Navegando por Assunto "Mídia social"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoDo baianinho ao CB: um estudo sobre a transformação da mascote das Casas Bahia(2023) Ludugério, Geyvison SoutoA pesquisa tem como tema a humanização das marcas e suas transformações enquanto valores simbólicos, especialmente por meio da presença de mascotes nas redes sociais. Com o crescimento da digitalização na comunicação e o destaque dado ao consumo, tem ocorrido influência na forma como as marcas se comunicam com seus consumidores. Neste estudo, analisei a evolução das mascotes de marca, que deixaram de ser coadjuvantes na publicidade tradicional para se tornarem figuras interativas e participativas na internet, ganhando vida por meio de movimentos e vozes. A pesquisa se orienta pela seguinte pergunta: “De que maneira a crescente digitalização das formas de comunicação e a predominância da lógica do consumo têm impactado a comunicação das marcas, especialmente no que se refere às suas representações antropomórficas?”. O objetivo geral deste estudo é refletir sobre as transformações pelas quais a publicidade vem passando, com o advento das mídias digitais, a partir da figura dos assistentes virtuais de marcas. Além disso, defini os seguintes objetivos específicos: 1) Compreender o contexto sociocultural no qual ocorreram as principais transformações na publicidade e no consumo a partir da segunda metade do século XX, destacando sua relação com a comunicação; 2) Analisar a evolução dos personagens de marca, desde mascotes estáticos até mascotes humanizados; 3) Realizar uma análise crítica, utilizando uma abordagem teórico-empírica, do advento do CB, mascote das Casas Bahia, no meio digital. Para alcançar esses objetivos, realizei uma revisão teórico-empírica, abrangendo obras de autores como Manuel Castells, Henry Jenkins, Gilles Lipovetsky, Zygmunt Bauman, Jean Baudrillard, Guy Debord, Pierre Lévy, Lucia Santaella e Clotilde Perez. Entre os resultados obtidos, destaco o paralelo entre o avanço da publicidade e da internet. Observo como as mídias sociais muitas vezes distorcem a realidade de uma sociedade dominada pela revolução informacional, refletindo uma forma de comunicação pós-massiva. Isso também está relacionado ao surgimento de um novo tipo de consumidor, que valoriza mais os aspectos simbólicos do que a finalidade do produto. É fundamental analisar criticamente o papel das mascotes digitais na publicidade. A aparente transformação da mascote das Casas Bahia reflete a identidade desse novo consumidor, que se identifica com um estilo visual neutro, não regional e altamente simbólico e visual. Isso é um reflexo de um novo público, que participa de uma economia diferente e está cada vez mais presente no mercado digital.
- DissertaçãoFacebook e terceira idade: a relação dos alunos da universidade aberta à terceira idade da Uniso e as novas tecnologias midiáticas(2014) Santos, Ana Paula dosNesta pesquisa, investiga-se a relação entre os produtos midiáticos contemporâneos e os idosos frequentadores da Universidade da Terceira Idade da Uniso. Este estudo é dividido em cinco capítulos: no primeiro, introduz-se a temática; no segundo capítulo, procede-se ao levantamento histórico das universidades da terceira idade, com ênfase para a iniciativa da Uniso; no terceiro, aborda-se o histórico da mídia específica para a terceira idade, destacando-se a rede social Facebook a partir dos trabalhos de Castells e Recuero – optou-se por esse recorte a partir do resultado a primeira fase da pesquisa, cuja aplicação de questionário a 300 participantes sinalizou que 84% eram usuários do Facebook –; no quarto capítulo, discutem-se os resultados de um experimento de uso da rede realizado com sete alunos da Universidade da Terceira Idade da Uniso. Do ponto de vista metodológico, as imagens usadas foram analisadas a partir de roteiro proposto por Kossoy e da técnica de escrita de idealizada por Lima . Os resultados desta pesquisa sugerem que a inclusão digital potencializa a possibilidade de integração social para esses indivíduos, ampliando as chances de que tenham mais voz e visibilidade social, o que possivelmente resulta no aumento de empoderamento, senso de pertencimento comunitário e autoestima, bem como na qualidade de vida e aproveitamento de oportunidades educacionais e culturais, sobretudo as relacionadas aos produtos midiáticos.
- DissertaçãoNarrativas corporativas em tempos de mídias sociais: o site "Reclame Aqui"(2017) Oliveira, Aparecida Montesino RodriguesEste estudo aborda as narrativas corporativas em tempos de mídias sociais, com foco no Site Reclame Aqui. O recorte está nas micro e pequenas empresas sorocabanas que foram reclamadas de forma ofensiva no referido site e que moveram processos judiciais contra seus consumidores além do próprio portal. Com o intuito de conhecer o processo comunicacional em situações litigiosas e averiguar como os empresários estão reagindo às reclamações, o trabalho foi conduzido em duas fases. Na primeira foram realizadas buscas sobre o tema escolhido e o corpo teórico que a compõe. Na segunda etapa foram investigadas as reclamações no site e as empresas reclamadas por meio de questionário. Os resultados mostram as micro e pequenas empresas vulneráveis a escândalos online. Uma vez que o portal de reclamações amplia essa realidade devido à rápida repercussão, essa exposição afeta a imagem corporativa causando impacto negativo no fechamento dos negócios, além de mostrar a burocracia e a fragilidade do processo comunicacional vivido pelas empresas em situações difamatórias
- DissertaçãoPodcast durma com essa: um estudo da produção jornalística do jornal Nexo(2021) Faria, Naiara Albuquerque Melo deEsta dissertação propõe uma reflexão sobre a produção de podcasts da imprensa brasileira. Sabe-se que a distribuição de conteúdo jornalístico por meio deste novo formato midiático tem crescido nos últimos anos e, por isso, a presente pesquisa busca compreender em que grau os podcasts noticiosos guardam relação com as mudanças socioculturais da atualidade. O objetivo é averiguar se há potencial dialógico na produção da coluna Durma com Essa, do Jornal Nexo, com a ajuda da pergunta norteadora: o podcast da coluna Durma com Essa tem elementos que indiquem a presença de potencial de dialogia social? Para isso, a fundamentação teórica estará em Cremilda Medina e Mara Rovida, no embasamento do conceito de Diálogo Social; além de Nelson Traquina, Muniz Sodré e Maria Helena Ferrari quanto à prática jornalística; John Downing, Dennis de Oliveira e Cicilia Peruzzo, no Jornalismo descentralizado; e Roseli Fígaro sobre Jornalismo Alternativo e novos arranjos econômicos para jornalismo contemporâneo. A abordagem metodológica é a Análise de Conteúdo a partir de Laurence Bardin, com o corpus composto a partir da produção de podcasts durante os seis primeiros meses da Pandemia do Novo Coronavírus, decretada pela Organização Mundial de Saúde em março de 2020. Ao longo do percurso, observa-se que o fazer jornalismo do objeto estudado cumpre com a promessa de promover a contextualização dos fatos no intuito de aumentar o entendimento do público, contudo, não traz elementos que apontam para a presença de dialogia social, quanto à pluralidade de perspectivas, escolha das fontes e presença de protagonistas sociais na narrativa apresentada.