Navegando por Assunto "Valores"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA ética e os valores da pós-modernidade e o cotidiano escolar(2007) Paes, Maria do Carmo Lincoln RamalhoEsta dissertação, articulada com a linha de pesquisa Conhecimento e Cotidiano escolar, traz para a pauta de debates os valores da pós-modernidade e a análise de destacados autores pós-modernos, que afirmam vivermos a era do vazio, da falência dos valores, da ética. Em contrapartida, são introduzidos autores que não concordam com essas teses, enriquecendo e ampliando o debate. Os autores mencionados são: Jean-François Lyotard; Gilles Lipovetsky; Terry Eagleton e Zigmund Bauman. A pesquisa investiga se e como essas teses pós-modernas se refletem no cotidiano escolar, tendo a ética como referência das questões. Para essa análise, são entrevistados professores de uma escola pública e de uma escola particular, ambas da cidade de Sorocaba. Esses dois ambientes diferenciados são escolhidos para possibilitar o estabelecimento de um paralelo entre duas realidades que marcam fortemente o cotidiano da educação brasileira. Os procedimentos adotados são: a pesquisa qualitativa e empírica, por meio da observação, entrevistas semi-estruturadas orais, usando a técnica da gravação, e a aplicação de um questionário respondido por escrito; além disso, são aproveitadas conversas informais, individuais ou em grupo, ora gravadas, ora espontâneas. A pesquisa justifica-se por trazer ao debate uma das mais controvertidas questões da atualidade, tanto na sociedade em geral quanto na educação. A tônica central desse debate é a preocupação com o ‘fim dos valores’. É de grande interesse saber como essa tese se reflete na realidade escolar. A investigação revelou que, na realidade não existe uma falência generalizada de valores, mas uma desestabilização dos valores tradicionais e a busca ainda tateante e insegura de novos pontos de referência para o agir moral. Dessa forma, o trabalho pode contribuir para estimular a reflexão ética entre gestores, professores, alunos e o corpo administrativo da escola sobre um tema que não só está presente no dia dessas pessoas, mas é de fundamental importância para o sucesso do agir educativo.
- DissertaçãoConstrução ética no cotidiano escolar infantil: um olhar sobre os livros do PNBE 2014Moreschi, Michelle ThaisO tema desta dissertação é sobre a construção ética no cotidiano escolar infantil, em que é feita uma distinção entre moral, cujas regras são estabelecidas socialmente, e a ética, que reflete sobre a moral e contesta a legitimidade das regras morais vigentes. O problema de pesquisa foi definido envolvendo a literatura infantil como subsídio para abordar o despertar do senso moral em crianças. Tendo como hipótese que a literatura é um caminho fértil para a reflexão da ética no convívio social, parece importante analisar as obras do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), que são recebidas pelas escolas. Portanto esta pesquisa teve como objetivo apresentar reflexões sobre a construção da ética no cotidiano escolar e o “sensibilizar-se” por meio da análise de livros de literatura infantil do PNBE de 2014. Do acervo disponível em uma escola do interior de São Paulo, foram selecionados livros que abordam questões éticas, que apresentam relações com autoridade, com pares e consigo mesmo, mostrando que por meio das relações interpessoais, é possível desenvolver a construção de valores. Após a análise de conteúdo dos livros, os resultados apontam para uma maior quantidade de histórias com relações de autoridade quando comparadas às relações com pares e consigo mesmo; e uma maior representatividade de personagens de etnia branca. Porém de maneira geral os livros analisados estão adequados à construção da ética apresentando sentimentos que podem contribuir para o “despertar do senso moral” como o respeito ao outro, o amor, a empatia e a generosidade.
- DissertaçãoEducação e valores: um compromisso ético(2005) Colombo, Eloisa Gonçalves dos SantosEducar supõe opções valorativas e compromisso ético. Uma proposta educativa que vise à liberdade e à integralidade da pessoa pode resgatar a dignidade e o valor dos seres humanos nela envolvidos, além de contextualizar a educação no seu cotidiano e nas diferentes realidades em que essa acontece. A ação educativa abarca não só a informação e a formação, mas, através dessas, deve favorecer a promoção da pessoa, no que tange as perguntas de sua existência e constituição humana. Utilizando dois itinerários, a abordagem teórica e a pesquisa qualitativa, a autora do presente trabalho, procurou analisar a relação educativa pautada na eleição de valores e vivência do sentido de vida, presentes nas atitudes de educadores e educandos. Para tanto, baseou-se na definição do conceito de homem, como o ser capaz de desenvolver valores e transcender seus limites em direção à realização plena de sua vida, através dos estudos de Viktor Frankl. Como método propiciador dessa busca ontológica, foi utilizado o trabalho de Paulo Freire. O objetivo final deste processo fundamenta-se nos estudos de Victor Garcia Hoz, que afirma ser a educação um instrumento para que o homem atinja a alegria, devendo ser essa a base de toda e qualquer atitude educativa. A pesquisa de campo teve por objeto de estudo alunos do Magistério do ensino público de Sorocaba. Através do emprego da entrevista semi-estruturada, desenvolveu-se o levantamento das categorias e análise dos temas, ampliando a visão do presente trabalho para outros tópicos relacionados com a educação, tais como família, relação teoria e prática e repercussão da escolha profissional. A importância do encontro entre educador e educando e a sua valorização como possibilidade de desenvolvimento integral da pessoa, inclusive a característica comunitária que a constitui, foi identificada nas conclusões do presente estudo, confirmando a indagação inicial sobre a relação entre processo educativo, valores e vivência do sentido de vida.
- TeseEducação em valores na EAD: das percepções dos estudantes às diretrizes institucionais(2023) Martins, Marinete AparecidaEsta tese tem como tema a educação em valores e foi construída a partir da participação no Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação – GPESTI e vinculação ao projeto Verdade e ética nas redes sociais: percepções e influências educacionais em jovens usuários do Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Seu principal objetivo foi verificar quais as percepções de valores éticos e morais que os estudantes de disciplinas na modalidade EaD, dos cursos presenciais da Universidade de Sorocaba, têm sob a égide das quatro éticas de Josep Puig. A relevância desta pesquisa está na necessidade de se conhecer as percepções de estudantes sobre a educação em valores uma vez que ela oferece suporte para o respeito a normas, comportamentos, ações e condutas responsáveis que, quando implementados, facilitam a vida da sociedade e dos cidadãos. A metodologia envolveu levantamento bibliográfico e estudo de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Para a coleta de dados foi aplicado, aos participantes da pesquisa, no segundo semestre de 2020, um formulário online com oito situações-problema e quatro questões abertas. A análise quantitativa envolveu análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória e coeficiente de alfa de Cronbach, das situaçõesproblema, que foram apresentadas na escala tipo Likert, com quatro gradações; e as questões abertas foram analisadas à luz do paradigma indiciário, que permitiu identificar os indícios (categorias amplas e relevantes) sobre a questão estudada. As categorias de análise tiveram como sustentação as quatro éticas para aprender a viver: 1) aprender a ser: auto-ética; 2) aprender a conviver: alter-ética; 3) aprender a participar: socioética e 4) aprender a habitar o mundo: ecoética; o movimento indissociável que ocorre por meio da educação: humanização, socialização e singularização de Charlot e o duplo movimento de socialização e individuação de Goergen. Após as análises quantitativas é possível concluir que: a) os estudantes examinam o passado, o presente, o futuro e o resultado que suas ações terão, para si e para o próximo, quando decidem o que é certo ou errado, nas instâncias pessoal e acadêmica; b) eles compreendem a importância da participação no sistema democrático e a relevância da responsabilidade social, como cidadãos cívicos e ativos na sociedade democrática; e c) os estudantes entendem que a preservação da vida e das gerações futuras é decorrente da preservação do meio ambiente e de ações pessoais éticas e cidadãs.
- DissertaçãoEducar na biologia do amor: o exercício de valores humanos entre alunos do ensino médio com o auxílio de tecnologia(2012) Carvalho, Margly Octavia Genofre deEste trabalho apresenta reflexões sobre minha prática como professora de Biologia no Ensino Médio, pois sempre acreditei que o conteúdo programático da minha disciplina poderia ser expandido e ampliado, de modo a preparar o jovem para a vida, buscando o equilíbrio entre emoção e razão na formação plena do ser. Como professora passei a fazer uso de práticas pedagógicas que transcendiam o currículo escolar nos processos de ensino e aprendizagem. Como pesquisadora sai do estágio da intuição e do senso comum, e comecei a olhar para a minha prática e a refletir sobre ela. Elaborei, então, as seguintes questões de pesquisa que nortearam esse trabalho: O que ensinar e como ensinar, sem interferir no programa curricular da minha disciplina, Biologia, de maneira a contribuir para que a educação seja efetivamente integral? Como criar um clima em sala de aula e fora dela que estimule a autoestima, o autocontrole, o respeito, a cooperação, o diálogo e a solidariedade? Como perceber se as ações solidárias e humanizadoras estão acontecendo? Como suporte teórico para essa pesquisa trago, entre outros autores, Maturana, Boff e Hernández. Minhas reflexões são realizadas a partir de quatro atividades que foram propostas aos alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual, no período de dois anos. Os dados que foram coletados se referem às postagens em blogs e aos portfólios dos alunos, além das observações da pesquisadora-professora durante o processo de pesquisa. Os resultados mostram que os alunos passaram a ser protagonistas de sua aprendizagem, a valorizar a si mesmos, o outro e a família, a entender as suas emoções, a realizar atos de solidariedade, a respeitar as diferenças e a exercer os valores humanos nas suas vivências. Esses resultados mostram que a escola pode e deve se preocupar com a formação integral do ser e que essa preocupação não precisa estar restrita à disciplina de Biologia.
- TeseValores e virtudes vivenciados por professores e estudantes de cursos de pedagogia(2022) Gonçalves, Maini BarreiraA presente pesquisa tem como objeto investigar os valores e as virtudes vivenciados por professores e estudantes de Cursos de Pedagogia em quatro IES localizadas no estado de São Paulo. A temática surgiu a partir de discussões realizadas no Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Informação (GPESTI) e aborda o papel da Educação Superior na formação dos cidadãos, em uma sociedade cada vez mais plural. A questão de pesquisa foi: quais e como valores e virtudes foram vivenciados por estudantes, professores e coordenadores de cursos de Pedagogia em Instituições de Ensino Superior no estado de São Paulo? Partiu-se da premissa de que a vivência em valores e virtudes no Ensino Superior por meio da educação em valores pode contribuir para a formação humana. Como objetivo geral, buscou-se compreender quais e como valores e virtudes são vivenciados por estudantes, professores e coordenadores em cursos de Pedagogia. Como objetivos específicos, procurouse realizar o levantamento e sistematização dos valores e virtudes; identificar e descrever os valores e virtudes vivenciados por estudantes, professores e coordenadores nas IES; e, elencar como a educação em valores e virtudes no Ensino Superior aparece nos documentos institucionais: Plano de Curso, Projeto Político-Pedagógico e Matriz Curricular das IES participantes. Os procedimentos de pesquisa compreenderam a pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de revisão bibliográfica, estudo de campo e análise documental. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado questionário online, elaborado por meio da plataforma Google Forms®. Nas questões abertas, a análise dos dados foi feita, tendo por parâmetro o Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989) e, nas fechadas, análise descritiva, utilizando o Microsoft Excel®. Os resultados obtidos apontaram a vivência dos valores e de virtudes no cotidiano das IES em momentos como: Aulas, Eventos e Componentes Curriculares Específico; e por meio de estratégias de aula como: Aula Expositiva, Discussão (debate) e Estudo de texto. A relevância da pesquisa está em articular conceitos e ideias sobre comunidade, educação em valores e formação humanista.