Navegando por Assunto "Análise do discurso narrativo"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoNarrativas e jornalismo: um estudo sobre as práticas jornalisticas da TV Votorantim (TVV)(2017) Domingues, Erica AparecidaEsta pesquisa tem como tema o jornalismo, sob a perspectiva das narrativas midiáticas. Como corpus, avalia-se uma seleção de matérias veiculadas pela TVV (TV Votorantim), canal a cabo da cidade de Votorantim/SP. Parte-se do referencial teórico e metodológico das narrativas (BENJAMIN, SILVA, MARTINEZ), da comunicação comunitária (PERUZZO) e do jornalismo público (MORAES, LIMA e MOTA, IRIARTE), entre outros autores. O objetivo geral do trabalho é discutir como se caracterizam as narrativas jornalísticas veiculadas pela TVV. Como objetivo específico, procura-se identificar elementos que indiciam a prática de um jornalismo comunitário, público e local. Adota-se como percurso metodológico a revisão de literatura, buscando-se uma revisão dos conceitos de TV comunitária, jornalismo público e local. É utilizada, ainda, a análise de narrativas. A conclusão deste trabalho é a de que a TVV se utiliza de narrativas jornalísticas que combinam elementos comunitários, públicos e locais, ao atender as demandas da população naquilo que afeta diretamente seu cotidiano, inserindo a comunidade como participante direta de seus processos de comunicação.
- DissertaçãoO nome ainda é Enéas: estudo das representações midiáticas e imagens arquetípicas nos comentários do canal Enéas TV(2019) Mascarenhas, Fábio HenriqueEste estudo, que se inscreve na interface Comunicação/Política, tem como objeto a produção de sentidos de comentários dos usuários do canal Enéas TV, no Youtube. O objetivo é o de verificar representações midiáticas e imagens arquetípicas inscritas nestas mensagens. O corpus de análise consiste nos comentários dos cinco vídeos de maior audiência. Para isso foi feita revisão de literatura e revisão do histórico político de Enéas Ferreira Carneiro (1938/2007). As bases teóricas que sustentam esta investigação se valem, do lado da Comunicação, de Burgess (2009), Lima (2009), Martinez (2016, 2008), Vilas-Boas (2003); pela Política, de Caldeira Neto (2016) e Kelly (2013). No tocante ao Marketing político, Yanaze (2007), Haswani (2006 e 2011), Torquato, (2014) nos amparam; enquanto Gillette; Moore (1993) e Jung (2014) nos alicerçam na seara da Psicologia junguiana. A abordagem metodológica apoia-se em Bardin (2016), na análise de conteúdo. Os resultados apontam que, em 32,94% as mensagens associam Enéas ao presidente que o país não teve; seguido de 27,05% o associando como um gênio e, por fim, 14,70% o identifica como precursor do então candidato e então presente Jair Messias Bolsonaro (PSL). Esses três primeiros índices representam quase 75% de todo o material coletado e sinalizam que, após mais de uma década de sua morte, Enéas é reconhecido com os arquétipos masculinos de Mago e Guerreiro, de acordo com a proposta de Moore e Gillette (1993).
- DissertaçãoProcessos comunicacionais nos jogos narrativos: a relação entre o roleplay e as histórias de vida dos players(2016) Iuama, Tadeu RodriguesEssa pesquisa objetiva responder questões acerca da possibilidade de um processo comunicacional nos jogos narrativos, aqui compreendidos como o conjunto composto por RPG (Role Playing Games) e larp (live action role play). A intenção, com isso, é interpretar uma possível relação entre o roleplay observado nesses jogos com as histórias de vida dos participantes. Para tanto, é composto por um uma revisão de literatura, que visa compreender os três elementos componentes do objeto estudado, aqui denominados imaginário, narrativo e vincular. Alguns dos principais referenciais teóricos vistos nesse levantamento são Joseph Campbell, Mircea Eliade, Carl Gustav Jung, Jorge Miklos, Malena Contrera e Vilém Flusser. Complementa-se com a observação participante de uma sessão de jogo e com a condução de entrevistas com os participantes do jogo a partir de metodologia proposta por Monica Martinez. A partir desse percurso, considera que, a partir da interpretação da relação vista entre personagens e players no estudo empírico conduzido, os jogos narrativos constituem um processo comunicacional, uma vez que a narrativa tecida nesse objeto concilia a imaginação e a socialização dos participantes.