Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 74
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Artigo / TCCUso de fluoroquinolonas e sua interferência na qualidade do leite: revisão de literatura(2022) Nunes, Gabriel Alexandre Pires; Costa, Leticia Alves Vieira da; Rana Zahi Rached; Blaitt, Regina Maria Nascimento AugustoNa presente pesquisa, objetiva-se descrever uma classe de medicamento de uso veterinário, as fluoroquinolonas, tipo de fármaco vinculado ao tratamento das principais infecções e doenças do gado leiteiro, principalmente à mastite, visto que é um antibiótico de amplo espectro composto por um grupo de substâncias químicas com atividade antimicrobiana, além de serem consideradas grandes armas no combate de organismos gram-negativos e gram-positivos. O uso de antibióticos pelos produtores de maneira exagerada, tem contribuído na detecção de resíduos no leite e, quando não respeitado seu período de carência podem trazer consequências não só ao produtor, como também para a indústria e consumidor final. Para obter resultados com baixos níveis de resíduos, medidas sanitárias precisam ser atendidas com a finalidade de um produto final de qualidade e inócuo, assegurando a proteção do consumidor.
- Artigo / TCCOs efeitos das mastites clínica e subclínica na taxa de prenhez em ovinos leiteiros(2022) Couto, Mariana de Medeiros; Custodio, Fabio André FerreiraAs mastites clínica e subclínica possuem alta taxa de incidência nos rebanhos de ovinos leiteiros e afetam a performance reprodutiva dos animais. Para este estudo de caso-controle foram coletados dados de 33 ovelhas que tiveram mastite clínica e 27 ovelhas que tiveram mastite subclínica durante os anos de 2021 e 2022, antes e depois da estação de monta. Todos os ovinos fazem parte do rebanho da fazenda Queijaria Rima, localizada em Porto Feliz/SP. O intervalo entre o diagnóstico da infecção foi de 102 dias antes a 79 dias após a data em que o animal foi para estação de monta. Através dessa amostra de conveniência foi identificada taxa de prenhez de 76,19% nos animais com mastite clínica, e 86,66% nas ovelhas com mastite subclínica, antes da estação de monta. A taxa de prenhez diminuiu para 66,33% nos animais que tiveram mastite após a estação de monta, tanto na mastite clínica quanto na subclínica.
- Artigo / TCCUso da colonoscopia e endoscopia no diagnóstico da gastroenterite linfoplasmocitária: relato de caso(2022) Degásperi, Joyce; Blaitt, Regina Maria N. A. Blaitt; Santos, Isaac Ricardo dosRelato de caso de uma paciente canina, da raça boxer, 3 anos, fêmea, na clínica veterinária Animale em São Roque, com queixas de êmese, hematoquezia, anorexia e perda de peso, que após realização de exames, foi diagnosticada com gastroenterite linfoplasmocitária. Tal patologia refere-se a uma inflamação causada por células inflamatórias (linfócitos, plasmócitos e neutrófilos) na lâmina própria da mucosa gástrica, classificada como aguda ou crônica devido a reações imunológicas e inflamatórias provocadas por antígenos, microrganismos e alimentos. Ela pode atingir desde o estômago até o intestino delgado e grosso, podendo também ser focal, multifocal ou difusa, dependendo da duração e persistência dos sinais clínicos, a maioria deles vômitos, algia abdominal e subsequente anorexia, desidratação e debilidade dos animais. O principal diagnóstico da gastrite linfoplasmocitária é feito através da endoscopia, colonoscopia e biópsia seguindo de avaliação histopatológica. O tratamento baseia-se em uma dieta pobre em fibras e gorduras podendo ser associada ou não a corticosteroides e antibióticos
- Artigo / TCCA utilização da água de coco como diluente de sêmen canino(2022) Sousa, Fernanda Lessa Manso de; Dias, Lilian M. K.A água de coco sempre foi muito consumida pela população praiana e de fundamental importância na vida e economia das populações do Nordeste do país. Devido às suas substâncias, a utilização da água de coco abrange as mais diversas áreas, evidenciando potencial não só no meio de consumo, mas também como uma biotecnologia, diversos são os trabalhos que demonstram a eficácia da água de coco na manutenção de características “in vivo” e “in vitro” da célula espermática de várias espécies, mantendo assim sua capacidade fecundante. Sua utilização como diluente para o uso na Inseminação Artificial (IA) é diversificado podendo ser utilizado para IA em curtas distâncias e até mesmo em criopreservação, além do seu fácil preparo e baixo custo. Com este trabalho de revisão bibliográfica, tem como objetivo, evidenciar suas propriedades bioquímicas necessárias para seu uso como diluente seminal, difundindo seu conhecimento, bem como as biotécnicas empregadas na utilização deste diluente que possui um grande potencial em programas de inseminação artificial em espécies animais de interesse econômico.
- Artigo / TCCSistema Endocanabinoide e o uso da Cannabis para dor neuropática em animais(2022) Guerrero, Bruna R.; Campos, Larissa F. de; Oi, Maria Eduarda Naomi VieiraA dor neuropática é caracterizada como dor crônica que gera alterações e lesões no sistema nervoso central (SNC) e periférico (SNP). A ativação da via nociceptiva pela dor neuropática causa um desequilíbrio no bem-estar do animal e como consequência os animais apresentam baixa qualidade de vida, além de gerar alto custo no tratamento aos tutores. Medicamentos como anti-inflamatórios e opioides são utilizados visando aliviála, mas esses têm se mostrado insuficientes devido as diferentes causas e mecanismos desse tipo de dor. A Cannabis é uma planta medicinal que tem apresentado bons resultados como tratamento alternativo na Medicina-Veterinária, pois atua no sistema endocanabioide, responsável pelo controle da dor, melhorando a neuropatia em animais devido aos seus efeitos antinociceptivos. Porém ainda há uma considerável escassez de artigos científicos que abordam o tema, provavelmente por conta de sua criminalização. Dessa forma, o presente trabalho visa compreender o funcionamento do sistema endocanabinoide, e os efeitos terapêuticos da Cannabis no tratamento de pacientes com dor neuropática.
- Artigo / TCCLinfoma multicêntrico canino: relato de caso(2022) Candreva, Gilse Cimino; Thut, Fabio MarelliO linfoma multicêntrico é a neoplasia hematopoiética mais comum em cães e gatos, cuja definição se dá por uma proliferação de células linfáticas de alta disseminação que afetam linfonodos e órgãos viscerais sólidos. A etiologia dessa doença é multifatorial, embora não seja bem esclarecida, podendo estar relacionada à inalação de fumaça, herbicidas, exposição a campos magnéticos e poluição, além de possuir evidência de envolvimento genético e hereditário. É caracterizada por linfadenomegalia, anemia, infiltração em fígado, baço e pulmão, edema localizado, desconforto, apatia, febre, hiporexia e anorexia. Por ser sistêmica, o tratamento é quimioterápico, com resposta inicial de 90% em cães e 70% em gatos. Assim, o presente relato de caso leva em consideração a alta relevância do linfoma multicêntrico canino, objetivando apresentar a neoplasia com o intuito de compreender sua fisiopatologia, seu método diagnóstico e elucidar o tratamento quimioterápico utilizando o protocolo Madison-Winsconsin.
- Artigo / TCCUso de óleos essenciais como aditivos naturais na nutrição de poedeiras e seus impactos na qualidade dos ovos(2022) Mariano, Maria Eduarda Guirardi; Castro, Ricardo Neri deAntibióticos promotores de crescimento e antioxidantes inorgânicos foram utilizados por muito tempo na avicultura brasileira, tanto industrial, como na caipira, atuando como moderadores da flora bacteriana do trato gastrointestinal das aves, com importante papel na em sua nutrição, pois mantém bactérias benéficas no trato digestivo, contribuindo no aumento da produção. Porém, atualmente, surgiram muitas preocupações, como possíveis riscos à saúde humana, pelo fato desses aditivos inorgânicos e antibióticos deixarem resíduos na carne de frango e ovos. A busca por produtos naturais e orgânicos vem crescendo, devido a sua riqueza nutricional, baixo custo e menor contaminação ambiental, assim como, as exigências dos consumidores. Dessa forma, óleos essenciais podem substituir antibióticos e antioxidantes inorgânicos, trazendo benefícios para produção, tanto econômicos, como para o bem das aves, uma vez que garantem melhor absorção de nutrientes, boas taxas de conversão alimentar e melhora do sistema imunológico. Portanto, o presente trabalho procura trazer informações importantes referentes a utilização de óleos essenciais na nutrição de poedeiras e seus benefícios refletidos diretamente na produção de ovos.
- Artigo / TCCUso de aleitamento artificial com sucedâneo lácteo no desempenho de bezerras leiteiras: revisão de literatura(2022) Fraga, Bruna Saraiva; Custódio, Fábio André Ferreira; Mouskosfk, SabrinaPara a obtenção de bezerras saudáveis é necessário o fornecimento de colostro de qualidade, que garanta a eficiência na transferência de imunidade passiva e uma boa alimentação com dieta líquida e sólida. A utilização do sucedâneo lácteo como dieta líquida, possui o objetivo de promover o desaleitamento precoce, redução de custos e antecipar o consumo de alimentos sólidos. Bezerras alimentadas com sucedâneo lácteo de boa qualidade, apresentam melhor taxa de crescimento, desempenho e redução de doenças. Esta revisão bibliográfica tem como objetivo demonstrar o uso do sucedâneo lácteo e sua influência no desempenho de bezerras leiteiras. O embasamento da pesquisa bibliográfica foi feito através da literatura.
- Artigo / TCCCorrelação entre eosinofilia e parasitismo intestinal em parasitismo intestinal em bovinos naturalmente infectados(2022) Almeida, Pablo F. F. B.Helmintos gastrintestinais são patogênicos, podendo acarretar óbitos. O achado característico de eosinofilia muitas vezes pode dissuadir os esforços para identificar outras causas, pois sabe-se da capacidade dos eosinófilos em controlar a carga parasitária. Na espécie bovina, os estudos são escassos, principalmente em infecções naturais. O presente estudo preconiza a realização de exames coproparasitológicos, visando identificar e quantificar o possível parasita correlacionado à eosinofilia, uma vez que essas infecções também correspondem a uma das principais causas de baixos índices de crescimento dos animais e retardo na idade de abate. O objetivo foi avaliar a correlação entre parasitismo intestinal e eosinofilia em bovinos naturalmente infectados, no intuito de diminuir possíveis enganos na conduta terapêutica. O estudo foi realizado no Centro de Treinamento Agropecuário BRAVO, no município de Salto de Pirapora/SP, e contou com 41 bovinos adultos, sem distinção entre sexo e raças. Foram utilizadas amostras de sangue e fezes, sendo que as amostras de sangue foram colhidas por punção venosa e armazenadas em tubos com anticoagulante EDTA e as de fezes, colhidas por palpação retal e armazenadas em coletores universais; as amostras foram encaminhadas ao laboratório de análises clínicas e ao laboratório de parasitologia do HVU – Uniso, para contagem absoluta de eosinófilos e contagem de ovos por grama de fezes, respectivamente. As médias foram comparadas e os dados submetidos ao teste de Correlação de Pearson, em programa computacional. A partir dos resultados obtidos pode-se notar que não houve uma correlação direta entre a presença e quantidade de parasitas, com o número celular de eosinófilos, nos mostrando um resultado que dificultaria para a utilização da patologia clínica em favor da quantificação e presença de parasitas, sendo necessário estudos mais afundo sobre os mecanismos imunológicos do organismo contra esses parasitas.
- Artigo / TCCEstudo do sistema porta hipofisário na tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus) (Linnaeus, 1758) e traíra (Hoplias sp.) (Bloch, 1794)(2022) Lima, Vitor Ferreira de; Castro, Marcelo Fernandez de Souza; Intelizano, Wagner; Pissinatti, Lorenzo; Ferreira, Ronnie Von MateusO conecimento aprofundado do eixo hipotalâmico-hipofisário (H-H) é imprescindível principalmente para o desenvolvimento de técnicas de reprodução. Muitos estudos com tecnologias inovadoras trouxeram uma visão ampla no que se refere ao eixo HH, no entanto existem pontos que não estão devidamente esclarecidos do ponto de vista anatomofuncional. O presente trabalho estudou o eixo H-H quanto sua vascularização a título de procurar relatar se a hipófise é estimulada por vias parácrinas ou através do sistema porta-hipofisário em Oreochromis niloticus e Hoplias spp. Contatou-se que pequenas quantidades da solução perfusora se difundiu pela hipófise e posteriormente para o hipotálamo pelo leito vascular, provando a existência do sistema porta. Outro ponto importante seria que muitos vasos sanguíneos da região não foram corados pela solução, de modo que seja considerável outras vias de estimulação hipofisária mediadas pelo hipotálamo, liberando moléculas que agem de forma parácrina e neurócrina.
- Artigo / TCCSarcoma histiocítico disseminado em cães: revisão(2022) Biazotto, AlineA presente revisão tem como objetivo descrever detalhadamente sobre o sarcoma histiocítico disseminado em cães. O sarcoma histiocítico disseminado é uma neoplasia de células redondas rara, agressiva, multissistêmica, determinada pela presença de diversas massas tumorais localizadas em variados órgãos. Em sítios primários, afeta principalmente, pulmões, subcutâneo, medula óssea, em outros sítios, acomete linfonodos, fígado e demais órgãos também podem ser atingidos. Os tumores costumam a aparecer nas articulações, peri-articulações ou pele de animais com raças predispostas, como Boiadeiro de Berna. Como é um neoplasma maligno de alta disseminação, rapidamente ocorre metástase para os demais órgãos, com sinais clínicos frequentemente ligados ao local acometido. Seu diagnóstico é realizado através de exames histopatológicos, visualizando-se histiócitos atípicos, células gigantes multinucleadas e mitoses atípicas. Na imuno-histoquímica, os principais marcadores são CD18 e CD45. O tratamento varia de quimioterapia e excisão da massa tumoral a amputação do membro afetado. O prognóstico da enfermidade é reservado, pois os pacientes vêm a óbito rapidamente após o diagnóstico, devido à sua gravidade e rápida disseminação. Conclui-se que os exames histopatológicos e de imunohistoquímica são de grande valia para o diagnóstico definitivo da doença, possibilitando o aumento da sobrevida do animal.
- Artigo / TCCUso da eletroacupuntura no tratamento da espondilomielopatia cervical em cão: revisão bibliográfica(2022) Quevedo, Daniele Justino; Santos Júnior, Donaldes Alquesar dos; Cunha, Gislene; Cotes, Lourenço MendonçaA espondilomielopatia cervical é um distúrbio com diversas origens e causa alterações nas vértebras cervicais, que resulta em um estreitamento do canal vertebral e consequentemente compressão da medula espinhal cervical, na região caudal e das raízes nervosas. Os animais que apresentam esta alteração podem apresentar como sinais clínicos ataxia dos membros pélvicos, com ou sem dor cervical, que pode progredir para déficits neurológicos dos membros anteriores e em última instância tetraparesia. O tratamento depende do descobrimento prematuro da síndrome, do nível da lesão envolvida, grau de compressão espinhal e condições gerais do paciente, e vai desde limitação a exercícios, uso de antiinflamatórios, até tratamentos complementares como fisioterapia e acupuntura. O uso da eletroacupuntura no tratamendo da esponlilomielopatia cervical ja se demonstrou de extrema eficácia tendo em vista o aumento da procura por esse tipo de terapia pelos tutores. Dessa forma, o objetivo dessa revisão é salientar a eficácia do uso da eletroacupuntura no tratamento da espondilomielopatia.
- Artigo / TCCExames radiográficos pos mortis em primatas neotropicais de vida livre(2022) Silva, Reinaldo Caetano da; Teixeira, Rodrigo Hidalgo FricielloAs radiografias são exames complementares que auxiliam no diagnóstico clínico, e possível determinação da causa mortis dos animais. As alterações ósseas encontradas e descritas neste trabalho são referentes aos primatas neotropicais de vida livre que vieram a óbito na Região Metropolitana de Sorocaba. Durante epizootia de Febre Amarela (FA), ocorrida entre os anos de 2018 e 2019, foram examinadas 70 carcaças de animais das espécies de bugio ruivo ( Alouatta guariba), s agui de tufo branco ( Callithrix jacchus) jacchus), sagui de tufo preto ( Callithrix penicillata ) e macaco prego Sapajus apella ). Após os exames radiográficos foram des critas lesões ósseas traumáticas em vértebras, membros inferiores e posteriores e crânio.
- Artigo / TCCUso de fitoterápicos no controle de endoparasitas em pequenos ruminantes(2022) Rossini, Angélica Alves; Custódio, Fábio André FerreiraA produção de pequenos ruminantes tem ganhado um espaço importante no setor socioeconômico do país, sendo uma alternativa agropecuária para gerar crescimento econômico e benefícios reais no agronegócio brasileiro, mas infelizmente há alguns fatores limitantes para o crescimento dessa produção, dentre eles destacam-se o abate clandestino dos animais, o custo elevado dos produtos originados de ovinos e caprinos (carne, pele, lã) e a principal se dá pelas endoparasitoses, que traz maiores prejuízos para o produtor. Frente ao exposto, realizou-se este trabalho com o objetivo de reunir informações sobre a utilização da fitoterapia no controle de doenças, com foco maior nas endoparasitoses e melhorias na produção de pequenos ruminantes, pois, o homem, no decorrer dos anos, entendeu o benefício do uso das plantas para o seu organismo, no controle e combate de doenças. A utilização dos fitoterápicos é uma alternativa que pode reduzir o uso dos medicamentos convencionais e prolongar a vida útil dos produtos químicos disponíveis, além de trazer benefícios econômicos ao produtor e melhorar o bem-estar dos animais. Para obtenção desses medicamentos, é necessário passar por várias etapas desde a seleção da planta medicinal, que será utilizada em suas diferentes formas farmacêuticas, originadas das raízes, folhas, cascas, frutos e sementes. Pode ser usada em forma de chá, infusão, óleos, tinturas e sabonetes.
- Artigo / TCCUso de Cannabis medicinal no tratamento da doença intestinal inflamatória em felino: relato de caso(2022) Novais, Carla Lemos; Roberto, Veridiana Soares; Oliveira, Elisângela França deA doença intestinal inflamatória (DII) em felinos é decorrente de uma resposta imune exacerbada a presença de antígenos na mucosa gastrointestinal. Essa afecção é uma das principais causas de vômitos e diarreias crônicas em pequenos animais, não apresentando predisposição sexual e sendo observada em animais de meia-idade. O tratamento mais empregado é a terapia imunossupressora, que de maneira ideal, deve ser diminuída gradativamente até ser completamente suspensa. Porém, alguns animais precisam de uma terapia a longo prazo, que pode acarretar uma série de efeitos colaterais. Pensando em uma alternativa terapêutica menos deletéria, esse trabalho tem como objetivo relatar o caso de um felino da raça persa, macho, de seis anos de idade, diagnosticado com DII que foi encaminhado para o tratamento com a cannabis medicinal. O animal chegou com um histórico de diarreia com hematoquezia e êmese após a tentativa de diminuição da dose de budesonida. A budesonida foi trocada pela prednisolona e foi receitado o óleo de cannabis, com evolução gradativa da dose administrada, até a interrupção completa dos sinais clínicos. Após o ajuste de doses, foi possível observar a melhora clínica do felino, que além de não apresentar mais sintomas gastrointestinais, se mostrou menos receoso a situações que, anteriormente a terapia canábica, geravam estresse e alterações comportamentais. Considerando a evolução do quadro clínico e do bem-estar do animal, sugere-se que o uso da cannabis medicinal no tratamento da DII, foi eficaz.
- Artigo / TCCCarcinoma tubulopapilífero grau II em porquinho-da-índia (Cavia porcellus): relato de caso(2022) Duarte, K. P. S.; Teixeira, R. H. F.; Nemer, V. C.Os roedores são pets cada vez mais comuns nas residências das pessoas, dentre os quais destacam-se o porquinho-da-índia, rato twister e cobaia doméstica como animais de estimação populares na atualidade. Assim como as demais espécies animais, para que estes possuam uma vida saudável e de qualidade, é necessário que os tutores se atentem às características biológicas das espécies e busquem acompanhamento médico veterinário especializado. Dentre as enfermidades que podem acometer esses animais estão os diferentes tipos de neoplasias, sobre as quais existem poucos estudos e relatos publicados. Tendo isso em mente, percebe-se a necessidade de incentivar mais pesquisas sobre o tema, visto que o estudo de neoplasias em roedores pode fornecer informações a respeito das causas e formas de tratamento do câncer não só para estes animais, mas também para outras espécies, incluindo seres humanos. Diante do cenário exposto, o presente artigo tem como objetivo relatar um caso de carcinoma tubulopapilífero Grau II em um porquinho-da-índia (Cavia porcellus) atendido no Hospital Veterinário da Universidade de Sorocaba (HOVET/UNISO).
- Artigo / TCCAvaliação da rotulagem de mel comercializado no município de Sorocaba(2022) Di Giulio, Giovanna Melissa Claro; Flauzino, Marcella Segatto; Enomoto, Tatiane Sayuri; Rached, Rana ZahiA indústria alimentícia sofre constantes mudanças e, com isso, legislações que regulem esse setor são necessárias para que a qualidade e segurança dos produtos sejam sempre garantidas. A rotulagem mantém esse controle, esclarecendo ao consumidor informações nutricionais e seus parâmetros de qualidade e segurança ao consumo, porém nem sempre há o cumprimento dessas normas. Levando este fato em consideração, esse trabalho faz um levantamento da disponibilidade de mel na cidade de Sorocaba/SP, em mercados pequenos de bairro até atacadistas, em todas as zonas do município, analisando a rotulagem do produto em questão verificando sua conformidade com a legislação vigente. Ao todo foram analisados 36 produtos, onde todos apresentaram no mínimo uma não conformidade pela legislação em vigor no Brasil. Os resultados sugerem que os méis comercializados no munícipio de Sorocaba/SP não atendem totalmente a legislação de rotulagem vigente, deixando brechas na transparência de dados para o consumidor.
- Artigo / TCCComportamento estereotipado em psitacídeos mantidos sob tutela humana: revisão de literatura(2022) Macool, Camila Rodrigues Assad; Rocha, Rafaela Bufalo da; Teixeira, Rodrigo Hidalgo FricielloAs aves estão entre os animais de companhia com maior popularidade, em especial, os psitacídeos, sendo caracterizados pela sua natureza sociável, inteligência, plumagem exuberante e capacidade de imitar sons. O Brasil é considerado um dos países com maior diversidade, com aproximadamente 80 espécies conhecidas. Devido ao grande interesse em manter essas aves como animais de estimação, o entendimento de seus comportamentos naturais e padrões sociais se torna essencial para a prevenção e tratamento de vários comportamentos indesejáveis, que podem surgir quando mantidas em cativeiro. Os transtornos comportamentais nos animais de companhia podem interferir no vínculo humano-animal e afetar o seu bem-estar. Os tipos mais comuns de distúrbios de comportamentos observados e tratados por médicos veterinários são arrancamento de penas, agressividade e vocalização excessiva. O presente trabalho tem o objetivo de reunir informações relacionadas a ocorrência dos transtornos comportamentais de maior prevalência nos psitacídeos mantidos sob tutela humana, assim como os principais fatores causadores destes distúrbios.
- Artigo / TCCA eficácia da terapia neural como alternativa na medicina integrativa de canídeos domésticos(2022) Torres, Arthur AfonsoA Terapia Neural considera a existência de uma influência mútua entre ambiente, corpo, mente e emoções, que atreladas causam impacto entre o processo patológico e fisiológico, através da utilização de doses de anestésicos específicos, como a procaína, que atuam na repolarização celular, e promove uma autorregulação localizada e a consequente remissão dos sinais e sintomas. De forma geral, avaliar a efetividade da terapia neural como tratamento opcional dentro da medicina integrativa de canídeos domésticos e de forma específica, pesquisar sobre a eficácia da terapia neural dentro da medicina veterinária; verificar a quantidade de sessões necessárias para alta do paciente; e demonstrar que a terapia neural pode acabar sendo uma via primaria dentro da medicina integrativa. Revisão integrativa da literatura para análise e posterior discussão de resultados. Realizou-se a distribuição dos artigos contendo às informações referentes ao número do artigo, título do estudo, autores, revista e ano de publicação e objetivo. Pode-se verificar através do compilado de 10 estudos, a eficácia terapêutica da terapia neural quanto medicina integrativa na reabilitação do quadro de canídeos, que apresentavam no momento da iniciação terapêutica patologias de base que comprometiam a qualidade de vida e sobrevida dos mesmos. Através do compilado de estudos utilizados nessa revisão integrativa, observou-se que a terapia neural se destaca por ser uma técnica intrínseca das terapias integrativas, que atualmente ainda é pouco utilizada do Brasil, mesmo que apresentem efeitos de atuação benéfica sobre um alargado número de caninos na presença de patologias de base.
- Artigo / TCCMétodos de diagnóstico para a Síndrome de Wobbler em pacientes veterinários: revisão bibliográfica(2022) Cardoso, Leticia Domingos Cardoso deSíndrome de wobbler é definido pela compressão medular causada pelo estreitamento no canal vertebral, enfermidade que afeta tanto caninos como equinos. Os pacientes sofrem com sinais neurológicos como ataxia, incoordenação motora, tendo um maior comprometimento nos membros posteriores, pois ocorre um estreitamento do canal vertebral entre C1 e T1 causando a estenose medular. Dependendo da sua causa, é possível prevenir a patologia por exemplo a suplementação adequada, além dos métodos para o diagnostico efetivo da afecção pela imagem radiográfica, mielográfica (porém as duas podem dar falsos resultados), TC e RM. Foi notado nas pesquisas que o melhor método é mensurar o diâmetro do canal. O objetivo do trabalho é auxiliar no diagnóstico, já que não é conhecido sinal patognomônico da síndrome que daria certeza do diagnóstico no início do atendimento clinico.