Navegando por Assunto "Avaliação institucional"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoAvaliação dos professores pelos alunos na universidade(2004) Silva, Ilze Mari Dell"Erba daO tema do presente trabalho foi a avaliação institucional da Universidade de Sorocaba, uma universidade comunitária, tendo como foco privilegiado a avaliação dos professores feita pelos alunos, indagando quais elementos da atuação dos professores são passíveis de avaliação e a partir de quais pressupostos ela é realizada. O objetivo principal foi investigar e discutir os critérios e as finalidades dessa avaliação e, em especial, que professor e que educação se quer avaliar. Nesse sentido, buscou-se verificar quais eram os instrumentos utilizados no processo da avaliação institucional, qual a participação dos professores e de que modo, a instituição tem utilizado seus resultados. Como ponto de partida realizou-se uma investigação teórica a respeito do tema avaliação institucional das universidades, passando por sua contextualização histórico-social. Considerou-se a avaliação como um campo de conhecimento complexo e pluri-referencial, com enfoques diversos e, em alguns momentos, conflitantes, denotando posições éticas e políticas distintas. A pesquisa de campo foi realizada em duas etapas. Inicialmente, através de análise documental e de entrevistas, foram coletados dados junto à instituição e aos representantes dos órgãos administrativos da universidade, buscando-se compreender a sistemática da avaliação institucional da universidade. A seguir, com a aplicação de questionário aos professores procurou-se conhecer a opinião dos mesmos a respeito do processo da avaliação institucional com destaque à avaliação do desempenho profissional docente. A análise dos dados sugere que a finalidade e a utilização dos resultados da avaliação institucional são os grandes questionamentos a serem realizados para o processo avaliativo resultar em aperfeiçoamento da universidade, implicando participação e diálogo de toda a comunidade acadêmica, em especial, como afirmação de sua identidade comunitária.
- DissertaçãoAvaliação institucional de docentes de uma IES privada: emancipação ou controle da eficiência?(2006) Scorsoline, Ailton BuenoA presente dissertação de mestrado analisa os procedimentos, resultados e efeitos da Avaliação Institucional de docentes realizada por uma Faculdade de Direito do interior paulista como processo democrático de interpretação e conhecimento necessários à construção da autonomia e cidadania. A pesquisa toma como fonte todos os documentos relacionados à autoavaliação realizada pela Faculdade de Direito nos anos de 2002, 2003 e 2004: formulários de questionários; relatórios de resultados; planilhas de apuração de resultados dos docentes; e gráficos estatísticos. Também tivemos acesso ao Regimento Interno da Faculdade; Ata de Constituição e contrato Social da Mantenedora; Ata de Reunião Pedagógica; Ata de Reunião da Diretoria. Este estudo relaciona a expansão da educação privada, a partir da Reforma Universitária de 1968, e as políticas educacionais implementadas nas décadas de 1970 e 1980, sob a égide dos organismos financeiros mundiais, com as Políticas de Avaliação da Educação Superior da década de 1990, em que o Estado utiliza de instrumentos como os Exames Nacionais (Provão) para regular a qualidade da educação superior junto ao mercado. A Faculdade de Direito objeto deste estudo, caracterizada como instituição privada, voluntariamente inicia um processo de (Auto) Avaliação Institucional inspirada no PAIUB – Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras, entretanto focaliza o processo no controle da atividade docente, segundo valoração de ações que conduzem à mensuração da qualidade da educação superior e critérios de quantificação da eficiência. A pesquisa demonstra que as Avaliações Institucionais pesquisadas são concebidas segundo o olhar da administração financeira da Faculdade, a qual se utiliza desse processo para medir os resultados alcançados, objetivando a adequação dos professores às estruturas e valores por ela privilegiados, segundo a lógica do capital: competitividade; lucratividade; benefício individual; racionalização em função da gestão eficiente. A autonomia docente necessária ao desenvolvimento da atividade educativa é cerceada por padrões de qualidade impostos segundo uma lógica neoliberal, a qual visa suprir o mercado profissional emergente, e pela necessidade da instituição educativa em sobreviver diante da concorrência do negócio educacional. A ausência de autonomia na atividade docente conduz à proletarização do trabalho do professor, transformando-o num mero executor de políticas públicas. Defendemos em nossa pesquisa que a avaliação deve revestir-se de um caráter regulador, porém é instrumento indispensável para melhorar o cumprimento da responsabilidade social da educação superior, promovendo o avanço do conhecimento, a formação cidadã para o fortalecimento de uma sociedade democrática.
- DissertaçãoGlobalização, educação superior e avaliação(2007) Santos, Fábio de PaulaEste trabalho vincula-se à linha de pesquisa “Instituição Escolar: história, políticas e práticas” do Programa de Mestrado da Universidade de Sorocaba e tem como objetivo discutir o papel e tendências da avaliação institucional nas instituições de nível superior da América Latina. Para tanto, procuramos mostrar a gênese e interdependência dos atores que estudamos: a globalização, a Educação Superior e a avaliação. Procuramos ilustrar estes atores e suas interações com exemplos de instituições do Brasil, América Latina e Europa. Este trabalho também procura apontar as principais tendências da avaliação e da Educação Superior na América Latina baseada na experiência européia a partir da Declaração de Bolonha.