Navegando por Assunto "Ciberespaço"
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- DissertaçãoCibercultura e educação escolar: um estudo de blogs e de tecnologias do eu(2005) Spinosa, Patrícia NogueiraA ligação e o entrelaçamento de computadores situados em lugares geograficamente distantes, através de redes telemáticas, permitiram a manipulação de dados a troca rápida de informações entre as máquinas e seus usuários. Neste contexto, foi se delineando um novo ambiente de convivências denominado ciberespaço, sendo que é dentro desse espaço incorpóreo que surge cibercultura, pensada nesta dissertação, no primeiro capítulo, com Santaella, Lemos, Kerckove Trivinho. Nesse caminho, verificar como sujeitos da era digital, no caso alunos do Ensino Médio do Colégio Apollo/Sorocaba, sujeitos considerados, especialmente pelos professores, como multiplicados, disseminados e descentrados, continuamente interpelados como identidades instáveis, realizam uma prática inclusa na comunicação via redes, através de blogs, constituindo-se assim moralmente e para tanto se utilizando das tecnologias do eu. O segundo capítulo, entende o blog como um diário íntimo escrito dentro de um meio de comunicação - a internet, mas voltado para um público, trabalha com comunidades blogueiras escritas do segredo. O terceiro capítulo, apanha com Foucault e Larrosa, as tecnologias do eu colocadas como um conjunto de operações narrativas, vivenciadas e constituídas na experiência social dos sujeitos pesquisados, tecnologias que operam como racionalidades pedagógicas deslocadas da escola para o espaço doméstico. A conclusão é alcançada na afirmação que vigiar e punir e no governamento escolar, vigiar-se e punir-se no governamento social, são constructs incluídos no regime de práticas comprometidas com o poder no ciberespaço, na cibercultura e cotidiano do ambiente escolar contemporâneo.
- DissertaçãoComunicação e violência: uma jornada pela linguagem audiovisual do Anonymous(2017) Souza, Antonio José deA violência que adentra a seara da Comunicação é tema desse estudo que contempla a ação de grupos/tribos ciberativistas/hacktivista, cuja meta consiste em bloquear/romper o funcionamento normal do poder político e econômico em nome de um ideal. A tribo escolhida para exame é o Anonymous, representada num corpus de sua versão brasileira - @AnonBRNews - que abriga duas representações materializadas em vídeos postados no Youtube #OpOlympicHackingCup e # OBoicoteaCopa. A indagação que impulsiona esta pesquisa é: “Como a violência é ressignificada pelo Anonymous no ambiente midiático favorecido pela internet? O objetivo geral da pesquisa é compreender o modo como a violência se configura nos vídeos dos Anonymous do Brasil e que sentidos produzem, enquanto os objetivos específicos são: a) explicitar a relação entre comunicação e violência; b) apresentar uma tipologia da violência a partir de Žižek, problematizando-a; c) abordar a influência da cultura midiática na constituição de grupos sociais; d) analisar o potencial de sentidos advindos das mensagens – texto e imagem – dos vídeos do Anonymous. Diante disso, a metodologia parte da Documentação Indireta, com levantamento bibliográfico pertinente ao tema. Para um estudo sobre a violência, o trabalho de Slavoj Žižek e Walter Benjamin são o ponto de partida. Para compor esse quadro teórico, os conceitos de Michel Maffesoli vão ajudar a compreender como a violência pode vir a servir como cimento social que unifica a tribo em questão. Para avançar nas questões da organização de grupos na internet, busca-se sustentação nas ideias de Lévy e Jenkins. Para abordar a questão da violência na comunicação humana e midiática, os trabalhos de Rocha e Marcondes Filho são requisitados, finalmente, para analisar as mensagens de texto/imagem nos vídeos do Anonymous, a metodologia ampara-se na semiótica peirceana e na noção do signo ideológico de Bakhtin. Entre os resultados, destaca-se a violência do exercício do poder político e econômico, invisível e normatizada, Tal procedimento visa justamente ressignificar essa modalidade de violência e usá-la como argumentação que visa a uma tomada de posição por parte do receptor das mensagens, que, no caso, seria, manifestar-se contra a realização da Copa do Mundo de Futebol e das Olímpiadas no Brasil. A relevância desta pesquisa reside na importância da importância do debate sobre a relação entre comunicação e violência, que se dá na pesquisa a partir do tensionamento de conceitos e ideias e cujo objeto de estudos é característico – até sintomático – da época em que vivemos.
- DissertaçãoFormação humanista e conceitos de Pierre Lévy: uma busca por novos sentidos para a educação(2022) Nogueira, Maria Julia MendesO tema desta pesquisa está na interface entre as interações cognitivas, informacionais, sociais e a formação do ser humano, tendo sido gestado durante a participação no Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação - GPESTI, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba - UNISO. Os estudos de Pierre Lévy foram escolhidos para atender o objeto desta investigação e focam em três conceitos: inteligência coletiva, cibercultura e ciberespaço. A problemática tem como decorrência as seguintes questões: no que consiste na formação humanista? De que forma o estudante pode ser estimulado a atuações éticas e colaborativas no contexto das interações tecnológicas? E como os três conceitos de Lévy anteriormente mencionados podem contribuir para a qualidade dessas interações? A pergunta maior que norteou a pesquisa foi: Como os conceitos propostos por Lévy contribuem para a formação humanista? O estudo trouxe referenciais teóricos educacionais de autores como Edgar Morin, Martha Nussbaum e Paulo Freire. O objetivo geral foi avaliar ideias e conceitos de Lévy que atendam aos pressupostos descritos como sendo essenciais para uma formação humanista. E, tem como justificativa o pressuposto de que as contribuições de Lévy favoreçam o diálogo construtivo e colaborativo entre professor, estudante e suas interações cognitivas, informacionais e sociais, sendo as tecnologias as aliadas para caracterizar uma formação humanista. A metodologia possui três etapas de pesquisa: 1) a definição do estado da questão, para avaliar a originalidade do tema e algum possível problema de pesquisa; 2) um estudo bibliográfico de caráter qualitativo sobre a obra de Lévy; 3) uma análise por categorização, realizada a partir de sete publicações que discutem os conceitos abordados e que, pressupomos, pautam uma formação humanista. Dentre os resultados, destacam-se, primeiramente, a adaptação dos dispositivos tecnológicos ao espaço de aprendizado, aberto e à distância, a fim de favorecer experiências personalizadas e cooperativas em rede. E, ainda, o desenvolvimento de relações com o conhecimento, cujo suporte é o ciberespaço – região em que as comunidades descobrem e constroem seus próprios objetos e onde se reconhecem como coletivos inteligentes e se desenvolve a percepção de que aquele que ensina deve estimular a inteligência coletiva, em vez de ser um mero transmissor de conhecimentos.
- DissertaçãoOs mapas do ciberespaço no contexto dos professores de geografia(2006) Silva, César Eugenio Gomes daEste é um trabalho de pesquisa qualitativa. Quer saber como professores de geografia, estabelecidos em escolas públicas estaduais/SP, que possuem Internet – Banda Larga usam-na em suas aulas para a questão do mapa, com vistas a responder como a categoria Ciberespaço é trabalhada sob o efeito da tecnologia da informação. Os objetivos enfatizam a verificação do conhecimento pelos professores dos mapas do Ciberespaço que representam as transformações da sociedade informacional na busca de distinguir entre tipos de leitores navegadores através da solicitação de trabalhos pedagógicos para os alunos. O referencial teórico apoia-se em Milton Santos, Manuel Castells, Pierre Levy e Lúcia Santaella para os seguintes procedimentos adotados: entendimento do mundo numa nova dinâmica espacial; do Ciberespaço; dos tipos de leitores que navegam pelas infovias e dos cibermapas; descrição do NRTE – Núcleo Regional de Tecnologia Educacional – Sorocaba/SP e dos seus projetos; busca de relatos de professores para o uso da Sala de Informática em escolas indicadas pela ATP. Os resultados finais mostram que os professores, mesmo vivendo sob o efeito das tecnologias da informação, desconhecem a existência de mapas no Ciberespaço; revelam que relutam em adentrar mais além das experiências fornecidas pelo NRTE, sendo a Sala de Informática, para eles, um elemento opaco e, ao mesmo tempo, tão óbvio. Em conclusão pode-se afirmar que a escola caminha em Slow Motion com relação à velocidade das mudanças socioculturais atuais.