Navegando por Assunto "Educação - Participação dos pais"
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- DissertaçãoEducação infantil: reflexões sobre a participação dos pais(2005) Martinez, Sandra Lembo FernandesEste estudo apresenta como tema a Educação Infantil, enfocando a participação da família na escola, buscando identificar as formas de interação e apontar as ações pedagógicas que são oferecidas pelas escolas da Educação Infantil no Município de Sorocaba / SP. Para entender a importância de Educação Infantil, foi descrito um breve histórico, assim como características do desenvolvimento da criança, como orientador de planejamento no dia-a-dia da escola. Foram realizadas entrevistas com pais e diretoras de escolas municipais, com objetivo de identificar a participação da família. Utilizou-se também como instrumento de pesquisa para a coleta de informações, a análise documental do Ideário e do Projeto Político Pedagógico das escolas. Os dados dos documentos apontam para um registro de participação via APM (Associação de Pais e Mestres), na gestão e reunião de pais. As entrevistas revelaram essa participação por meio da reunião de pais, onde ocorrem conversas sobre o desenvolvimento acadêmico dos filhos, como o principal modo de participação da família na escola. Embora com um discurso oficial para a participação de pais, em múltiplos momentos na escola, o que se prevalece são as ações relacionadas à reunião de pais ou encontros individuais para falar sobre o desenvolvimento do filho. Um diálogo freqüente com pais criando um ambiente receptivo para o processo de participação democrática ainda parece ser um objetivo a alcançado.
- DissertaçãoEscola de Pais: um desafio para formação de professores(2017) Hoffmann, Verônica MartinsA Escola de Pais, objeto desta pesquisa, inserida na linha de pesquisa em Educação Superior, é aqui pensada na perspectiva da relação família-escola. A Escola de Pais surgiu de dificuldades identificadas em pais e responsáveis, quanto a orientação da conduta de seus filhos, sob o ponto de vista de educar com base em valores sociais, definir limites e garantir que fossem respeitados. Esta pesquisa situa-se na interface entre psicologia e educação, além de tratar de situações advindas de múltiplas questões sociais, culturais, econômicas e políticas. Justifica-se por construir subsídios para formação de professores que atuarão na educação infantil e no ensino fundamental, com atenção àquelas questões. O objetivo geral da pesquisa foi apontar um conhecimento, a partir do trabalho realizado, sobre como professores podem atuar na Escola de Pais. Para tanto, buscou-se identificar as competências, habilidades e atitudes de que os professores precisam para atuar na Escola de Pais, considerando a escuta sensível, a comunicação e a argumentação. O conhecimento apontado nesta pesquisa, observado nas vivências da Escola de Pais, pode fazer parte do conteúdo a ser estudado nos cursos de formação de professores: licenciaturas em geral e, mais especialmente, Pedagogia. O desenho metodológico compreendeu a pesquisa-ação, utilizou-se a pesquisa qualitativa, a técnica de Grupos Operativos, autoscopia, avaliação de programa e coleta de dados. Os resultados e conclusões apontam para as formas de se inserir a discussão sobre Escola de Pais nos cursos de formação de professores. Considera-se que os cursos de formação necessitam atender às demandas por práticas pedagógicas e professores que respondam a uma conjuntura dinâmica e bastante específica, que envolve as novas configurações familiares; as relações de gênero; os modos de viver e de trabalhar; e as relações interpessoais.
- DissertaçãoExperiência paterna e as relações na vida escolar(2009) Miguel, Walquiria Regina RamiresEssa dissertação tem, como tema de investigação, compreender como o pai contemporâneo exerce sua função de cuidador e quais as preocupações que expressa na relação do cotidiano escolar do filho. Parte do pressuposto de que o mundo contemporâneo trouxe mudanças nos papéis de gênero, e que o pai está mais atento ao exercício de uma paternidade compartilhada. Foi organizada em capítulos que abordam as transformações da família e do papel masculino. A partir de um enfoque qualitativo, foi desenvolvida uma pesquisa com dez pais que possuem filhos em idade escolar, matriculados em escolas particulares da cidade de Sorocaba. O procedimento, para coleta dos dados, foi uma entrevista semi-estruturada, realizada individualmente, com questões de identificação dos entrevistados e sobre as relações destes com a escola, com as atividades do filho na escola, sua percepção em ser pai e a referência com um modelo de pai. Os relatos apresentaram preocupação em acompanhar as atividades da escola, a figura da mãe, ainda como referência na comunicação com a escola, a escola sem flexibilidade de horários para a participação mais ativa do pai e um sentimento de carência na relação. Os resultados, de modo geral, identificam indícios de comportamentos em transição, com uma diversidade de características de paternidade, sem modelos rígidos a serem seguidos, buscam por relações mais próximas com seus filhos, dada à necessidade de adaptação a um mundo em constantes mudanças.