Navegando por Assunto "Educação inclusiva"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA inclusão das pessoas com deficiência: educação no ensino superior brasileiro(2016) Monteiro, Raquel Motta CalegariA pesquisa trata da atenção atribuída pelos docentes universitários às questões sobre a educação inclusiva no Ensino Superior. Tem-se por objetivo reunir e interpretar a esparsa legislação que rege o tema, praticamente silente na defesa da educação inclusiva e argumentar – como metodologia jurídica – sobre os embates entre os problemas e as limitações do sistema jurídico. Abarca-se o desafio da profissão docente, conhecendo e evidenciando as fronteiras entre a produção do ensino e da pesquisa e a prática educacional no âmbito da educação especial, através de análise das normas vigentes. Busca-se analisar o que muda, ou não, na prática docente, identificando se esses saberes têm contribuído para a prática pedagógica e para o crescimento pessoal/profissional desses professores que trabalham ou trabalharam com alunos de educação especial no Ensino Superior. Assim, nesta dissertação se investiga um dos vários aspectos que envolvem o complexo tema da Inclusão. O respeito às diferenças, nesse caso, estaria colaborando para que a situação política-econômica-social permaneça estável e imutável.
- DissertaçãoA inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas séries iniciais do ensino fundamental: um olhar na sala de aula(2003) Rey, BrunetaA inclusão no ensino regular de crianças com necessidades educativas especiais, despertou algumas indagações que através desse trabalho de pesquisa, procuramos analisar em relação a alguns aspectos da ação do professor frente a esse aluno incluído, buscando conhecer as estratégias utilizadas em sala de aula, no sentido de procurar melhor entender como processo de inclusão está ocorrendo. No município de Sorocaba, logo do início da implementação do processo de integração/inclusão, as classes especiais foram desativadas e seus alunos encaminhados para classes regulares do ensino fundamental. O critério utilizado para estabelecer a inclusão no ensino regular foi a idade cronológica dos alunos. Entendendo a inclusão como um processo, já que ela não se efetiva sem mudanças de atitudes de todos os envolvidos no processo escolar, realizamos esta investigação, a partir de observações e análise, em três escolas regulares de ensino, sendo uma particular e duas públicas da rede municipal e estadual. Sendo o cenário dessa pesquisa a sala de aula, portanto, um cenário que SO constitui dinâmico dentro de suas especificidades e de uma complexidade dificilmente de ser apreendida no seu todo e, tendo como sujeitos aluno e professor, optamos pela abordagem qualitativa, tomando como referência a etnometodologia a qual permite conhecer e interpretar os discursos as ações ocorridas no contexto social. Foram utilizados instruments como observações diretas da dinâmica escolar entrevistas semi-estruturas para a coleta de dados. As escolas apresentam como similaridade alunos com necessidades educativas especiais incluídos no ensino fundamental, vindos ou não de classes especiais. Na análise buscamos a compreensão das escolas sobre a proposta da inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais no e ensino regular e quanto as mesmas flexibilizam e modificam e programas e ações pedagógicas, na tentativa de buscar soluções que favoreçam o processo de ensino aprendizagem desses alunos. As conclusões apontam que a inclusão só se tornará efetiva quando houver, de fato, uma reestruturação da instituição escolar favorecida por políticas públicas que garantam recursos humanos e materiais, levando todos os envolvidos a assumir a responsabilidade pelo processo, aceitando e colaborando para minimizar as diferenças e assumam uma atitude de que os saberes são possíveis de seem construidos partir das competências, habilidades e limitações dos seres humanos.
- TeseAfinal, quem é deficiente?: uma questão de identidade e diversidade(2014) Barbosa, Frederico KauffmannThe present study aims to understand, from the perspective of the Professors of the University of San Carlos - Sorocaba Campus, the meaning perceived by them to the formative processes developed by the Dean of Undergraduate Studies (Pró-Reitoria de Graduação- PROGRAD ) in the period between 2009 and 2012, whereas these training opportunities present themselves as opportunities for discussion, reflection and socialization processes and obstacles surrounding the teaching practice in university teaching. In this sense, the goal is to determine what are, in the opinion of the professors involved, the specific effects of the training and formation activities offered by the university activities. Knowing the real difficulties in the exercise of teaching activities it is important to know whether the institutional attempts to circumvent them are actually reaching their goal. The results of the research can guide the institution towards a review, a redesign or even the abandonment of such initiatives. It is matter of great importance both for professors and mainly for students of the university. To conduct the research we choose the use of questionnaires, of both, quantitative and qualitative nature. The questionnaire consisted of open and closed questions designed to detect the personal, academic and professional aspects considered important for the initiation of the study regarding the perception of professors about the training processes developed by UFSCAR - Campus Sorocaba. It is considered that professional development is related, on one hand, with the personal, political and social aspects of the professor and on the other, with the nature of the procedures and content of the courses offered by the university.
- DissertaçãoAvaliação de crianças de 7 a 10 anos do ensino fundamental, portadoras de dificuldades respiratórias e submetidas a aulas especiais de educação física, na cidade de Sorocaba - SP(2005) Costa, Nilton Rodrigues daA existência de significativo número de crianças com dificuldades respiratórias observadas nas aulas de educação física escolar foi a grande motivação deste estudo. Desta forma, esta pesquisa teve dois objetivos centrais: verificar se a atividade física promove mudança nas condições respiratórias em crianças e identificar os mecanismos que estimulem a prática da atividade física em alunos com dificuldades respiratórias. A amostra utilizada na realização desta pesquisa é constituída de 354 alunos de 1 a .a 4 a . séries do ensino fundamental de seis escolas de Sorocaba (SP). Para identificar a amostra da pesquisa, utilizou-se o questionário escrito ISAAC -International Study of Asthma and Allergies in Childhood (Estudo Internacional de Asma e Alergias na Infância). As crianças identificadas foram submetidas aos testes do Peak Flow Meter no início e ao final de quatro meses. Ao longo desse período esses alunos receberam aulas especiais de educação física nas suas respectivas escolas, com seus professores. Durante esse tempo na freqüência de duas vezes por semana, houve contato com os alunos da amostra, ao término das suas aulas de educação física, avaliando-os individualmente através da Escala de Borg. Cada criança acompanhou sua avaliação na Escala de Borg e constatou resultados obtidos. Isso foi feito com a intenção de colher impressões subjetivas dessas crianças sobre se houve ou não melhora de sua condição respiratória com as aulas de educação física. Os resultados desta pesquisa mostraram que, após esses quatro meses de exercícios físicos programados, o teste de Peak Flow indicou que 79,5% das crianças tiveram melhora e, na Escala de Borg 81,6% tiveram melhora. Mesmo assim não se pode afirmar que a atividade física por si mesma melhore as condições respiratórias. No entanto, constata-se que a criança asmática, obtendo informação a respeito de sua condição respiratória, compreendendo a doença e sendo estimulada a participar das atividades físicas regulares da escola, acaba por sentir mais disposição e melhora do seu estado geral. Neste trabalho inferimos que o objetivo de identificação dos mecanismos que estimulam a prática da educação física nos alunos com dificuldade respiratória são: 1) a informação correta sobre a asma; 2) a obtenção pela criança de ajuda na interpretação de como a asma se manifesta nela; 3) o contato com outras crianças que apresentam o mesmo sintoma; 4) a possibilidade de integração com crianças que não apresentam dificuldade respiratória, ou seja, o fato de se sentirem incluídas no grupo; 5) o desenvolvimento de um trabalho docente seguro e eficiente. Desse modo, lidando com dados quantitativos (Peak Flow Meter e Escala de Borg) como instrumento para colher impressões subjetivas desses alunos, e estimando a significação desses relatos, caracteriza-se este trabalho como pesquisa qualitativa com utilização da metodologia narrativa ficcional. Verificou-se também que, para que a inclusão de crianças com dificuldades respiratórias nas aulas de educação física escolar se concretize de maneira eficaz, é desejável que o profissional de educação física trabalhe em conjunto com outros profissionais da área. Isto equivale dizer que a maximização de resultados se dará na medida em que haja envolvimento de fisioterapeuta, médico e enfermeiro com a família dessas crianças, com a própria criança e com os profissionais da escola.
- DissertaçãoEducação de surdos: anotações de uma professora surda(2005) Alves, Teresa Cristina Leança SoaresA educação inclusiva proporciona muitos questionamentos e pesquisas investigando sua implantação na rede regular de ensino, são levantados problemas com a capacitação de professores, recursos ambientais, equipe de apoio, enfim reflexões para tentar atingir os objetivos da inclusão em atender a todos os alunos na escola com qualidade, Essa dissertação procurou investigar a temática da inclusão a partir do ponto de vista de alunos surdos. Acreditando que a aproximação com realidades diferentes possibilitam um melhor entendimento e conseqüente melhor trabalho pedagógico, este presente trabalho, procurou retratar a identidade do surdo, recriar uma experiência como aluna e professora surda e analisar a fala de alunos que em sala de aula expressam sobre a escola. A autora busca mostrar através de suas anotações um comparativo desta determinada educação inclusiva com a relação social e ideológica dos Deficientes Auditivos e Surdos, mostrando a realidade vivida e enfrentada todos os dias pela Comunidade Surda, pelos professores das escolas estaduais e municipais do município de Sorocaba. A análise desta pesquisa permitiu descobrir as mudanças e resistência sobre a educação dos Deficientes Auditivos e Surdos que através da implantação da nova Lei de Diretrizes e Bases constata-se a suma importância do progresso nítido que vem ocorrendo intelectualmente na sociedade mesmo percebendo alguma falta de apoio e regulamentações da Lei. Foi possível refletir que professores e escola em geral necessitam conhecer quem são os Surdos, não apenas centrar nas suas diferenças, mas reconhecer nos alunos Surdos suas diferentes personalidades, entender dois mundos o de Ouvintes e o dos Surdos, o trabalho na escola é incluir, o que significa utilizar de todos os recursos para que a interação e aprendizagem ocorram, é de responsabilidade da escola e do poder público realizar mudanças estruturais, administrativas e pedagógicas para que efetivamente inclusão ocorra.
- DissertaçãoInclusão de deficientes no ensino superior: o trabalho docente frente ao processo de inclusão(2010) Nogueira, Lilian de Fatima ZanoniEsta pesquisa debruça-se sobre a realidade de inclusão de deficientes em instituições de Ensino Superior, e objetiva analisar quais modificações/interferências essa realidade impõe aos docentes, baseado em Tardif, Morosini, Mancebo, Dejours, Thoma, Prioste, Eidelwein. Utilizou-se o método qualitativo, com base em pesquisa de campo, elaborada por meio de entrevistas semi-estruturadas. Para a análise dos dados, optou-se por organizá-los em categorias baseadas no roteiro da entrevista. Foram pesquisadas três instituições particulares da cidade de Sorocaba, com a participação de nove professores. Como resultado, observa-se que as ações institucionais são individualizadas a partir dos tipos de deficiência, não clara aos docentes, e interferindo no recebimento dos alunos. Os docentes, de um modo geral, valorizam a atuação com deficientes, relatando que a experiência acrescentou -lhes novas formas de vivenciar a docência, formas essas expressas na necessidade de modificação pedagógica, comunicacional e de relacionamento com o grupo e com o aluno individualmente. Acrescenta-se ao trabalho docente, nessa realidade, uma sobrecarga de trabalho, à medida que é necessário, com a mesma carga horária, atender a esse público individualmente em algumas necessidades específicas. A flexibilização e a precarização do trabalho docente se apresentam como decorrentes da necessidade de cumprir com as atribuições rotineiras da profissão, independente de haver inclusão ou não. Concluiu-se que na realidade estudada a inclusão desses deficientes no Ensino Superior interferiu positivamente no trabalho docente, porém, é urgente que sejam pensadas ferramentas de suporte para politicas educacionais inclusivas, ampliando as ações para além dos esforços individuais do docente.
- DissertaçãoNo cotidiano das creches - a infância sorocabana revelada: um estudo sobre as proteções negociadas com a violência(2008) Perez, Elaine Cristina De Matos FernandezA pesquisa pauta-se por investigações interdisciplinares sobre a cultura de violências manifestadas e reveladas nos Centros de Educação Infantil (CEI) integrais de Sorocaba-SP. Verificamos como são negociadas as proteções com essas manifestações de violências. Partimos do pressuposto que não existe uma violência infantil, mas um conjunto de violências que precisam ser contextualizadas. A exclusão e inclusão constituem materialidade na postura do educador, marcado por fragmentações em sua formação e pela ausência do olhar interdisciplinar que inviabiliza o exercício das diferenças, que supera a noção de diversidade. As respectivas agressões são exibidas a partir das conceituações sobre as violências simbólicas, sistematizadas com as idéias de Bourdieu e Débarbieux, as concretas com os paradigmas de Maffesoli e Foucault e, as intermediárias, pautadas em estudos produzidos pelo Grupo Podis/Uniso. A interdisciplinaridade é também explorada como recurso metodológico, expondo a contextualização das instituições que abrigam crianças submetidas ao disciplinamento.. Realidade que dificulta uma infância que dissolve a solidez da concretude do mundo adulto preconizada por Larrosa.
- DissertaçãoO ensino profissional, a pessoa com deficiência e o rótulo que culpabiliza a vítima(2010) Oliveira, Helvécio Siqueira deA invisibilidade de pessoas com deficiências no cotidiano escolar, ainda, se faz presente mesmo com o processo de inclusão. A escola pode ser uma instituição que segrega, quando não se compromete humanamente com o aluno. Essa dissertação teve como objetivo principal, compreender as relações de comprometimento das pessoas no cotidiano escolar. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa qualitativa, com um estudo de caso, no qual o aluno foi rotulado e culpabilizado pelo seu desempenho acadêmico, revelando como tal estigma influenciou-o na vida e o (des) compromisso com esse aluno. Em contraposição utilizou-se de uma experiência ocorrida com a adequação de materiais didáticos e equipamentos para o ensino profissionalizante de alunos com deficiências, mental, física, auditiva e visual. Como referencial da sociologia as análises relacionam a composição inclusão / exclusão como reflexos do mercado, numa sociedade firmada nas relações de consumo a identificação, o diagnóstico e o rótulo são estabelecidos a partir da capacidade de produção e de consumo dos indivíduos. Nesse contexto evidenciam-se tensões e práticas educacionais relacionadas ao fornecimento de mão de obra qualificada como exigência do atual modelo econômico. Apresenta questionamentos sobre a efetivação de uma educação inclusiva como primórdio de uma educação para todos, no cenário excludente da pós modernidade, uma vez que se preconiza a educação para o trabalho, esta defende discursos hegemônicos que podem esconder interesses que não atendam a população nas suas relações humanas, assim há que se discutir a inclusão sob a ótica da exclusão.
- DissertaçãoO processo de inclusão do aluno surdo: expressões sobre o cotidiano escolar(2006) Taraborelli, Marli AparecidaEste trabalho apresenta uma investigação com alunas surdas, que vivenciaram o cotidiano educacional em escola regular de ensino, ou seja, participaram do processo de inclusão da educação infantil até o ensino fundamental e médio. O objetivo principal foi compreender o que essas alunas dizem sobre a escola, como expressam suas experiências no ensino regular e quais os aspectos importantes por elas destacados nas relações escolares. Propor a escuta dessas alunas surdas inseridas no cotidiano escolar, pode oferecer subsídios para nortear discussões e ações de profissionais envolvidos com a questão do processo de inclusão na escola. Com um enfoque da pesquisa qualitativa, foi utilizado como procedimento de investigação encontros com atividades planejadas para proporcionar a discussão e expressão de opiniões e sentimentos com relação as experiências escolares, foram coletados dados por meio da escrita, desenho, dramatização, troca de papéis e atividade plástica, e também dados pessoais, da história familiar e de diagnóstico da surdez, assim como tratamento e história escolar, obtidos em prontuários da instituição em que recebem acompanhamento, todo procedimento de pesquisa foi autorizado pelas pessoas envolvidas na investigação em acordo com o comitê de ética. Os dados de prontuário forneceram um perfil das alunas surdas, todas com apoio familiar e institucional, e freqüências em escolas de ensino regular. Os relatos e expressões das alunas revelaram experiências reais por elas vivenciadas em situação escolar e a análise das expressões das alunas, apontaram para a necessidade de relações de apoio, amizade, apresentaram sentimentos de isolamento e dificuldades nas relações com amigos e professores. Relataram a dificuldade na aquisição de conhecimento acadêmico, pela postura do professor em desenvolver o seu trabalho sem o devido entendimento de alternativas pedagógicas e tecnológicas que poderiam ajudar o surdo. As alunas dessa presente pesquisa, enfocaram mais as questões de amizade, como fator importante para o processo de inclusão na escola.
- DissertaçãoO professor e a inclusão escolar do deficiente mental na rede pública estadual(2006) Cardoso, Isabel Cristina Dias de MoraesEste trabalho de pesquisa apresenta diferentes posicionamentos de teóricos, a fim de explicitar alguns conceitos e aspectos sobre educação inclusiva. Como recorte expõe os principais tópicos de documentos fundamentais que trazem diretrizes sobre a inserção de alunos deficientes mentais nas diferentes redes de ensino. Isso foi feito dentro de uma perspectiva ampla, olhando a inclusão como uma discussão que reflete a escola como um todo e não somente sob o aspecto de inclusão de deficientes. O trabalho apresenta um retrato da Rede Estadual de São Paulo com um recorte na cidade de Sorocaba, demonstrando como essa rede tem desenvolvido a educação inclusiva sob o ponto de vista dos professores. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de campo envolvendo professoras através de entrevistas semi-abertas que foram analisadas dentro de uma visão sociológica, buscando compreender como elas tem vivido e desenvolvido a inclusão escolar de alunos deficientes mentais.
- DissertaçãoPráticas pedagógicas para alunos(as) com transtorno do espectro autista nas escolas do ensino fundamental: anos iniciais(2024) Zuliani, Agda Cristina FogaçaNos últimos anos, as escolas do ensino regular têm enfrentado o desafio da inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando a necessidade de desenvolvimento de práticas pedagógicas que atendam às diversas necessidades desses(as) alunos(as) na Educação Inclusiva. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as produções científicas relacionadas às práticas pedagógicas desenvolvidas para alunos(as) com TEA que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental, utilizando como base as teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/Ibict) e defendidas entre os anos de 2012 e 2022. A pergunta central do problema de pesquisa foi: como se configura a produção científica, em nível de teses e dissertações, sobre práticas pedagógicas para alunos(as) com TEA que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental? Para alcançar a finalidade desta investigação, este estudo fundamentou-se nas perspectivas teóricas da Psicologia Histórico-Cultural, de Vigotsky, e da Pedagogia Histórico-Crítica, de Saviani. Por enfatizarem a importância das interações sociais e do contexto cultural no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos indivíduos, essas abordagens foram adotadas visando promover a igualdade educacional. Ademais, optou-se pela abordagem quali-quantitativa do tipo Estado do Conhecimento, envolvendo procedimentos de análise bibliométrica e análise de conteúdo. As categorias e subcategorias seguiram orientações de Bardin (2016). Por meio dessas análises, buscou-se explorar e compreender as tendências e os enfoques presentes nas teses e dissertações relacionadas ao tema, a fim de contribuir para o conhecimento sobre práticas pedagógicas que promovam a inclusão e a aprendizagem de alunos(as) com TEA no contexto da Educação Inclusiva. O mapeamento das produções e categorias de análise proporcionou elaborar um panorama das diversas abordagens utilizadas pelos(as) educadores(as) para atender às particularidades de estudantes com TEA. Os resultados desta pesquisa ressaltaram a importância da abordagem intencional nas práticas pedagógicas, respaldada por conhecimentos teóricos fundamentados na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica. Além disso, salientaram a necessidade de implementar ações que aprimorem essas práticas, com ênfase na formação continuada de professores(as) e na atualização de estratégias pedagógicas específicas e adequadas. Esses achados não apenas contribuem para uma compreensão aprofundada das práticas inclusivas, mas também servem como fonte de informações para futuros leitores e leitoras interessados nas abordagens pedagógicas voltadas para alunos e alunas com TEA.
- DissertaçãoSalas de recursos no atendimento à deficiência intelectual: realidade ou utopia?(2021) Domingos, Lucy Mary PadilhaEssa dissertação apresenta uma análise sobre as dificuldades e barreiras expressas pelos professores no processo de ensino da criança com deficiência intelectual. Os questionamentos que geraram a pesquisa foram levantados em encontros presenciais e online junto a professores de Educação Especial que atuam nas Salas de Recursos das escolas da rede estadual, integrantes da Diretoria de Ensino da região de Itapetininga, no estado de São Paulo, no período de 2019 e 2020. A partir da aplicação de um questionário, os responsáveis pela aprendizagem dessas crianças descreveram quais são as suas dificuldades para ensinar e quais barreiras são enfrentadas por eles em suas atuações docentes. Além disso, buscou-se identificar quais seriam as ações significativas, na visão deles, para contribuir com atendimentos mais eficazes nas Salas de Recursos. Com o objetivo geral da pesquisa de compreender o que os professores responderam sobre esses questionamentos, foram apontados princípios básicos para as práticas pedagógicas, que pudessem colaborar com o atendimento educacional especializado, fundamentando-se nos princípios da Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner. O estudo se pautou numa abordagem qualitativa, do tipo descritiva, com uma pesquisa de campo utilizando a técnica de questionários. Os dados levantados foram interpretados com apoio em Minayo (2001) a partir de uma análise sistemática que reduz unidades de significado em categorias. Nessa pesquisa observou-se quatro grandes categorias de análise: aspectos relacionados à atuação docente, ao aluno com deficiência intelectual, ao contexto escolar e ainda aqueles relacionados à família dos estudantes com essa deficiência. Concluiu-se que o atendimento nas Salas de Recursos precisa da parceria de todos os envolvidos no processo educativo destes alunos, para que possam conhecer a história de vida da criança, visando a superação das fragilidades e o reconhecimento das suas potencialidades. O ensino deve ser realizado por meio de diferentes caminhos que respeitem as diversas formas de aprender e o tempo necessário da criança com deficiência intelectual. As ações propostas pelos docentes trazem reflexões sobre suas próprias atuações e ainda solicitam melhorias e apoio pedagógico para ampliar seus conhecimentos. O respeito à singularidade humana pode gerar avanços na aprendizagem dos alunos. A busca da eliminação de barreiras pode colaborar com as práticas educativas do ensino nas Salas de Recursos.