Navegando por Assunto "Saúde na comunicação de massa"
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- DissertaçãoComunicação e consumo: uma abordagem da propaganda de medicamentos na internet(2017) Martins, Andréia Maria LinsA divulgação de medicamentos na mídia é tema dessa dissertação, que tem como propósito refletir sobre o estabelecimento de critérios a respeito da qualidade e direcionamento dessas informações científicas e promocionais prestadas, tanto à classe médica, quanto à sociedade civil. O corpus do qual lançamos mão são os anúncios disponibilizados no portal do Universo On-line (UOL). O percurso metodológico caracteriza-se pela análise dos anúncios fundamentada em Bauman, que aborda questões sobre os efeitos do consumo emergente e o sistema capitalista. Constatou-se que a indústria farmacêutica e as empresas têm uma intensa estratégia de marketing com o objetivo de elevar o consumo de medicamentos pela população. Assim sendo, na lógica capitalista, a medicalização, por meio da propaganda de medicamentos em sites, pode ser considerada como mercadoria, cujo objetivo é gerar lucros com a elevação das vendas e de seu aumento no consumo para conquista de mais mercados.
- DissertaçãoComunicando a saúde: a gripe causada pelo vírus AH1N1 e a cultura do jornalismo em três jornais regionais(2012) Silva, Evenize de Cássia Batista Marques daO presente trabalho analisa o conteúdo publicado em três jornais - Cruzeiro do Sul (de Sorocaba), Diário da Região (de São José do Rio Preto) e Vale Paraibano (de São José dos Campos), todos do interior do Estado de São Paulo - sobre a gripe causada pelo vírus Influenza A-H1N1 durante a pandemia da doença, ocorrida no ano de 2009. Tendo como base metodológica a Análise de Conteúdo e o Jornalismo Comparado, além do amparo teórico da Agenda Setting, trabalhamos com os textos de Laurence Bardin, Maxwell McCombs e José Marques de Melo, tendo ainda contribuições de Mauro Wolf, Guy Debord e Jean Baudrillard, entre outros. Foram investigadas 322 unidades jornalísticas, publicadas no mês de agosto de 2009, levando em consideração as categorias de jornalismo opinativo e informativo. A análise desse material se mostrou necessária para verificar como se deu a cobertura jornalística a respeito da chamada “nova gripe”, observando critérios quantitativos e qualitativos sobre o conteúdo publicado. Para tal, uma a uma, as matérias publicadas foram analisadas e resultaram no preenchimento de tabelas contendo indicadores estabelecidos para classificar e analisar o universo pesquisado. Essa metodologia aplicada teve como parâmetro os trabalhos dos autores já citados e também as classificações temáticas conceituadas pelas pesquisadoras Luiza Massarani e Flávia Medeiros, com adaptações e ajustes considerados pertinentes à presente pesquisa. O estudo verificou, entre outros itens, a apuração das notícias e as fontes mais utilizadas para o fornecimento de dados; além de quais recursos os jornais utilizaram para a publicação de um assunto de grande interesse da população naquele momento em que uma doença nova avançava pelo mundo. Verificamos ainda qual foi a relação entre os conteúdos publicados e a manifestação dos leitores por meio de cartas enviadas para os periódicos e como o contexto regional foi abordado pelos matutinos pesquisados. Com o levantamento, foi possível concluir que a temática mais abordada pelos jornais pesquisados foi sobre medidas de controle da doença, seguida pelas unidades sobre o alastramento e as mortes provocadas pela gripe. O terceiro tema mais publicado foi o conjunto entre denúncias e situações de medo e insegurança relacionadas à doença. As notícias sobre as mortes foram focadas na contagem, muitas vezes diária, dos óbitos e, em alguns casos, baseadas em informações não oficiais e sem identificar as fontes e a origem dos dados publicados. Por fim, a partir das evidências de espetacularização da notícia e da publicação massiva de números de casos e de mortes, da superficialidade e das contradições encontradas em uma parte das matérias, concluímos que o conteúdo veiculado contribuiu para o pânico na sociedade durante o período da pandemia.
- DissertaçãoInterfaces comunicação e fisioterapia dermato funcional: a teoria das mídias e a celulite analisadas em sites de beleza(2017) Bertozzo, Renata Puertas ErnandesEsta pesquisa se faz na conexão entre a Comunicação e a Fisioterapia Dermato Funcional. Da primeira, utilizamos as informações dos sites de beleza que abordam o tema da celulite; do segundo, a base científica que possibilita apontar e indicar possíveis incorreções no conteúdo que os sites oferecem, principalmente, às suas leitoras. O objetivo geral desta pesquisa é identificar a fidedignidade das informações relacionadas à celulite contidas nos sites de beleza, e como objetivo específico, discutir , sobre o papel destas informações no padrão de beleza imposto pela mídia, quando se trata da busca do corpo sem imperfeições estéticas. O desenvolvimento da pesquisa tem como corpus uma seleção de sites, com suas respectivas ilustrações e imagens, pesquisadas entre 2016 e 2017. O corpo teórico da pesquisa foi constituído por de autores da área da comunicação, como Norval Baitello Junior, e da área da Fisioterapia Dermato Funcional, como Fábio Borges. A relevância desta pesquisa se dá, em primeiro lugar, pelo diálogo entre áreas, demonstrando a interdisciplinaridade como grande característica da comunicação, assim como na discussão sobre o papel que a mídia exerce sobre a busca da beleza a qualquer custo, mediante as informações sem respaldo científico sobre a fisiopatologia e protocolos de tratamentos para celulite encontradas nos sites analisados.