O processo de inclusão do aluno surdo: expressões sobre o cotidiano escolar
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
Este trabalho apresenta uma investigação com alunas surdas, que vivenciaram o cotidiano educacional em escola regular de ensino, ou seja, participaram do processo de inclusão da educação infantil até o ensino fundamental e médio. O objetivo principal foi compreender o que essas alunas dizem sobre a escola, como expressam suas experiências no ensino regular e quais os aspectos importantes por elas destacados nas relações escolares. Propor a escuta dessas alunas surdas inseridas no cotidiano escolar, pode oferecer subsídios para nortear discussões e ações de profissionais envolvidos com a questão do processo de inclusão na escola. Com um enfoque da pesquisa qualitativa, foi utilizado como procedimento de investigação encontros com atividades planejadas para proporcionar a discussão e expressão de opiniões e sentimentos com relação as experiências escolares, foram coletados dados por meio da escrita, desenho, dramatização, troca de papéis e atividade plástica, e também dados pessoais, da história familiar e de diagnóstico da surdez, assim como tratamento e história escolar, obtidos em prontuários da instituição em que recebem acompanhamento, todo procedimento de pesquisa foi autorizado pelas pessoas envolvidas na investigação em acordo com o comitê de ética. Os dados de prontuário forneceram um perfil das alunas surdas, todas com apoio familiar e institucional, e freqüências em escolas de ensino regular. Os relatos e expressões das alunas revelaram experiências reais por elas vivenciadas em situação escolar e a análise das expressões das alunas, apontaram para a necessidade de relações de apoio, amizade, apresentaram sentimentos de isolamento e dificuldades nas relações com amigos e professores. Relataram a dificuldade na aquisição de conhecimento acadêmico, pela postura do professor em desenvolver o seu trabalho sem o devido entendimento de alternativas pedagógicas e tecnológicas que poderiam ajudar o surdo. As alunas dessa presente pesquisa, enfocaram mais as questões de amizade, como fator importante para o processo de inclusão na escola.