Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por Orientador "Silva, Bianca Gianola Belline"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Artigo / TCCHermafroditismo canino: relato de caso(2024) Fernandes, IsabelleO hermafroditismo representa uma raridade em termos de condições de desenvolvimento do sistema reprodutivo na medicina veterinária, com sua causa ainda não totalmente compreendida, podendo ser de origem congênita ou genética. Animais afetados por essa condição exibem traços fenotípicos que não correspondem aos de seus tecidos gonadais. Este estudo descreve o caso de um cão Pinscher de dois anos que, apesar de mostrar sinais de estro, possuía genitália externa feminina e um pênis localizado no canal vaginal. Avaliações ultrassonográficas revelaram a presença de testículos, útero e ovários. Foram realizados procedimentos de laparotomia exploratória, orquiectomia e penectomia. Levando em conta os achados fenotípicos, ultrassonográficos e histológicos, determinou-se que o cão era um pseudohermafrodita masculino. A complexidade deste caso sublinha a necessidade de mais estudos para melhor entender as origens e implicações do hermafroditismo em animais, contribuindo assim para melhorar as práticas de diagnóstico e tratamento.
- Artigo / TCCOcorrência de Oncicola venezuelensis – Acanthocephala, em onça-parda (Puma concolor) de vida livre na região de Sorocaba SP - Brasil(2023) Belloti, Maria Atalla; Nakaghi, Andrea Cristina Higa; Baldo, Denicezar Angelo; Barros, Luciano; Teixeira, Rodrigo Hidalgo FricielloA onça parda ( Puma concolor ) é o segundo maior felídeo das Américas , com peso corporal entre 53 e 72 kg. Parasitas gastrointestinais em felinos silvestres podem causar sérios prejuízo à saúde, debilitando e em casos extremos, até mesmo causando o óbito do hospede iro. Este trabalho objetivou identificar espécimes de parasitos encontrados no trato digestório em indivíduos de onça pardas de vida livre. Durante exames post mortem dos indivíduos de onça parda, foram encontrados parasitos no intestino delgado identificados por meio de microscopia eletrônica, histopatológico e microscopia ótica baseado em chaves taxo nômicas de helmintos. Após análise do material biológico enviado para o laboratório o Lafinau/Lapisus da Universidade de Sorocaba, os parasitos foram identificados à espécie Oncicola venezuelensis . Pesquisas envolvendo parasitas gastrointestinais em animais silvestres são escass a s, em ambientes ex situ e in situ , sendo necessário estudos e investimentos na área para obte nção de informações sobre a saúde dos animais, possíveis zoonoses e doenças para auxiliar na conservação dos ecossistemas.
- Artigo / TCCOcorrência de Oncicola venezuelensis – Acanthocephala, em onça-parda (Puma concolor) de vida livre na região de Sorocaba SP - Brasil(2023) Belloti, Maria AtallaA onça-parda (Puma concolor) é o segundo maior felídeo das Américas, com peso corporal entre 53 e 72 kg. Parasitas gastrointestinais em felinos silvestres podem causar sérios prejuízo à saúde, debilitando e em casos extremos, até mesmo causando o óbito do hospedeiro. Este trabalho objetivou identificar espécimes de parasitos encontrados no trato digestório em indivíduos de onça-pardas de vida livre. Durante exames post mortem dos indivíduos de onça-parda, foram encontrados parasitos no intestino delgado identificados por meio de microscopia eletrônica, histopatológico e microscopia ótica baseado em chaves taxonômicas de helmintos. Após análise do material biológico enviado para o laboratório o Lafinau/Lapisus da Universidade de Sorocaba, os parasitos foram identificados à espécie Oncicola venezuelensis. Pesquisas envolvendo parasitas gastrointestinais em animais silvestres são escassas, em ambientes ex situ e in situ, sendo necessário estudos e investimentos na área para obtenção de informações sobre a saúde dos animais, possíveis zoonoses e doenças para auxiliar na conservação dos ecossistemas.