Navegando por Assunto "Professores universitários - Formação"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseA educação tecnológica: sua história, seus professores e a percepção dos alunos sobre as práticas pedagógicas(2016) Lechugo, Carla PinedaEsta tese vincula-se a linha de pesquisa “Educação Superior” e tem por finalidade analisar as diretrizes do Centro Paula Souza (CEETEPS), a formação acadêmica e a qualidade de vida dos professores de uma Faculdade de Tecnologia do interior paulista e a percepção dos alunos sobre suas práticas pedagógicas. As perguntas que orientaram essa pesquisa são: a) quais práticas pedagógicas os professores da Faculdade de Tecnologia do interior paulista incorporam no exercício da docência? b) quais práticas pedagógicas incorporadas pelos professores, atendem satisfatoriamente às expectativas dos alunos? c) quais práticas pedagógicas incorporadas pelos professores, atendem satisfatoriamente as diretrizes curriculares em curso? e d) como os alunos avaliam a competência dos professores como profissionais da Educação? E os problemas apontados acima, originaram as seguintes hipóteses: a) as práticas pedagógicas incorporadas se constituem em aulas expositivas, centradas no professor e pouco participativas. b) as práticas pedagógicas incorporadas pelos professores da Faculdade de Tecnologia do interior paulista, não atendem satisfatoriamente as expectativas dos alunos. c) as práticas pedagógicas incorporadas pelos professores da Faculdade de Tecnologia do interior paulista, não atendem satisfatoriamente as diretrizes curriculares em curso e d) os alunos avaliam os professores capacitados nas suas áreas técnicas, porém, não qualificados para ensinar. A busca de possíveis respostas aos problemas propostos demandou: a) entendimento do processo de industrialização, das transformações no mundo do trabalho e os reflexos na Educação Superior profissionalizante, b) conhecer o Centro Paula Souza e suas Diretrizes Curriculares, c) analisar a formação dos professores, d) entrevistá-los para compreender a qualidade de vida e seu cotidiano, e) compreender a percepção dos alunos sobre as práticas pedagógicas através de pesquisa qualitativa. As conclusões deste trabalho apontam um descompasso entre a Missão, Visão, Valores e as Diretrizes Pedagógicas dos cursos com as práticas exercitadas em sala de aula, pois, tanto nas declarações da Identidade e Imagem Institucionais, como nas diretrizes pedagógicas dos cursos, não se reconheceu nas falas dos alunos e dos professores uma Educação que promova plenamente a criatividade, as competências humanas, o estímulo a discussão e a compreensão dos problemas da sociedade, a formação do ser humano pleno e do cidadão responsável. Os resultados desta pesquisa revelaram uma heterogeneidade nas práticas pedagógicas dos professores e nas expectativas dos alunos. Porém, pode-se perceber que os alunos avaliaram os professores com base nos itens “fale bem” e “reclame” pelos mesmos critérios: conhecimento do professor sobre a matéria a ser lecionada, relacionamento professor-aluno, capacidade de ensinar e motivação do professor. Dos itens mencionados, pode-se concluir que a maior deficiência dos professores está relacionada a capacidade de ensinar, pois os alunos reconhecem que os professores são qualificados em suas áreas, porém, não qualificados para “dar” aula como apontado na hipótese. Esse resultado é consequência da pouca formação dos professores pesquisados nas áreas da Educação, pois a maioria deles têm formação nas áreas técnicas. Também se constatou uma qualidade de vida que prejudica o trabalho docente, pois os professores entrevistados acumulam dois ou três empregos e não tem tempo para aperfeiçoarem o seu trabalho. Ao final desta pesquisa, são elencadas as características do “bom professor” e do “mau professor” e sugere-se uma avaliação de competências a ser utilizada pelo CEETEPS para futuros investimentos na formação dos professores.
- DissertaçãoImplicações da reforma da educação médica na formação do docente de medicina(2010) Moreira, GiseleEsta dissertação consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre docência universitária e tem como objetivo investigar os problemas e as necessidades dos docentes de Medicina resultantes da reforma da educação médica. Defendemos a necessidade de programas de desenvolvimento docente permanentes e continuados como instrumento imprescindível para consolidar e avançar na transformação da educação e da prática médica. Na reflexão sobre docência em medicina consideramos tanto os retrocessos e impasses como as possibilidades de superação que a docência universitária e o ensino superior vivem, no contexto nacional e internacional. A revolução tecnológica, a reestruturação mundial do capitalismo e a influência de organismos internacionais nas políticas educacionais causaram inúmeras transformações na sociedade e na educação. No Brasil, a adoção da política de orientação neoliberal influenciou na elaboração da Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais que orientam a reforma em vigor e favorecem a expansão do ensino superior através da iniciativa privada. A complexidade da docência universitária relaciona-se com questões fundamentais da universidade como instituição social e da educação como bem público social originada do compromisso com a formação humana ampla, para a reflexão e a crítica da sociedade. As novas exigências da sociedade, a inovação tecnológica e a explosão epistêmica romperam com as formas tradicionais de ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. Procura-se superar antigas dicotomias entre teoria e prática e formação humanística ou tecnicista além de introduzir o paradigma da complexidade em substituição ao científico que caracterizou a modernidade. A educação médica busca ultrapassar o modelo biomédico flexneriano em direção ao paradigma da integralidade e para isso a participação e o envolvimento docente são fundamentais. No entanto, os docentes resistem em implantar as mudanças propostas. Para o enfrentamento dessa resistência há diversas experiências de programas de desenvolvimento docentes envolvendo diferentes tipos de atividades a serem consideradas e implantadas pelas escolas médicas, que já ultrapassaram a fase de inovação e implantação, visando envolver os docentes na consolidação da reforma curricular.
- DissertaçãoProgramas de desenvolvimento profissional docente e competência pedagógica na educação superior: revisão sistemática de escopo(2021) Silva, Patrícia Machado Sampaio daA qualidade da educação formal é influenciada pelo trabalho do docente, e este necessita de formação específica para desenvolver a competência pedagógica. Com base nessa premissa, o programa de Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) pode ser eficaz para melhorar prática pedagógica dos professores. Essa pesquisa se justifica por produzir um conhecimento que pode contribuir com a teoria educacional para a formação de professores. Por meio do método da Revisão Sistemática de Escopo, foi realizada a busca dos termos ‘programa de desenvolvimento profissional docente’ e ‘competência’, bem como ‘desenvolvimento profissional docente’ e ‘competência’, em cinco bases de dados: Web of Science, Scopus, Scielo Brasil, Banco Nacional de Teses e Dissertações, e ERIC. O objetivo geral foi compreender a relação entre programas DPD e a competência pedagógica dos docentes da Educação Superior. Para alcançar esse objetivo foi necessário identificar, nos trabalhos selecionados, as características dos participantes nos programas de DPD; descrever os tipos de intervenção, relacionando-as ao aprimoramento da competência pedagógica; e indicar as dimensões da competência, de Masetto (2012), que são afetadas por cada intervenção. Os critérios de elegibilidade foram definidos pela inclusão de artigos que apresentavam fonte primária de evidências de programas DPD de docentes em exercício na Educação Superior, sendo excluídos apenas os de língua estrangeira diferente da inglesa ou espanhola. As etapas de busca e seleção foram realizadas sem a presença do segundo revisor e, consequentemente, não foi possível publicar o protocolo dessa revisão sistemática de escopo. Elencou-se 190 estudos em potencial, dos quais foram excluídos 182, por duplicidades e pela ausência de fontes primárias de evidências (classificados como inelegíveis). Oito artigos foram revisados de modo sistematizado, apresentando três categorias resultantes da análise de conteúdo, e cinco temas emergentes da análise temática, que conferem os sentidos implícitos na relação de aprimoramento da competência pedagógica dos professores que participam dos referidos programas. As contribuições desta pesquisa são: a identificação dos métodos de revisão que provavelmente são mais adequados à área educacional; a baixa produção científica sobre intervenções como método de pesquisa sobre DPD, na Educação Superior; a dinâmica do aprimoramento da competência pedagógica contida nos programas; e, em função, das dificuldades encontradas no processo de classificação dos artigos, o descuido no registro dos procedimentos metodológicos de pesquisas (título, resumo e palavraschave) na área da Educação essenciais para retratar o conteúdo textual das produções científicas.