Navegando por Assunto "Educação física - Estudo e ensino"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA formação continuada de professores de educação física na Diretoria de Ensino de Sorocaba: um estudo de caso(2008) Murat, Edna AlcantaraEste trabalho tem como objetivo analisar os efeitos causados pelas políticas formação continuada da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP) como proposta de trabalho no contexto escolar, por meio dos programas estabelecidos para os professores que trabalharam com o componente curricular de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental, na Diretoria de Ensino de Sorocaba no período de 2002 a 2005. Num primeiro momento, são desenvolvidos os conceitos teóricos que dão embasamento às propostas de políticas públicas desenvolvidas pelos órgãos governamentais no campo educacional. Em seguida, serão elucidadas questões terminológicas relativas ao campo da formação continuada à luz do olhar crítico, baseado nos referenciais bibliográficos e experiências vivenciadas pelos educadores responsáveis pela implementação dos programas aqui estudados. O estudo é composto por pesquisa de campo do tipo qualitativa, com entrevistas de cinco professores de Educação Física participantes do processo de implementação das políticas educacionais desenvolvidas no período citado. Além disso, é feito o exame de documentos legais utilizados pela SEE/SP. Na seqüência, é feita análise das respostas dadas pelos professores. Conclui-se que a política educacional de formação continuada não se coaduna com a realidade vivida pelos professores da área e que se faz necessária uma reavaliação permanente das políticas públicas do setor.
- DissertaçãoA formação de profissionais em educação física: um estudo das representações sociais dos (as) estudantes da FEFISO/ACM de Sorocaba(2000) Leme, Mirian Aparecida Ribeiro BorbaEste estudo apresenta uma pesquisa desenvolvida com as representações sociais dos alunos e alunas recém-ingressos no Curso de Graduação da Faculdade de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Sorocaba (FEFISO/ACM). A Associação Cristã de Moços (ACM) é uma entidade filantrópica, existente em mais de 150 países e mantém em Sorocaba uma Faculdade de Educação Física, a única do Brasil com esta particularidade. Para caracterizar a instituição e o local em que se desenvolveu a pesquisa, são apresentadas informações históricas da origem da ACM, da sua instalação na cidade de Sorocaba e especialmente da FEFISO/ACM. A sistematização destes acontecimentos históricos, a partir de entrevistas e pesquisas documentais, não são o objeto central deste estudo, mas sua construção leve o intento de tornar-se um registro legítimo da trajetória da Instituição para que possa ser empregado em outros estudos que necessitem destes dados. A legislação referente à formação de profissionais em Educação Física no Brasil é apresentada como suporte para a história local, na FEFISOlACM. A pesquisa propriamente dita, apresenta as representações sociais manifestas durante as entrevistas dos "calouros" ingressos no segundo semestre de 1998 e são discutidas por meio de análise de conteúdo. Nas revelações obtidas busca-se as prováveis interferências das representações sociais na construção de uma definição para o profissional em Educação Física. E tendo em vista que as representações sociais se constroem, circulam e são comunicadas no cotidiano das pessoas. pretende-se que o resultado revelado neste processo seja um incentivo para reflexão dos docentes da Educação Física em sua prática pedagógica, e torne-se um indicativo para outros estudos.
- DissertaçãoA ginástica que se aprende e a ginástica que se ensina: retratos da formação e atuação do professor de educação física(2021) Gomes, Vivian MesquitaEsta pesquisa relacionada ao fenômeno ginástica, na linha do Cotidiano Escolar, busca compreender, em uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, a presença/ausência das práticas gímnicas nas aulas de Educação Física escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental na cidade de São Roque - São Paulo, assim como, verificar se esta atuação é o reflexo do que foi aprendido na formação. A ginástica passou por diversas finalidades, moldando-se e se desenvolvendo por conta das relações e dos interesses da sociedade ao longo da história, dentro e fora das Instituições de Ensino. Vários autores reiteram a importância de sua prática para o desenvolvimento infantil e reforçam a preocupação de sua exclusão no âmbito educacional. Apoiado em referenciais científicos baseados em dados bibliográficos com autores que corroboram este campo de pesquisa, este estudo recorreu a coletas de dados documentais, por meio do levantamento das estruturas curriculares de 188 Instituições de Ensino Superior dos cursos de Licenciatura em Educação Física do estado de São Paulo, feito pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE) entre 2010 – 2016, e 17 Instituições de Ensino Superior confinantes de São Roque, revisadas em 2020. Além disso, investigou-se a presença/ausência das ginásticas nas escolas dessa cidade, por meio de um questionário semiestruturado, respondido por 26 professores de Educação Física, atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A interpretação dos dados se fundamentou na Análise de Conteúdo, com base em uma descrição analítica da Formação e da Atuação docente sobre a manifestação gímnica. Os resultados indicaram que o ensino das práticas gímnicas na formação inicial para os professores de Educação Física encontra-se limitado, a ginástica que se aprende está sendo refletida na atuação escolar, subsidiando uma atuação escolar básica e repetitiva, sem inovações. Este trabalho colabora com reflexões que podem melhorar a prática de conteúdos gímnicos apresentados nos retratos da formação e da atuação do professor de Educação Física escolar. A ginástica que se aprende e a ginástica que se ensina ainda não está consolidada numa visão ampliada, que verse pela expressão artística-corporal e pelas inúmeras possibilidades educacionais que esse fenômeno dispõe.
- TeseA teoria das inteligências múltiplas na educação física: uma proposta de formação continuada para o cotidiano escolar(2021) Silva, Yara Machado daO presente trabalho teve a intenção de repensar as práticas pedagógicas do professor de Educação Física com base nos resultados obtidos na dissertação de mestrado: “Um olhar sobre a Inteligência Humana manifestada no cotidiano escolar”, que investigou as concepções de agentes escolares e educandos acerca da Inteligência Humana e as possíveis estimulações dos potenciais dos estudantes, oferecidas nas práticas docentes. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo exploratório, envolvendo professores, em sua maioria de Educação Física, atuantes na Educação Básica, baseado em uma proposta de um curso de formação continuada, pautado na Teoria das Inteligências Múltiplas, com o objetivo de compreender as concepções e oferecer aos seus participantes subsídios, por meio de estratégias a serem incorporadas em suas práticas, para quebrar seus paradigmas e voltar seus olhares para os potenciais revelados pelos estudantes. Após o contato com os professores de Educação Física sobre a possibilidade e o interesse em participar do curso e uma palestra de apresentação on-line, divulgada e vinculada em redes sociais abertas a todos os interessados, o curso foi efetivado em sete encontros online, com estudos temáticos e sistematizados sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, quando foram fornecidas estratégias e propostas práticas e realizados debates e reflexões sobre a atuação docente e diferentes possibilidades de rotas de acesso ao conhecimento. Essas manifestações foram registradas e transcritas, com as devidas precauções de confidencialidade e conservação para análise. Os dados foram coletados por meio de um questionário inicial, investigando aspectos importantes de sua formação e concepções sobre a temática, os registros dos encontros e um questionário final, para verificar possíveis mudanças conceituais. Essas informações foram analisadas em três momentos: indicadores, redução em sinais e interpretação dos indícios, ancorados no método de análise Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989). O curso proposto se mostrou eficiente em seus propósitos preestabelecidos, contribuindo com novas concepções acerca da inteligência humana e da ampliação do olhar dos participantes sobre os estudantes. Além disso, deflagrou-se avanços nas práticas pedagógicas descritos pelos professores e uma mudança de paradigma de identidade docente. Os princípios da Teoria das Inteligências Múltiplas mostraram-se condizentes com os anseios dos agentes escolares em alcançar uma educação com mais equidade e sensibilidade. Recomenda-se que movimentos destinados às reflexões em contexto escolar possam ser aproveitados para cursos como o proposto pela tese.
- TeseAs costuras adentram o cotidiano escolar: as práticas pedagógicas na perspectiva ecologista em educação(2022) Cardoso, Íris Adriane SantoroA costura adentra a perspectiva ecologista e a cada alinhavo no entrecho da Educação Física, por meio das narrativas ficcionais, procura-se unir as fazendas formadas por imagens, poesias faladas, reflexões e debates vividos nos cotidianos do ensino superior. Toda cosedura está enlaçada pelos pensamentos de Paulo Freire, que bordam nos corpos as bonitezas e amorosidades que estão no cotidiano, assim como a exclusão e o preconceito. E na urdidura desses corpos, quer-se trazer para o diálogo em especial, os deficientes, os negros, os indígenas, as tramas se contorcem, se envolvem, dançam e atravessam os espaços, tecendo os mais diferentes tecidos que serão unidos e contam nesta colcha as práticas pedagógicas cotidianas envolvidas pelas dimensões éticas, políticas e estéticas na educação. As costuras evidenciam a frente do trabalho sem deixar de narrar os avessos e nós que estão presentes no trabalho com a intenção de evidenciar as práticas pedagógica ecologistas.
- DissertaçãoEducação física e educação ambiental: uma possibilidade de diálogo por meio das práticas pedagógicas cotidianas com crianças de 1ª a 4ª séries(2007) Cardoso, Íris Adriane SantoroO objetivo da pesquisa é refletir sobre a existência de diálogo entre Educação Física e Educação Ambiental, por meio das atividades realizadas por crianças de 1ª a 4ª séries nas práticas pedagógicas cotidianas das aulas de Educação Física de uma escola na cidade de Sorocaba. Esta análise está voltada para as possibilidades e desafios do encontro da Educação Física e a Educação Ambiental no cotidiano escolar, sendo feita através de uma revisão bibliográfica, de minha trajetória como professora de Educação Física e das práticas pedagógicas cotidianas. Essa preocupação se deu na minha vivência como professora, pois sentia a necessidade de novos trajetos que fossem além do curricular. Intrigava-me outros temas além dos exercícios, das repetições e dos esportes. Ao analisar o corpo e o movimento, observei como forma de conhecimento, que esse processo busca compreender se as relações de tempo/espaço no cotidiano interferem ou não no meio ambiente. Em outras palavras: descobertas corporais despertam a criatividade e influenciam na cultura corporal dos alunos e alunas? Pesquisei esse encontro da Educação Ambiental com a Educação Física em dois momentos: no corpo e na quadra como meio ambiente. De que maneiras se dão esses encontros? Quais os pontos comuns entre essas áreas? Com a análise das práticas pedagógicas e seus significados, espero responder a essas questões.
- DissertaçãoInstitucionalização da educação física e esporte em Sorocaba(2007) Campos, Gilberto Rodrigues deO presente trabalho tem como objetivo o estudo da institucionalização da educação física e do esporte em Sorocaba, resgatando e analisando a memória documental e oral relacionada à educação física escolar e ao esporte, a partir do acervo disponível, bem como sua reconstituição em função da memória viva dos protagonistas. Portanto o texto percorre, em forma de narrativa, parte da história da cidade no que se refere aos sujeitos de estudo. Também, são abordadas as relações estabelecidas entre o esporte e a educação física escolar, sua situação a partir da realidade enfrentada pelos professores. Entrevistas com profissionais da área, muito enriqueceram o trabalho. Nesse estudo percebe-se uma forte influência do esporte na educação física, levando a reflexão das diversas possibilidades educativas atribuídas à ele.
- DissertaçãoOs jogos e as brincadeiras de rua pulando o muro das escolas públicas da cidade de Maués no Amazonas(2006) Pinto, Raimundo Inácio da CostaEste estudo tem como propósito investigar se a cultura dos jogos e brincadeiras de rua permeada pela cultura indígena sateré-mawé como prática pedagógica da disciplina Educação Física de 1ªa 4ª séries do Ensino Fundamental transpõe o muro das escolas públicas do município de Maués no Amazonas. Para a realização da presente pesquisa recorremos a várias investigações de natureza teórico-empírica por pesquisadores em educação e Educação Física tendo os jogos e brincadeiras de rua na cultura amazônica como foco central da investigação. O trabalho também apresenta contribuições teóricas de autores renomados não vinculados a área de Educação Física que contribuem sobremaneira na compreensão do jogo e da brincadeira enquanto ação pedagógica. Sinaliza um certo descontentamento dos professores entrevistados com a prática tradicional presente na disciplina de Educação Física e os conteúdos da proposta oficial para a Educação Física de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. A partir dos procedimentos teórico-metodológicos adotados pela investigação bibliográfica e da análise dos instrumentos de coleta de dados não temos dúvida alguma do pulo efetuado pela cultura dos jogos e brincadeiras de rua ante ao muro das escolas públicas de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental do município de Maués.
- TesePráticas pedagógicas em educação física: diálogos com Paulo Freire(2018) Monteiro, Alessandra Andrea; 1971-Esta tese de doutoramento tem como arcabouço teórico a obra de Paulo Freire, as produções sobre as práticas pedagógicas e sobre as teorias do currículo, especialmente, aquelas que tratam das correntes crítica e pós-crítica, inseridas no cotidiano escolar. O objetivo desta pesquisa é identificar no pensamento dos professores de Educação Física indícios do ideário freiriano sobre práticas pedagógicas que contribuam para a construção da autonomia e da emancipação dos educandos. Também se constitui objeto de investigação a compreensão que os professores têm acerca do trabalho de Paulo Freire, dos Estudos Culturais, do currículo cultural da Educação Física e dos documentos curriculares da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para esse componente. Para as análises e as interpretações dos dados encontrados, busca-se compreender as relações tecidas entre os escritos de Paulo Freire, os referenciais da área da Educação para as práticas pedagógicas, as teorias críticas, com ênfase na pedagogia freiriana e as teorias póscríticas, essencialmente, os Estudos Culturais e o currículo cultural para a Educação Física. O pano de fundo dessa pesquisa é constituído pelas produções sobre cotidiano escolar, inclusive, sobre os estudos no/do/com o cotidiano. A pesquisa, de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, recorre à observação como técnica para a coleta dos dados em um curso oferecido aos professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação da cidade de São Paulo, lotados na Diretoria Regional de Educação Pirituba-Jaraguá, zona oeste da cidade. O curso foi estruturado em cinco encontros, com duração de quatro horas cada um, e temáticas específicas para cada dia, com a participação de 16 professores. A análise e a interpretação dos dados foram feitas à luz do Paradigma Indiciário, proposto por Carlos Ginzburg (1989) apoiadas pelo referencial teórico que subsidia a tese. Em cada encontro foram levantados sinais nos discursos dos professores sobre temas específicos, pautados no pensamento de Paulo Freire e no currículo cultural da Educação Física, como fios condutores. Obedecendo à rigorosidade flexível do método indiciário, após a descrição das observações e das respostas dadas pelos professores às perguntas elaboradas, esses sinais compuseram os seguintes indícios: as práticas pedagógicas prescritas, a ausência dos conceitos freirianos nas atuações docentes, e o reconhecimento das ideias de Paulo Freire e dos Estudos Culturais sem demonstrar aplicação nas práticas pedagógicas. Constatamos que os professores de Educação Física planejam suas práticas pedagógicas apoiados em currículos prescritos e nos saberes adquiridos durante a formação inicial, mas, ao mesmo tempo, os discursos proferidos nos fornecem indícios de uma busca por ações docentes mais democráticas e críticas, aproximando os educadores da obra de Paulo Freire e também dos Estudos Culturais. Assim, após a interpretação dos indícios gerados, confirmamos que a influência de Paulo Freire na Educação e a convergência de suas ideias com os Estudos Culturais, especificamente, com o currículo cultural da Educação Física, se mostram atuais, e ainda uma alternativa para os problemas e os desafios enfrentados pelos professores no cotidiano escolar.