Navegando por Autor "Santos, Fernando Assis dos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoCidade educadora e escola cidadã na cidade contemporânea(2009) Santos, Fernando Assis dosEnquanto dissertação de mestrado, vinculado a linha de pesquisa “cotidiano escolar”, este trabalho tem como objeto de estudo os programas municipais para a Cidade Educadora e a Escola Cidadã, implantados na cidade de Sorocaba a partir do ano de 2007. Os objetivos visados compreendem o entendimento de um padrão de gestão e planejamento urbano que propõe a educação como tema norteador do desenvolvimento da cidade e a Escola Cidadã como instrumento que objetiva a educação escolar voltada para a formação do cidadão e construção da cidadania. As referências teóricas estão concentradas nos geógrafos Milton Santos e David Harvey, no sociólogo Zygmunt Bauman, no historiador Richard Sennet, na geógrafa e educadora Lana de Souza Cavalcanti e no educador Moacir Gadotti. Os procedimentos efetuados tiveram como base o estudo dos documentos “Carta de Barcelona” e a proposta de assessoria pedagógica do Instituto Paulo Freire, que norteiam a instalação de programas municipais para a Cidade Educadora. Tais documentos revelam a palavra oficial sorocabana para a criação da Cidade Educadora e da Escola Cidadã. Entre outras fontes de pesquisa destacam os boletins, panfletos e folhetos da Cidade Educadora e da Escola Cidadã, os sites editados pelo Instituto Paulo Freire e pela Prefeitura Municipal de Sorocaba. Estas fontes apresentam, por exemplo, programas executados por ONG‟s como o Sabe Tudo – centros de inclusão digital - e os projetos “Leitura do Mundo” e “Festa da Escola Cidadã” – encontros da comunidade escolar na escola. Os resultados finais indicam que, apesar do discurso de cidadania proposto, o programa Cidade Educadora não conduz a um projeto com intencionalidade de transformação das condições de desigualdades que configuram a cidade, como da mesma forma a Escola Cidadã, tal qual se apresenta no discurso ainda é uma bandeira, estando no momento, vazia de seu conteúdo histórico e de uma proposta de transformação.
- TeseUm ‘olhar periférico’ sobre práticas de ensino de geografia e outras geografias de ensino(2020) Santos, Fernando Assis dosEsta tese objetiva contribuir para a valoração de espaços de produção científica, que comportem outras linhas de pensamento. Apresenta uma escrita que deseja ouvir as vozes ocultas que ecoam por entre espaços subterrâneos, marginais, periféricos. Nesta tese estou a defender práticas pedagógicas libertárias, inevitavelmente arrisco-me na criação de espaços onde as diferençasse apresentam em situações de conflito e sociação. Escrevo pelos direitos a tudo aquilo que foi tirado de mim e de meus ancestrais enquanto trabalhadores, enquanto nativos da terra ou escravos da fazenda. Crio espaços de diálogos provocativos, de convivência que acolhem a divergência de ideias, posicionamentos, pensamentos distintos entrecruzados em zonas de criatividade, inventividade e experimentação pelas diferenças. Esta pesquisa tem origem no estudo sobre situações de conflito no cotidiano escolar, intentando defender que os conflitos ocorridos no espaço escolar e em seu cotidiano de diálogos provocativos, de convivência acontecem com a divergência de ideias, posicionamentos, pensamentos distintos que se entrecruzam em zonas de criatividade, inventividade e experimentação pelas diferenças. O conceito de olhar periférico que proponho, prevê a tomada de um posicionamento político em contraposição ao olhar racional e comporta a ideia do pensar criticamente a realidade, geograficamente materializada e sentida no espaço vivido. Especialmente nas periferias e com as pessoas que habitam os espaços periféricos.