Navegando por Assunto "Ensino a distância"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoConstrução da imagem do estudante de educação a distância via publicidade(2015) Garcia, Daniele de OliveiraEsta pesquisa tem como objetivo verificar como se dá a construção da imagem do estudante da educação a distância via publicidade e de que maneira esta construção se deu ao longo do tempo, em paralelo às evoluções tecnológicas que acompanharam a modalidade EaD e às mudanças na linguagem publicitária. Partindo da análise de anúncios selecionados, de acordo com seu enquadramento nas diferentes “gerações de EaD” (MOORE E KEARSLEY, 2007), pretende-se mapear as características do estudante EaD que predominam quando a intenção é divulgar um curso a distância. O trabalho contempla três etapas: 1. Contextualização teórica: 1.1. Acerca da linguagem publicitária, 1.2. Acerca das Retóricas; 1.3. Acerca da retórica da imagem e das figuras de retórica. 2. Contextualização do objeto: história da EaD no Brasil, apresentação das evoluções tecnológicas e do perfil do estudante a distância. 3. Análises das dez peças selecionadas, a fim de verificar as respostas aos questionamentos inicialmente propostos. Para tanto, fundamentamonos em Carrascoza (1999), Carvalho (2001) e Citelli (2001) e ao contextualizar linguagem publicitária; em Aristóteles (1979), Perelman e L.Obrechts-Tyteca (2005) e Rebould (2004) para estudar a retórica e em Barthes (1969) e Durand (1974) para tratar da retórica da imagem e das figuras de retórica, respectivamente. Eco (2001), especificamente suas verificações feitas em anúncios publicitários em “A estrutura ausente”, são nosso fundamento na análise das peças selecionadas.
- DissertaçãoEducação a distância (EAD) no SEBRAE-SP: um estudo comparativo da modalidade videoaula versus modalidades tradicionais(2019) Guilherme, Fabricio AndradeA educação e suas formas tem sido alteradas com o passar dos últimos anos devido ao crescimento das novas tecnologias. Com isso a educação a distância, denominadas EADs, também se transforma, evolui e cresce influenciada pelo uso da internet e seus diversos novos formatos. Assim os cursos em EADs via internet, tem atendido e agradado uma grande parcela da população, devido sua facilidade de acesso e ao mesmo tempo seu poder democrático e capilaridade. Um mesmo curso online pode ser acessado em qualquer lugar do planeta. No tocante a essa modalidade, vimos aparecer nos últimos anos formatos diferentes, como animações, áudios, jogos e as videoaulas, todos inovando quanto aos formatos tradicionais que eram e são até hoje utilizados com slides, ou slides com animações, para transmitir o conhecimento para os alunos. Levando em consideração que há uma crescente utilização do formato videoaula e entendendo que há pouca referência acadêmica neste estudo, este trabalho se propôs a analisar diferentes dados comparando os cursos apresentados na modalidade videoaula versus os cursos no formato tradicional. Para realizar este estudo, foi utilizado um banco de dados existente, referente aos alunos do estado de São Paulo, que participaram de cursos oferecidos pelo portal de EAD do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizado a partir de coleta documental dos dados disponibilizados pelo Sebrae São Paulo, para fins acadêmicos, mantendo o sigilo e a não divulgação dos dados. Também foi realizado outros cruzamentos de dados disponíveis para, através dos resultados encontrados, utilizar os indicadores que pudessem ser relevantes, tanto para o conhecimento acadêmico, como para que a instituição Sebrae São Paulo pudesse aproveitá-los no dia a dia da instituição, para possíveis ações que visam melhorar os resultados para a empresa. A metodologia empregada foi realizada através de um estudo de caso, utilizando método comparativo para avaliação de resultados. Os resultados encontrados são interessantes e foram encontrados diferenças entre videoaula e modalidade tradicional, índices sobre taxa de conclusão, relevante informação sobre o tempo de conclusão, taxa e tempo para a desistência, gênero com índices semelhantes, faixa etária predominante entre 20 e 60 anos, com pico entre 40 e 60 anos, entre outros. Os resultados finais servirão para estratégias futuras dos cursos em EAD do Sebrae São Paulo. O processo utilizado para mineração e processamento de dados, bem como os indicadores encontrados poderá ser utilizado por outras entidades, empresas e universidade. Os dados encontrados são relevantes para o tema, bem como para auxiliar futuras pesquisas.
- DissertaçãoEducação a distância: história, potencialidades e limites(2012) Shitara, Perla Porto LeiteNas últimas décadas, o aperfeiçoamento contínuo é um requisito fundamental do profissional da sociedade globalizada. A Educação a Distância (EaD), crescentemente, tem-se destacado nas políticas educacionais, para além dos paradigmas do ensino tradicional. Entretanto, muitos questionamentos envolvem desde conceitos de EaD até a efetividade de suas ações. Visando a contribuir para uma melhor compreensão dessa modalidade de ensino, este estudo apresenta, inicialmente, alguns conceitos fundamentais sobre a EaD e suas principais características e diferenças em relação à modalidade tradicional, ou seja, o ensino presencial. As informações copiladas através desta pesquisa descrevem o panorama mundial e o brasileiro da EaD, a sua história situada ao longo da linha do tempo, a evolução de suas ferramentas e meios de comunicação como os correios, rádio e televisão, até os dias atuais, e destaca alguns dos avanços das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) e seus impactos nessa modalidade de ensino. Relativamente à EaD brasileira, são apresentados sua história, dificuldades e avanços. De modo mais destacado, é apresentada a Universidade Aberta Brasileira. Observou-se neste presente estudo que a EaD congrega significativos aspectos positivos e negativos, que delineiam suas potencialidades e limites. Considerando que há uma gradativa expansão da EaD e que ela ainda se encontra em construção e requer contínuas atualizações e ajustes, a inevitável conclusão é pela necessidade de novas análises críticas e ações que tenham por objetivo elevar a qualidade dessa modalidade de ensino, em vista de suas finalidades sociais.
- DissertaçãoEducação e certificação escolar de trabalhadores adultos: quem ganha o quê?(2005) Sene, Vilson José deNesta dissertação, inserida na linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano Escolar, PPGE-uniso, buscou-se investigar em que medida a experiência escolar formal de trabaihadores adultos em um programa de Educação de Ensino fundamental de EJA contribui para sua formação e promove modificações em seu conhecimento escolar e em seu nível de alfabetismo. Buscou-se também verificar que eteitos esta experiência tem sobre sua auto-estima, suas perspectivas de estudo e formação e sua segurança profissional. Para tanto, foram selecionados sete trabalhadores de uma indústria do ramo metalúrgico da região de Sorocaba que, após longo período de interrupção, retomavam seus estudos através da adesão ao programa de escolaridade formal (TELECURSO 2000) oferecido pela empresa, os quais foram submetidos a uma entrevista em que dissertavam sobre o sentido e os efeitos desta experiência. A análise dos dados reunidos não permite medir o aprendizado destes sujeitos, mas é possível sustentar que a experiência escolar, ainda que aparentemente não tenha ocasionado transformações significativas em seu conhecimento, implicou maior auto-estima e segurança profissional (ganho subjetivo), em que pese também ter reforçado nos sujeitos concepções conservadoras do que seja e de para que serve a educação escolar.
- TeseEducação em valores na EAD: das percepções dos estudantes às diretrizes institucionais(2023) Martins, Marinete AparecidaEsta tese tem como tema a educação em valores e foi construída a partir da participação no Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação – GPESTI e vinculação ao projeto Verdade e ética nas redes sociais: percepções e influências educacionais em jovens usuários do Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Seu principal objetivo foi verificar quais as percepções de valores éticos e morais que os estudantes de disciplinas na modalidade EaD, dos cursos presenciais da Universidade de Sorocaba, têm sob a égide das quatro éticas de Josep Puig. A relevância desta pesquisa está na necessidade de se conhecer as percepções de estudantes sobre a educação em valores uma vez que ela oferece suporte para o respeito a normas, comportamentos, ações e condutas responsáveis que, quando implementados, facilitam a vida da sociedade e dos cidadãos. A metodologia envolveu levantamento bibliográfico e estudo de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Para a coleta de dados foi aplicado, aos participantes da pesquisa, no segundo semestre de 2020, um formulário online com oito situações-problema e quatro questões abertas. A análise quantitativa envolveu análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória e coeficiente de alfa de Cronbach, das situaçõesproblema, que foram apresentadas na escala tipo Likert, com quatro gradações; e as questões abertas foram analisadas à luz do paradigma indiciário, que permitiu identificar os indícios (categorias amplas e relevantes) sobre a questão estudada. As categorias de análise tiveram como sustentação as quatro éticas para aprender a viver: 1) aprender a ser: auto-ética; 2) aprender a conviver: alter-ética; 3) aprender a participar: socioética e 4) aprender a habitar o mundo: ecoética; o movimento indissociável que ocorre por meio da educação: humanização, socialização e singularização de Charlot e o duplo movimento de socialização e individuação de Goergen. Após as análises quantitativas é possível concluir que: a) os estudantes examinam o passado, o presente, o futuro e o resultado que suas ações terão, para si e para o próximo, quando decidem o que é certo ou errado, nas instâncias pessoal e acadêmica; b) eles compreendem a importância da participação no sistema democrático e a relevância da responsabilidade social, como cidadãos cívicos e ativos na sociedade democrática; e c) os estudantes entendem que a preservação da vida e das gerações futuras é decorrente da preservação do meio ambiente e de ações pessoais éticas e cidadãs.
- DissertaçãoO professor, o aluno e as tecnologias da comunicação na sala de aula: oportunidades e ilusões(2011) Feital, Maria Teresa Tabarassi da SilveiraEste estudo procura investigar a importância da existência e da permanência das salas de aula, ainda fundamentais na formação profissional, ética e criativa de estudantes universitários de cursos de formação tecnológica, em um momento que o ensino a distância aparece como uma descoberta revolucionária no aprendizado e “construção do conhecimento” no Brasil. A cada avanço tecnológico (rádio, televisão e Internet) a sociedade atribui aos novos processos comunicacionais uma expectativa educacional gerando questões delicadas na área de interface. É importante o uso das tecnologias atuais na sala de aula para favorecer o aprendizado, mas é preciso saber usá-las e entendê-las. Elas são meios de aprendizado e não o aprendizado, por isso a sala de aula continua sendo um ambiente importante que pode fortalecer e marcar as relações interpessoais no segmento analisado. O real impacto das tecnologias atuais no processo de aprendizagem e na relação entre professores e alunos ainda precisará ser melhor avaliado devendo-se compreender que essas tecnologias, assim como as anteriores, têm limitações. Acredita-se que cabe aos educadores desenvolver práticas pedagógicas que tenham como foco o aluno e suas expectativas, as relações humanas e a integração cultural e não a tecnologia e seus potenciais, mesmo por que a tecnologia disponível hoje deverá tornar-se superada em apenas alguns anos. As observações deste trabalho foram realizadas em uma faculdade, durante o desenvolvimento da disciplina de Comunicação Empresarial, que tinha como objetivo melhorar a comunicação oral e escrita dos alunos dos cursos de Gestão da Qualidade e Processos Gerenciais Palavras-chave: comunicação, educação, ensino superior, relações humanas, processos comunicativos.
- DissertaçãoPercepções de competências didático-pedagógicas em disciplinas em EAD na Universidade de Sorocaba(2022) Fernandes, Otavio Henrique Rossi PintoNos últimos anos, pode-se verificar um aumento no número de estudantes na Educação Superior no Brasil, principalmente, mas não exclusivamente, resultante de ações governamentais para o incentivo ao crescimento econômico e de iniciativas públicas e privadas relacionadas a cursos superiores de graduação, inclusive na modalidade à distância. A Educação à Distância - EaD vem ganhando espaço na Educação Superior brasileira, merecendo um olhar especial pela comunidade acadêmica. Com o avanço da EaD, as funções dos professores estão se modificando, passando a exigir novas formas de se desenvolver o trabalho didático-pedagógico e um conjunto de novas competências para o exercício da docência. Este estudo, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, analisa as competências dos docentes em disciplinas ministradas via Educação à Distância (EaD) da Universidade de Sorocaba. Tem como objetivo principal conhecer as percepções de competências didático-pedagógicas nos docentes que ministraram disciplinas em EaD nos cursos presenciais da Instituição entre 2016 e 2021. A metodologia constitui de levantamento bibliográfico e pesquisa com abordagem qualiquantitativa. Foi aplicado questionário on-line direcionado ao corpo docente da Universidade de Sorocaba, intimamente ligado ao objeto de estudo, por meio da pesquisa de campo, o que permitiu analisar e categorizar o conteúdo das respostas abertas. O resultado da pesquisa identificou alguns pontos positivos e outros pontos a melhorar referentes à competência do docente, com foco no aperfeiçoamento e na busca constante de conhecimentos, habilidades e atitudes (valores) em EaD para o próprio crescimento profissional. A função desafiadora do docente nesta modalidade precisa ser congruente com a evolução da sociedade e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e, somado a isso, o uso correto das metodologias ativas de ensino a fim de obter melhor engajamento e motivação dos estudantes.
- DissertaçãoPercepções do discente no ensino remoto durante o período pandêmico e impactos em sua motivação: um estudo em uma instituição de ensino superior do município de Tatuí/SP(2022) Rosa, Lilian Faustino daEssa pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade de Sorocaba (Uniso), inserida dentro da linha de pesquisa Educação Superior, trata das transformações ocorridas a partir do início do ano de 2020, especificamente na educação superior, em razão da pandemia decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) relacionada ao novo coronavírus, que assolou o Brasil e o mundo, fazendo com que medidas de isolamento social fossem impostas, o que resultou no fechamento das Instituições de Ensino Superior. Nesse contexto, o objetivo geral desse estudo é verificar, pela visão dos estudantes dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior localizada no município de Tatuí/SP, como se desenvolveram as aulas remotas durante o momento pandêmico, bem como identificar aspectos que podem ter impactado ou não na motivação desses estudantes. A delimitação do estudo foi realizada por meio de dois critérios: 1) temporal, tendo em vista que a pesquisa abrange o período da crise mundial imposta pela pandemia do novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, causador da infecção respiratória aguda COVID-19; e 2) espacial, sendo que a pesquisa foi aplicada aos estudantes universitários de dois cursos superiores de graduação de uma Instituição de Ensino Superior do interior paulista. Em relação à metodologia, quanto aos objetivos, o estudo foi realizado por meio de pesquisa descritiva e, quanto aos procedimentos, realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando-se questionário on-line, aplicado aos discentes de dois cursos superiores da instituição objeto de pesquisa. Como resultado, constatou-se que, frente aos desafios encontrados durante o período pandêmico, 52% dos discentes se mantêm totalmente motivados em assistir e aprender nas aulas remotas e reconhecem que a instituição de ensino se preocupou em oferecer ensino de qualidade, independentemente do método proposto. Um dos pontos que se destaca é a leitura que os alunos desenvolveram quanto aos métodos avaliativos, revelando que 49% dos participantes não se prendem apenas às avaliações habituais e, sim, à avaliação diária, com a participação nas aulas, nos questionamentos e nos debates propostos. Para finalizar, com a condição do ensino remoto no momento pandêmico, docentes, discentes e instituição tiveram de se adaptar a novos métodos de ensino, cuidando ainda mais da motivação dos discentes para os estudos que foram afetados visivelmente depois de várias mudanças advindas do cenário pandêmico, que impôs tantas restrições.