Dissertações e Teses
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- DissertaçãoTelejornal diário: cultura contemporânea e televisão pública(2008) Martins, Ana CláudiaO objetivo de nossa pesquisa é analisar a instauração do jornalismo televisivo na TV pública brasileira – a TV Cultura de São Paulo – na década de 70 e o modo segundo a qual ele produziu uma determinada ineficácia política. Trata-se de discutir o conceito de espaço público no mundo da informação e a maneira como ele se exerceu no jornal da TV Cultura. Com isso, pretende-se melhor compreender os conceitos básicos da produção e da construção da notícia televisiva e suas implicações no imaginário social contemporâneo. Assim, finalizamos esta pesquisa com uma crítica a atual cultura de massa que, através da tecnologia e da passividade do receptor, consegue manter a ausência do pensamento autônomo.
- DissertaçãoMudanças mediáticas na comunicação: Ramos e Rosa no cinema(2008) Olivati, Alice Elias DanielA pesquisa acadêmica geradora da presente dissertação objetivou estudar a questão das adaptações de obras literárias para o cinema e, pretendeu-se apontar alguns campos de referências comuns às duas formas de expressão artística – as Literaturas e o Cinema - sem esquecer-se de que se trata de dois objetos distintos. O primeiro conhece-se pelo seu estrato fônico-lingüístico configurado por um entrelaçamento de vocábulos, sintagmas, efeitos sonoros materializados por meio de seu sistema sígnico firmemente baseado na palavra. O segundo, pela linguagem visual, formada através de movimentos de câmera, movimentos, gestos, fala de personagens, trilha sonora e prescinde, ora mais ora menos, do texto verbal para se construir. A trajetória teórico-metodológica proposta para a investigação contou com a Semiótica da Cultura; reflexões sobre as artes e seu poder de comunicação; a cultura de massa, os meios, as especificidades da literatura e do cinema. A tradução intersemiótica vista em alguns períodos da história da arte; reflexões e análises dos pensamentos de filósofos e críticos que permearam o tema, de modo a propiciar maior apreensão dos conteúdos artísticos. Em nosso percurso nos detivemos no estudo da linguagem verbal e a linguagem visual de Vidas Secas, de Graciliano Ramos e Nelson Pereira dos Santos, por sua concisão discursiva A Hora e Vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa e Roberto Santos, na elaboração lingüística do original literário que rompe com a linguagem verbal convencional. O estudo comparativo das quatro obras que empreendemos em nossa pesquisa, constituiu-se caminho que nos levou à compreensão de que a travessia de signos captados da literatura, sua integração e incorporação em outras formas de expressão, podem ser capazes de engendrar novas concepções no cinema, de modo a recriar e a enriquecer a cultura em tempos de seduções mediáticas.
- DissertaçãoPolítica e espetáculo: do espaço público à imagem pública(2008) Gomes, Calil de SiqueiraEsta dissertação está inserida na linha de pesquisa teorias da comunicação e cultura, na semiosfera de ética do discurso, ideologia, linguagem e ciência política. Serão abordados os discursos, entrevistas e campanhas publicitárias das eleições presidenciais de Lula e Collor em 1989, Lula e FHC em 1994, Lula e FHC em 1998, Lula e Serra em 2002, Lula e Alckmin em 2006. No cenário brasileiro existe uma cultura política. Nas últimas décadas ficou bastante simbolizada pelos partidos de esquerda e direita. Há uma vertente publicização do privado e uma privatização do público. De outro lado, vemos o privado cada vez mais em público, porque os procedimentos da vida pública infiltram a vida privada e passam a regulá-la de acordo com o modelo de relação que lhe é típico: o debate ao invés da autoridade, ou seja, o privilégio da comunicação. A política tornou-se a arte de acomodar interesses, originando o conceito de despolitização (política esvaziada de seu conteúdo ideológico com idéias, projetos e programas), dando acesso ao negócio de se chegar ao poder. Os meios de comunicação foram responsáveis para expandir os ideários do discurso dos partidos de esquerda e de direita. O que se observa que tanto os partidos de direita quanto os de esquerda buscam ser reconhecidos como potenciais representantes do povo. É nesse ideário que fortalece a imagem de Lula, que depois de várias eleições perdidas, consagrou-se em 2002 como Presidente da República.
- DissertaçãoTelejornalismo no cerrado: do Triângulo à Integração, uma busca da audiência (Rede Integração - MG)(2008) Amaral, Patricia AparecidaEste trabalho faz uma análise sobre o relacionamento entre jornalistas envolvidos na produção do telejornal de maior audiência da Rede Integração, afiliada da Rede Globo de parte de Minas Gerais, o MGTV 2ª edição, com representantes da comunidade e de algumas associações, usamos como base a sede da emissora, Uberlândia. Para chegar ao nosso objetivo o texto trata, primeiramente, da trajetória do povoamento da Minas Gerais, como se dá a implantação da televisão no Brasil, da antiga TV Triângulo, passando pela busca por uma linguagem nova, abordamos ainda alguns dos conceitos utilizados no telejornalismo. Conta também com entrevistas feitas com parte dos telespectadores e de profissionais ligados à Redação do grupo mineiro como forma de discutirmos a necessidade de pesquisas de cunho qualitativo para que os anseios do receptor sejam atendidos, uma vez que as emissoras já pensam na TV interativa, possibilitada pela tecnologia digital.
- DissertaçãoPublicidade: a relação sugestão/persuasão(2008) Teixeira, Neliane LeoneEsta pesquisa sobre publicidade tem como ponto de partida, principalmente as idéias de Baudrillard e Lumann a respeito da persuasão e propõe refletir sobre a relação entre sugestão e persuasão nas mensagens publicitárias. Para atingir tal objetivo valer-se-á de análise semiótica de peças publicitárias - selecionadas e divulgadas em mídia impressa, fundamentadas na gramática especulativa de Charles Sanders Peirce e em idéias de Damásio sobre os sentimentos e a cognição. A relevância desta investigação está no fato de enfatizar que ao se primar pela iconicidade das mensagens publicitárias, o poder de sugestão dessas mensagens se potencializa, aspecto que pode redimensionar a produção em publicidade.
- DissertaçãoA representação do malandro em "A grande família": das relações ideológicas e culturais à comunicação de massa(2008) Silva, Silvio CésarEsse trabalho teve por objetivo analisar a representação da malandragem na personagem Agostinho de “A grande família. Buscando fundamento teórico interdisciplinar – que passou pela sociologia, antropologia, teoria da literatura – com a finalidade de resolver uma questão de interesse da comunicação e estudos da cultura, examinamos as principais características que compõem a personagem bem como o que há de ideológico na maneira pela qual essa é representada. O corpus consistiu em episódios da série transmitidos pela televisão, além de textos e fotografias disponíveis no site oficial do programa. A análise foi realizada em duas fases distintas. A primeira consistiu em uma pré-análise em que buscamos as principais características da personagem no material disponível no site do seriado bem como em diversos episódios da série. Utilizando os resultados da pré-análise como pano de fundo, examinamos o conteúdo de dois episódios da temporada de 2007 a fim de verificar o modo pelo qual a personagem era representada e o que havia de ideológico nessa representação. Alicerçada no aporte teórico que compôs o trabalho, a análise revelou que, ao ser retratada como possuidora de uma malandragem ineficiente e burlesca, a personagem mostra-se, na verdade, como uma caricatura de malandro, o que a leva a perder a criticidade que esse tipo de personagem pode conter, coadunando-se, assim, com a ideologia do capitalismo-tardio.
- DissertaçãoA indústria cultural e os meios de comunicação de massa amplificando a persona(2008) Monteiro, Susi BerbelEste estudo se propõe a aprofundar as análises sobre os impactos da Indústria Cultural e dos Meios de Comunicação de Massa na psique humana e reunir argumentos relativos à questão da influência dos bens simbólicos, veiculados pelos meios de comunicação de massa, na constituição do indivíduo. O comportamento humano frente ao crescente desenvolvimento tecnológico vem se transformando ao longo do tempo. A vida em sociedade mediada pela Indústria Cultural e os meios de comunicação de massa propõe novos modelos e padrões de relações humanas. A construção subjetiva do indivíduo, por conseguinte, também se dá de forma diferenciada diante dos novos estímulos propostos. O indivíduo na sociedade que tem a Indústria Cultural como paradigma de todas as coisas se comporta e se constrói de acordo com padrões previamente estabelecidos. Psiquicamente responde aos estímulos externos de forma a adaptar-se na sociedade. A Persona, um dos arquétipos básicos que compõe a psique, recebeu especial atenção neste estudo. Buscou-se avaliar se as características da sociedade contemporânea facilitam e estimulam de forma mais contundente o desenvolvimento deste arquétipo específico em detrimento dos demais. Analisou-se a amplificação deste arquétipo e as conseqüências na psique como um todo.
- DissertaçãoJornalismo do interior e autopoiese: um estudo na região administrativa de Sorocaba(2008) Vieira, Luiz Carlos PaesEsta pesquisa se reporta à mídia jornal impresso da Região Administrativa de Sorocaba do Estado de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa empírica realizada com o propósito de detectar aspectos do jornalismo do interior, sob o olhar dos usuários – leitores de jornal -, notadamente os que envolvem aspectos culturais. Valer-se-á do método da documentação direta (pesquisa do tipo quantitativadescritiva), com coleta de dados junto aos leitores dessa região e fundamentação teórica, via idéias de Maturana e Varela, notadamente sobre autopoiese e processos de interpretação, da teoria social de Luhmann, bem como de autores da área da comunicação e, de modo específico do jornalismo, tais como: Wolf, Traquina e Melo, entre outros. A relevância desta investigação está em trazer à tona especificidades desse tipo de mídia que contribuem para a sua permanência.
- DissertaçãoA criação de sistema comunicativo diferenciado para minorias em instituição bancária(2008) Medeiros, Marcelo Sewaibryke deA forma com que os maiores bancos de varejo no Brasil se relacionam com alguns segmentos e nichos de mercado, como o constituído pelos homossexuais, chama a atenção em função de haver a possibilidade de se estar alterando a relação de distanciamento até então estabelecida. Situações como a constante preocupação dos bancos com a preservação de suas marcas e da manutenção do status quo, para assegurar o bom relacionamento com seus clientes e acionistas, dificulta sua aproximação com segmentos que se configuram em importantes fontes de novos negócios e lucros. Ao mesmo tempo em que se vê o contínuo crescimento do mercado formado pelos homossexuais, apontados por diversas fontes de pesquisas não oficiais e, inclusive pela mídia, percebem-se alguns movimentos isolados por parte de sólidas e tradicionais instituições bancárias, que buscam aproximar-se do mercado gay para melhor entendê-lo e explorá-lo. Procurou-se responder a todas as questões levantadas pela presente pesquisa por meio da utilização do método de pesquisa empírica, com estudo exploratório de casos múltiplos, utilizando-se a abordagem de segmentação de mercado por meio do modelo psicográfico. Então, a partir dos dados levantados, pergunta-se: seria possível o apontamento de um erro de posicionamento estratégico por parte dos bancos de varejo brasileiro? Entre as propostas desta pesquisa, inclui-se a confirmação da existência, ou não, de um cisma no atual paradigma desse relacionamento. Entender se ele está em processo de ruptura, auxiliado por ações isoladas que ocorrem em países como os Estados Unidos da América e alguns outros da Europa, poderá levar à propositura de uma nova forma de abordagem desses bancos, objetivando-se uma melhoria significativa na atual forma de relacionamento com o nicho de mercado composto pelos homossexuais. De forma geral, acredita-se que o banco que for mais bem-sucedido nessa missão, conseguirá se fixar como o pioneiro no Brasil e cooptará uma grande parcela desse importante nicho mercadológico
- DissertaçãoComunicação, propaganda política e ideologia nos tempos de João Goulart(2009) Martins, Milton PimentelO desiderato do presente trabalho consistiu em desvendar as estratégias comunicacionais-propagandísticas, às quais o presidente João Goulart recorreu não só visando à eleição nas disputas eleitorais às quais concorreu; mas, também, salvaguardar a govenabilidade do seu mandato presidencial pois, dentro de um contexto de polarização ideológica atroz, teria de se preocupar em granjear, constantemente, o apoio da população e, assim, conseguir algum esteio que lhe oferecesse estabilidade mínima para que levasse adiante seus projetos. Demonstrar-se-á que, naquilo que parece uma simples campanha propagandística, há toda uma relação dialética e umbilical entre o teor dos discursos e as variáveis da conjuntura histórica tidas por mais relevantes por todos os atores sociais envolvidos. Essa constatação conduziu à pesquisa a investir num detalhado levantamento histórico, o que permitiu compreender como comunicação e realidade se retroalimentam reciprocamente e, mais ainda, iluminou a interpretação dos esforços comunicacionais de Goulart de modo a revelar o papel dual que desempenharam na formação da sua imagem: conquanto o ajudavam, paradoxalmente, instrumentalizavam a contrapropaganda ideológica intensa que sofreu. Ver-se-á que suas estratégias propagandísticas contribuíram com a escalada da radicalização que redundaria no golpe militar.
- DissertaçãoLiberdade na comunicação: uma interface entre o mundo do direito e da mídia(2009) Lemos, Lilian Rose deHá quem diga que a liberdade não existe e, há quem diga que a manifestação do pensamento é livre e garantida. Identificada a natureza do problema, partimos às divisões da historiografia clássica, pesquisando empiricamente a expressão humana, para entender como se deram a liberdade e a comunicação ao longo dos tempos, construindo-se então um marco teórico ou quadro referencial da pesquisa, explorando teorias, métodos e interfaces entre a Comunicação e o Direito. Ao pesquisarmos o desenvolvimento desses dois paradigmas, intrigantes resultados sobrevieram. Primeiramente, a liberdade, absoluta e irrestrita, aparece como possível apenas na Pré-História, quando se viveu em estado natural. Ademais, a partir da vida em sociedade, a liberdade passa a sofrer necessárias limitações, que por si, não lhe suprimem a existência, pois a liberdade realmente se esvai quando os poderes instituídos precisam dominar as comunidades para se manterem, em mando e comando. No tocante às comunicações, o desenvolvimento do gesto à fala, da comunicação primordial ao alfabeto e a primazia da oralidade até meados do século XVIII foram pesquisados e, indicaram, contudo, a mesma diretriz. As expressões pessoais e as informações, desde sempre estiveram sob controle de algum poder exercido sobre uma maioria iletrada. Esses dois conceitos – liberdade e comunicação – ainda separados até a transição medieval à modernidade, a partir da resistência à dominação da Igreja Católica com sua Santa Inquisição e as guerras travadas em nome de Deus, surgem como uma busca do direito à liberdade de expressão. O que só foi possível quando o homem pode produzir e consumir informações mediadas, quando suportes, meios e formas de divulgação deixou de pertencer ao controle exclusivo do Estado e da Igreja, passou a ser então uma garantia constitucional no mundo oitocentista. Identificamos, assim, que se desde 1716 fala-se em liberdade “de” expressão, em nossos tempos já podemos perceber que, o direito pessoal de expressar um pensamento não se compara nem se confunde com a expressão de conteúdos às massas, através de meios economicamente importantes, financeiramente poderosos e por isso mesmo, politicamente convenientes. A pesquisa leva, assim, à necessidade de se investigar nestes tempos, a Liberdade “na” Comunicação enquanto um novo conceito, mais adequado e atento à realidade atual, concluindo pela necessidade de se garantir por todos os meios democráticos esse direito, tanto quanto demonstra ser imprescindível a criação de mecanismos mais eficazes para se responsabilizar os meios de comunicação de massa pelos conteúdos que expressam, tendo em vista o risco da produção de resultados danosos à identidade nacional. Quando sob a aparente defesa da liberdade de opinião e de imprensa, um constante processo reificado se estabelece e condiciona a consciência nacional, aviltando direitos individuais, corrompendo identidades e suprimindo resistências, faz-se necessário reconhecer que é chegada a hora de revermos nossos conceitos.
- DissertaçãoA nova resistência: rock antropofágico nos meios alternativos de Sorocaba(2009) Roberto, Eduardo CerqueiraA pesquisa que gerou este trabalho teve, como propósito, investigar a invasão cultural observada no Brasil, notadamente a norte-americana. Objetivou-se, ainda, analisar a imposição estética como hábil instrumento para a dominação ideológica e seus efeitos sobre a cultura e a identidade nacionais, por meio de levantamento e estudo dos espaços “alternativos” vistos como difusores de produtos culturais, disseminados pelos meios de comunicação. No contexto midiático, com freqüência, aparecem textos culturais produzidos no Brasil percebidos como índices da cultura norte-americana, incessantemente veiculados pelos meios massivos, reverberando na nossa vivência cotidiana. A ocorrência do fenômeno vem de longa data, e a respeito dessa invasão, fica muito difícil, senão irrealizável, precisar quais elementos estão sendo incluídos (e com que finalidade), e quais outros já se encontram arraigados, resultante de uma cultura hibridizada, praticada pela sociedade global. As atuais “tribos” e redutos alternativos de jovens, orientados musicalmente pelo rock, podem ser vistos como excelente fonte de dados, visto sua proximidade tanto com o velho, por meio de estereótipos já consagrados pelo cinema, quanto pelo novo, por meio de novas versões criadas a partir de velhos modelos. Assim, é possível dizer que as misturas, os “sincretismos” musicais produzidos em um espaço de tempo que ultrapassa os 50 anos, resultaram das fusões musicais que se deram na apropriação de ritmos não apenas locais, mas de todo o mundo. Isto pode ser percebido nas diferentes maneiras de expressão dos sujeitos desses ambientes, marcada por suas roupas, atitudes, letras de músicas, blogs e comunidades virtuais da internet.
- DissertaçãoMarketing cultural: o entretenimento como construção de marcas(2009) Farah, Michele CesarEste trabalho de pesquisa versa sobre três aspectos principais: a esfera pública, a construção de marcas e a transferência do elo social para o de consumo. Ao compreender o que é a esfera pública, na qual os interesses são comuns e a cultura realiza-se como feito pelo homem e apreendido por ele, observamos as transformações ocorridas nas relações entre as pessoas, ou seja, é possível analisar como os laços de sociais e emocionais foram alterados para um espaço privado, no qual há inúmeras oportunidades para o consumismo instituir-se como força que torna tudo em mercadoria, inclusive a cultura. Assim, nos capítulos dessa dissertação, a tríade apresentada indica as preocupações que devemos ter sobre as políticas culturais, diante da inversão de valores e enfraquecimento dos laços sociais promovidos pelo capital e pela sedução do marketing cultural, uma ferramenta de exímio retorno financeiro, bem como estratégico para empresas e o Estado.
- DissertaçãoMartha Graham: dança, corpo e comunicação(2009) Gonçalves, Maria da Graça GiradiEsta pesquisa tem como objetivo analisar as obras Lamentation e Medea de Martha Graham e os aspectos referentes à estrutura sígnica de sua dança que trazia, na época, novos valores estéticos, por meio do processo semiótico. Pretende, então, identificar em sua dança os traços que permitam vislumbrar a presença do ícone ou signo estético, ancorado nos conceitos da semiótica de Charlers Sanders Peirce. Assim, pôde-se mergulhar nos sistemas sígnicos para testar a hipótese de que a nova estética criada pela artista, que traz, em sua estrutura, o signo icônico, território do estético. Tal hipótese fornece os pressupostos para a análise das obras em questão, as quais refletem os estados emocionais e psicológicos mais profundos dos seres humanos. Perseguindo esse objetivo, empreende-se um trajeto que parte da apresentação de Martha Graham, do desenvolvimento de seu trabalho e do nascimento da dança moderna. Volta-se, também, o olhar para a dança como linguagem híbrida e como processo de semiose e para seu suporte, o corpo, o qual se manifesta como um corpo paradoxal. Finalmente, o bloco dos estudos fecha-se com as análises das referidas obras, que guiadas pelo processo da semiose, buscam aprofundar a compreensão de uma minúscula parte do vasto repertório dessa grande bailarina e coreógrafa. Espera-se, assim, estar contribuindo para um melhor entendimento dos processos comunicacionais artístico-culturais e oferecer a possibilidade de uma melhor fruição das obras citadas. O resultado da busca dessas análises levou a uma constatação: as obras que permitiram esclarecer a intersemiose pretendida foram produzidas pela ação do signo icônico na revelação dos sentidos. Diante da compreensão do processo sígnico que se desenhou nessa empreitada, percebeu-se a revelação das múltiplas facetas do signo.
- DissertaçãoFé e crença, religião e mercadoria(2009) Silva, Joelmir Mora daO objetivo deste trabalho é apresentar na história da Reforma Protestante o surgimento de ramificações cristãs que se apoiavam nos aspectos morais como dogma para o comportamento humano e sua ascensão ao sagrado que se ramificou nas religiões contemporâneas onde uma parte delas, as quais, atentaram para o “espírito do capitalismo” tem apresentado um crescimento ascendente através dos recursos midiáticos. Objetiva-se ainda apresentar o aspecto histórico da mídia e sua utilização pela liderança religiosa, fazendo um comparativo histórico no Brasil, desde a vinda das igrejas pentecostais, as quais tem o foco maior no arrebanhamento de fiéis através de mensagens calvinistas e pietistas resultantes da crença em relação ao comportamento humano para o sucesso de seus seguidores, tanto nesta vida como numa vida eterna, até a análise no aspecto histórico da mídia em si utilizando literatura especializada que se preocupou com uma leitura da mídia para as massas que subsequentemente vem gerando o crescimento religioso, em relação a proposta do discurso que apresenta a religião como mercadoria fácil de ser adquirida.
- DissertaçãoO jornal "O Estado de S. Paulo", no processo de integração do Mercosul(2009) Mieto, MeireclerEsta pesquisa é fruto de um trabalho desenvolvido no Curso de Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba - UNISO, com o objetivo de investigar a Análise de Conteúdo de textos publicados no jornal “O Estado de S. Paulo”, no ano de 2007; abordando os aspectos comerciais e o processo de integração do Mercosul; com intuito de entender como o jornal demonstra, aos seus leitores, os acontecimentos que se desenrolam dentro do bloco econômico, bem como, a sua ideologia contida na apresentação dos fatos; a freqüência dos assuntos que motivaram a veiculação jornalística; os interesses dos países membros; e, a sua contribuição para a consolidação do bloco como um ator importante no desenvolvimento das economias, que os países membros representam na geopolítica econômica. Os meios jornalísticos têm a função de institucionalizar e levar ao público notícias as quais julguem relevantes e que sejam construídas como forma de levar informação clara e objetiva, excluindo sua característica persuasiva; no entanto, a cultura e a ideologia estão caracterizadas no texto, repercutindo nas diferentes formas de interpretações individuais, motivo pelo qual, foram objetos de estudo deste trabalho. A pesquisa também se prendeu na leitura e interpretação da formação do Mercosul e nas características culturais e ideológicas, como fatores influenciadores dos governantes dos países membros, em suas tomadas de decisões que envolvam o comprometimento do bloco, bem como, nas produções dos textos jornalísticos, dentro da característica da empresa e de seus colaboradores e/ou correspondentes. Foi constatado que o jornal, na maioria das vezes, não deixa claro, ao leitor, a posição atual do bloco, o comprometimento dos países membros com a sua consolidação; e aponta, com certa frequência, a fragilidade de sua integração.
- DissertaçãoMerchandising social: a caixa de pandora da telenovela brasileira(2009) Clemente, Andréa Sant’AnnaA proposta desta pesquisa foi estudar o merchandising social existente nas telenovelas brasileiras, analisando-o como uma estratégia de comunicação social. Para tanto, foi necessário, primeiramente, conhecer um pouco da história da televisão brasileira. Depois disso tornou-se imprescindível estudar o „discurso‟ da telenovela, e os possíveis efeitos que ela tem no comportamento do telespectador. Desse modo, sinalizando-a como um dos produtos mais importantes de um meio poderoso de comunicação de massa: a televisão. E como retratamos a telenovela como um produto, faz-se necessário elucidar os termos publicitários como marketing, merchandising, merchandising social e explicar a criação do conceito merchandising antissocial (designação dada às cenas que são apresentadas de forma leviana, que promovem maus exemplos, que banalizam as ações politicamente corretas e incentivam as falhas de caráter); termos que se apresentam confusos e polêmicos mesmo para quem trabalha nesta área; talvez por falta de esclarecimento ou por se tratar de uma área relativamente nova. O próximo passo foi debater até que ponto essa inserção social publicitária é tratada como um „consumo do bem‟, já que são inseridas em cenas que se tornam, na maioria das vezes, educativas; ou „um bem de consumo‟, pois a empresa ganha, e muito, na questão de revitalização da imagem, branding; e na vantagem competitiva de maior valor hoje no mercado: a responsabilidade social corporativa. Assim, estudaram-se os conceitos, o conteúdo das cenas com merchandising social e antissocial, o modo como elas são inseridas em cada capítulo e como, a partir daí, elas podem ser interpretadas pelos telespectadores, produzindo, enfim, seus efeitos sociais.
- DissertaçãoA representação do trabalho na ficção audiovisual brasileira: o filme A selva e a minissérie Amazônia : de Galvez a Chico Mendes(2009) Olivério, Ana Christina Nacif Dias de CarvalhoO objetivo principal do presente trabalho é verificar como a comunicação de massa representa as relações de trabalho no Brasil, um país onde as produções audiovisuais, especialmente as televisivas, encontram-se maciçamente presentes na cultura e referenciais do povo, podendo essas, com suas narrativas, atuar de maneira positiva ou negativa para a manutenção do sistema vigente, o capitalismo. Ao analisar dois discursos audiovisuais – o filme A Selva, de Leonel Vieira, e a minissérie Amazônia: de Galvez a Chico Mendes, de Glória Perez – são identificadas nas obras possíveis leituras das relações de trabalho e as relações sociais por essas geradas. Inicialmente são verificadas algumas representações que tiveram a Amazônia como cenário. Fala-se sobre os conceitos de ideologia e como esta se faz presente em discursos ideológicos de produtos audiovisuais. Para um melhor aprofundamento é discutida de maneira mais detalhada a narrativa clássica, uma vez sendo essa a forma de discurso audiovisual mais utilizada nas produções ocidentais. O tema cultura e a sua relação com os meios de comunicação de massa é abordado. Também é verificada a relação entre indústria cultural e cultura de massa, e seus efeitos na sociedade. O cinema e a televisão são analisados como meios audiovisuais de comunicação da indústria cultural. Faz-se um apanhado sobre o trabalho ao longo da história da humanidade, dando maior destaque para o sistema capitalista, suas bases e principais conceitos. A fim de contextualizar o tema na sociedade brasileira, temos uma recapitulação do desenvolvimento do trabalho no Brasil. Por fim, temos a análise das obras “A Selva” e “Amazônia: de Galvez a Chico Mendes”. Assim são reconsideradas as hipóteses, consolidando-as ou invalidando-as. Há uma busca de significações e possibilidades de comunicação dos elementos do texto que possibilitam gerar leituras das relações de trabalho e das relações sociais dentro dos dois discursos. As duas obras audiovisuais são examinadas tecnicamente e desmontadas, a fim de desdobrar suas significações. São identificadas possíveis leituras que determinadas cenas, personagens e histórias podem suscitar. O que é proposto é uma investigação que perceba como cada obra reafirma ou contesta uma ou outra ideologia.
- DissertaçãoCinema e imaginário: fragmentos de lembranças(2009) Solla, Ana Maria FidelisEm nossa pesquisa, colocamos as Literaturas junto às outras representações visuais – Teatro, Cinema e Televisão - considerando a todos como meios imagéticos de comunicação, por fazerem uso da Figura como forma de expressão. Este estudo, entre outros objetivos, busca verificar a influência do cinema sobre a formação do imaginário de seus espectadores. Para tanto, voltamos nossa atenção para um grupo restrito de integrantes do CineClube da Terceira Idade da UNISO “Maria José Sodré”, pessoas que testemunharam o processo de consolidação do cinema como grande indústria cultural. Para esta investigação, a metodologia aplicada foi a coleta de depoimentos orais, processo individual de parcela que compõe o todo coletivo. O contato com as lembranças, nas falas dos depoentes, possibilitou o acesso às suas memórias, presentificando, assim, o passado. Pretendemos mostrar, ainda, o cinema como instrumento de fascínio, ilusão e prazer visual, bem como a identificação do cinema como fonte inspiradora de hábitos, costumes e comportamentos.
- DissertaçãoComunicação e cultura de massa nos shopping centers: uma cidade dentro da cidade(2009) Santos, Robson José dosEsta dissertação tem como objetivo propor uma reflexão sobre o Shopping Center ser muito além do que mero consumo, condição esta, diferenciada, já que há diversas pesquisas realizadas nessa área, abrangendo o empreendimento de forma comercial, puramente capitalista. O Capitalismo centrado no lucro, na atividade de compra e de venda que culmina em resultados. Todavia, essa evidência que o centro comercial, como são chamados os „Shopping Centers‟, encontra-se muito mais do que a condição financeira vivida pelo mundo capitalista, é o despertar dessa pesquisa. Os Shopping Centers podem, em seu contexto geral de atividade, também propiciar ao homem, diversos movimentos no campo social, integrando-o em sociedade, cuja comunicação e cultura são alicerces à vocação desse objeto. Os empreendimentos são identificados como pontos de entretenimento, lazer, segurança e informação que tratam das bases fundamentais desta pesquisa. A análise deste trabalho retrata a história da cultura e suas influências nas mais diversas óticas com autores e estudiosos do tema. Isto posto, o tema Shopping Center como uma cidade e, em volta dela, a sociedade, traz em voga, neste tipo de empreendimento, não somente consumo – o poder da mercadoria e a troca – mas, também, faz com que indivíduos convivam em seu entorno e, sobre ele, no desenvolvimento sociocultural e econômico da própria cidade.Justamente nessa ponderação, necessária se faz, por que, um Shopping Center também fomenta cultura e como ele se relaciona no próprio desenvolvimento pessoal e coletivo. Um Shopping Center é um centro de entretenimento, lazer, cultura e como objetivo principal, não deixa de ser um empreendimento capitalista, atento às oportunidades de negócios e respectiva lucratividade. A pesquisa, ao longo de seu caminho, deve responder à indagação inicial enveredada na teoria da cultura e da comunicação, na formação da cidade até aos dias atuais, bem como, da teoria do consumo, pois, juntas, buscam representar o conteúdo proposto. E atingir a esse objetivo, já será uma motivação para novas pesquisas, sendo essa primeira de um início de um processo natural a ser aprimorado no tempo.