Dissertações e Teses
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertações e Teses por Orientador "Garcia, Wilton"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoComunicação contemporânea, cultura digital e práticas socioculturais: relações entre usuário-interator e tecnologia QR Code(2016) Oliveira, Felipe Parra Alves deEsta pesquisa insere-se no campo da Comunicação e Cultura e trata das relações entre sujeito contemporâneo e tecnologia QR Code, a fim de redimensionar complexidades tecnológicas que se estabelecem a partir desse vínculo. De modo específico, a pesquisa reflete acerca da sociedade atual, observada a partir dos códigos QR Code. A maneira como as tecnologias emergentes oferecem potencialidades técnicas, que impulsionam mudanças nas práticas socioculturais, permeia a problemática desta pesquisa. Justifica-se a elaboração deste estudo pela verificação de que, no campo contemporâneo da Comunicação, se valoriza mais o QR Code como solução tecnológica do que como objeto de estudo. O percurso metodológico constitui-se de uma investigação qualitativa, empírica exploratória, para tentar redimensionar, na prática, as relações entre elementos humanos e tenológicos. O embasamento teórico, flexível e dinâmico dos estudos contemporâneos delineia o pensamento proposto nesta dissertação, ao associar e desenvolver conceitos entre estudos culturais e tecnologias emergentes. Os resultados apontam para a emergência de novas inquietações acerca dos códigos bidimensionais.
- DissertaçãoComunicação e audiodescrição: estudos contemporâneos(2014) Pinotti, José LuizO objetivo desta pesquisa é discutir, do ponto de vista da comunicação, a Audiodescrição (AD), tradução de imagens em palavras como ferramenta de acessibilidade cultural, capaz de proporcionar aos deficientes visuais autonomia durante uma sessão de cinema, nas programações de TV e Internet, além de espetáculos teatrais e exposições. Com enfoque no processo de produção e na qualificação dos profissionais Audiodescritores, esta pesquisa está restrita às realizações audiovisuais previstas para exibição em cinema, TV e internet, independente de gênero e formato. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com os profissionais Audiodescritores da Iguale Comunicação de Acessibilidades, empresa produtora de conteúdo audiodescritivo, com o Blog da Audiodescrição e com o deficiente visual Paulo Romeu Filho, um dos organizadores do livro; “Audiodescrição Transformando Imagens em Palavras” (MOTTA; ROMEU FILHO, 2010) e autor do Blog da Audiodescrição. É importante destacar que no Brasil existem 35 milhões de deficientes visuais, total e parcial, que podem se beneficiar com a disseminação dessa técnica, enquanto ferramenta de acessibilidade cultural. O trabalho como produtor audiovisual independente e docente do ensino superior nas disciplinas de produção audiovisual motivou esta pesquisa.
- DissertaçãoComunicação e consumo no varejo eletrônico contemporâneo(2013) Siqueira, Osmar Renato de BarrosEsta pesquisa trata das relações entre a cultura emergente nos espaços digitais e o varejo eletrônico, a fim de propor uma reflexão crítico-conceitual. O presente estudo visa a estimular um pensar sobre processos de transformação na forma de consumo de bens e serviços que a sociedade contemporânea atravessa. O eixo da pesquisa pretende identificar alguns pontos que caracterizam e diferenciam o consumo em lojas virtuais do consumo em lojas físicas. Atualmente, a comunicação entre usuários-interatores e o varejo eletrônico ocorre a partir das mais variadas páginas na internet, como exemplo, pode-se citar os websites de compra coletiva, de leilão, serviços de comparação de preço e das redes sociais on-line. Os presentes apontamentos consideram aspectos socioeconômicos causados pelo consumo on-line, sobretudo no país. O percurso metodológico, aqui, caracteriza-se pelo desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa (exploratório-experimental) acerca de objetos e respectivos contextos de consumo – abordados no âmbito da comunicação. E o embasamento teórico se faz com estudos contemporâneos de Bauman (2013), Canclini (2008), Dupas (2000), Eagleton (2012), Garcia (2005), Gumbrecht (2010) Hall (2003), Lévy (1996), Llosa (2013), Keen (2012), Rifkin (2001)e Spyer (2009), os quais contextualizam noções de atualização e inovação que aproximam os estudos culturais e as tecnologias emergentes. Observa-se uma tendência de crescimento do número de lojas virtuais e de usuário-interatores ávidos por melhores preços, comodidade, acesso à descrição detalhada de mercadorias e serviços de entrega em aprimoramento.
- DissertaçãoComunicação e lei de imprensa em dez momentos: uma abordagem contemporânea(2015) Silva, Christian Felipe Tavares Marques daA presente pesquisa trata de questões que envolvem a Lei de Imprensa no Brasil, tendo como objeto de investigação especificamente dez publicações veiculadas no Jornal Cruzeiro do Sul, em Sorocaba-SP. Pretendeu-se desenvolver uma leitura crítica do material selecionado. A expectativa foi enfocar alguns pontos crítico-conceituais em que a Comunicação dialoga com o Direito, interdisciplinarmente, ao estudar a mídia, o consumo e as práticas socioculturais. O percurso metodológico, aqui, constitui-se a partir da investigação qualitativa (de observar, descrever e discutir) acerca desse veículo de comunicação como objeto e respectivo contexto da pesquisa, abordada no âmbito das tecnologias emergentes. O embasamento teórico-conceitual ocorre pelos estudos contemporâneos da comunicação. Buscou-se como resultado, sob os diferentes contextos tecnológicos, demonstrar que existe confusão conceitual e desconhecimento técnico dos temas relacionados, em destaque o acesso às informações, das prerrogativas de se comunicar e de regulamentações do mercado, gerando abuso, imposições arbitrárias e medo.
- DissertaçãoComunicação, corpo e cultura na dança afroperuana festejo(2017) Prieto Fernandez, Joana ClaudiaEsta pesquisa pretende refletir sobre comunicação, corpo e cultura na abordagem da dança afroperuana festejo, envolvendo impressões focalizadas na sociedade contemporânea, ao contextualizar estudos do movimento da dança e possibilidades poéticas. Essa dança, executada pela própria pesquisadora, entrelaça dança folclórica e performances que relacionam mídia e práticas socioculturais atualmente. Disso, surge a problematização: quais interferências do corpo afroperuano afetam o festejo na atualidade? E como levar essas reflexões, por meio de elementos estéticos, ao processo criativo do espetáculo El festejo digital? O objetivo geral é pesquisar sobre comunicação, corpo e cultura na atualidade, com a abordagem da dança afroperuana festejo; o objetivo específico é desenvolver um relato de experiência das etapas que comportam uma dinâmica estética, a fim de mostrar ideias para a ação criativa que sistematiza um espetáculo de dança contemporânea. Trata-se de pesquisa de caráter qualitativo-exploratório. O percurso metodológico foi observar, descrever e discutir acerca da dança afroperuana festejo com base nos estudos contemporâneos e estudos culturais, por meio de aulas, discussões e performances. Isso engloba bibliografia, realização de aulas de dança como forma de preparação corporal para o festejo e estudo a respeito da Labanotation. O estudo com a Labanotation e os fatores do movimento corporal são material para o ensino da dança, como possibilidade de registro e leitura do festejo. A orientação das aulas exige preparo e exploração dos fatores do movimento. Levar o festejo a outros lugares fora do Peru aos poucos aumenta a visibilidade do negro peruano e dessa dança afroperuana. O corpus desta pesquisa relaciona as vivências com festejo em solo brasileiro como material para o processo de criação do espetáculo proposto. Também se pretende destacar como, por meio da dança, o pensamento contemporâneo pode expressar e comunicar com o corpo, na intenção de ressaltá-lo como lugar do saber. A relevância dos resultados obtidos destaca o corpo como entidade de cultura e mídia, no reconhecimento maior das artes do corpo em outras áreas do conhecimento. Também, considerou-se a presença do negro peruano em alguns lugares do Brasil para discutir questões de diversidade (etnia/raça) que ainda precisam ser levantadas, em razão da desigualdade social recorrente: a vulnerabilidade, a discriminação e o preconceito contra afrodescendentes
- DissertaçãoCorpo e performance no Instagram da Companhia de Teatro Os Satyros(2016) Espírito Santo, Vanessa Friço doO teatro contemporâneo – além de expressão estética e cultural, plural e fragmentada – também é um veículo de comunicação em constante transformação. A presente pesquisa aborda o campo da comunicação e cultura sobre corpo e performance no teatro contemporâneo. Pertence a linha de pesquisa Mídia e Práticas Sócioculturais. O recorte é realizado pela observação das fotografias postadas pela Companhia de Teatro Os Satyros no Instagram. Justifica-se ao olhar para o corpo como imagem corporal e propor uma investigação interdisciplinar nas novas mídias sociais. A problematização está em identificar, nas fotografias publicadas pela Companhia de Teatro Os Satyros, características do teatro pósdramático, no que diz respeito a corpo e performance. Objetiva estudar corpo e performance nas fotografias da Companhia de Teatro Os Satyros publicadas no Instagram, sobretudo acerca da produção de presença. O percurso metodológico baseia-se em observar, descrever e discutir; uma pesquisa bibliográfica para dar suporte ao escopo e acompanhamento do perfil @ossatyros na mídia de relacionamento. O embasamento teórico desta pesquisa são os Estudos Contemporâneos, que aproximam estudos culturais e tecnologias emergentes, ao envolver comunicação, performance e teatro contemporâneo. A proposta desta pesquisa é observar as fotografias sob o ponto de vista da Comunicação e da Cultura. Desse modo, propor uma discussão sobre a produção de presença no teatro e na fotografia.
- DissertaçãoFotografias contemporâneas: o Instagram como possibilidade tecnológica(2015) Paula, Daniela Ferreira Lima deEsta pesquisa insere-se no campo da imagem e trata das relações entre fotografia e cultura digital, a fim de propor uma reflexão crítico-conceitual pautada nas fotografias alocadas nas mídias sociais, em particular, no aplicativo Instagram. De modo mais específico, a pesquisa apresenta um debate crítico acerca da sociedade contemporânea, observada a partir de imagens produzidas e compartilhadas no Instagram. A maneira pela qual as tecnologias emergentes oferecem possibilidades as fotografias contemporâneas, tanto por funcionalidades técnicas como em “novas/outras” práticas culturais permeia a problemática desta pesquisa. Justifica-se, ao verificar por meio da mídia social Instagram, as especificidades das fotografias contemporâneas. O percurso metodológico constituise de investigação qualitativa (empírico-exploratória). O embasamento teórico ocorre pelos estudos contemporâneos, os quais contextualizam noções de atualização e inovação e aproximam os estudos culturais e as tecnologias emergentes. Os resultados apontam para desfechos instigantes a respeito das intersecções entre fotografia, cultura digital e tecnologias emergentes, com um ato fotográfico atualizado, com novas potências e possibilidades.
- DissertaçãoPublicidade on-line contemporânea: tecnologia e criatividade(2015) Melo, Fábio RamosEste estudo apresenta a publicidade on-line contemporânea a partir da perspectiva tecnológica e da criatividade. A observação inicial demonstra que houve um crescente e notório aumento no investimento publicitário on-line, por consequência, um alto número de inserções publicitárias de marcas distintas na rede mundial de computadores e, com isso, aflora o campo de estudo para a busca das táticas que mais gerem resultados comunicacionais positivos para os anunciantes. Portanto, faz-se coerente refletir e otimizar as estratégias de divulgação para que as campanhas tenham resultados comunicacionais positivos. A justificativa para este estudo é contribuir no aprofundamento das discussões sobre comunicação e publicidade on-line, tema contemporâneo e ascendente. O percurso metodológico definido para o presente trabalho visou à observação de campanhas publicitárias online em duas categorias: 1) campanhas com orientação para a criatividade, plástica, retórica e inovação perante o mercado; 2) campanhas que tenham orientação para a mídia; pautadas na disseminação da mensagem através do investimento O objetivo principal desta pesquisa foi estudar tais campanhas publicitárias on-line no Brasil, entre os anos de 2012 a 2014, por meio de análise de conteúdo e pesquisa qualitativa, desse modo, objetivando explorar características e linguagens a partir de estudos contemporâneos para destacar os aspectos desejados. Os dois grupos, tecnologia e criatividade, apresentaram características heterogêneas. Enquanto as campanhas de veiculação patrocinada utilizam ferramentas tecnológicas de mídia para encontrar, precisamente, o público-alvo, as campanhas baseadas na criatividade buscam a construção de argumento publicitário criativo para gerar engajamento e, assim, reverberação comunicacional. Como conclusão, as campanhas estudadas, apresentaram resultados comunicacionais satisfatórios ao alcançar níveis de audiência pertinentes aos objetivos traçados pelos anunciantes, porém com estratégias distintas, o que evidencia a pluralidade de caminhos para objetivos diferentes.
- DissertaçãoQueer made in Brazil: visibilidade (hiper)midiática da diversidade sexual e de gênero em videoclipes(2019) Oliveira, Paul Parra Alves deEsta pesquisa insere-se no campo contemporâneo da Comunicação e cultura e aborda a arte-vida de artistas da música brasileira atual. O objeto de estudo configura-se como ferramenta de visibilidade (hiper)midiática dos discursos a respeito da diversidade na abordagem de questões sexuais, de gênero, étnico-raciais e sociais na produção audiovisual – o videoclipe. Elabora-se ma leitura crítica sobre as relações entre o sujeito contemporâneo, seus processos de (des)identificações com o padrão hegemônico e a produção de conteúdo audiovisual. Aspectos comunicacionais, do corpo/performance, mídias audiovisuais e desdobramentos da arte-vida em visibilidade (hiper)midiática da diversidade sexual e de gênero perfazem a problemática desta pesquisa. O objetivo deste trabalho concentra-se em investigar a produção dos videoclipes de Johnny Hooker e Liniker, Linn da quebrada, Rico Dalasam e São Yantó, ao discutir como os videoclipes de artistas queer da música brasileira possibilitam a visibilidade (hiper)midiática de novas/outras práticas socioculturais, para além do mainstream. O percurso metodológico consiste em observar, descrever e discutir sujeitos, objetos e respectivos contextos acerca dos videoclipes e (re)considerar a noção de queerness presente nesses materiais audiovisuais, em uma pesquisa empírica qualitativa-exploratória. O embasamento teórico, flexível e dinâmico dos estudos contemporâneos, interseccionados com os estudos queer, delineiam a discussão proposta nesta dissertação. A discussão sobre o objeto de estudo transversaliza questões emergentes de propostas artísticas dissidentes no país. Nessa proposta, são trabalhados os conceitos queer, na produção de discurso contra hegemônico e nas relações do Ser/Estar do sujeito com a sociedade, cultura e diversidade. Os resultados apontam para a emergência de inquietações acerca do sujeito queer e sua produção intelectual, artística e ativista.
- DissertaçãoUm olhar contemporâneo sobre o cinema sem câmera de Charles-Émile Reynaud(2017) Caserta, GilbertoEsta investigação firma-se no campo da Comunicação e da Cultura ao trazer um olhar contemporâneo e colaborar para resgatar a contribuição do francês CharlesÉmile Reynaud para a constituição do cinema fotográfico e digital. Pesquisa norteada pelas dúvidas se as criações desse autor poderiam ser identificadas na produção cinematográfica atual e quais seriam as influências conceituais, técnicas ou artística de seu legado. Para tanto, delimitou-se o corpus desta pesquisa ao percurso de Reynaud entre o período da criação de seu primeiro aparato, o praxinoscópio, e a primeira exibição pública de seus filmes animados com seu Teatro Ótico. A relevância da pesquisa está em colaborar para o entendimento do papel de Émile Reynaud, já reconhecido como o principal criador do desenho animado, também como um dos principais contribuidores para o desenvolvimento do cinema, ao lado dos irmãos Lumière e de Thomas Edison. O objetivo geral deste estudo é discutir como seu legado pode ser associado aos processos midiáticos contemporâneos e relatar a experiência multidisciplinar da construção de um brinquedo ótico. O objetivo específico envolve identificar os vestígios remanescentes do cinema animado de Reynaud. Percurso metodológico fundamentado em pesquisa bibliográfica, observação não estruturada, descrição e discussão das invenções e os processos concebidos por Reynaud, comparando-os com os do cinema fotográfico e digital. Documentação detalhada do processo de criação e produção de uma versão de zootrópio, com as decisões estéticas e de projeto adotadas em cada uma de suas etapas. Embasamento histórico apoiado nas obras de Laurent Mannoni, Arlindo Machado, André Gaudreault e Alan Cholodenko e teórico de autores como Hans Urich Gumbrecht, Norval Baitello Jr, Stuart Hall e Lev Manovich. Como resultados, revelam-se vestígios do autor nos processos evolutivos do cinema fotográfico e na composição das imagens digitais atuais. Documentou-se fotograficamente o impacto da materialidade do dispositivo em oficinas de animação. O material gerado pela pesquisa será disponibilizado para fins educativos no ensino da animação e do cinema, proporcionando uma reflexão sobre as relações entre o sujeito contemporâneo e o brinquedo ótico zootrópio, do século XIX.