas por tecnologias podem auxiliar na aprendizagem da língua inglesa, inclusive quando esta vem acompanhada de linguagem não verbal, trazemos as seguintes questões, que traduzem os objetivos específicos desse trabalho: 1) Quais estratégias de aprendizagem os alunos utilizam para realizar as tarefas escolares de língua inglesa? 2) Quais as possibilidades do professor inserir atividades em classe que propiciem eventos de letramento digital e visual e que favoreçam o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem da língua inglesa? 3) Que mudanças houveram nas práticas de estudo e na aprendizagem da língua inglesa, com a inserção de atividades que propiciem os letramentos digital e visual? A fundamentação teórica, neste trabalho, baseia-se nos conceitos de letramento digital e visual, multimodalidade e estratégias de aprendizagem de língua inglesa. Inicialmente, foi realizada uma atividade piloto com o objetivo de recolher dados sobre as estratégias de estudo e de aprendizagem dos alunos em ambiente informático. A partir das análises dos dados, foram elaboradas duas apostilas sobre a importância da leitura das imagens quando associadas aos textos em língua inglesa e sobre usos das ferramentas da internet para a aprendizagem da língua. Os dados foram coletados dos blogs dos alunos, criados especificamente para as aulas de língua inglesa. Também foram obtidos registros das atividades dos alunos feitos em papeis avulsos. Os resultados da pesquisa revelam que houve incremento de novas estratégias de estudo no meio digital, que antes se resumiam a adaptações das práticas utilizadas com textos impressos, com fortes indicações de melhoria no conhecimento da língua inglesa, reforçando a ideia inicial de que práticas de letramento digital e visual aliadas ao uso adequado de tecnologia podem favorecer o aprendizado de língua inglesa.
- DissertaçãoA criação da escola Senai “Gaspar Ricardo Junior” em Sorocaba: 1930-1962(2020) Spim, Nikolas VieiraEsta pesquisa tem como tema o ensino profissional, e como objeto, a criação da escola Senai “Gaspar Ricardo Júnior” no município de Sorocaba/SP. A pergunta que norteia esse estudo assim se faz: o porquê a criação da escola Senai na cidade de Sorocaba? Com isso, contribuir para a compreensão do que motivou a vinda da escola para esta cidade, torna-se o objetivo geral. São específicos os objetivos de registrar os principais acontecimentos políticos que influenciaram o contexto industrial e o ensino profissional brasileiros nos anos de 1930 a 1962; apresentar o contexto industrial sorocabano de 1930 a 1962; apresentar a história de fundação da escola Senai no Brasil; explicitar o processo da vinda e instalação da escola Senai Gaspar Ricardo Júnior na cidade de Sorocaba. A pesquisa bibliográfica foi utilizada como metodologia para esse estudo. Essa pesquisa tem sua relevância baseada na escassez de informações explícitas encontradas para fundamentar e basear a história dessa escola renomada no mercado de ensino profissional.
- DissertaçãoA criação do grupo escolar "Senador Vergueiro" (1919) e a escolarização dos filhos dos operários em Sorocaba(2014) Spim, Adilson AparecidoPor três séculos Sorocaba abrigou a Feira de Muares, onde tropeiros vindos do sul a caminho das Minas Gerais, faziam da cidade seu ponto de descanso e de negócios. Dessa forma, a cidade prosperou e muitos fizeram fortunas. Com o fim das feiras, o dinheiro acumulado nos negócios das mulas foi aplicado na construção de fábricas, comércios e indústrias, colocando novamente a cidade em destaque nacional, ganhando o apelido de “Manchester Paulista”. Com a abertura de novas fábricas exigindo um grande contingente de mão de obra operária, chegaram imigrantes de diversas nacionalidades, fixando-se em diversos pontos da cidade, principalmente no bairro Além Ponte. Provenientes do Velho Continente, os espanhóis fundaram sua colônia espanhola na cidade de Sorocaba. Os espanhóis fizeram parte da história do movimento operário sorocabano. Seu ingresso nas fábricas inicialmente foi a contra gosto, visto que a maioria desejava trabalhar na lavoura. Os imigrantes viram-se obrigados a compor a grande massa de trabalhadores, principalmente nas fábricas de tecidos. A luta pela sobrevivência fez com que os filhos dos operários adentrassem as fábricas, compondo o parco orçamento doméstico e gerando um problema social: o analfabetismo, que desafiava ao ideário Republicano. O sonho da República esbarrava exatamente no dilema da instrução e educação; como solucionar isso foi o ponto de partida para que o movimento operário lutasse pela redução da jornada de trabalho, para que os pequenos proletários frequentassem as salas de aula da Escola Moderna, local onde o ensino racional, com base na filosofia anarquista era disseminado. Os governantes responsáveis pela Educação, preocupados com o avanço dos ensinamentos anarquistas procuraram meios para colocar esses menores operários nos bancos escolares das escolas públicas. Tornaram o ensino obrigatório, ao menos para as crianças até os 12 anos; agruparam escolas isoladas em Grupos Escolares, reformularam o ensino desde as suas bases. Na reunião de diversas escolas isoladas no bairro do Além Ponte, tipicamente espanhol e operário, foi fundado em 1919 o terceiro grupo escolar da cidade de Sorocaba, atendendo às reivindicações dos operários. A Chácara Amarela, palco de tentativas de instalação da primeira tecelagem da cidade, passou a abrigar o Grupo Escolar “Senador Vergueiro”, assim denominado em homenagem ao avô do chefe político Luis Pereira de Campos Vergueiro, que comandou a política local e o movimento denominado de “Vergueirismo”. Este trabalho foi elaborado por meio da pesquisa em documentos, jornais da época e livros, foi de grande valia o trabalho do pesquisador e professor Rogério Lopes Pinheiro de Carvalho que reuniu e organizou uma edição fac-similar do jornal O Operario, fonte de informações sobre o Movimento Operário sorocabano e a preocupação com a escolarização dos filhos dos operários.
- DissertaçãoA criação e a instalação do Ginásio Ciências e Letras de Sorocaba (SP)(2013) Michel, Ediléa Cristina BarrosEsta dissertação investiga as razões que levaram à criação e à instalação do Ginásio Ciências e Letras na cidade de Sorocaba, uma instituição privada, que oferecia o ensino secundário no ano de 1943.A intenção da pesquisa foi verificar qual clientela seria de interesse para essa instituição.A hipótese lançada com relação à criação e instalação dessa instituição foi a de que o poder público não priorizou a oferta gratuita do ensino secundário no país, havendo a necessidade de a instituição privada ofertá-lo, desde que houvesse clientela para pagar por ele.A metodologia de pesquisa utilizada para atingir o objetivo proposto na dissertação a fim de verificar essa hipótese foi a pesquisa bibliográfica sobre os conflitos ocorridos no início da década de 1940: a Segunda Guerra Mundial, que ocupava asnações em temas como a centralização do poder, a priorização da política de armamentos e o abastecimento da mão de obra para a indústria e para o sistema capitalista adotado e disseminado no Brasil. Em nosso país,o regime de governo ditatorial priorizou o ensino primário e militar, enquanto que a indústria se responsabilizou pelo ensino profissional e o ensino secundário ficou a cargo da iniciativa privada.Na pesquisa documental,foi constatado na cidade de Sorocaba quea demanda de pessoas habilitadas para o curso era maior que a oferta de vagas, o que se explica pelo fato de haverapenas duas instituições que ofereciam o ensino secundário, uma pública e outra privada. Os resultados mostraram que a hipótese lançada foi confirmada ao se verificar que a instituição privada criada e instaladaofertou o ensino secundário com vagasdestinadas às pessoas que tinham condições de pagar por ele e dispunham de horário para cursá-lo, enquanto que o poder público não ofereceu o ensino secundário com vagas gratuitas suficientes para essa população habilitada.
- DissertaçãoA cultura da mídia: televisão e cotidiano escolar(2007) Almeida, Shirley Aparecida Jamelli deEnquanto investigação qualitativa esta dissertação, dividida em três momentos – A Cultura da Mídia, A Cultura da TV e Televisão e Cotidiano Escolar - tem como objeto de trabalho uma reflexão acerca dos modos de produção e reprodução de imagens na sociedade escópica contemporânea. Dentro da linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar, os objetivos visam a estabelecer de que forma a TV se insere no cotidiano escolar, levando-se em conta que produtos da mídia são compreendidos e incorporados pelos sujeitos escolares em suas vivências e, em conseqüência, o que a escola está fazendo para utilizar as imagens por ela veiculadas. As referências teóricas estão balizadas, fundamentalmente, em Régis Debray, quando pensa a história do olhar no ocidente; em Eugênio Bucci, ao referir-se à TV brasileira, enquanto produtora de videologias; e em Joan Ferrès, na relação televisão e educação. Os procedimentos adotados subdividem-se em dois momentos: no primeiro, o acompanhamento das atividades realizadas nas Oficinas Curriculares, numa escola de tempo integral da rede estadual, que oferece ensino fundamental de 1ª a 4ª série; no segundo, a análise da TV no cotidiano desta escola. As conclusões informam que a TV é um terminal cognitivo que educa visualmente os sujeitos pedagógicos, sendo, no entanto, pouco utilizado na escola, fato que justifica a inserção dos meios televisuais na formação de educadores e nas práticas pedagógicas escolares. Nessa ótica, educar não significa somente transmitir conhecimentos sistematizados e acumulados pela humanidade, mas também se integram no rol de competências da escola inúmeras outras dimensões necessárias para fazer de cada sujeito um ser humano e completo.
- DissertaçãoA cultura na escola da Comunidade de Quilombo do Sapatú - Eldorado/SP(2006) Vidoto, Daniela GalvãoA cultura não pode ser entendida como um processo de formação acabado, dada às estruturas sociais que entrelaçam-se nas trajetórias sociais dos indivíduos, incluindo a inserção no mercado e a atuação do Estado com as Políticas Públicas. Dentro desse contexto cultural, temos a educação escolar na hibridação na formação do indivíduo, por mais que os conteúdos tratados em sala de aula não façam referências ao cotidiano do bairro do Sapatú, as (os) alunas (os) cruzam o conhecimento escolar no seu cotidiano comum. A partir da pesquisa etnográfica, a pesquisadora pode conviver e vivenciar esses acontecimentos, incluindo a história social da região do Vale do Ribeira, para compreender as trajetórias sociais e políticas da comunidade do Sapatú.
- TeseA dimensão estética na formação docente na educação superior(2015) Paes, Maria do Carmo Lincoln RamalhoEsta tese discute a importância do estudo e da performance da educação Estética como uma das dimensões da formação docente na Educação Superior, tendo como premissa que este é um pressuposto importante para o o processo de formação e para o exercício da cidadania em nossa sociedade. A intenção é mostrar como a educação vem privilegiando o modelo tecnicista, voltado aos interesses do mercado. Esta ideologia mascara a realidade, alijando as pessoas, transformando-as em instrumentos do sistema econômico. A perspectiva do estudo é valorizar a estética tanto na Educação Superior de modo geral, quanto ampliar e redimensionar sua perspectiva na formação docente. Entendemos que se trata de uma dimensão fundamental para a preparação e atuação do professor, seja para a sua atuação propriamente dita, seja para a sua reflexão sobre a práxis pedagógica. Serão apresentados diversos questionamentos a respeito da relevância da dimensão estética no campo educacional, de como ela se reflete na cultura de nossa sociedade. Recorremos a autores como René Girard, com a reflexão sobre o processo mimético; a compreensão do mimetismo permite a saída do estado de deificação, e, em contraposição, a perspectiva de um modelo de educação estética, com a proposta da virtude, do altruísmo. Também sobre os valores que aparecem em nosso cotidiano e sua “validação” pela indústria cultural. Dentro da dinâmica filosófica, a leitura de Gerd Bornheim e Karl Jaspers como contraponto argumentativo nos diálogos e questionamentos. Nesta incursão filosófica e artística, apresentamos um “caminho a percorrer”, tendo como arcabouço filosófico e teórico Roger Scruton, Eric Voegelin, Richard Weaver e Friedrich von Schiller. A tese investe na possibilidade de se recuperar a realidade, de saída do processo ideológico, do estado de “deformação existencial”, tendo como dimensão a formação docente enquanto telos, trazendo para o debate o papel histórico, social e político do professor. A proposta é a dimensão estética como “antídoto” para o estado de “negatividade” e de egocentrismo disseminado em nossa sociedade. Os autores que formam o arcabouço teórico corroboram a reflexão sobre o sentido de nossa grandeza, de nosso legado e dignidade enquanto seres humanos que constroem não somente para si, mas para as gerações futuras.
- DissertaçãoA direção da escola e o cotidiano escolar: entre teorias e práticas(2010) Pereira, Monica RojoVivemos num mundo complexo, fragmentado, poroso, ainda em transformação. Com avanço rápido das tecnológicas de informação, as noções de tempo e espaço se modificaram, a ética e os valores nas relações humanas também passam por mudanças. Com foco nesse contexto, esta dissertação tem como tema o diretor da escola e seu cotidiano escolar. O objetivo principal foi entender como o diretor percebe no seu trabalho o dilema da teoria e da prática do dia a dia na escola. Para tanto, este estudo utilizou do referencial sociológico, por exemplo Bauman, para caracterizar o contexto da escola neste mundo líquido, de Foucault, para entender os mecanismos de saber poder, e de Paro e Libâneo, para compreender a escola inserida na sociedade capitalista. Também foi realizada uma pesquisa qualitativa, com entrevistas com onze diretores de escolas públicas de Sorocaba. Os diretores de maneira geral, apontaram a falta de autonomia no cotidiano escolar como um grande agravante na percepção deles, para a satisfação e melhoria da qualidade na escola. Relataram a dicotomia entre a teoria e a prática, por meio de exemplos de um cotidiano envolto a burocracias e dificuldades para ações rápidas. Ressaltaram satisfação no trabalho, mas enfocaram principalmente as dificuldades, relacionando com falta de autonomia nas decisões. A democracia, que caracteriza o gestor, ainda parece longe de ser atingida no cotidiano escolar, com um excesso de burocracias, decisões impostas e poucas oportunidades de diálogos.
- DissertaçãoA educação à distância nos cursos de graduação em engenharia(2019) Oliveira, Rafael Barbosa deO presente trabalho é baseado em resultados obtidos de uma pesquisa exploratória sobre o que pensam alunos, professores e empregadores sobre a implementação da modalidade de Educação à Distância (EAD) nos cursos de graduação em engenharias. A pesquisa contemplou a aplicação de questionários junto a alunos dos 9º e 10º períodos dos cursos de engenharia que cursaram disciplinas na modalidade presencial e a aplicação de questionários a professores e empregadores. Este estudo visou identificar e analisar as impressões e opiniões sobre a modalidade EAD aplicada nas engenharias e como percebem a formação e capacitação do aluno dentro dessa modalidade para sua atuação profissional. Os resultados indicaram que a maioria dos pesquisados tanto alunos, professores e empregadores aceitaram a implementação da modalidade EAD nas engenharias, mas não para todas as disciplinas, propondo uma opção semipresencial ou híbrida.
- DissertaçãoA educação ambiental através da arte: contribuições de Frans Krajcberg(2007) Lima, Adriana Teixeira deEssa pesquisa qualitativa teve como objetivo inicial analisar contribuições que o artista Frans Krajcberg poderia trazer à educação ambiental. Num primeiro momento considerei apenas como objeto da pesquisa as suas obras de arte. Num segundo momento ao deparar-me com um material apostilado de Arte que se refere à Krajcberg, e que é utilizado por uma escola de ensino fundamental, verifiquei através da observação a maneira como o artista é estudado na escola. Essa observação proporcionou também uma atividade prática realizada pelos alunos que culminou com a Mostra “Educação Ambiental pela Arte” em 2005, no espaço de exposições da Biblioteca Aluísio de Almeida da Universidade de Sorocaba - UNISO. O desdobramento dessa exposição foi o convite por parte da Divisão de Cultura da cidade de São Roque para a realização da Mostra “Educação Ambiental através da Arte”, em 2007. No decorrer da pesquisa o Grupo de Estudos “Perspectiva Ecologista de Educação” visitou o Espaço Cultural Frans Krajcberg em Curitiba em 2006, e essa experiência vivida pelos alunos foi analisada também. Outras análises relevantes foram inseridas no desenvolvimento da pesquisa: seu percurso artístico, uma entrevista inédita e exclusiva com o artista e suas falas sobre a arte e o meio ambiente. O percurso artístico de Frans Krajcberg se iniciou com a pintura e culminou com a escultura, é carregado de vivências que passam por uma inquietação pessoal, pela sua formação profissional e por espaços públicos. Seu pensamento artístico e sua militância pela causa ecológica traduzem a singularidade e a relevância do artista, para o tema em questão. Sua trajetória artística analisada sob a perspectiva hermenêutica proporcionou diferentes possibilidades de contribuições à educação ambiental sintetizadas da seguinte maneira: sua identidade como artista que ao produzir as suas obras de arte faz um protesto contra o desmatamento no Brasil (imagem), a mediação das suas obras como componente pedagógico para a educação ambiental e para a arte (contextualização/diálogo), e a vivência do artista e suas falas foram subsídios para a sua identificação como um educador ambiental (palavra/educador). Os referenciais teóricos utilizados foram: Nilda Alves, Inês Barbosa de Oliveira, Maria Ciavatta, Marisa Vorraber Costa, Marcos Reigota, Ayrton Dutra Corrêa, Claire Feijó da Fonseca, Maria José Braga Falcão, Takashi Fukushima, Cristina Rodrigues, Maria José Justino, Nadja Hermann, Andréa Focesi Pelicioni, Adilson Januário da Silva e Sílvio Gallo.
- DissertaçãoA educação como um direito: da efervescência social da década de 1920 à constituição brasileira de 1934(2018) Sanches, Greiciane de OliveiraA presente dissertação teve como enfoque o tratamento destinado à educação na Constituição brasileira de 1934. Elaborada num período de ebulição social, marcado por mudanças de ordem política, econômica e cultural, a Constituição de 1934 teve o mérito de ser a primeira no país a reconhecer a educação como um direito de todos e que deveria ser objeto de investimento estatal. Este texto fora resultado de um amplo debate havido na sociedade e que teve por polarização dois grupos sociais relevantes: de um lado, um grupo conservador, representado pela Igreja Católica e, de outro, um grupo renovador, formado por liberais, comumente conhecidos como Pioneiros da Educação Nova. Neste cenário, o trabalho visou identificar a influência e contribuição de cada um destes grupos no texto final da Constituição. Para isso foi adotada uma pesquisa de revisão bibliográfica e documental que teve como referenciais teóricos as obras de CURY (1988), NAGLE (2001) e SAVIANI (2007), além da análise dos Anais da Assembleia Constituinte de 1933, em que constam os debates parlamentares. Conclui que na tentativa de satisfazer o projeto de governo que pretendia implantar anos mais tarde, o governo de Getúlio Vargas fomentou o conflito ideológico entre conservadores e renovadores e, de forma a agraciá-los, fez inserir na Constituição reivindicações de ambos, tornando o texto um marco na educação brasileira.
- DissertaçãoA educação de jovens e adultos no ensino médio: um estudo sobre as condições do trabalho docente(2010) Tuani, MarceloA educação de jovens e adultos (EJA), a redução do analfabetismo, ainda é em nosso país uma meta a se atingir. O tema envolve questões políticas, econômicas e sociais, presentes desde muito tempo na história da educação brasileira. Essa dissertação discute a EJA, sob enfoque do trabalho docente no ensino médio. Teve como objetivo identificar características sobre a formação inicial e continuada dos professores, assim como as condições cotidianas da docência. Dados sobre a jornada de trabalho, carga horária, materiais e relações interpessoais foram coletados por entrevistas individuais com oito professores, com formação em licenciatura plena e experiência na modalidade da educação de jovens e adultos. Os resultados apontam para um acúmulo de funções com professores trabalhando em mais de uma escola, em jornada de três períodos. Relatam dificuldade em adquirir material específico e acabam por utilizar o mesmo do ensino médio regular, embora conscientes da população diversificada dos alunos em EJA. Ressaltaram o bom relacionamento com os alunos, mesmo com problemas de defasagem pelo muito tempo que os alunos ficam sem estudar.
- DissertaçãoA educação em Sorocaba: do final do século XIX até a criação da Escola Normal Livre de Sorocaba em 1929(2005) Lima, Ana Lucia de AlmeidaEste trabalho é o resultado das pesquisas realizadas no intuito de compreender a educação escolarizada em Sorocaba existente no final do Império e início da República até os motivos que levaram o município a criar e instalar a Escola Normal Livre de Sorocaba, primeira escola normal da cidade, dentro de uma análise histórica e cultural, que permitiram registrar aqui um pouco da história dessa instituição escolar. Tendo a Escola Normal Livre de Sorocaba como foco principal, a autora faz um estudo sobre a escola normal desde a sua criação no Brasil e em especial no Estado de São Paulo, destacando os avanços e retrocessos da escola normal paulista, a fim de entender qual a ligação de “Livre” no nome original da escola. Outros questionamentos como a que público ela se destinava, bem como, qual a formação inicial que propunha na época, fizeram parte das análises empreendidas, buscando entender dentro do período de implantação da República, mais especificamente as duas primeiras décadas, a sua real necessidade de funcionamento, relacionando-a com a expansão do ensino público, diante do desenvolvimento e nova estrutura urbana que remodelava a cidade. No decorrer do trabalho, a autora descreve um pouco da história da cidade, desde a sua formação até o final da década de vinte, com a finalidade de dar maior substância à formação e caracterização da população, até a inserção da Escola Normal, revendo a educação escolarizada existente como um todo, integrando-a aos aspectos políticos, sociais e educacionais que demonstram a evolução desta comunidade.