Os mapas do ciberespaço no contexto dos professores de geografia
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Resumo / Abstract
Este é um trabalho de pesquisa qualitativa. Quer saber como professores de geografia, estabelecidos em escolas públicas estaduais/SP, que possuem Internet – Banda Larga usam-na em suas aulas para a questão do mapa, com vistas a responder como a categoria Ciberespaço é trabalhada sob o efeito da tecnologia da informação. Os objetivos enfatizam a verificação do conhecimento pelos professores dos mapas do Ciberespaço que representam as transformações da sociedade informacional na busca de distinguir entre tipos de leitores navegadores através da solicitação de trabalhos pedagógicos para os alunos. O referencial teórico apoia-se em Milton Santos, Manuel Castells, Pierre Levy e Lúcia Santaella para os seguintes procedimentos adotados: entendimento do mundo numa nova dinâmica espacial; do Ciberespaço; dos tipos de leitores que navegam pelas infovias e dos cibermapas; descrição do NRTE – Núcleo Regional de Tecnologia Educacional – Sorocaba/SP e dos seus projetos; busca de relatos de professores para o uso da Sala de Informática em escolas indicadas pela ATP. Os resultados finais mostram que os professores, mesmo vivendo sob o efeito das tecnologias da informação, desconhecem a existência de mapas no Ciberespaço; revelam que relutam em adentrar mais além das experiências fornecidas pelo NRTE, sendo a Sala de Informática, para eles, um elemento opaco e, ao mesmo tempo, tão óbvio. Em conclusão pode-se afirmar que a escola caminha em Slow Motion com relação à velocidade das mudanças socioculturais atuais.