Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por Orientador "Leite, Maria Luísa Telarolli de Almeida"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Monografia / TCCA política externa brasileira e a descarbonização: o potencial estratégico do alumínio de baixo carbono(2024) Carvalho, Lucas Emanuel deO presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de descarbonização, no qual o Brasil assumiu como compromisso global através de conferências internacionais e devido a pauta ambiental crescente na política doméstica. Será analisado a mudança de política externa do Brasil a partir dos anos 2000, com base nos mandatos Lula da Silva (2003-2011), sendo um período de transição após governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), o que levou a um alinhamento maior com países do Sul Global, diversificando nações parceiras, e adaptações na agenda para um novo cenário internacional. A problemática da pesquisa é relacionar o crescimento econômico acerca de recursos minerais, em específico, a bauxita, e dessa forma, relacionar com a preservação ambiental. O boom das commodities será apresentado como fator primordial para a economia brasileira no início do século, com altos investimentos externos, e um desenvolvimento econômico muito forte da produção de commodities, por exemplo, o café, a soja, petróleo e minérios, tornando o país um importante produtor e exportador mundial. Por último, será compartilhada a alternativa do alumínio como recurso estratégico para o processo de descarbonização, destacando suas características de baixo carbono e como o país detém vantagens comparativas em relação as demais nações, devido sua matriz energética, e para esse estudo foi adotada uma metodologia de caráter qualiquantitativa, abordando uma linha histórica com base em artigos científicos, livros, jornais e sites governamentais, e a coleta de dados em organizações privadas e públicas e noticiais relacionadas a temática.
- Monografia / TCCA política externa brasileira frente as mudanças climáticas e as oportunidades para a transição energética: durante os governos Lula(2024) Macedo, Gabriel CardosoO presente trabalho tem como objetivo analisar a construção da política externa brasileira no âmbito ambiental, com foco nas mudanças climáticas e nas oportunidades relacionadas à transição energética. As mudanças climáticas configuram um dos principais jogos de poder no cenário global, com o Brasil desempenhando um papel estratégico devido à sua rica biodiversidade e matriz energética predominantemente limpa. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise de artigos, livros e notícias, permitindo identificar o potencial brasileiro para se consolidar como líder nas discussões climáticas e na geopolítica da transição energética. Os resultados destacam que, especialmente durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva, a pauta ambiental ganhou grande relevância, com o país participando ativamente de conferências internacionais. Nessas ocasiões, o Brasil defendeu tanto seu direito ao desenvolvimento econômico quanto a necessidade de compromissos climáticos mais ambiciosos por parte dos países desenvolvidos, além de enfatizar a importância da transferência de tecnologia para promover um desenvolvimento sustentável nos países periféricos. O estudo também ressalta o potencial energético brasileiro e as oportunidades de diversificação da matriz energética por meio de fontes como a energia eólica e solar, reduzindo a dependência de hidrelétricas. Assim, este trabalho contribui para a compreensão do papel estratégico do Brasil na transição energética global, evidenciando seu potencial para ocupar uma posição de destaque na geopolítica global.
- Monografia / TCCAscensão da direita radical populista transnacional: os casos do Brasil de Bolsonaro e dos Estados Unidos de Trump(2024) Duarte, Pedro TakenakaO presente trabalho de conclusão de curso buscou analisar o fortalecimento da direita radical populista no cenário político internacional contemporâneo enquanto fenômeno transnacional, focando nos casos de Jair Bolsonaro no Brasil e Donald Trump nos Estados Unidos. Para isso, realizou-se um levantamento teórico acerca do tema, buscando identificar os pontos ideológicos e estratégicos centrais deste movimento, focando especialmente, a partir de premissas construtivistas, na força que as conexões entre discursos radicais e valores e ideias já construídos e estabelecidos em determinada sociedade possuem. Posteriormente, a pesquisa desenvolveu uma retrospectiva histórica sobre sua evolução ao longo das décadas, verificando os contextos políticos, econômicos e sociais que possibilitaram sua ascensão durante o Entre Guerras, seus focos de resistência no pós-guerra, seu crescimento ao longo dos anos 1980 e por fim seu estágio atual, de normalização e expansão eleitoral ao redor do mundo. Em seguinte, foi examinado as ações discursivas e táticas realizadas por Trump em sua eleição, como a propagação em massa de desinformações, falas autoritárias e preconceituosas contra imigrantes e seu descaso com o sistema de pesos e contrapesos do jogo democrático. Além disso, foi examinada a influência da corrente filosófica Tradicionalista em sua campanha eleitoral e os motivos pelo desprezo trumpista pela modernidade e seus avanços. Para mais, também foi pesquisado sobre o cenário político brasileiro dos anos 2010, a fim da melhor compreensão dos motivos que fortaleceram a escalada bolsonarista até a presidência, assim como, a capilaridade eleitoral de sua retórica racionaria e seus métodos eleitorais mais chamativos. Por último, foi desenvolvido uma vistoria do bolsonarismo à luz do trumpismo, intencionando visualizar os pontos de influência deste modelo político estadunidense no caso brasileiro, além de checar suas zonas de aproximação e distanciamento.
- Monografia / TCCO papel do soft power da Disney na disseminação da cultura norte-americana no Brasil durante a 2ª Guerra Mundial(2024) Cassoni, Laura GarciaEste trabalho tem como objetivo analisar o papel do soft power exercido pela Walt Disney Company na disseminação da cultura norte-americana no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. A pesquisa adota a teoria construtivista das Relações Internacionais para compreender como as produções culturais da Disney foram utilizadas como ferramenta diplomática no fortalecimento da hegemonia dos Estados Unidos no contexto da política de "Boa Vizinhança". Além disso, explora o conceito de indústria cultural para discutir a os estereótipos da cultura brasileira no filme “Alô, Amigos” (1942), destacando como essas representações serviram aos interesses políticos norte-americanos. Os resultados indicam que o filme atuou como um veículo estratégico de propaganda, promovendo narrativas de amizade e solidariedade entre Brasil e Estados Unidos, enquanto reforçava dinâmicas de poder desiguais. Apesar de sua eficácia como ferramenta diplomática, o filme perpetua uma visão estereotipada da cultura brasileira, priorizando elementos que atendiam aos objetivos norte-americanos. Assim, a pesquisa conclui que o soft power da Disney é um instrumento poderoso na diplomacia cultural americana, capaz de moldar percepções e fortalecer a presença dos Estados Unidos no imaginário coletivo global.
- Monografia / TCCO regime internacional do refúgio: o duplo padrão de tratamento dos refugiados baseado em raça e etnia(2024) Adad, Thalia OliveiraEssa pesquisa buscou identificar quais os principais instrumentos que constituem o regime internacional do refúgio a partir do Direito Internacional e do Direito Internacional Humanitário. Contudo, parte-se da percepção da problemática de que o tratamento efetivo dispendido ao refugiado é permeado por questões raciais e étnicas. O Regime de Refúgio internacional é marcado inicialmente pelo deslocamento de refugiados europeus durante a Segunda Guerra Mundial e a institucionalização do Direito Internacional e dos Direitos Humanos é incentivado pela proteção desse grupo específico de pessoas. O presente trabalho buscou identificar as motivações e explicações do tratamento discrepante que refugiados não brancos recebem no que concerne sua dignidade humana, amplamente violada de forma sistêmica. À luz desses fatores, o estudo buscou analisar o nascimento dessa estrutura internacional dividida por raça através do estudo do estudo Pós-Colonial das Relações Internacionais, de uma análise científica da evolução histórica do Regime Internacional do Refúgio e, por último, através de uma análise de casos de entraves institucionais do ACNUR e o duplo tratamento destinado a refugiados advindos de países do Terceiro Mundo. Conclui-se que existe uma dupla abordagem de tratamento entre refugiados caucasianos e os de cor e que os entraves institucionais comprometem a eficácia desse regime que muitas vezes legitima a violação de direitos humanos invés de enfaticamente proteger esses grupos vulneráveis.
- Monografia / TCCUma análise da política externa brasileira para a Amazônia: os investimentos da Noruega e Alemanha no fundo Amazônia(2024) Rebeca Ojeda DomingosCom o avanço das conferências ambientais internacionais, o Brasil tem se destacado como líder nas questões ambientais, moldando sua política externa em torno desse tema. Em 2008, foi criado o Fundo Amazônia, com o objetivo de receber doações financeiras para combater o desmatamento, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover o uso sustentável da Amazônia Legal. Atualmente, seus maiores contribuintes são a Noruega, a Alemanha e a Petrobras. A partir de um levantamento sobre o Fundo, este estudo busca analisar as influências dos principais doadores, que, embora defendam a preservação ambiental, controlam algumas das maiores empresas petrolíferas, de carvão e de minério de ferro do mundo. O trabalho examina como essas influências se refletem nas políticas brasileiras e na dualidade do discurso entre a política interna e externa. Além disso, explora a construção e preservação da soberania nacional e investiga a participação das comunidades locais nos projetos financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável por iniciativas voltadas à conservação das florestas, ao monitoramento ambiental e à recuperação de áreas desmatadas. Ao final, o objetivo é compreender como o Brasil pode desenvolver sua política externa por meio do Fundo Amazônia, preservando sua soberania, e identificar medidas que possam tornar suas ações mais eficazes e coesas.