Comunicação e Cultura
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Comunicação e Cultura por Orientador "Silva, Jorge Anthonio e"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA criação de sistema comunicativo diferenciado para minorias em instituição bancária(2008) Medeiros, Marcelo Sewaibryke deA forma com que os maiores bancos de varejo no Brasil se relacionam com alguns segmentos e nichos de mercado, como o constituído pelos homossexuais, chama a atenção em função de haver a possibilidade de se estar alterando a relação de distanciamento até então estabelecida. Situações como a constante preocupação dos bancos com a preservação de suas marcas e da manutenção do status quo, para assegurar o bom relacionamento com seus clientes e acionistas, dificulta sua aproximação com segmentos que se configuram em importantes fontes de novos negócios e lucros. Ao mesmo tempo em que se vê o contínuo crescimento do mercado formado pelos homossexuais, apontados por diversas fontes de pesquisas não oficiais e, inclusive pela mídia, percebem-se alguns movimentos isolados por parte de sólidas e tradicionais instituições bancárias, que buscam aproximar-se do mercado gay para melhor entendê-lo e explorá-lo. Procurou-se responder a todas as questões levantadas pela presente pesquisa por meio da utilização do método de pesquisa empírica, com estudo exploratório de casos múltiplos, utilizando-se a abordagem de segmentação de mercado por meio do modelo psicográfico. Então, a partir dos dados levantados, pergunta-se: seria possível o apontamento de um erro de posicionamento estratégico por parte dos bancos de varejo brasileiro? Entre as propostas desta pesquisa, inclui-se a confirmação da existência, ou não, de um cisma no atual paradigma desse relacionamento. Entender se ele está em processo de ruptura, auxiliado por ações isoladas que ocorrem em países como os Estados Unidos da América e alguns outros da Europa, poderá levar à propositura de uma nova forma de abordagem desses bancos, objetivando-se uma melhoria significativa na atual forma de relacionamento com o nicho de mercado composto pelos homossexuais. De forma geral, acredita-se que o banco que for mais bem-sucedido nessa missão, conseguirá se fixar como o pioneiro no Brasil e cooptará uma grande parcela desse importante nicho mercadológico
- DissertaçãoMartha Graham: dança, corpo e comunicação(2009) Gonçalves, Maria da Graça GiradiEsta pesquisa tem como objetivo analisar as obras Lamentation e Medea de Martha Graham e os aspectos referentes à estrutura sígnica de sua dança que trazia, na época, novos valores estéticos, por meio do processo semiótico. Pretende, então, identificar em sua dança os traços que permitam vislumbrar a presença do ícone ou signo estético, ancorado nos conceitos da semiótica de Charlers Sanders Peirce. Assim, pôde-se mergulhar nos sistemas sígnicos para testar a hipótese de que a nova estética criada pela artista, que traz, em sua estrutura, o signo icônico, território do estético. Tal hipótese fornece os pressupostos para a análise das obras em questão, as quais refletem os estados emocionais e psicológicos mais profundos dos seres humanos. Perseguindo esse objetivo, empreende-se um trajeto que parte da apresentação de Martha Graham, do desenvolvimento de seu trabalho e do nascimento da dança moderna. Volta-se, também, o olhar para a dança como linguagem híbrida e como processo de semiose e para seu suporte, o corpo, o qual se manifesta como um corpo paradoxal. Finalmente, o bloco dos estudos fecha-se com as análises das referidas obras, que guiadas pelo processo da semiose, buscam aprofundar a compreensão de uma minúscula parte do vasto repertório dessa grande bailarina e coreógrafa. Espera-se, assim, estar contribuindo para um melhor entendimento dos processos comunicacionais artístico-culturais e oferecer a possibilidade de uma melhor fruição das obras citadas. O resultado da busca dessas análises levou a uma constatação: as obras que permitiram esclarecer a intersemiose pretendida foram produzidas pela ação do signo icônico na revelação dos sentidos. Diante da compreensão do processo sígnico que se desenhou nessa empreitada, percebeu-se a revelação das múltiplas facetas do signo.
- DissertaçãoProcessos comunicativos da loucura através da arte: a expressão artística como fala em Arthur Bispo do Rosário(2009) Silva, Ana Cristina daEste trabalho é resultado de uma pesquisa teórica que busca demonstrar a possibilidade comunicativa de uma pessoa desagregada emocionalmente com a utilização de um suporte - a arte. Aponta que a existência dessa comunicação é aqui defendida pelo olhar de várias teorias, sejam elas das Ciências da Comunicação e da Psicologia, entre outras; tentando sempre promover o conhecimento tanto do conteúdo como da intenção dessa comunicação. Essa possibilidade comunicativa, conforme demonstrada neste trabalho, não é apenas uma interpretação teórica e psicológica, mas uma realidade que sempre fala do artista esquizofrênico e do seu mundo. Tomados aqui como objeto de estudo, Arthur Bispo do Rosário e suas obras, são vistos como uma rede comunicativa que aumenta e estreita toda tentativa de estar em contato com o mundo e ser por ele compreendido. Além disso, este trabalho relata também a busca constate desse ser desagregado por uma comunicação que promova uma reconstituição de seu próprio entendimento sobre si mesmo e sobre o meio que o rodeio. Fazer-se compreendido através das suas expressões artísticas é apresentado aqui como, não somente uma possibilidade, mas como uma constante na vivência e produção da pessoa acometida pela esquizofrenia, aqui representada por Bispo do Rosário, mesmo que a condição da doença não se trata de uma única condição da produção de arte.