Dissertações e Teses
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- DissertaçãoPublicidade: a relação sugestão/persuasão(2008) Teixeira, Neliane LeoneEsta pesquisa sobre publicidade tem como ponto de partida, principalmente as idéias de Baudrillard e Lumann a respeito da persuasão e propõe refletir sobre a relação entre sugestão e persuasão nas mensagens publicitárias. Para atingir tal objetivo valer-se-á de análise semiótica de peças publicitárias - selecionadas e divulgadas em mídia impressa, fundamentadas na gramática especulativa de Charles Sanders Peirce e em idéias de Damásio sobre os sentimentos e a cognição. A relevância desta investigação está no fato de enfatizar que ao se primar pela iconicidade das mensagens publicitárias, o poder de sugestão dessas mensagens se potencializa, aspecto que pode redimensionar a produção em publicidade.
- DissertaçãoA representação do malandro em "A grande família": das relações ideológicas e culturais à comunicação de massa(2008) Silva, Silvio CésarEsse trabalho teve por objetivo analisar a representação da malandragem na personagem Agostinho de “A grande família. Buscando fundamento teórico interdisciplinar – que passou pela sociologia, antropologia, teoria da literatura – com a finalidade de resolver uma questão de interesse da comunicação e estudos da cultura, examinamos as principais características que compõem a personagem bem como o que há de ideológico na maneira pela qual essa é representada. O corpus consistiu em episódios da série transmitidos pela televisão, além de textos e fotografias disponíveis no site oficial do programa. A análise foi realizada em duas fases distintas. A primeira consistiu em uma pré-análise em que buscamos as principais características da personagem no material disponível no site do seriado bem como em diversos episódios da série. Utilizando os resultados da pré-análise como pano de fundo, examinamos o conteúdo de dois episódios da temporada de 2007 a fim de verificar o modo pelo qual a personagem era representada e o que havia de ideológico nessa representação. Alicerçada no aporte teórico que compôs o trabalho, a análise revelou que, ao ser retratada como possuidora de uma malandragem ineficiente e burlesca, a personagem mostra-se, na verdade, como uma caricatura de malandro, o que a leva a perder a criticidade que esse tipo de personagem pode conter, coadunando-se, assim, com a ideologia do capitalismo-tardio.
- DissertaçãoTelejornalismo no cerrado: do Triângulo à Integração, uma busca da audiência (Rede Integração - MG)(2008) Amaral, Patricia AparecidaEste trabalho faz uma análise sobre o relacionamento entre jornalistas envolvidos na produção do telejornal de maior audiência da Rede Integração, afiliada da Rede Globo de parte de Minas Gerais, o MGTV 2ª edição, com representantes da comunidade e de algumas associações, usamos como base a sede da emissora, Uberlândia. Para chegar ao nosso objetivo o texto trata, primeiramente, da trajetória do povoamento da Minas Gerais, como se dá a implantação da televisão no Brasil, da antiga TV Triângulo, passando pela busca por uma linguagem nova, abordamos ainda alguns dos conceitos utilizados no telejornalismo. Conta também com entrevistas feitas com parte dos telespectadores e de profissionais ligados à Redação do grupo mineiro como forma de discutirmos a necessidade de pesquisas de cunho qualitativo para que os anseios do receptor sejam atendidos, uma vez que as emissoras já pensam na TV interativa, possibilitada pela tecnologia digital.
- DissertaçãoA indústria cultural e os meios de comunicação de massa amplificando a persona(2008) Monteiro, Susi BerbelEste estudo se propõe a aprofundar as análises sobre os impactos da Indústria Cultural e dos Meios de Comunicação de Massa na psique humana e reunir argumentos relativos à questão da influência dos bens simbólicos, veiculados pelos meios de comunicação de massa, na constituição do indivíduo. O comportamento humano frente ao crescente desenvolvimento tecnológico vem se transformando ao longo do tempo. A vida em sociedade mediada pela Indústria Cultural e os meios de comunicação de massa propõe novos modelos e padrões de relações humanas. A construção subjetiva do indivíduo, por conseguinte, também se dá de forma diferenciada diante dos novos estímulos propostos. O indivíduo na sociedade que tem a Indústria Cultural como paradigma de todas as coisas se comporta e se constrói de acordo com padrões previamente estabelecidos. Psiquicamente responde aos estímulos externos de forma a adaptar-se na sociedade. A Persona, um dos arquétipos básicos que compõe a psique, recebeu especial atenção neste estudo. Buscou-se avaliar se as características da sociedade contemporânea facilitam e estimulam de forma mais contundente o desenvolvimento deste arquétipo específico em detrimento dos demais. Analisou-se a amplificação deste arquétipo e as conseqüências na psique como um todo.
- DissertaçãoA criação de sistema comunicativo diferenciado para minorias em instituição bancária(2008) Medeiros, Marcelo Sewaibryke deA forma com que os maiores bancos de varejo no Brasil se relacionam com alguns segmentos e nichos de mercado, como o constituído pelos homossexuais, chama a atenção em função de haver a possibilidade de se estar alterando a relação de distanciamento até então estabelecida. Situações como a constante preocupação dos bancos com a preservação de suas marcas e da manutenção do status quo, para assegurar o bom relacionamento com seus clientes e acionistas, dificulta sua aproximação com segmentos que se configuram em importantes fontes de novos negócios e lucros. Ao mesmo tempo em que se vê o contínuo crescimento do mercado formado pelos homossexuais, apontados por diversas fontes de pesquisas não oficiais e, inclusive pela mídia, percebem-se alguns movimentos isolados por parte de sólidas e tradicionais instituições bancárias, que buscam aproximar-se do mercado gay para melhor entendê-lo e explorá-lo. Procurou-se responder a todas as questões levantadas pela presente pesquisa por meio da utilização do método de pesquisa empírica, com estudo exploratório de casos múltiplos, utilizando-se a abordagem de segmentação de mercado por meio do modelo psicográfico. Então, a partir dos dados levantados, pergunta-se: seria possível o apontamento de um erro de posicionamento estratégico por parte dos bancos de varejo brasileiro? Entre as propostas desta pesquisa, inclui-se a confirmação da existência, ou não, de um cisma no atual paradigma desse relacionamento. Entender se ele está em processo de ruptura, auxiliado por ações isoladas que ocorrem em países como os Estados Unidos da América e alguns outros da Europa, poderá levar à propositura de uma nova forma de abordagem desses bancos, objetivando-se uma melhoria significativa na atual forma de relacionamento com o nicho de mercado composto pelos homossexuais. De forma geral, acredita-se que o banco que for mais bem-sucedido nessa missão, conseguirá se fixar como o pioneiro no Brasil e cooptará uma grande parcela desse importante nicho mercadológico
- DissertaçãoTelejornal diário: cultura contemporânea e televisão pública(2008) Martins, Ana CláudiaO objetivo de nossa pesquisa é analisar a instauração do jornalismo televisivo na TV pública brasileira – a TV Cultura de São Paulo – na década de 70 e o modo segundo a qual ele produziu uma determinada ineficácia política. Trata-se de discutir o conceito de espaço público no mundo da informação e a maneira como ele se exerceu no jornal da TV Cultura. Com isso, pretende-se melhor compreender os conceitos básicos da produção e da construção da notícia televisiva e suas implicações no imaginário social contemporâneo. Assim, finalizamos esta pesquisa com uma crítica a atual cultura de massa que, através da tecnologia e da passividade do receptor, consegue manter a ausência do pensamento autônomo.
- DissertaçãoMudanças mediáticas na comunicação: Ramos e Rosa no cinema(2008) Olivati, Alice Elias DanielA pesquisa acadêmica geradora da presente dissertação objetivou estudar a questão das adaptações de obras literárias para o cinema e, pretendeu-se apontar alguns campos de referências comuns às duas formas de expressão artística – as Literaturas e o Cinema - sem esquecer-se de que se trata de dois objetos distintos. O primeiro conhece-se pelo seu estrato fônico-lingüístico configurado por um entrelaçamento de vocábulos, sintagmas, efeitos sonoros materializados por meio de seu sistema sígnico firmemente baseado na palavra. O segundo, pela linguagem visual, formada através de movimentos de câmera, movimentos, gestos, fala de personagens, trilha sonora e prescinde, ora mais ora menos, do texto verbal para se construir. A trajetória teórico-metodológica proposta para a investigação contou com a Semiótica da Cultura; reflexões sobre as artes e seu poder de comunicação; a cultura de massa, os meios, as especificidades da literatura e do cinema. A tradução intersemiótica vista em alguns períodos da história da arte; reflexões e análises dos pensamentos de filósofos e críticos que permearam o tema, de modo a propiciar maior apreensão dos conteúdos artísticos. Em nosso percurso nos detivemos no estudo da linguagem verbal e a linguagem visual de Vidas Secas, de Graciliano Ramos e Nelson Pereira dos Santos, por sua concisão discursiva A Hora e Vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa e Roberto Santos, na elaboração lingüística do original literário que rompe com a linguagem verbal convencional. O estudo comparativo das quatro obras que empreendemos em nossa pesquisa, constituiu-se caminho que nos levou à compreensão de que a travessia de signos captados da literatura, sua integração e incorporação em outras formas de expressão, podem ser capazes de engendrar novas concepções no cinema, de modo a recriar e a enriquecer a cultura em tempos de seduções mediáticas.
- DissertaçãoJornalismo do interior e autopoiese: um estudo na região administrativa de Sorocaba(2008) Vieira, Luiz Carlos PaesEsta pesquisa se reporta à mídia jornal impresso da Região Administrativa de Sorocaba do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa empírica realizada com o propósito de detectar aspectos do jornalismo do interior, sob o olhar dos usuários – leitores de jornal -, notadamente os que envolvem aspectos culturais. Valer-se-á do método da documentação direta (pesquisa do tipo quantitativadescritiva), com coleta de dados junto aos leitores dessa região e fundamentação teórica, via idéias de Maturana e Varela, notadamente sobre autopoiese e processos de interpretação, da teoria social de Luhmann, bem como de autores da área da comunicação e, de modo específico do jornalismo, tais como: Wolf, Traquina e Melo, entre outros. A relevância desta investigação está em trazer à tona especificidades desse tipo de mídia que contribuem para a sua permanência.
- DissertaçãoPolítica e espetáculo: do espaço público à imagem pública(2008) Gomes, Calil de SiqueiraEsta dissertação está inserida na linha de pesquisa teorias da comunicação e cultura, na semiosfera de ética do discurso, ideologia, linguagem e ciência política. Serão abordados os discursos, entrevistas e campanhas publicitárias das eleições presidenciais de Lula e Collor em 1989, Lula e FHC em 1994, Lula e FHC em 1998, Lula e Serra em 2002, Lula e Alckmin em 2006. No cenário brasileiro existe uma cultura política. Nas últimas décadas ficou bastante simbolizada pelos partidos de esquerda e direita. Há uma vertente publicização do privado e uma privatização do público. De outro lado, vemos o privado cada vez mais em público, porque os procedimentos da vida pública infiltram a vida privada e passam a regulá-la de acordo com o modelo de relação que lhe é típico: o debate ao invés da autoridade, ou seja, o privilégio da comunicação. A política tornou-se a arte de acomodar interesses, originando o conceito de despolitização (política esvaziada de seu conteúdo ideológico com idéias, projetos e programas), dando acesso ao negócio de se chegar ao poder. Os meios de comunicação foram responsáveis para expandir os ideários do discurso dos partidos de esquerda e de direita. O que se observa que tanto os partidos de direita quanto os de esquerda buscam ser reconhecidos como potenciais representantes do povo. É nesse ideário que fortalece a imagem de Lula, que depois de várias eleições perdidas, consagrou-se em 2002 como Presidente da República.
- DissertaçãoMarketing cultural: o entretenimento como construção de marcas(2009) Farah, Michele CesarEste trabalho de pesquisa versa sobre três aspectos principais: a esfera pública, a construção de marcas e a transferência do elo social para o de consumo. Ao compreender o que é a esfera pública, na qual os interesses são comuns e a cultura realiza-se como feito pelo homem e apreendido por ele, observamos as transformações ocorridas nas relações entre as pessoas, ou seja, é possível analisar como os laços de sociais e emocionais foram alterados para um espaço privado, no qual há inúmeras oportunidades para o consumismo instituir-se como força que torna tudo em mercadoria, inclusive a cultura. Assim, nos capítulos dessa dissertação, a tríade apresentada indica as preocupações que devemos ter sobre as políticas culturais, diante da inversão de valores e enfraquecimento dos laços sociais promovidos pelo capital e pela sedução do marketing cultural, uma ferramenta de exímio retorno financeiro, bem como estratégico para empresas e o Estado.
- DissertaçãoInteração e intercidades: a comunicação regional na reconstrução dos espaços(2009) Lima, Rodrigo Gabrioti deNovas relações se estabelecem a partir de práticas sociais resultantes da intervenção dos meios de comunicação de massa na vida social. As noções de tempo e espaço se alteram com novos modelos de cultura que se confrontam e passam a interagir até mesmo por meandros que vão além das relações humanas. Tais mudanças não requerem apoio ou contestação das sociedades que acabam se remodelando por novas estruturas. É isso que ocorre com as emissoras de televisão que não são cabeças de rede. Aparentemente constituem-se regionais, mas na prática, assumem um sentido de produção local, em confronto com suas propostas. Nesse sentido, atuam em territórios determinados que se desterritorializam e se reterritorializam a partir da área de cobertura. Nesse perfil, enquadram-se os municípios paulistas de Sorocaba e Jundiaí, que desde 1998, foram unificados midiaticamente pelo sinal da TV TEM, afiliada da Rede Globo. Justamente pela falta de relação aparente dessas cidades, cujas formações culturais são antagônicas, resolvemos pesquisar como a emissora se comporta na produção jornalística dessas localidades. Sabe-se que a audiência critica os conteúdos disponíveis por entendê-los parciais. Se do ponto de vista jornalístico e de entretenimento, essa regionalização não parece a mais ideal, no mercado publicitário, criou-se um novo nicho que permitiu, inclusive, um movimento migratório de empresas estabelecidas nessas duas cidades. O objetivo deste trabalho é identificar trocas culturais estabelecidas na relação entre Sorocaba e Jundiaí, sob a intervenção da TV TEM. Para chegar a esse resultado, selecionamos reportagens que foram avaliadas e submetidas à proposta de quatro tipologias do Jornalismo, utilizadas para mensurar o filtro pelo qual a TV TEM seleciona fatos contextualizados em notícias no seu principal telejornal, o Tem Notícias Primeira Edição, que se divide em dois estúdios: um em Sorocaba, outro em Jundiaí. Isto é uma mostra nítida de que esse espaço é um não-lugar, carente de uma observação mais atenta dos seus produtores para a veiculação de mensagens.
- DissertaçãoComunicação organizacional: o uso da imagem como agente de transformação e ferramenta de treinamento de operários (Análise de vídeos utilizados em um grupo empresarial)(2009) Sousa, Argemiro Rodrigues deEsta dissertação tem como objetivo analisar aspectos da comunicação nas organizações através do mapeamento das atividades de comunicação visual empregadas e observadas nas organizações de um Grupo Empresarial do setor metalúrgico. Numa abordagem tanto investigativa quanto argumentativa revela os meios pelos quais ocorrem as atividades de comunicação na organização, o que também permite vivenciar os problemas, facilidades e dificuldades diante das tarefas do trabalho. Contextualizando a evolução da organização e do Capitalismo, fundamenta o ambiente do modo de produção em que se baseiam os estudos, descorrendo sobre as significações e ramificações da comunicação organizacional frente às teorias da comunicação e das técnicas de administração na manufatura. Discute especificamente sobre o uso intensivo de recursos audiovisuais no treinamento de operários a fim de gerar nos mesmos um sentimento de identificação com a organização, garantindo atitudes que reflitam positivamente na produtividade. Analisa, também, os conceitos e envolvimento dos agentes internos e externos, e propõe uma reflexão sobre o uso indiscriminado desses recursos na organização.
- DissertaçãoExposição Coexistence: o potencial comunicativo das imagens na constituição do tema da tolerância entre os povos(2009) Yabiku, Elson MokeiEsta pesquisa tem como objeto de estudo alguns painéis fotográficos que compõem a exposição Coexistence, sediada no museu da costura, em Jerusalém. Trazendo temas polêmicos e expondo os conflitos humanos motivadores de reflexão e comoção, essa exposição busca transmitir a mensagem de tolerância entre os povos. Fazendo uso da linguagem visual, ela intenciona atravessar barreiras linguísticas e alcançar o efeito de consciência global pelo diálogo, e o faz de maneira nada convencional. Nosso propósito é o de averiguar o processo comunicacional que caracteriza a exposição para então verificar o potencial comunicativo dessas peças ou a maneira como elas trazem em seu corpo sígnico a mensagem do estar-junto. Duas grandes vertentes teóricas contribuíram para essa empreitada: a primeira está centrada no pensamento de Maffesoli que sustenta a temática da exposição e faz dela uma comunicação “lococentrada”, já que enfatiza uma espécie de patrimônio afetivo, registro de modos de vidas da sociedade pós-moderna. A outra, relativa à elaboração da mensagem para atingir esses fins, está na maneira como qualidades se estruturam de modo a criar uma nova simbologia. Para fundamentar esse estudo da linguagem, nos amparamos no pensamento de Peirce. O percurso metodológico se fez mediante o recorte de imagens que permitissem a leitura centrada nos modos de viver junto preconizados por Maffesoli e nas peças que têm na qualidade ou nos qualissignos a natureza que permite a construção da nova simbologia anunciada – uma nova maneira de ver/ler ideias cristalizadas e instituídas – daí a leitura semiótica das peças. Os resultados a que chegamos permitiram-nos vislumbrar uma exposição que se constitui como campanha de ‘propagare’ uma idéia - a de conviver - e que se delineia como processo comunicacional que, ao primar pelos aspectos qualitativos, ao estabelecer um jogo com “símbolos”, propicia as atualizações de qualidades de sentimento no leitor, tornando possível leituras que se afastam daquelas já cristalizadas, fazendo com que o diálogo com esses “símbolos” leve à percepção e, provavelmente, ao entendimento da vida como fenômeno estético – o “estar junto” – coexistir é se permitir e permitir o outro...
- Dissertação"A escrita da luz": um olhar para o processo comunicativo em fotografias de Angelo Pastorello(2009) Silva Neto, José Ferreira daEsta pesquisa tem o propósito de refletir sobre a fotografia enquanto linguagem. Decorrem daí os objetivos específicos: a) explicitar aspectos do papel da luz na linguagem fotográfica; b) rever o papel das técnicas de produção de imagens como balizadoras da leitura de imagens fotográficas; c) enfatizar a potencialização de aspectos qualitativos em imagens fotográficas por meio da análise de fotografias de Angelo Pastorello, advindos do efeito de técnicas e dos efeitos da luz prioriza e d) identificar a predominância das imagens selecionadas como ícones em detrimento dos índices ou símbolos. A presença da luz na potencialização dos efeitos qualitativos das imagens desse fotógrafo foi a hipótese aventada. Daí, percorrer o trajeto da luz nas fotografias escolhidas foi a estratégia dessa leitura que teve na teoria semiótica de Charles Sanders Peirce o suporte metodológico para a análise do objeto de estudo. Tal teoria, articulada com ideias de teóricos da fotografia – Philippe Dubois, Roland Barthes, Vilem Flusser –, de autores estudiosos da imagem – Jacques Aumont, Boris Kossoy – bem como, atrelada ao signo estético de Charles Sanders Peirce na voz de Lucia Santaella, permitiu que trilhássemos o caminho revelador do esmaecimento do vínculo entre fotografia e o real e, consequentemente, a proeminência do caráter estético, que a coloca na esfera do sensível, da originalidade, do acaso, da possibilidade e da qualidade.
- DissertaçãoMerchandising social: a caixa de pandora da telenovela brasileira(2009) Clemente, Andréa Sant’AnnaA proposta desta pesquisa foi estudar o merchandising social existente nas telenovelas brasileiras, analisando-o como uma estratégia de comunicação social. Para tanto, foi necessário, primeiramente, conhecer um pouco da história da televisão brasileira. Depois disso tornou-se imprescindível estudar o „discurso‟ da telenovela, e os possíveis efeitos que ela tem no comportamento do telespectador. Desse modo, sinalizando-a como um dos produtos mais importantes de um meio poderoso de comunicação de massa: a televisão. E como retratamos a telenovela como um produto, faz-se necessário elucidar os termos publicitários como marketing, merchandising, merchandising social e explicar a criação do conceito merchandising antissocial (designação dada às cenas que são apresentadas de forma leviana, que promovem maus exemplos, que banalizam as ações politicamente corretas e incentivam as falhas de caráter); termos que se apresentam confusos e polêmicos mesmo para quem trabalha nesta área; talvez por falta de esclarecimento ou por se tratar de uma área relativamente nova. O próximo passo foi debater até que ponto essa inserção social publicitária é tratada como um „consumo do bem‟, já que são inseridas em cenas que se tornam, na maioria das vezes, educativas; ou „um bem de consumo‟, pois a empresa ganha, e muito, na questão de revitalização da imagem, branding; e na vantagem competitiva de maior valor hoje no mercado: a responsabilidade social corporativa. Assim, estudaram-se os conceitos, o conteúdo das cenas com merchandising social e antissocial, o modo como elas são inseridas em cada capítulo e como, a partir daí, elas podem ser interpretadas pelos telespectadores, produzindo, enfim, seus efeitos sociais.
- DissertaçãoA gênese da Universidade de Sorocaba: um resgate fotográfico(2009) Duarte, Fernando Celso NegrãoA nossa pesquisa tem por objetivo refletir a fotografia enquanto objeto de comunicação e sua capacidade de registro e representação histórica de fatos que marcaram os primórdios da Fundação Dom Aguirre e da Universidade de Sorocaba. Na introdução, procura-se trazer um breve relato sobre a fotografia, ressaltando sua função de recorte e de registro de fragmentos históricos da sociedade. Partindo-se da hipótese de que "a fotografia é tomada como ampliação do olhar do pesquisador", conforme afirma Boas, busca-se resgatar a história através de material fotográfico. E apoiados em Deleuze, podemos afirmar que a imagem não precisaria da linguagem verbal; o texto, assim, acaba, por vezes, redundante, por ser próprio da fotografia a linguagem visual/imagética.
- DissertaçãoComunicação organizacional: instrumento de divulgação da cultura e facilitador das relações institucionais com seus diversos públicos(2009) Caldeira, Elison LeiteAnalisar e estudar a importância dos processos de comunicação nas organizações modernas cada vez mais se torna em insumos estratégicos para agregar valor aos seus negócios e por meio delas, vantagem competitiva. Além disso, a comunicação tem despontado como princípio que agrega valor a sua imagem e reputação, quando associada aos programas de desenvolvimento do seu público interno e o mérito dado à comunidade na qual se insere a empresa, sendo considerada atualmente uma postura empresarial. Desse modo, as empresas se deparam com um novo paradigma de gestão empresarial, onde a forma tradicional de se fazer negócios requer uma maior atenção na condução da comunicação interna e externa, considerando-se que seus públicos passaram a observar aspectos que vão além das características funcionais de seus produtos e operacionais de seus serviços, passando a incorporar em seus processos de decisão de compra aspectos intangíveis, como imagem reputação e relacionamento social. Com base nessas concepções contemporâneas de gestão, esta dissertação teve como foco de atenção oferecer subsídios ao melhor entendimento dos processos de comunicação e relacionamento internos, dentro deste novo cenário empresarial, considerando que a comunicação interna, para ser incorporada nesses novos paradigmas de gestão empresarial requer, necessariamente, uma transformação nas formas de gerenciamento da informação e da comunicação, assim como se transformando em ferramenta estratégica que permitem a geração do conhecimento, a criação de valor e a aquisição de uma nova visão da conduta ética e socialmente responsável da empresa, como espelho de cultura organizacional e refletida para seus públicos internos e externos. Para tanto, além dos levantamentos metodológicos, foi realizado um estudo de caso junto a uma empresa de comércio varejista de uma cidade do interior de São Paulo, vista pela sociedade e por seus empregados como uma empresa socialmente responsável. Assim, procedeu-se ao desenvolvimento de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e mediante o uso da técnica de entrevistas estruturadas, as quais foram realizadas com os funcionários de diversas unidades da empresa e as lideranças mais representativas da empresa. Os resultados indicam, em linhas gerais que: há diversas situações onde aparecem forças contraditórias sobre a verdadeira relação de comprometimento e que ao atuarem no interior da empresa criam conflitos de relacionamento que necessitam de ajustamento. Como conclusão observou-se que, para implantar a verdadeira cultura de comunicação e comprometimento , é necessário que seja implantada primeiramente uma política de 8 comunicação e informação, constituídas a partir de um estudo aprofundado de sua cultura organizacional. Além disso, é imprescindível que exista uma política de comunicação interna, comunicada e disseminada entre os empregados e os stakeholders. Ao final, são efetuadas algumas recomendações em forma de subsídios àqueles interessados em implantar as mudanças consideradas necessárias na organização, destacando-se o papel da comunicação produtiva nos processos gerenciais decorrentes e a busca constante de melhores resultados.
- DissertaçãoA nova resistência: rock antropofágico nos meios alternativos de Sorocaba(2009) Roberto, Eduardo CerqueiraA pesquisa que gerou este trabalho teve, como propósito, investigar a invasão cultural observada no Brasil, notadamente a norte-americana. Objetivou-se, ainda, analisar a imposição estética como hábil instrumento para a dominação ideológica e seus efeitos sobre a cultura e a identidade nacionais, por meio de levantamento e estudo dos espaços “alternativos” vistos como difusores de produtos culturais, disseminados pelos meios de comunicação. No contexto midiático, com freqüência, aparecem textos culturais produzidos no Brasil percebidos como índices da cultura norte-americana, incessantemente veiculados pelos meios massivos, reverberando na nossa vivência cotidiana. A ocorrência do fenômeno vem de longa data, e a respeito dessa invasão, fica muito difícil, senão irrealizável, precisar quais elementos estão sendo incluídos (e com que finalidade), e quais outros já se encontram arraigados, resultante de uma cultura hibridizada, praticada pela sociedade global. As atuais “tribos” e redutos alternativos de jovens, orientados musicalmente pelo rock, podem ser vistos como excelente fonte de dados, visto sua proximidade tanto com o velho, por meio de estereótipos já consagrados pelo cinema, quanto pelo novo, por meio de novas versões criadas a partir de velhos modelos. Assim, é possível dizer que as misturas, os “sincretismos” musicais produzidos em um espaço de tempo que ultrapassa os 50 anos, resultaram das fusões musicais que se deram na apropriação de ritmos não apenas locais, mas de todo o mundo. Isto pode ser percebido nas diferentes maneiras de expressão dos sujeitos desses ambientes, marcada por suas roupas, atitudes, letras de músicas, blogs e comunidades virtuais da internet.
- DissertaçãoMartha Graham: dança, corpo e comunicação(2009) Gonçalves, Maria da Graça GiradiEsta pesquisa tem como objetivo analisar as obras Lamentation e Medea de Martha Graham e os aspectos referentes à estrutura sígnica de sua dança que trazia, na época, novos valores estéticos, por meio do processo semiótico. Pretende, então, identificar em sua dança os traços que permitam vislumbrar a presença do ícone ou signo estético, ancorado nos conceitos da semiótica de Charlers Sanders Peirce. Assim, pôde-se mergulhar nos sistemas sígnicos para testar a hipótese de que a nova estética criada pela artista, que traz, em sua estrutura, o signo icônico, território do estético. Tal hipótese fornece os pressupostos para a análise das obras em questão, as quais refletem os estados emocionais e psicológicos mais profundos dos seres humanos. Perseguindo esse objetivo, empreende-se um trajeto que parte da apresentação de Martha Graham, do desenvolvimento de seu trabalho e do nascimento da dança moderna. Volta-se, também, o olhar para a dança como linguagem híbrida e como processo de semiose e para seu suporte, o corpo, o qual se manifesta como um corpo paradoxal. Finalmente, o bloco dos estudos fecha-se com as análises das referidas obras, que guiadas pelo processo da semiose, buscam aprofundar a compreensão de uma minúscula parte do vasto repertório dessa grande bailarina e coreógrafa. Espera-se, assim, estar contribuindo para um melhor entendimento dos processos comunicacionais artístico-culturais e oferecer a possibilidade de uma melhor fruição das obras citadas. O resultado da busca dessas análises levou a uma constatação: as obras que permitiram esclarecer a intersemiose pretendida foram produzidas pela ação do signo icônico na revelação dos sentidos. Diante da compreensão do processo sígnico que se desenhou nessa empreitada, percebeu-se a revelação das múltiplas facetas do signo.
- DissertaçãoFé e crença, religião e mercadoria(2009) Silva, Joelmir Mora daO objetivo deste trabalho é apresentar na história da Reforma Protestante o surgimento de ramificações cristãs que se apoiavam nos aspectos morais como dogma para o comportamento humano e sua ascensão ao sagrado que se ramificou nas religiões contemporâneas onde uma parte delas, as quais, atentaram para o “espírito do capitalismo” tem apresentado um crescimento ascendente através dos recursos midiáticos. Objetiva-se ainda apresentar o aspecto histórico da mídia e sua utilização pela liderança religiosa, fazendo um comparativo histórico no Brasil, desde a vinda das igrejas pentecostais, as quais tem o foco maior no arrebanhamento de fiéis através de mensagens calvinistas e pietistas resultantes da crença em relação ao comportamento humano para o sucesso de seus seguidores, tanto nesta vida como numa vida eterna, até a análise no aspecto histórico da mídia em si utilizando literatura especializada que se preocupou com uma leitura da mídia para as massas que subsequentemente vem gerando o crescimento religioso, em relação a proposta do discurso que apresenta a religião como mercadoria fácil de ser adquirida.