Dissertações e Teses
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Navegando Dissertações e Teses por Orientador "Profeta, Rogério Augusto"
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- DissertaçãoAssimilação das tecnologias da indústria 4.0 por profissionais que exercem funções de controladoria em indústrias de Sorocaba: um estudo de caso(2020) Rezende, João RobertoPara a superação de seus limites naturais a humanidade empreendeu uma caminhada surpreendente nos últimos 10.000 anos, tendo a tecnologia um papel preponderante para a construção de estruturas sociais e econômicas cada vez mais complexas, com as organizações ocupando um papel relevante, requerendo sistemas especializados de gestão e controle, objetivando a contínua melhoria de seus padrões de eficácia e eficiência. Por vezes, forças tecnológicas disruptivas resultaram em revoluções, como as chamadas Revoluções Industriais, sendo já reportadas três. Atualmente, com a integração de diferentes tecnologias de hardwares e softwares, está em curso a 4ª Revolução Industrial, também chamada de Indústria 4.0 ou Manufatura Avançada. Tais avanços tecnológicos permitem a estruturação dos chamados cyber physical systems e os seus impactos nos sistemas produtivos resultarão em organizações mais complexas, requerendo arranjos de controle e gestão cada vez mais estruturados e especializados, com as funções de controladoria exercendo um papel de maior relevância na gestão organizacional, sendo necessário o domínio do tema para o emprego dessa tecnologias nas estruturas de controle assim como para a avalição de projetos relacionados a sua adoção. Neste estudo de caso, toma-se como questão a assimilação das tecnologias da Indústria 4.0 por profissionais que exercem funções de controladoria em indústrias de Sorocaba, habilitando-os à efetuarem modificações estruturais nos sistemas de coleta e processamento de dados, para a obtenção de informações e sua divulgação, contribuindo assim para a melhoria das decisões e controle das organizações. Do estudo de caso constatou-se a baixa assimilação das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, o que indica uma necessidade da maior qualificação desses profissionais face as potencialidades de aplicação e melhorias nos processos de controle e de tomada de decisão pela alta administração. Busca contribuir, também, para uma maior divulgação do tema para além das fronteiras do chamado chão de fábrica, onde as aplicações da Indústria 4.0 ocorrem com mais frequência, possibilitando, assim, a melhoria da eficácia e da eficiência no controle das organizações ao estimular o estudo e aplicação do tema para a geração de novos conhecimentos organizacionais.
- DissertaçãoEconomia circular: uma proposta de estrutura para mapeamento de estratégias circulares em estudos de casos(2021) Zalewska, Osvaldo LuizEste trabalho tem como finalidade proporcionar à comunidade acadêmica e profissional um alerta sobre a limitação do capital natural disponível e oferecer um olhar sobre a capacidade da Economia Circular (EC) de reduzir as consequências da pegada ecológica. A Revolução Industrial iniciou-se sob uma perspectiva de matériaprima disponível abundante e aparentemente infinita criando o sistema linear de produção e consumo, ou seja, extrair, manufaturar, utilizar e descartar. Ao se deparar com o capital natural como finito e limitado o sistema linear produz o risco de ocorrências sociais, ambientais e econômicas indesejáveis. A Economia Circular - EC é um conceito que agrupa diversas escolas de pensamento anteriormente voltadas para o fechamento do ciclo dos materiais preservando o seu valor material e energético e reduzindo a extração de materiais virgens da natureza. Nota-se a intensificação em nível global do interesse corporativo, governamental e acadêmico na transição do modelo linear para o circular particularmente pelo potencial que a EC mostra como alavanca rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável concordados no âmbito da ONU. Vários agentes econômicos, particularmente na União Europeia, estão direcionando seus investimentos prioritariamente para iniciativas circulares na reconstrução da economia pós pandemia COVID-19. Alguns países, como por exemplo os Nórdicos, já viabilizaram alto grau de circularidade incluindo cidades inteiras a partir do investimento em uma consciência coletiva bem orquestrada capaz de mudar costumes em favor do bem comum. Um ponto em comum encontrado na literatura, e nos casos observados, independentemente de localização, cultura ou extrato social é que adotar os conceitos da EC exige mudança de modelo mental individual e coletivo, dos consumidores aos gestores públicos ou privados. Infere-se que a quebra de paradigmas sobre o comportamento de produção e consumo capaz mobilizar a sociedade ao engajamento da EC se dará pelo caminho da formação e informação. A EC se apresenta como uma possível alternativa uma vez que combina de forma holística e sistêmica diversas escolas de pensamento da sustentabilidade com capacidade para desvincular o crescimento econômico do uso de recursos e do impacto ambiental e abrindo caminho para uma recuperação sustentável. Não só contorna os impactos negativos da economia linear, mas representa uma mudança sistêmica que constrói resiliência a longo prazo, gera oportunidades de negócios e econômicas e proporciona benefícios ambientais e sociais
- DissertaçãoEducação a distância (EAD) no SEBRAE-SP: um estudo comparativo da modalidade videoaula versus modalidades tradicionais(2019) Guilherme, Fabricio AndradeA educação e suas formas tem sido alteradas com o passar dos últimos anos devido ao crescimento das novas tecnologias. Com isso a educação a distância, denominadas EADs, também se transforma, evolui e cresce influenciada pelo uso da internet e seus diversos novos formatos. Assim os cursos em EADs via internet, tem atendido e agradado uma grande parcela da população, devido sua facilidade de acesso e ao mesmo tempo seu poder democrático e capilaridade. Um mesmo curso online pode ser acessado em qualquer lugar do planeta. No tocante a essa modalidade, vimos aparecer nos últimos anos formatos diferentes, como animações, áudios, jogos e as videoaulas, todos inovando quanto aos formatos tradicionais que eram e são até hoje utilizados com slides, ou slides com animações, para transmitir o conhecimento para os alunos. Levando em consideração que há uma crescente utilização do formato videoaula e entendendo que há pouca referência acadêmica neste estudo, este trabalho se propôs a analisar diferentes dados comparando os cursos apresentados na modalidade videoaula versus os cursos no formato tradicional. Para realizar este estudo, foi utilizado um banco de dados existente, referente aos alunos do estado de São Paulo, que participaram de cursos oferecidos pelo portal de EAD do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizado a partir de coleta documental dos dados disponibilizados pelo Sebrae São Paulo, para fins acadêmicos, mantendo o sigilo e a não divulgação dos dados. Também foi realizado outros cruzamentos de dados disponíveis para, através dos resultados encontrados, utilizar os indicadores que pudessem ser relevantes, tanto para o conhecimento acadêmico, como para que a instituição Sebrae São Paulo pudesse aproveitá-los no dia a dia da instituição, para possíveis ações que visam melhorar os resultados para a empresa. A metodologia empregada foi realizada através de um estudo de caso, utilizando método comparativo para avaliação de resultados. Os resultados encontrados são interessantes e foram encontrados diferenças entre videoaula e modalidade tradicional, índices sobre taxa de conclusão, relevante informação sobre o tempo de conclusão, taxa e tempo para a desistência, gênero com índices semelhantes, faixa etária predominante entre 20 e 60 anos, com pico entre 40 e 60 anos, entre outros. Os resultados finais servirão para estratégias futuras dos cursos em EAD do Sebrae São Paulo. O processo utilizado para mineração e processamento de dados, bem como os indicadores encontrados poderá ser utilizado por outras entidades, empresas e universidade. Os dados encontrados são relevantes para o tema, bem como para auxiliar futuras pesquisas.
- DissertaçãoMapeamento do desenvolvimento de disciplinas de empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior (IES) na cidade de Sorocaba e Votorantim(2019) Ferreira, Marcelo De SantisA imagem da situação atual dos empreendimentos brasileiros demonstra que a economia nacional se encontra ainda em estágio inicial de desenvolvimento no que concerne à sua capacidade de gerar empreendimentos inovadores. As condições socioeconômicas, nas quais os indivíduos exercem seu potencial empreendedor, ainda representam fator limitante para o pleno exercício de sua capacidade inovadora. Portanto, o aprendizado como valor central no desempenho produtivo encontra-se modestamente difundido pela população empreendedora. Desta forma o presente trabalho procurou expor os principais conceitos de inovação, empreendedorismo, perfil empreendedor e educação empreendedora. Com base nesta contextualização buscou-se entender a realidade do que está sendo feito como educação empreendedora dentro das Instituições de Ensino Superior (IES) da Cidade de Sorocaba e Votorantim. O resultado apresentado foi que a maioria das instituições apenas formam os alunos para trabalharem em empresas já existentes, em profissões que provavelmente não existirão em pouco tempo, não sendo diferente do que acontece na grande maioria do país. São cursos que quando proporcionam algo de empreendedorismo, se apresentam apenas em disciplinas isoladas de um único semestre, em sua grande maioria. Foi feito também uma análise para se saber quais áreas de conhecimento apresentam resultados mais intensos da aplicação de disciplinas de empreendedorismo. Cabendo assim uma reflexão diante dos principais tomadores de decisão dentro das IES e do poder público de incentivar que haja não só mais disciplinas relacionadas a empreendedorismo, nos mais diversos cursos, como também transformá-la interdisciplinar, abrangendo assim todo o curso e não apenas mais um único semestre.
- DissertaçãoMetodologias ágeis (Scrum): um estudo sobre os reflexos no tempo e custo da gestão de projetos no desenvolvimento de software(2019) Santos, Fernando Luís dosScrum é um framework composto de diversos artefatos, papéis e reuniões utilizado na gestão de projetos no desenvolvimento de software, em busca de entregáveis em menor tempo e com um maior valor agregado, além de uma aproximação com os clientes, redução de custos, baixo risco na implantação, visibilidade do grupo e bons resultados financeiros para empresa. O Scrum propõe manter a equipe existente, sem grandes investimentos em estrutura organizacional, mas com uma mudança de cultura e um alto envolvimento em todos os níveis da organização. Propõe, ainda, a modificação do método tradicional, utilizado em diversas organizações, denominado Waterfall que está fundamentado em ciclos de entregas. Há uma extensa bibliografia sobre os resultados na utilização do Scrum e outros métodos apresentados no Manifesto Agile. Este estudo traz uma série de perguntas diretas, buscando avaliar as promessas descritas na bibliografia, verificando sua eficácia no resultado apresentado por pessoas que trabalharam com o Scrum e o Waterfall. Faz-se uma comparação direta, avaliando os benefícios e as complicações de cada método de trabalho. Apresentam-se, ainda, dados concretos para implantação do Scrum em qualquer organização, com uma explicação dos principais conceitos, fases para sua implementação, principais características, dificuldades e resultados esperados. A gestão de projetos no desenvolvimento de software é um ponto estratégico das empresas, gerando pressão na cobrança para que sejam eficazes e assertivas as entregas, além do alto nível de necessidade em responder às mudanças. Para organizações e pessoas dispostas a entender, fomentar e aplicar novos valores, apresentam-se informações práticas e já testadas em diversas organizações com sucesso.