Navegando por Assunto "Ensino superior e Estado"
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- DissertaçãoPolíticas públicas afirmativas para educação superior indígena : um estudo sobre Brasil e Peru(2024) Santos, WaldemarEsta pesquisa tem como tema a educação superior indígena e está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (PPGE-Uniso), na Linha de Pesquisa “Políticas, Gestão e História da Educação” e ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas de Educação Superior (GEPES), apresentando a seguinte problemática: como as políticas públicas de ações afirmativas afetam no acesso das populações indígenas ao ensino superior no Brasil e no Peru? Para o recorte, além do Brasil, optou-se também por um estudo sobre o Peru, tendo em vista que esse país é o que apresenta a maior população indígena sul-americana. Nesse contexto, essa dissertação busca, como objetivo geral, compreender os efeitos e os resultados das políticas públicas de ações afirmativas no acesso das populações indígenas no ensino superior no Brasil e no Peru. Para o alcance desse objetivo geral, foram definidos quatro objetivos específicos: a) realizar uma incursão histórica sobre a educação indígena; b) descrever a organização do ensino superior no Brasil e no Peru; c) descrever os marcos legais e as políticas públicas afirmativas para educação indígena no Brasil e Peru; d) realizar um estudo sobre as políticas de acesso para populações indígenas ao ensino superior do Brasil e do Peru. A relevância da pesquisa está na pretensão de traçar conexões importantes entre os países envolvidos, possibilitando, dessa forma, um intercâmbio de ações e reflexões sobre as políticas públicas de ações afirmativas. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, de cunho descritivo e analítico. Nesse âmbito, foram analisadas as legislações e as políticas públicas de ações afirmativas para educação superior indígena do Brasil e do Peru. Os resultados da pesquisa indicam que, embora as políticas públicas afirmativas tenham promovido o acesso das populações indígenas ao ensino superior no Brasil e no Peru, persistem desafios significativos relacionados ao sucesso acadêmico desses estudantes.
- DissertaçãoPolíticas públicas para o acesso e a permanência no ensino superior: uma análise sobre a trajetória de travestis e mulheres transexuais em Sorocaba/SP(2024) Silva, Rafael Augusto MoreiraA partir dos anos 2000, percebe-se que houve, no Brasil, um aumento significativo de políticas públicas relacionadas ao acesso e à permanência de estudantes na educação superior, voltadas inclusive a segmentos específicos como indígenas, pretos, pardos, deficientes, dentre outros. Mesmo apresentando passos importantes na oferta de educação superior a estudantes historicamente excluídos dos bancos universitários, essas políticas ainda não atendem, de forma explícita, a outros segmentos ou grupos sociais considerados como minorias, como travestis e mulheres transexuais. Nesse contexto, essa pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Políticas, Gestão e História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, analisa, por meio das vivências pessoais e educacionais, a trajetória de mulheres transexuais e travestis que cursaram ensino superior, demonstrando a importância de políticas públicas para a entrada e a permanência delas na universidade, trazendo um estudo específico com recorte no município de Sorocaba/SP. A pesquisa tem como objetivo geral contribuir para a compreensão da dinâmica de acesso e permanência de mulheres transexuais e travestis na universidade, além de: 1) explicitar as políticas públicas existentes para o acesso e permanência de estudantes no Ensino Superior, na perspectiva histórica; 2) identificar os problemas no acesso à universidade, bem como os de permanência segundo a percepção dos estudantes transexuais e travestis; 3) avaliar os alcances dessas políticas públicas de acesso e permanência; 4) explicitar as regulamentações postas pelas instituições de ensino superior; e 5) propor o redimensionamento de políticas ou regulamentação envolvendo a inclusão das estudantes travestis e transexuais. No que tange à metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio: de pesquisa documental das principais políticas educacionais existentes voltadas para o acesso e a permanência na educação superior, com o recorte em mulheres transexuais e travestis; e de pesquisa de campo, esta última se utilizando de entrevistas, como instrumento de coleta de dados, realizadas com mulheres transexuais e travestis na cidade de Sorocaba/SP, que cursaram o ensino superior. A análise de conteúdo foi utilizada enquanto técnica de pesquisa para a análise das entrevistas. Os resultados da pesquisa apontam que há uma necessidade de políticas públicas educacionais específicas para mulheres transexuais e travestis, a fim as auxiliarem tanto na entrada quanto na permanência em cursos de ensino superior, tendo em vista que a população transexual ainda é muito marginalizada no país, o que gera uma dificuldade de alcançar e concluir o ensino superior.
- DissertaçãoPrograma Universidade Para Todos: PROUNI : 2005 a 2010 : um estudo de caso de uma universidade privada da cidade de Sorocaba(2013) Niggl, WilhelmO presente trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar o Programa Universidade Para Todos - PROUNI, criado pelo Governo Federal em 2004 e sancionado em 2005 pela Lei n.11.096. Este estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, dados estatísticos sobre a ampliação do número de bolsas concedidas pelo Programa e dados de desempenho acadêmico de alunos bolsistas e de alunos não bolsistas de uma Universidade Privada da Região Administrativa da cidade de Sorocaba/SP. Pesquisas acadêmicas realizadas sobre este tema evidenciam uma postura crítica ao Programa, destacando o fortalecimento do setor privado de educação superior em detrimento da qualidade de ensino. Por outro lado, foi constatada, uma ampliação do número de bolsas concedidas e uma maior inclusão à educação superior de uma parcela da população de baixo poder econômico. Os resultados deste trabalho de pesquisa também demonstram uma igualdade no que diz respeito ao aproveitamento acadêmico dos alunos bolsistas em comparação com alunos não bolsistas.