Engenharia Agronômica
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Engenharia Agronômica por Orientador "Rodrigues, Lucas Mateus Rivero"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Monografia / TCCAvaliação de cobertura de copa por diferentes métodos: um estudo de caso(2023) Meira, Rafael TeófiloA restauração florestal tem apresentado uma rápida expansão no Brasil em função da demanda cada vez maior pela regularização ambiental. Com isso, o monitoramento do processo de restauração vai demandar métodos rápidos e baratos. Pensando nisso, foi realizado um estudo de caso comparando os diferentes métodos de avaliação de cobertura de copa: método máxima verossimilhança, canopy height model – CHM e interseção de linhas. O estudo foi realizado numa área de 0,293 hectare com 3 anos de implementação, no município de Pilar do Sul – SP. Os métodos MaxVer e IL tiveram resultados de cobertura de copa semelhantes (62%), e o CHM teve resultado abaixo (42%). Esse resultado abaixo pode estar relacionado a configuração do plano de voo.
- Monografia / TCCComparação da produtividade da alface crespa com adubação líquida, granulada e combinada(2023) Santana, Alan Delan dos SantosA cultura da alface Lactuca sativa L é de grande importância devido à sua natureza nutritiva, sendo uma fonte rica em vitaminas, minerais e fibras. É amplamente consumida em todo o mundo, seja em saladas ou em preparações culinárias diversas. Além disso, o cultivo da alface é acessível, podendo ser realizado em pequenos espaços, como hortas caseiras. Sua inclusão em sistemas de rotação de culturas contribui para a saúde do solo e a prevenção de pragas e doenças. Economicamente, a produção e comercialização da alface oferecem oportunidades de negócios para produtores e distribuidores, a alface desempenha um papel importante na alimentação saudável, diversidade culinária, agricultura sustentável e economia local. Conduziu – se o experimento para avaliar os resultados da substituição da adubação sólida pela adubação líquida, foi utilizado dois manejos de maneiras diferentes na produção da alface para avaliar qual tratamento apresentaria melhores resultados. O experimento foi conduzido na forma de delineamento inteiramente casualizado (DIC) contendo quatro repetições. Cada repetição foi constituída por oito tratamentos, sendo eles os tratamentos: T1 – Zero adubação de plantio/ Zero adubação de cobertura (controle), T2 – Zero adubação de plantio/ Adubação de cobertura liquida, T3 – Zero adubação de plantio/ Adubação de cobertura sólida, T4 – Adubação de plantio liquida/ Adubação de cobertura sólida, T5 – Adubação de plantio liquida/ Adubação de cobertura liquida, T6 – Adubação de plantio sólida/ Adubação de cobertura sólida, T7 – Adubação de plantio sólida/ Adubação de cobertura liquida e T8 – Adubação de plantio sólida + liquida/ Adubação de cobertura sólida + liquida. Após 45 dias do transplante das mudas foi realizada as coletas das plantas e analisado os seguintes parâmetros: números de folhas, diâmetro de cabeça, diâmetro de caule, massa fresca e comprimento de raiz. Com esses dados era esperado definir qual o melhor manejo para ser utilizado, visando uma melhor produtividade da alface. Foi observado que os tratamentos utilizados a adubação sólida obtiveram os melhores resultados em todas as variáveis analisadas, onde a cultura atingiu um bom padrão comercial, maior número de folhas e maior massa fresca demostrando a eficácia da adubação sólida e um resultado não satisfatório da adubação liquida.
- Monografia / TCCDesenvolvimento de mudas de hortaliças em cultivo protegido com diferentes substratos comerciais(2023) Vilela, Germano Lima; Martins, Guilherme Antônio de AlmeidaAlface, brócolis e repolho são hortaliças amplamente cultivadas no Brasil, com destaque para São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná e outros estados. São alimentos nutritivos, exportados para diversos países. A produção de mudas de qualidade é crucial para o sucesso do cultivo, e o uso de substratos industriais tem se tornado comum. Esses substratos oferecem vantagens como ajuste das propriedades para cada cultura e redução de riscos fitossanitários, embora seu custo possa ser elevado. O experimento realizado teve como objetivo avaliar o desempenho de diferentes substratos na germinação e crescimento de mudas de alface crespa, alface americana, repolho e brócolis em sistema de cultivo protegido. Foram testados os substratos Vivatto Pro 20®, Carolina 0,7®, Tropstrato HA® e vermiculita. Para isso, foi conduzido em estufa com cobertura plástica difusora e sombreamento de 75%. Foram realizadas análises dos seguintes parâmetros: desenvolvimento, altura total, comprimento da parte aérea comprimento de raiz, massa fresca da parte aérea e massa fresca das raízes das mudas, seguindo normas da Embrapa. Os dados foram registrados para análise estatística, visando fornecer informações aos produtores sobre o desempenho dos substratos na produção de mudas de hortaliças em cultivo protegido. O substrato Tropstrato® mostrou-se mais adequado para o cultivo de repolho, brócolis e alface crespa, proporcionando um crescimento superior em relação aos demais substratos testados. Entretanto, a Vermiculita apresentou resultados menos satisfatórios. Os resultados obtidos destacam a importância de selecionar o substrato adequado, considerando as características e necessidades nutricionais específicas de cada cultura.
- Monografia / TCCSuper estímulo do crescimento causado pela inoculação de microrganismos em mudas de alface(2023) Oliveira, Heloísa Soares de CamargoA alface (Lactuca sativa L.) é uma das hortaliças mais popular e consumidas no mundo. É uma hortícola muito sensível ao estresse hídrico e a falta de água em seu período inicial pode afetar seu desenvolvimento. O uso de microrganismos pode atenuar o problema da falta de água, pois hidratam raízes. Estudos da Embrapa indicaram potencial de bactérias que atuam nesse mecanismo, sendo um deles o gênero Bacillus que se mostrou abundantes durante a seca. Diante do exposto, objetivou-se avaliar se o Biomaphos®, atenua o problema do déficit hídrico sobre o cultivo da alface. O delineamento experimental foi o Inteiramente casualizados contendo 5 tratamentos e 4 repetições, totalizando 20 unidades experimentais. O tratamento T0 foi o controle, sem produto, T1 foi utilizada a dose de 0,16% do produto, T2 0,33%, T3 0,74% e T4 1%, ambas recomendadas pelo fabricante. As variáveis analisadas foram número de folhas (NF), tamanho de raiz primaria (TRP), altura da parte aérea (hPA) e altura de hipocótilo (hH).Os dados foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste Tukey. Os resultados mostram que nas condições testadas, o uso do inoculante foi desvantajoso nas doses avaliadas, e os dados obtidos possuem grande importância para estudos posteriores.