Navegando por Assunto "Mulheres - Condições sociais"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA luta das mulheres assentadas no Pontal do Paranapanema e a Escola do Pé de Galinha(2005) Freitas, Lígia dos SantosO presente estudo situa-se entre os que investigam a participação política da mulher no campesinato brasileiro e a luta pela educação, objetivando verificar quais são as estratégias de luta da mulher dentro dos assentamentos do Estado de São Paulo. A pesquisa propõe-se a contribuir com aportes que possibilitem uma melhor compreensão dos valores que permeiam os princípios políticos das mulheres e suas ações estratégicas na luta pela educação e pela permanência de seus filhos (as) no campo. A pesquisa abordará a compreensão desta questão por parte de um grupo de mulheres que participaram desse processo de conquista da terra e da luta pela construção e melhoria da Escola Fazenda São Bento, em Mirante do Paranapanema Os dados empíricos foram obtidos através de documentos, fotos da Escola e do IV Encontro Estadual de Mulheres Assentadas e Quilombolas do Estado de São Paulo, resumos dos Encontros Estaduais, relatos das assentadas e de alguns funcionários do Instituto de Terras do Estado de São Paulo em visitas, análise de documentos e relatos. Pudemos concluir que a preocupação com as crianças, jovens e adultos permeia o Movimento de Mulheres sendo a Educação a forma de viabilizar as áreas de assentamentos conquistadas com a permanência de seus filhos no campo. Estes relatos e documentos retratam a luta da mulher para a construção de uma sociedade mais justa, solidária, igualitária, a conquista da dignidade e da auto-estima dos trabalhadores rurais.
- DissertaçãoBeleza feminina e realização pessoal: uma análise comunicacional na revista Claudia(2016) Ferraz, Walkiria FirmoEsta pesquisa tem como objeto o processo de construção da beleza feminina, no contexto da modernidade tardia e sua ênfase na identidade no discurso das celebridades na Revista Claudia. O objetivo geral é compreender aspectos da relação entre beleza e realização pessoal da mulher contemporânea presentes na publicação e especificamente identificar a representação da beleza feminina e a relação entre beleza e realização pessoal construída pelo discurso da Revista Claudia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico sobre o tema e fundamentação teórica de autores como Gilles Lipovetsky, Anthony Giddens, Denise Beruzzi de Sant’Anna e Alain Ehrenberg. O corpus da pesquisa é constituído por seis exemplares da Revista Claudia, do período entre os meses de julho a dezembro de 2015. Para realizar este estudo, foi feita a análise de discurso proposta por Rosalind Gill. Foram selecionadas entrevistas com celebridades das capas de cada exemplar estudado. Entre os resultados, observamos que o discurso da revista é construído de forma a criar na leitora uma identificação com a celebridade em destaque. A importância conferida aos cuidados com a beleza e o investimento em suas carreiras funciona como uma espécie de guia para a realização pessoal. A relevância desta pesquisa está na percepção de como a Revista Claudia constrói e comunica a beleza da mulher nos tempos atuais.
- DissertaçãoImprensa e educação: registro da escrita feminina no jornal O operário (1909-1913)(2013) Valente, Marcélia PicançoEste trabalho investiga os escritos de mulheres trabalhadoras na imprensa operária do Brasil nos anos de 1909 a 1913, na cidade de Sorocaba/SP. Examina seus discursos e as questões que os envolviam como reivindicações por educação, emancipação feminina e a exigência de plenos direitos na sociedade. Analisa as relações entre poder e trabalho e suas experiências coletivas. A principal fonte desta pesquisa é o jornal O Operario, periódico de orientação socialista que surge no seio da sociedade industrial emergente em Sorocaba. O jornal destaca-se como um contraponto à imprensa hegemônica do período e deu oportunidade para que algumas mulheres nele se manifestassem. Nessas manifestações houve espaço para que se discutisse a formação do movimento operário e seus principais argumentos para instrução dos trabalhadores.
- TeseMulheres plurais: a educação feminina à luz da missão educativa da Igreja Católica(2015) Gomes, Calil de SiqueiraMulheres Plurais: a educação feminina à luz da missão educativa da Igreja Católica é uma tese construída na linha de pesquisa História e historiografia: políticas e práticas escolares, perpassando pelo fio condutor a História das Mulheres, como fruto de análise de discursos tradicionais que reforçavam a figura de submissão das mulheres no cenário de educação religiosa do Catolicismo Ultramontano. Nesse caso, a visibilidade feminina e a sua busca de mobilidade nos espaços de poder dentro da história, perpassou pelo crivo da educação, bem como pelo processo de civilização e emancipação, que outrora fazia da condição feminina uma situação de dominação e submissão masculina, que analiticamente nas visões bíblicas e históricas são reforçadas pela ideologia da fragilidade feminina. O recorte temporal da pesquisa compreendeu fins do século XIX e início do século XX (1859 até 1963), mediante uma revisão bibliográfica sobre a educação feminina, a história das mulheres e o papel da Igreja Católica justificando alguns fragmentos que continham uma educação moral e rígida. E, ao mesmo tempo a Igreja Católica que por vocação natural de ensinar, abriu campos e espaços para que a educação feminina confessional tivesse o seu devido lugar, não substituindo a educação laica do cenário político tradicional e conservador, que à época mantinha poucos interesses em emancipação feminina, atrelando a condição feminina submissa ao domínio masculino. Contudo, no final do século XIX, aconteceu a crise modernista (valores, princípios morais, éticos e políticos), e reforçou o ideal da educação feminina em colégios religiosos, pois fazia parte das estratégias ultramontanas em querer recristianizar toda a sociedade, na formação de mães e esposas aptas para o desenvolvimento da nação brasileira, como exemplificou o Colégio Santa Escolástica de Sorocaba, com sua proposta pedagógica e formação cultural, que desde 1906 corrobora com a história da educação em Sorocaba.
- DissertaçãoViolência contra a mulher, políticas públicas e telenovela: intersecções possíveis : o caso Fina Estampa(2013) Silva, Regina Cardoso daA violência contra a mulher constitui-se em um grave problema social. Para que seja mais bem entendida, deve ser vista sob a perspectiva de gênero, que elucida uma forma de opressão e crueldade estruturalmente construída nas relações entre homens e mulheres ao longo da história, na grande maioria dos países, reproduzida no cotidiano e subjetivamente assumida nas diferentes classes sociais, raças, etnias e faixas etárias (MINAYO, 2006, p.93). O presente estudo, no campo da Comunicação e Cultura, tem por objetivo contextualizar a violência contra a mulher, hoje entendida como um problema de saúde pública, bem como conhecer de que forma os produtos culturais, e nesse caso em especial, a telenovela, tem se colocado em relação a este fenômeno. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, de abordagem qualitativa, que tem por referência teórica primordialmente os Estudos Culturais, pesquisa em documentos oficiais da Secretaria de Políticas Públicas para as mulheres e de Organizações não Governamentais, estudos desenvolvidos por pesquisadoras feministas e marcos referenciais nacionais e internacionais relativos à violência contra a mulher. A partir desse referencial, abordou-se a telenovela Fina Estampa da Rede Globo de Televisão, observando-se as representações feitas da violência contra a mulher, de suas circunstâncias e consequências, bem como a interação entre os produtores culturais envolvidos nessa obra e os agentes do Estado, promotores de políticas públicas de enfrentamento a essa forma de violência.