Navegando por Assunto "Comunicação visual"
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- DissertaçãoA relação entre palavra e imagem que se descortina no livro didático(2011) Santos, Graziela Soares de ArrudaEsta pesquisa tem como objeto os livros didáticos de Língua Portuguesa, do 5º ano, do Ensino Fundamental, recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ministério da Educação e Cultura. Nosso propósito é investigar como a relação entre palavra e imagem se estabelece nesse suporte, de forma a cumprir a prerrogativa dos Parâmetros Curriculares Nacionais na formação de leitores de múltiplas linguagens e verificar se é explorado, nestes livros, o potencial comunicativo que essa relação pode permitir. Nesse sentido, valemo-nos das reflexões teóricas sobre Comunicação e Imagem, com um breve histórico e reflexões sobre o espaço que a imagem ocupa no pensamento comunicacional, amparados por Gombrich, Durand e Miège. A relação semântica entre palavra e imagem fundamenta-se em Nöth. Ancorados ainda pela classificação das matrizes de linguagem visual e verbal de Santaella, por sua vez alicerçadas nas ideias de Charles Sanders Peirce, empreendemos as análises da relação entre palavra e imagem nos livros didáticos, buscando verificar qual dessas relações predomina: se redundância, dominância do texto ou da imagem, complementaridade ou se discrepância. Refletir sobre a relação palavra/imagem constitui a relevância desse trabalho que, por sua vez, pode despertar a atenção de profissionais da área da comunicação e da educação para o potencial comunicativo das representações visuais que se firmam com a presença da palavra.
- DissertaçãoAlcances e limites comunicativos e cognitivos do infográfico: estudo com o jornal Folha de S.Paulo(2019) Haddad, Aparecida MatildeEsta pesquisa tem como tema o infográfico na mídia impressa e é guiada pela questão: qual é o potencial comunicativo/cognitivo do infográfico? Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa é contribuir para a compreensão do potencial comunicativo e cognitivo dessa modalidade de representação visual e os objetivos específicos são os seguintes: identificar as características do infográfico no contexto do jornalismo visual; explorar as classificações de infográficos presentes na literatura específica; classificar os infográficos selecionados de acordo com as taxonomias estudadas; classificar o infográfico enquanto signo, na perspectiva peirceana; explicitar os alcances e limites do infográfico, em relação aos aspectos comunicativos e cognitivos; bem como propor uma nova taxonomia, a partir da classificação dos signos de Peirce. As estratégias metodológicas envolvem a coleta e categorização de infográficos, do ano de 2017, do jornal impresso Folha de S.Paulo e análise de uma amostra desses infográficos, aplicando estratégias de análise advindas da semiótica peirceana. A fundamentação teórica envolve também aspectos do jornalismo visual e de infográfico. Entre os resultados, destacamos que os infográficos exibidos pela Folha de S.Paulo, no ano de 2017, em sua maior parte, têm alto poder comunicativo e cognitivo, ou seja, são infográficos de terceiro nível, de acordo com a nova taxonomia proposta. Nela, o infográfico de primeiro nível é o que requer uma analogia vinculada à aparência externa do objeto. O infográfico de segundo nível prioriza relações entre partes internas do objeto contribuindo para a sua presentificação e o de terceiro nível faz o objeto emergir mediante a decodificação de regras, normas, convenções estabelecidas por um cultura ou por uma linguagem, em meio à compreensão de conceitos. Esta pesquisa é importante para a comunicação porque estuda uma modalidade de representação visual, com potencial para compor novos formatos para produtos midiáticos que propiciam à cognição. Sendo assim, é pertinente à linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos, da área de concentração Mídias.
- DissertaçãoComunicação e imagem: as multifaces de Madonna enquanto manifestação do contemporâneo(2011) Antunes, Elton CaramanteEsta dissertação tem como objeto as imagens produzidas pela popstar Madonna. A artista pode ser considerada uma imagem em processo contínuo de construção, altamente ambígua, polissêmica, volátil, efêmera, transitória e em sintonia com os valores contemporâneos, sobretudo no que diz respeito às metamorfoses da sua aparência e às características que reforçam o ideário do sujeito pós-moderno. Nosso propósito é investigar quais valores da contemporaneidade contribuem para a construção da imagem do fenômeno midiático Madonna. Nesse sentido, valemo-nos das reflexões teóricas sobre a sociologia e os conceitos de comunicação e cultura para contextualizar o impacto dessas imagens. A vitalidade do palpável que Madonna reflete na aparência, nos jogos do corpo, na ambiguidade e na intertextualidade de sua expressão como artista, evoca sinais de uma sociedade como a preconizada por Michel Maffesoli, mesclada por contornos arcaicos e novos, delineados por valores latentes que anunciam as relações que envolvem o sujeito contemporâneo, dentre elas o tribalismo, a magia e a ecologia. A partir de análises das imagens de Madonna, buscamos verificar a presença desses valores que tecem a condição pós-moderna. Lançamos mão do instrumental semiótico peirciano para tentar resgatar o potencial significativo das imagens selecionadas. A abordagem percorrerá o caminho por três olhares que balizam essa análise: o contemplativo, que captura qualidades; o observacional, que apreende aspectos existenciais e o generalizante, que abarca o simbólico.
- DissertaçãoConstrução dos sentidos no universo das marcas: Hello Kitty em foco(2013) Martins, Pedro Luiz Figueira GimenesEsta pesquisa tem como contexto marca e consumo na contemporaneidade, nela consideramos que a marca constrói um contexto significativo em decorrência dos processos comunicativos que engendra por meio dos modos como se expressa, quer seja pela qualidade dos produtos, ou pelos logos, embalagens, slogans ou diálogos com outras marcas e personagens, importa-nos, portanto, nesse universo das marcas no contemporâneo, tratar da marca Hello Kitty. Nosso objetivo geral é compreender o processo comunicativo estabelecido pelas marcas no contexto contemporâneo e os específicos de explicitar aspectos do contexto contemporâneo com ênfase nas relações estabelecidas pelas marcas e pelo consumo; inventariar o percurso da Hello Kitty no universo das marcas; identificar os valores que agrega a outras marcas e explicitar o seu papel no processo comunicativo das marcas, ou seja, delinear o contexto que a interação entre as marcas e Hello Kitty constroem para tais marcas,para tal, valemo-nos de Bauman, Maffesoli, Canclini, Baudrillard e Lipovetsky para tratar de aspectos do contemporâneo e do consumo; Semprini e Aaker e Perez para marcas, bem como análise semiótica de representações visuais da Hello Kitty e da sua imagem em outras marcas, com ênfase na marca MAC. Tratar das marcas e do contexto que elas estabelecem, no caso em diálogo com a Hello Kitty, constitui a relevância dessa pesquisa, uma vez que isso a as insere como objetos de estudo da comunicação num sentido mais amplo, que os aspectos contemplados pelo marketing e pela publicidade.
- DissertaçãoImagens fotojornalísticas: o caso Mércia Nakashima no jornal Folha de São Paulo(2015) Santos, Antonio Ferreira dosO potencial de sentidos engendrados em imagens fotojornalísticas é o objeto de estudo desta pesquisa, que toma como corpus oito imagens referentes ao caso Mércia Nakashima, veiculadas no jornal impresso Folha de S.Paulo, nos meses de maio e junho de 2010, período que corresponde ao desaparecimento da jovem Mércia Nakashima e da localização do seu corpo nas águas de uma represa próxima à cidade de São Paulo, e no mês de março de 2013, período do julgamento do acusado pelo assassinato, o ex-namorado da vítima. Assim, a pesquisa é guiada pela pergunta: Qual o potencial de sentidos das imagens fotojornalísticas presentes na cobertura do caso Mércia Nakashima pelo jornal impresso Folha de S.Paulo e, em que medida, tal potencial pode ser revertido em prol do julgamento do réu pelo público em geral? A partir disto, delineiam-se o objetivo geral de compreender os sentidos gerados por imagens fotojornalísticas e os objetivos específicos de explicitar aspectos do fotográfico, do fotojornalismo e inventariar o potencial de sentidos das imagens selecionadas. Pesquisa bibliográfica e análise de imagens, na perspectiva de Barthes, com foco nos conceitos de studium e punctum, são as estratégias metodológicas adotadas. A relevância da pesquisa para a comunicação visual está na construção de um olhar que permite inventariar os sentidos gerados por imagens fotojornalísticas, considerando-se as pistas dadas no studium.
- DissertaçãoModos de referência na arte e o processo comunicacional: um estudo com releituras de Guernica(2012) Santos, Marta Maria Beraldo dosEssa dissertação tem como propósito refletir sobre a comunicação dentro da Arte, ou seja, pensar os processos comunicacionais estabelecidos em processos de criação na Arte. Nosso objeto de estudo são algumas obras constantes do catálogo da exposição comemorativa dos 100 anos de nascimento de Pablo Picasso - “Pablo, Pablo! - uma interpretação brasileira de Guernica” e nosso intuito é avaliar os modos de referência dessas releituras/traduções de Guernica, buscando explicitar que aspectos são nelas proeminentes: se o traço de semelhança ou analogia com a obra/objeto, se a relação que aponta para existentes contidos na obra original ou se é a convenção ou lei que pesa nesse diálogo. Respectivamente, cada um desses aspectos descritos corresponde à tipologia da tradução intersemiótica proposta por Plaza: a transcriação (icônica), a transposição (indicial) e a transcodificação (simbólica). Interessa-nos, também, a maneira como ocorre o diálogo intertextual entre essas representações visuais e a linguagem-objeto, se ela se estabelece com a manutenção da essência do original ou a subverte. Estando inserido no campo da comunicação, dentro do território das mensagens e seus códigos, este trabalho lida com a representação ou linguagem visual. Daí a inserção da semiótica como metodologia de análise. Para o estudo de Guernica, lançamos mão de Schapiro (2002), Ostrower (1998), Salles (2011) e Plaza (2010). Para o estudo de Guernica como metaimagem autorreferencial, fundamentamo-nos em Nöth (apud ARAUJO, 2006). Valemo-nos de Bakhtin (2006), Barros e Fiorin (1999) no exame da intertextualidade. Para a análise do corpus em busca de delinear seu potencial significativo, nos valemos da semiótica peirciana, na esteira do percurso do olhar preconizado por Santaella (2002). A relevância desse trabalho está na possibilidade de abrir brechas para outras reflexões sobre a interferência da Arte no processo comunicacional e que nosso trabalho possa, de alguma forma, elucidar parte dessa questão e instigar outras investigações.
- DissertaçãoO potencial comunicativo de imagens digitais fotorrealísticas a partir de Baudrillard(2023) Vieira, Fábio LuisO tema da pesquisa é a imagem digital fotorrealística na arquitetura, compreendida na sua condição de representação gráfica para comunicação visual. Considerando a sua utilização, a pergunta que guiou este estudo foi: qual o potencial comunicativo da imagem digital fotorrealística em simular a experiência de habitar enquanto representação de um projeto arquitetônico? A pesquisa teve como objetivo geral avaliar o potencial comunicativo da imagem fotorrealística ao se constituir como um recurso para simular a experiência de habitar em projetos arquitetônicos. Para alcançar o objetivo geral, definiu-se como objetivos específicos: apresentar um cenário da imagem e do fotorrealismo, com os conceitos e aplicações ao longo do tempo; e propor estratégias de análise de imagens arquitetônicas advindas dos conceitos de Baudrillard. Para tanto, a fundamentação teórica apoiou-se em autores que tratam sobre o estudo da imagem, representação gráfica arquitetônica e, em casos mais específicos, a imagem digital fotorrealística. A partir da obra “O sistema dos objetos”, de Baudrillard, elaborou-se um método de análise fundamentado nos conceitos de ambiência, arranjo e funcionalidade, identificando e reorganizando critérios que estabelecem uma categorização para avaliação das imagens digitais fotorrealísticas. Foi selecionada uma amostra composta por seis imagens que constam no livro Yes is More: An Archicomic on Architectural Evolution, do arquiteto Bjarke Ingels. Observou-se nessas imagens critérios ambientais caracterizados por um sistema de objetos que se estrutura como eficiente elemento de comunicação, cujas análises originaram-se da aplicação dos critérios de categorização estruturados neste estudo. A relevância da pesquisa está em propor estratégias de análise e concepção de imagens arquitetônicas valendo-se de critérios advindos dos conceitos de Baudrillard. A teoria do sistema dos objetos proporcionou identificar a estreita relação da representação ambiental arquitetônica com os objetos que compõem e qualificam estes sistemas comunicacionais. Ao evidenciar as relações comunicativas entre o homem e os objetos, a imagem digital fotorrealística, mostrou-se relevante, pois enfatiza por meio da ambiência as características qualitativas do espaço, cujo aspectos auxiliam a simular a experiência de habitar.
- TeseO processo de construção de significados da cor preta via representações visuais no jornal Folha de S. Paulo e em peças publicitárias(2023) Malagó, Graziella AndreiaEsta pesquisa, que tem como tema a construção de significados da cor preta, é guiada pela questão: como se dá o processo de construção de significados da cor preta via representações visuais no jornal e na publicidade? Assim, o objetivo geral é contribuir para a compreensão do processo de construção de significados da cor preta, e os objetivos específicos constituem em explicitar o conceito de midiatização, descrever aspectos do processo de construção social da cor preta, inventariar significados engendrados pelas representações visuais selecionadas e as implicações na identificação do caminhar do processo de construção da identidade cultural de pessoas pretas. Para tanto, a fundamentação teórica envolve conceitos de midiatização, aspectos do processo de construção social da cor preta, enquanto as estratégias de análise de representações visuais, advindas da semiótica peirceana, serão aplicadas para uma amostra de interesse, constituída com representações visuais vindas da Folha de S.Paulo, do ano de 2020, e de peças publicitárias do ano de 2021, coletadas nos portais da ADS of the Word – Creative Advertising Community e do Clube de Criação. Dentre os resultados, destacamos que para as peças publicitárias prevalece o poder de sugestão, que pode gerar efeitos emocionais, sendo, portanto, mais profícuas para colocar em movimento novas ideias, crenças, ações e hábitos, no transcorrer do tempo, ou em semioses futuras relativas à cor preta. Esta pesquisa é relevante por tratar do processo de construção de significados em torno da cor preta tendo as mídias como protagonistas, bem como por fornecer subsídios para que produtores/criadores se sensibilizem quanto à qualidade da composição de seus produtos/criações que envolvam a cor preta.
- DissertaçãoPossibilidades de pensar o tempo via fotográfico: ponto e interstício(2010) Ramos, Matheus MaziniEsta investigação se insere no campo da comunicação visual e lança um olhar para a fotografia com o objetivo de evidenciar as possibilidades de se pensar o tempo com o fotográfico, a partir de idéias que constam de “A Câmara Clara” de Roland Barthes. Nesse percurso, outros objetivos se delineiam, tais como: rever as idéias de Barthes que constam na obra mencionada, notadamente as noções de studium e punctum; refletir sobre a noção de temporalidade; explicitar o fotográfico como objeto semiótico e inventariar aspectos do tempo que vem com a relação tempo/movimento ou com o aspecto discreto/contínuo do tempo, o tempo da consciência ou temporalidade e na relação da semiose com o punctum. Para atingir tais objetivos, valer-se-á de Barthes, Dubois, Sontag, Samain e Entler, para tratar da fotografia; de Comte-Esponville, principalmente, para aspectos da temporalidade e, para ver o fotográfico sob um olhar semiótico, de idéias de Charles Sanders Peirce. Para completar o percurso metodológico, empreender-se-á análise semiótica de fotografias, análise essa que toma três tipos de olhar dirigidos sobre o objeto: o que contempla, o que discrimina e, finalmente, o que generaliza. A relevância desta pesquisa está na tentativa de redimensionar a imagem fotográfica no cenário atual permeado de representações visuais como constituintes das linguagens presentes nos processos comunicacionais.
- DissertaçãoProcessos comunicativos e culturais no cartaz: a poética de Marcos Minini(2011) Salles, Carla Bonfim de MoraesEsta pesquisa tem o propósito de refletir sobre o cartaz enquanto comunicação poética e procura realizar um panorama da história do cartaz e de sua importância nos processos de comunicação visual. Buscou-se o entendimento do cartaz de propaganda como forma de arte e elemento cultural, a sua relação do cartaz com a arte, bem como a compreensão do poético por meio da análise dos cartazes do designer Marcos Minini. A metodologia utilizada para chegarmos neste resultado foi uma pesquisa teórica bibliográfica descritiva; embasada por vários autores, entre os quais os principais são: Abrahan Moles, Philippe Meggs, Rafael Cardoso, Ziraldo, Iuri Lotman, Julio Plaza, Gaston Bachelard, Haroldo de Campos, Roman Jackbson, Edgar Morin, Hanz Belting, Vilém Flusser, Otávio Paz, Umberto Eco, Teixeira Coelho, Max Bense. O estudo destes autores permitiu que encontrássemos a importância da “presença do passado no presente” (AUGE, 1994, p.71), uma polifonia de mensagens, tornando eterno o que parecia ser efêmero.