Navegando por Assunto "Prática pedagógica"
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- DissertaçãoA formação da consciência e reflexão lingüística no ensino fundamental(2004) Abud, Elisabete FranciscoEste trabalho resulta da minha insatisfação com o ensino da Língua Portuguesa en- quanto professora da rede pública do Estado de São Paulo. Em função disto, referenciando-me em uma corrente da lingüística que vê na construção da consciência lingüística e na formação do usuário da modalidade escrita os objetivos fundamentais da Educação Lingüística, trabalho nas aulas de Língua Portuguesa no sentido de mudar o conteúdo, de modo a levar o aluno à reflexão e à consciência lingüística. Neste sentido, desenvolvi uma pesquisa-participante, com turmas de sétimas séries da E.E. Prof. Ezequiel Machado Nascimento, em que procuro traba- Thar o ensino da língua materna com conteúdos que elejo prioritários, já que o ensino da lín- gua como é não oferece aos alunos habilidades, supostamente específicas da disciplina de Língua Portuguesa, mas que devem ser desenvolvidas por todas as áreas do conhecimento. Pretendo mostrar ser possível uma professora de formação tradicional, no limite das condi- ções sociais dos sujeitos envolvidos no processo, e tendo, inclusive, suas aulas apoiadas no Livro Didático, modificar o conteúdo da disciplina, de modo a construir um novo modelo pedagógico e uma nova episteme. Com a finalidade de fundamentar a prática e minha opção teórica, apresento situações de aula e a análise que faco dessas situações.
- DissertaçãoA inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas séries iniciais do ensino fundamental: um olhar na sala de aula(2003) Rey, BrunetaA inclusão no ensino regular de crianças com necessidades educativas especiais, despertou algumas indagações que através desse trabalho de pesquisa, procuramos analisar em relação a alguns aspectos da ação do professor frente a esse aluno incluído, buscando conhecer as estratégias utilizadas em sala de aula, no sentido de procurar melhor entender como processo de inclusão está ocorrendo. No município de Sorocaba, logo do início da implementação do processo de integração/inclusão, as classes especiais foram desativadas e seus alunos encaminhados para classes regulares do ensino fundamental. O critério utilizado para estabelecer a inclusão no ensino regular foi a idade cronológica dos alunos. Entendendo a inclusão como um processo, já que ela não se efetiva sem mudanças de atitudes de todos os envolvidos no processo escolar, realizamos esta investigação, a partir de observações e análise, em três escolas regulares de ensino, sendo uma particular e duas públicas da rede municipal e estadual. Sendo o cenário dessa pesquisa a sala de aula, portanto, um cenário que SO constitui dinâmico dentro de suas especificidades e de uma complexidade dificilmente de ser apreendida no seu todo e, tendo como sujeitos aluno e professor, optamos pela abordagem qualitativa, tomando como referência a etnometodologia a qual permite conhecer e interpretar os discursos as ações ocorridas no contexto social. Foram utilizados instruments como observações diretas da dinâmica escolar entrevistas semi-estruturas para a coleta de dados. As escolas apresentam como similaridade alunos com necessidades educativas especiais incluídos no ensino fundamental, vindos ou não de classes especiais. Na análise buscamos a compreensão das escolas sobre a proposta da inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais no e ensino regular e quanto as mesmas flexibilizam e modificam e programas e ações pedagógicas, na tentativa de buscar soluções que favoreçam o processo de ensino aprendizagem desses alunos. As conclusões apontam que a inclusão só se tornará efetiva quando houver, de fato, uma reestruturação da instituição escolar favorecida por políticas públicas que garantam recursos humanos e materiais, levando todos os envolvidos a assumir a responsabilidade pelo processo, aceitando e colaborando para minimizar as diferenças e assumam uma atitude de que os saberes são possíveis de seem construidos partir das competências, habilidades e limitações dos seres humanos.
- DissertaçãoDe demônios e aprendizes: infinitas reflexões pedagógicas(2003) Rolim, Carmem Lúcia ArtioliPara compreender o modo de ser professor, de matemática, no Ensino Médio do ensino público, tendo como tema o infinito e caminhando com Escher, dada a figuratividade acasalada em razão/emoção que suas obras apresentam, num desafiar infinito de infinitos, vi-me obrigada a partir em viagem de cabotagem. Exploradora, registrei a cada porto de paragem, o arcabouço dos acontecimentos, descobrindo a existência de inúmeros infinitos. Já em terra, encontrei-me, à medida que me tornava professora reflexiva, com Zeichner, Schön e Alarcão, agora registrando os abalos sísmicos e as fendas acontecidas em minhas convicções professorais. Na senda da empiria, busquei o pensar dos alunos, momento no qual vi-me a entender o infinito como meus alunos - 1,2,3 ... . Busquei, então, libertar-me de meus demônios: o de Laplace e o Maxwell, via demônio de Prigogine. No caminho estavam "Oleg e os clones", pequena estória do Prof. Dr. Godofredo de Oliveira Neto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para, através de indícios dizerem que ser professor vai além de aprender maneiras para ensinar porque ensino/aprendizagem próprio do professor não se separam, se entretecem nos fios, enfiando-se no tecido da sala de aula.
- DissertaçãoPolíticas públicas e práticas pedagógicas cotidianas: um estudo de caso dos PCNs - meio ambiente - em Sorocaba(2007) Mattos, Luís Roberto Rodrigues deOs saberes e as práticas só fazem sentido quando compartilhados e usados em prol da solidariedade, justiça e da cultura da paz”. Este princípio faz parte da Carta das Responsabilidades Humanas que trata sobre as responsabilidades da humanidade para os desafios do século XX, e propõem a elaboração de um terceiro pilar de relações internacionais entre a humanidade e a biosfera, visando um mundo responsável, plural e solidário. Os problemas ambientais constituem uma das maiores preocupações políticas sociais, econômicas e educacionais de nossa época. Nesse sentido, cabe aos educadores a adoção de práticas pedagógicas para uma Educação Ambiental que proponham uma reflexão do mundo capitalista e globalizado em que vivemos, a fim de provocar reflexões sobre o nosso processo civilizatório e de se estabelecer uma nova ética nas relações entre as diferentes sociedades e a natureza. No âmbito escolar, o meio ambiente deve ser tratado como tema transversal, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs -, sendo assim comum a todas as disciplinas e não somente nas áreas de Geografia, Ciências Naturais e Biologia, como vinha sendo tratado até então. Anteriormente, na maioria das vezes, a Educação Ambiental limitava-se a transferir conteúdos da ecologia tais como habitat, nicho ecológico, poluição, desmatamento ou assuntos da moda em determinados momentos que são divulgados pela mídia, colocando em destaque desmatamentos, catástrofes ecológicas, extinção de espécies, contaminação de ambientes, cataclismos, e deixando de lado os aspectos econômicos, sociais, cultuais inerentes a esses problemas. Os PCNs apresentam proposta de trabalho com Educação Ambiental que, segundo o documento, deve orientar-se para a formação do/da cidadão/ã crítico sobre as questões sociais, econômicas, culturais e ecológicas com o objetivo de rever a relação antropocêntrica, imediatista e predatória que a humanidade estabeleceu no sistema capitalista e socialista. Mas quais são as limitações dos PCN dentro das condições concretas das escolas públicas? Nesse sentido, o principal papel dessa pesquisa é investigar os limites e possibilidades dos PCNs para o desenvolvimento da Educação Ambiental no cotidiano escolar, junto aos professores/as das diversas disciplinas que compõem o currículo do Ensino Fundamental Sendo assim, pretende-se com esta pesquisa colaborar para o entendimento de como tem sido abordado ou não o referido em sala de aula pelos profissionais da educação, independente das disciplinas que lecionam, assim como verificar as representações e o referencial político-pedagógico em que estão pautadas as práticas pedagógicas que os mesmos definem como sendo Educação Ambiental.
- DissertaçãoPráticas docentes no ensino por competência em um curso de turismo do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza(2006) Serpa, Esmeralda MacedoEsta pesquisa tem por objetivo analisar as práticas docentes desenvolvidas por professores do Curso de Turismo de uma Escola Técnica Estadual localizada em um dos municípios do interior de São Paulo, pertencente ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, doravante citado como CEETEPS, supondo-se que tais práticas derivam das apropriações/objetivações que fazem da reforma do ensino técnico, mediadas pelas apropriações/objetivações que o CEETEPS realizou com relação a essas reformas. Procurou-se investigar se as práticas docentes privilegiaram ou não o ensino por competência, conforme consta nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação profissional, bem como as razões que os levaram a orientá-las para uma ou outra direção. Os procedimentos de pesquisa adotados consistiram no levantamento e leitura de documentos, observação de aulas, na realização de entrevistas, bem como na análise dos dados obtidos, cobrindo temas relacionados à implementação da reforma do ensino técnico. Os dados foram discutidos considerando os debates sobre a formação por competências e sua inspiração pelo CEETEPS. Os resultados levaram a constatação de que os professores trabalham inseridos em um cotidiano criado por eles mesmos como alternativa, sem aplicar a legislação no que tange a pedagogia do ensino por competências, talvez por desconhecê-la. Para os professores que necessitam atuar desta forma, os planos de trabalho docente são documentos burocráticos, elaborado apenas para cumprir as normas de instituição. Palavras-chave: ensino técnico, competências, plano de trabalho, educação profissional, prática docente.
- DissertaçãoUm currículo para educar o jovem e o adulto: reflexões sobre a prática no Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos(2004) Magagna, Beatriz Elaine Picini; 1958-Hoje, com a falta de empregos, e um mercado competitivo, exige-se do trabalhador brasileiro uma participação mais criativa e conhecimento escolar reflexivo, além de competências diversas para sua inserção social, dai a necessidade de escolarização para os jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso ou permanência na escola no tempo adequado e por ter se constituído em um sistema paralelo ao sistema regular de ensino. O presente estudo - Um currículo para educar o jovem e o adulto: reflexões sobre a prática pedagógica no Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos - da Uniso, teve como objetivo principal, além do estudo currículo/conteúdo, a forma como o conhecimento pode ser abordado, buscando subsidios teóricos que amparassem nossa prática pedagógica. O contato com as obras do Educador Paulo Freire permitiram a reflexão, porque demonstram que a sua pedagogia não pode ser entendida apenas como método de alfabetização de adultos, mas como uma práxis. O trabalho foi dividido em três capítulos, o primeiro trata de uma breve leitura histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, as leis que a amparam e as mobilizações que conclamam a educação para todos, como uma maneira de se trabalhar as exclusões, exigência do século XXI; o segundo trata as teorias curriculares através do tempo e as reflexões sobre a forma de se trabalhar o curriculo; o terceiro trata da estrutura e funcionamento do Programa Sorocaba e Região 100 Analfabetos, e as problemáticas enfrentadas no cotidiano, bem como as experiências e interferências da prática em ação.