Dissertações e Teses
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertações e Teses por Orientador "Gonçalves, Maurício Reinaldo"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA representação do trabalho na ficção audiovisual brasileira: o filme A selva e a minissérie Amazônia : de Galvez a Chico Mendes(2009) Olivério, Ana Christina Nacif Dias de CarvalhoO objetivo principal do presente trabalho é verificar como a comunicação de massa representa as relações de trabalho no Brasil, um país onde as produções audiovisuais, especialmente as televisivas, encontram-se maciçamente presentes na cultura e referenciais do povo, podendo essas, com suas narrativas, atuar de maneira positiva ou negativa para a manutenção do sistema vigente, o capitalismo. Ao analisar dois discursos audiovisuais – o filme A Selva, de Leonel Vieira, e a minissérie Amazônia: de Galvez a Chico Mendes, de Glória Perez – são identificadas nas obras possíveis leituras das relações de trabalho e as relações sociais por essas geradas. Inicialmente são verificadas algumas representações que tiveram a Amazônia como cenário. Fala-se sobre os conceitos de ideologia e como esta se faz presente em discursos ideológicos de produtos audiovisuais. Para um melhor aprofundamento é discutida de maneira mais detalhada a narrativa clássica, uma vez sendo essa a forma de discurso audiovisual mais utilizada nas produções ocidentais. O tema cultura e a sua relação com os meios de comunicação de massa é abordado. Também é verificada a relação entre indústria cultural e cultura de massa, e seus efeitos na sociedade. O cinema e a televisão são analisados como meios audiovisuais de comunicação da indústria cultural. Faz-se um apanhado sobre o trabalho ao longo da história da humanidade, dando maior destaque para o sistema capitalista, suas bases e principais conceitos. A fim de contextualizar o tema na sociedade brasileira, temos uma recapitulação do desenvolvimento do trabalho no Brasil. Por fim, temos a análise das obras “A Selva” e “Amazônia: de Galvez a Chico Mendes”. Assim são reconsideradas as hipóteses, consolidando-as ou invalidando-as. Há uma busca de significações e possibilidades de comunicação dos elementos do texto que possibilitam gerar leituras das relações de trabalho e das relações sociais dentro dos dois discursos. As duas obras audiovisuais são examinadas tecnicamente e desmontadas, a fim de desdobrar suas significações. São identificadas possíveis leituras que determinadas cenas, personagens e histórias podem suscitar. O que é proposto é uma investigação que perceba como cada obra reafirma ou contesta uma ou outra ideologia.
- DissertaçãoCinema e o culto ao corpo: Rambo e Capitão América como personal trainers(2013) Jordão, Alexandre de MedeirosEste trabalho tem como objetivo mostrar, através da análise de duas sequências filmicas como a cultura do corpo masculino com "músculos hipertrofiados e pouca gordura" foi propagada através da narrativa clássica nos filmes de guerra americanos: Rambo First Blood Part II (George P. Cosmatos, 1985) e Capitão América (Joe Johnston, 2011) cujos atores de certa forma atuaram como Personal Trainers nas telas. Também discute a relação da indústria cultural na produção dos filmes e sua contribuição para a construção da identidade cultural física nos EUA. As argumentações presentes neste trabalho baseiam-se na Teoria Critica da Escola de Frankfurt, nos Estudos Culturais Britânicos e no modelo de codificação e decodificação de Stuart Hall. Metodologicamente utilizamos revisão bibliografica e técnicas de análise filmica para comprovar a existência de discursos fisiculturistas nos filmes analisados.
- DissertaçãoComunicação e infância: um estudo de caso sobre a produção cultural na educação infantil(2013) Müzel, Andrei AlbertoEsta pesquisa teve como finalidade analisar a relação da Comunicação na Infância, pensada a partir da produção cultural das crianças de Educação Infantil. A pesquisa foi organizada em duas partes, na primeira considerou-se um campo teórico e na segunda a opção de uma pesquisa empírica, de amostragem. A Comunicação na infância foi abordada a partir de conceitos estabelecidos para Comunicação, Cultura e Infância, como formação de um campo de delimitação, e ao mesmo tempo um campo sustentador. A infância abordada neste estudo refere-se à Educação Infantil como campo de organização social e de relações entre as crianças e adultos, com reflexões sobre a reconstrução das culturas infantis que compõem assim uma infância institucionalizada cuidou de analisar os tempos e espaços que são garantidos às crianças na ação de suas brincadeiras. Sobre a produção cultural e as crianças, observamos as dimensões sobre as culturas produzidas “pelas as crianças e para as crianças”. As culturas infantis também são observadas com relação ao desenvolvimento tecnológico, fazendo investigação com as mídias, suas influências e contribuições para as culturas infantis e consequentemente para a construção da identidade da criança. A pesquisa empírica teve como campo uma instituição de Educação Infantil com grupos de crianças de 3 e 4 anos. Analisou-se 22 encontros das crianças em situações de suas brincadeiras, atividades planejadas e ainda nas suas aulas de capoeira. Consideramos as crianças como produtoras de cultura, além de conceitos. A criança é um sujeito autônomo, produtor de cultura, e de linguagem. Educar é um processo de troca de cultura, troca de linguagens, em que os seres envolvidos criam vínculos e se transformam. Observamos a infância por meio de um viés comunicacional, relacionado à Educação Infantil, trata-se de priorizar este intercâmbio e de transformá-lo, valorizando a cultura como fruto da relação comunicacional.
- DissertaçãoJornalismo literário: mais uma forma de narrar fatos e alternativa para a mídia impressa(2012) Lara, Maria Beatriz SalvettiO objetivo da minha pesquisa é levantar a questões de convergência entre Jornalismo Literário e Literatura. A presente pesquisa pretende mostrar as relações entre jornalismo e a literatura, uma situação que se desenvolveu a partir do New Journalism, corrente desenvolvida a partir da insatisfação de alguns jornalistas americanos, diante da forma padronizada dos textos jornalísticos. A minha pesquisa, dividida em três capítulos, relata o trato do Jornalismo Literário com a mídia impressa, por meio de análise de publicações e autores que tenham abordado tal assunto, traçando uma linha de raciocínio que permita uma discussão sobre a influência do Jornalismo Literário nos textos jornalísticos. Esse parece ser um cenário em que mais uma vez jornalismo e literatura acertam seus passos. E as convergências se renovam. O objetivo final é lançar novas luzes sobre esse gênero do jornalismo literário que inspira um talento de raciocínio e a observação dos fatos com técnicas narrativas que ampliam os horizontes do público da mídia impressa.
- DissertaçãoMerchandising social: a caixa de pandora da telenovela brasileira(2009) Clemente, Andréa Sant’AnnaA proposta desta pesquisa foi estudar o merchandising social existente nas telenovelas brasileiras, analisando-o como uma estratégia de comunicação social. Para tanto, foi necessário, primeiramente, conhecer um pouco da história da televisão brasileira. Depois disso tornou-se imprescindível estudar o „discurso‟ da telenovela, e os possíveis efeitos que ela tem no comportamento do telespectador. Desse modo, sinalizando-a como um dos produtos mais importantes de um meio poderoso de comunicação de massa: a televisão. E como retratamos a telenovela como um produto, faz-se necessário elucidar os termos publicitários como marketing, merchandising, merchandising social e explicar a criação do conceito merchandising antissocial (designação dada às cenas que são apresentadas de forma leviana, que promovem maus exemplos, que banalizam as ações politicamente corretas e incentivam as falhas de caráter); termos que se apresentam confusos e polêmicos mesmo para quem trabalha nesta área; talvez por falta de esclarecimento ou por se tratar de uma área relativamente nova. O próximo passo foi debater até que ponto essa inserção social publicitária é tratada como um „consumo do bem‟, já que são inseridas em cenas que se tornam, na maioria das vezes, educativas; ou „um bem de consumo‟, pois a empresa ganha, e muito, na questão de revitalização da imagem, branding; e na vantagem competitiva de maior valor hoje no mercado: a responsabilidade social corporativa. Assim, estudaram-se os conceitos, o conteúdo das cenas com merchandising social e antissocial, o modo como elas são inseridas em cada capítulo e como, a partir daí, elas podem ser interpretadas pelos telespectadores, produzindo, enfim, seus efeitos sociais.
- DissertaçãoO professor, o aluno e as tecnologias da comunicação na sala de aula: oportunidades e ilusões(2011) Feital, Maria Teresa Tabarassi da SilveiraEste estudo procura investigar a importância da existência e da permanência das salas de aula, ainda fundamentais na formação profissional, ética e criativa de estudantes universitários de cursos de formação tecnológica, em um momento que o ensino a distância aparece como uma descoberta revolucionária no aprendizado e “construção do conhecimento” no Brasil. A cada avanço tecnológico (rádio, televisão e Internet) a sociedade atribui aos novos processos comunicacionais uma expectativa educacional gerando questões delicadas na área de interface. É importante o uso das tecnologias atuais na sala de aula para favorecer o aprendizado, mas é preciso saber usá-las e entendê-las. Elas são meios de aprendizado e não o aprendizado, por isso a sala de aula continua sendo um ambiente importante que pode fortalecer e marcar as relações interpessoais no segmento analisado. O real impacto das tecnologias atuais no processo de aprendizagem e na relação entre professores e alunos ainda precisará ser melhor avaliado devendo-se compreender que essas tecnologias, assim como as anteriores, têm limitações. Acredita-se que cabe aos educadores desenvolver práticas pedagógicas que tenham como foco o aluno e suas expectativas, as relações humanas e a integração cultural e não a tecnologia e seus potenciais, mesmo por que a tecnologia disponível hoje deverá tornar-se superada em apenas alguns anos. As observações deste trabalho foram realizadas em uma faculdade, durante o desenvolvimento da disciplina de Comunicação Empresarial, que tinha como objetivo melhorar a comunicação oral e escrita dos alunos dos cursos de Gestão da Qualidade e Processos Gerenciais Palavras-chave: comunicação, educação, ensino superior, relações humanas, processos comunicativos.
- DissertaçãoOs signos pictóricos das cartas de tarô como veículos narrativos(2013) Martinelli, Cristina Gonçalves SkrebysQuando estudamos o oráculo denominado Tarô, percebemos que as cartas que compõem este jogo possuem um texto visual criptografado composto de símbolos, mitos e arquétipos, sendo que cada carta possui um conteúdo particular, e buscar este conteúdo é buscar o atributo oculto da criatividade artística que lhe é inerente, visto neste contexto como linguagem visual. Os objetivos com esta pesquisa estão definidos pela aplicação do método de investigação para a percepção visual dos elementos iconográficos do Tarô, alicerçado na relação entre a cultura, a comunicação, a psicologia e a arte, de forma a verificar a adequação na intercomunicação dos simbolismos arquétipos como mediação para leitura visual. Nosso questionamento principal é de como se dá o processo comunicacional das cartas de Tarô como veículo narrativo.
- DissertaçãoViolência contra a mulher, políticas públicas e telenovela: intersecções possíveis : o caso Fina Estampa(2013) Silva, Regina Cardoso daA violência contra a mulher constitui-se em um grave problema social. Para que seja mais bem entendida, deve ser vista sob a perspectiva de gênero, que elucida uma forma de opressão e crueldade estruturalmente construída nas relações entre homens e mulheres ao longo da história, na grande maioria dos países, reproduzida no cotidiano e subjetivamente assumida nas diferentes classes sociais, raças, etnias e faixas etárias (MINAYO, 2006, p.93). O presente estudo, no campo da Comunicação e Cultura, tem por objetivo contextualizar a violência contra a mulher, hoje entendida como um problema de saúde pública, bem como conhecer de que forma os produtos culturais, e nesse caso em especial, a telenovela, tem se colocado em relação a este fenômeno. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, de abordagem qualitativa, que tem por referência teórica primordialmente os Estudos Culturais, pesquisa em documentos oficiais da Secretaria de Políticas Públicas para as mulheres e de Organizações não Governamentais, estudos desenvolvidos por pesquisadoras feministas e marcos referenciais nacionais e internacionais relativos à violência contra a mulher. A partir desse referencial, abordou-se a telenovela Fina Estampa da Rede Globo de Televisão, observando-se as representações feitas da violência contra a mulher, de suas circunstâncias e consequências, bem como a interação entre os produtores culturais envolvidos nessa obra e os agentes do Estado, promotores de políticas públicas de enfrentamento a essa forma de violência.