Navegando por Assunto "Educação para o trabalho"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA reforma do ensino médio e a formação para o mundo do trabalho(2007) Madureira, Maria Aparecida de LimaA temática apresentada por esta dissertação, vincula-se à linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar e visa identificar e discutir a concepção de mundo do trabalho presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que reúne uma série de documentos oficiais editados a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9394/1996), que prevêem para a formação do Ensino Médio a chamada preparação básica para o trabalho. Num primeiro momento é apresentado o contexto mundial e nacional em que ocorreram as reformas na educação brasileira. Em seguida problematiza-se a noção de mundo do trabalho e a visão de formação escolar presente nestes documentos oficiais. Na última parte desta análise encontram-se as aproximações entre a concepção de mundo do trabalho, visão de formação escolar e currículo proposto a partir da noção de competência - estruturada e sistematizada no lema aprender a aprender - e do eixo articulador da contextualização. O referencial teórico adotado é o da Pedagogia Histórico-Crítica desenvolvida por Demerval Saviani, na qual o trabalho educativo deve produzir em cada indivíduo singular a humanidade que é produzida historicamente e coletivamente pelo conjunto dos homens. Pelas aproximações que foram possíveis realizar nesta pesquisa, o mundo do trabalho concebido pelos documentos reformadores é uma abstração e a proposta formativa pretendida busca adaptar os indivíduos às condições subjetivas e cognitivas demandadas nos limites da sociedade capitalista contemporânea, em que o conhecimento cognitivo do indivíduo passa a ser fundamental para os processos produtivos. Pretende-se com este tema, contribuir para que a ideologia contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio sobre mundo do trabalho e suas várias correlações com a prática educativa, seja desvelada a partir de uma concepção humanizadora de educação.
- DissertaçãoA concepção neoliberal de formação profissional para jovens de baixa-renda: estudo do PET/Programa Profissão - SENAC/SEESP : Sorocaba/Votorantim-SP (2001-2003)(2004) Milan, Zeneide GimenezEsta pesquisa, concebida na esfera do materialismo histórico e dialético, se inscreve no campo de estudo das relações entre escola, trabalho e políticas sociais. Examina a implantação e desenvolvimento do Programa Profissão, destinado a jovens de baixa renda, egressos do ensino médio público, no período compreendido entre 2001 e 2003, na cidade de Votorantim, região de Sorocaba-SP. Tornou-se necessário compreender o capitalismo no Brasil, na sua transição parcial do paradigma fordista para o paradigma da acumulação flexível, no qual a formação profissional estudada está inserida e que busca adequar a educação de acordo com os imperativos do mercado, substituindo discursos e introduzindo novas noções, como empregabilidade, competências etc. A dissertação está constituída de quatro capítulos. No primeiro, apresenta um breve histórico da formação profissional brasileira a partir dos anos 30 do Século XX, situando-a no âmbito das políticas desenvolvidas na década de 1990, com o campo da educação tornando-se objeto de atenção cada vez maior, por parte dos representantes do capital. O segundo capítulo aborda a criação do SENAC nos anos 40 e seu desenvolvimento, a implantação do Programa Profissão e como o Estado transfere para o setor empresarial a responsabilidade pela formação juvenil, com a conseqüente transferência dos recursos públicos para o setor privado. O terceiro capítulo consiste no estudo empírico, realizado entre 2002 e 2003, com o acompanhamento e registro das práticas diárias do Programa de Educação para o Trabalho - PET (um dos cursos do Programa Profissão). Como desdobramento resulta a análise efetivada no quarto capítulo, da concepção de educação presente no PET, bem como, dos interesses dos sujeitos envolvidos e os componentes comportamentais que os jovens deveriam internalizar para serem certificados. Por fim, explicita as contradições presentes nessa prática educativa e conclui-se que a educação não pode ser apenas formadora para o imediatismo do mercado de trabalho. Propõe-se que a educação sirva como meio de compreensão da realidade, e podendo nela intervir, transformá-la.
- DissertaçãoProfessores de história: educados e educadores para o trabalho(2006) Rodrigues, MarceloA temática apresentada por esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar e visa identificar e discutir a concepção de trabalho de futuros professores de História do Ensino Médio, tendo por princípio orientador a diretriz apresentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9394/1996) e por outros documentos da legislação educacional brasileira – em especial as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que prevêem para a formação do Ensino Médio a chamada preparação básica para o trabalho. Num primeiro momento é discutida a noção de trabalho apresentada por tais documentos e logo após, faz-se uma contextualização das reformas promovidas para a educação brasileira e as finalidades da proposta para o Ensino Médio de uma formação voltada para o trabalho. Em seguida apresenta-se a análise de entrevistas feitas com futuros professores de História com o intuito de compreender a concepção de trabalho dos mesmos. As entrevistas pautaram-se numa metodologia denominada Entrevista Reflexiva, bem como sua análise e categorização. As categorias para análise das concepções de trabalho foram formuladas a partir dos estudos relativos a essa temática realizados por Newton Duarte nas obras de Agnes Heller e Karl Marx. A conclusão das análises sugere a ligação da concepção de trabalho à noção de emprego e sobrevivência no mundo capitalista, em detrimento à concepção de trabalho como categoria histórica, voltada à emancipação do gênero humano. Pretende-se com este tema contribuir para a compreensão das relações que se fazem presentes na escola e no pensamento das pessoas quanto às propostas de formação para o trabalho.