Dissertações e Teses
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Navegando Dissertações e Teses por Orientador "Bonventi Junior, Waldemar"
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- DissertaçãoA segurança do trabalho como premissa na preservação do meio ambiente: apresentação de uma ferramenta para monitoramento dos potenciais riscos de acidentes ambientais nas organizações(2016) Silva, Marcilio Ferraz daHistoricamente o meio ambiente, desde os primórdios, vem sofrendo com a ação do homem. Ao acompanhar a evolução desta relação até os dias atuais, observam-se grandes descobertas que mudaram o comportamento humano e sua forma de viver, e ao mesmo tempo, os impactos causados ao meio ambiente. O desenvolvimento das tecnologias e das indústrias foi o principal fator desta tendência. Dando um salto na linha do tempo, pode-se afirmar que Revolução Industrial acelerou os impactos negativos gerados pelo homem ao meio ambiente. Os acidentes ambientais catalogados da década de setenta até os dias de hoje, em todo o mundo, demonstram a fragilidade que as organizações possuem na segurança do processo produtivo, existe muito que se melhorar, não só na segurança industrial, mas também no atendimento as emergências. Os acidentes industriais sempre serão uma preocupação, podendo provocar danos imensuráveis a todo ecossistema. Estes acidentes, além dos impactos ambientais, causam prejuízos financeiros denigrindo a reputação da organização junto a sociedade. Os sinistros são considerados infortúnios inesperados e indesejados, porém, se houve a ocorrência, fica evidente a necessidade de haver uma sistemática para identificar a vulnerabilidade no processo produtivo e de desenvolver um plano emergencial, com objetivo de mitigar ou minimizar os impactos ambientais. Objetiva-se então, neste trabalho, desenvolver esta metodologia utilizando-se requisitos legais aplicáveis, uma vez que uma organização deve estabelecer, implementar e manter procedimentos para monitorar e medir regularmente as características principais de suas operações que possam ter perigos e riscos, bem como impacto ambiental significativo. Serão utilizadas legislações aplicáveis e vigentes no país para identificar os potenciais riscos de acidentes e consequentemente impactos ao meio ambiente. Desenvolver uma metodologia de identificação dos riscos, sistemática de inspeção e resposta a eventuais emergências que possam ocorrer. Espera-se que este trabalho seja a base para o desenvolvimento de um ERP-Enterprise Resource Planning (software) de Gestão de Riscos, onde qualquer organização, possa implementar, acompanhar e identificar de forma eficaz os potenciais riscos do seu processo.
- DissertaçãoAvaliação de software como suporte para metodologias ativas de aprendizagem(2017) Geraldo, William PatrickA história da educação na humanidade está pautada em buscas e encontros com a realidade ou com métodos e sistemas que se propõe ao melhor ensinar. Hoje se sabe que a sistemática tradicional da educação pode estar muito distante da realidade vivida no mercado de trabalho, uma vez que os alunos estão submetidos a orientação e supervisão na escola e ao desenvolver seu trabalho, devem ser autônomos e independentes. Observa-se que o acesso à informação, parece “fácil”, mas não o é, mesmo assim as redes de informação criaram uma revolução nos papéis do professor, do aluno e da instituição de ensino. Essa pesquisa teve como objetivo avaliar o uso de software como suporte as metodologias ativas de aprendizagem, através da adaptação do software Moodle entendido como facilitador de aprendizagem, na disciplina denominada “Prática de Pesquisa I” para o curso de Engenharia da Computação. Os sujeitos da pesquisa foram os vinte e dois estudantes do oitavo semestre do curso de engenharia da computação na Universidade de Sorocaba (Uniso). A metodologia usada foi mista com parte qualitativa e outra quantitativa. Já a apresentação dos resultados foi dividida entre: a) procedimentos específicos para adaptação da plataforma Moodle à disciplina, que visa apresentar as modificações realizadas no software para obtenção dos resultados; b) avaliando a aprendizagem, onde de forma descritiva, tratou-se de demonstrar os resultados de cada aula. Ao final do trabalho, ter a disponibilidade do ambiente Moodle foi um fator chave para a pesquisa. Foram aplicadas práticas ativas de aprendizagem que propiciaram um ambiente ativo de aprendizado. O aluno desenvolveu a sua capacidade de aprendizado e pode colocá-la em prática em diversas situações, tornando autônomo e protagonista do seu aprendizado. Essa formatação mostrou-se adequada e eficiente para aprendizagem de pesquisa na Universidade.
- DissertaçãoControle de suspensão ativa automotiva por lógica difusa ("fuzzy logic")(2017) Silva, Neusa Valentim daAo pesquisar sobre a Lógica Fuzzy e estudando os modelos na área de controle convencional pergunta-se: é possível comparar sistemas convencionais com sistemas Fuzzy obtendo respostas similares ou com aproximações? Para obter resposta de tal pergunta foi desenvolvido nesse trabalho o controle de suspensão ativa automotiva com o controlador Fuzzy que seguiu uma linha de pesquisa voltada para desenvolvimento e controle de processos produtivos, com o objetivo de analisar alguns métodos de controle usando métodos tradicionais e um equivalente em lógica difusa, comparando assim seus modelos de controle. Este trabalho iniciou-se por uma revisão de literatura que abordou temas voltados para conhecimento da Lógica Fuzzy, de tal forma que seguiu com uma pesquisa exploratória com o intuito de entender e desenvolver sistemas utilizando essa lógica, sendo assim, desenvolvendo pesquisas bibliográficas e simulações em softwares específicos como o Simulink e Fuzzy do Matlab. Esse trabalho procurou-se obter respostas próximas entre um sistema de controle modelado de maneira convencional e um sistema de controle modelado com Lógica Fuzzy, partindo de um sistema massa-mola-amortecido até chegar a um sistema de suspensão ativa, quando esse sistema é designado a um modelo de uma das quatro rodas de um ônibus. Em ambos os casos as respostas ficaram próximas sendo que para o sistema massa-mola-amortecido foi mais favorecido utilizando a Lógica Fuzzy. Já para o sistema de suspensão ativa, o controle convencional se demostrou mais favorável, porém ambos os controles para a suspensão ativa atingiram o objetivo de controlar o sistema antes dos 5 segundos e com sobressinal menor que 5%. As diferenças entre esses controles estão na forma de ajuste dos seus parâmetros, o que torna suas repostas próximas e confirmando que ambos os controles são capazes de obter resultados satisfatórios.
- DissertaçãoEstudo para aplicação de tecnologias assistivas para apoio a pessoas com paralisia supranuclear progressiva (PSP)(2017) Maragna Junior, RenatoNeste trabalho foi proposto um sistema de supervisão para amparo a pessoa com Paralisia Supranuclear Progressiva (PSP), um tipo de degeneração neurológica que não tem cura, causa diversos males como dificuldade motora e cegueira. Durante a evolução do estudo procurou-se estabelecer uma conexão entre as dificuldades do paciente e a utilização de Tecnologias Assistivas, um método de automação para residências, para que o doente e os indivíduos envolvidos pudessem ter um suporte de tais recursos e equipamentos disponíveis e, em especial, prospectar um modelo de uso da Tecnologia Assistiva em função de cada estágio da doença. Objetivou-se a aplicação de elementos de automação existentes no mercado nas linhas de mobilidade, fala e monitoramento. A primeira etapa foi a de idealizar o grau de dificuldade do paciente em relação ao seu cotidiano como comer, andar, falar e, principalmente, nos momentos de queda e possíveis engasgos com alimento líquidos e outros fluídos. Na segunda etapa com base nas filosofias de automação residencial e Tecnologias Assistivas, foi proposto um modelo deste sistema. A utilização de sensores como de presença, célula de carga, sistema de reconhecimento de voz, foram explorados neste trabalho, sempre com base nas necessidades que o indivíduo apresente em cada estágio da doença do seu cotidiano. É importante salientar que o indivíduo não participou dos estudos e que sequer testou os equipamentos. Todo o trabalho foi idealizado com base em modelos de comportamento observados nas literaturas estudadas.
- DissertaçãoMétodos de mineração de dados na identificação dos motivos da evasão na Universidade de Sorocaba, no período de 2012 a 2018(2020) Feitosa, Edson MartinA evasão é a saída precoce do discente do curso escolhido. Para os gestores das instituições de ensino superior (IES) tem-se caracterizado um problema devido à dificuldade na previsão dos fatos geradores. Logo, essa pesquisa procura apresentar um estudo sobre a evasão nos cursos na UNISO entre 2012 e 2018, identificando padrões e regras encontradas no histórico dos discentes evadidos. Para tal utilizou técnicas para medir a evolução da evasão com o auxílio da equação de Evasão Anual e aplicação de métodos de Business Intelligence (BI), dentre eles árvores de decisão e análise de agrupamentos (clustering) para identificar padrões ocultos no grande volume de dados gerados. Foi analisado 29.303 discentes, que cursaram 31.799 cursos, totalizando 37.621 registros comportamentais analisados, onde no estudo mostra-se a evolução da evasão no contexto da universidade, das grandes áreas e especificamente dos cursos, descrição do perfil do discente na faixa de tempo estudada, padrões relacionados as tendências a evadir no aspecto da faixa etária, períodos cursados, média de notas, quantidade de faltas, grande área dos cursos, diferenças dos evadidos para os cursos da manhã e da noite, aspectos relacionados a quanto foram concluído dos componentes curriculares do curso, dentre outras variáveis, trazendo como resultado os perfis dos discentes evadidos, onde um dos perfis de maior relevância é o discente do sexo masculino entre 21 e 25 anos, da grande área de Engenharias que evade no 2º ou 5º semestre, com padrão de comportamentos apontados nas variáveis relacionadas a cancelamentos, trancamentos e média de notas.
- DissertaçãoMétodos para controle de sistemas eletromecânicos por redes neurais artificiais(2019) Santos, Diego de AssisEste trabalho apresenta alguns exemplos de sistemas dinâmicos controlados por redes neurais. Grande parte dos sistemas dinâmicos apresentam um grau de complexidade elevado, sendo necessária a implementação de ferramentas computacionais para controlar esses sistemas. As redes neurais artificiais (RNAs) são uma das ferramentas bioinspiradas desenvolvidas pela Inteligência Artificial, que podem ser aplicadas na solução de problemas não lineares. Elas podem ser empregadas na área de controle de processos e devolver resultados satisfatórios, assim como os controladores PID tradicionais. O objetivo deste trabalho é mostrar a aplicação de duas abordagens de controle neural em três sistemas eletromecânicos com diferentes complexidades e dinâmicas conhecidas. Na primeira abordagem, uma rede neural aproxima a função de controle de um controlador PID sintonizado. Essa estratégia se apresentou eficaz, uma vez que a rede reproduz uma ação de controle semelhante ao do PID. Na segunda abordagem, duas classes de controladores neurais são aplicados no controle dos sistemas. Esses controladores apresentaram uma resposta mais lenta em relação ao PID e em alguns casos podem desestabilizar o sinal de saída. Os sistemas adotados diferem nas características de transitório e na ordem: O primeiro é um sistema de terceira ordem auto controlado que necessita de um controle mais rápido, o segundo é um sistema de segunda ordem com baixo amortecimento e o terceiro é um sistema de quarta ordem com baixo amortecimento e longa acomodação. Estes sistemas são adotados com a finalidade de melhorar sua resposta em função das especificações de projeto. Os resultados são obtidos por meio de simulações virtuais analisando-se os índices de desempenho do sinal controlado e comparando com o desempenho de um controlador PID. É demonstrado neste trabalho o processo de treinamento e execução de controle dessas redes.
- DissertaçãoProjeto de um aplicativo eyeGO voltado à pessoa com deficiência visual utilizando os ônibus urbanos municipais de Sorocaba(2019) Kamada, TetsuoO Projeto de um aplicativo (eyeGO) tema deste estudo, é voltado às pessoas com Deficiência Visual, ou ‘assistidos’, da coparticipante, Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais - ASAC, utilizando os ônibus urbanos municipais de Sorocaba, controlada e fiscalizada pela Urbes – Trânsito e Transportes, outra coparticipante no projeto. Tem como meta, facilitar a acessibilidade das pessoas com deficiência visual da ASAC, nos ônibus do sistema de transporte público municipal de Sorocaba. Com o auxílio do aplicativo eyeGO instalado no seu Smartphone poderá selecionar, sem a ajuda de terceiros, a linha ou o ponto de ônibus que deseja. O projeto do aplicativo propõe o desenvolvimento em duas partes: A primeira parte instalada no smartphone do usuário que, acionado, informará sua localização ao motorista do ônibus desejado. A segunda parte do aplicativo instalado no equipamento eletrônico denominado SIGOM VISION de controle e informação dotado em todos os ônibus, avisará o motorista, por meio de 2 lâmpadas Leds, nas cores verde e vermelha instaladas no painel do veículo. Se a luz Led verde acender, indicará ao motorista o desejo de embarque do usuário e se a luz vermelha acender indicará a solicitação de parada para o desembarque do passageiro do ônibus. Algumas das ferramentas para o desenvolvimento do aplicativo eyeGO recomendadas são a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e a Tecnologia Assistiva (TA). Ambas utilizadas como interfaces digitais, no auxílio do desenvolvimento do projeto. Neste trabalho, o objetivo principal foi elaborar o projeto deste aplicativo, que posteriormente poderá ser desenvolvido e testado por uma equipe técnica da área de Tecnologia de Informação. Hipotese: Espera-se reduzir a quantidade e o nível de dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência visual na utilização do transporte público urbano, aumentando a demanda desta utilização para diversas finalidades, como trabalho, estudo e lazer. Espera-se também propiciar maior independência no deslocamento, reduzindo ou dispensando a necessidade de acompanhante. Resultado: Pesquisa junto aos assistidos da ASAC e informações operacionais do sistema de transportes urbano de Sorocaba. Conclusão: O Projeto deste aplicativo pretende que, melhore o conforto e a segurança do usuário e possibilite o deslocamento urbano aumentando a confiança, inclusive com o auxílio do motorista do veículo que exercerá o papel principal no embarque e desembarque mais eficiente das pessoas com deficiência visual da ASAC.
- DissertaçãoTecnologias envolvidas e competências necessárias na robótica da quarta revolução industrial: a atuação de instituições de ensino superior na geração do conhecimento necessário ao roboticista(2020) Garcia Netto, AntonioA dinâmica, motivação e produtividade desejada nas indústrias, comercio e serviços pode ser obtida com o auxílio da tecnologia, em particular com a utilização da robótica e dos conceitos e tecnologias descritos na Indústria 4.0. A robótica teve início na Terceira Revolução Industrial com a robótica antropomórfica e em seguida com os robôs móveis AGV – Automated Guided Vehicle. No presente trabalho, se analisam as tecnologias, e os conhecimentos e habilidades necessárias para o profissional roboticista atuar nessa robótica industrial. A evolução é apresentada com os robôs autônomos. Na Quarta Revolução Industrial ou Industria 4.0 a robótica autônoma é apresentada como um dos seus pilares tecnológicos. Partindo da análise das tecnologias envolvidas nas três primeiras Revoluções Industriais chega-se a um grupo de tecnologias que fazem parte da robótica autônoma com destaque para a Inteligência Artificial e a Conectividade. Com o objetivo de identificar o que está sendo proposto no ensino da robótica, fez-se uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, em 50 cursos ou disciplinas de robótica apresentados por instituições de ensino superior, em níveis de graduação e pós-graduação, realizada em Universidades e Instituições de Ensino Superior do Brasil e do exterior. Foram verificadas a linha de atuação, seus componentes e matérias. Na sequência identificou-se aqueles que tem sua abordagem mais voltada a robótica autônoma. O resultado está na proposta de um conjunto de disciplinas que formam a estrutura básica para um curso de pós graduação nessa nova robótica. As matérias a serem desenvolvidas em cada disciplina são apresentadas no quadro final deste trabalho. Elas não esgotam o assunto em si, mas fornecem o caminho do conhecimento e da habilidade necessária aos roboticistas para atuarem dentro das premissas da robótica da Quarta Revolução Industrial.