Navegando por Assunto "Violência na escola"
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- DissertaçãoJustiça restaurativa no cotidiano escolar: uma alternativa para a solução de conflitos(2010) Mangini, Rosana Cathya RagazzoniEsta dissertação tem por objetivo discutir a aplicação da justiça restaurativa nas instituições escolares. Os pressupostos norteadores deste estudo são a seguir delineados. Preliminarmente, destaque-se que violências devem ser consideradas a partir de múltiplos fatores, que guardam, entre si, complexas interrelações e que são produzidas em qualquer espaço e a qualquer tempo, não existindo uma relação direta entre locais e momentos em que se concretizam, assim, o protagonismo dessas ações vai além dos atores instituídos na escola, para incluir aqueles que a circundam. Desse modo, contextualização é fator primordial para esta análise, remetendo a um olhar interdisciplinar, capaz de romper com a fragmentação do conhecimento e das ações, para inserir a riqueza do pensamento dialético combinado com as possibilidades perceptivas de variadas especializações. A hipótese apresentada é de que se possa empregar a justiça restaurativa como método de pacificação das lides produzidas no contexto escolar. Metodologicamente utilizamos a produção científica que evidencia as privações afetivas e sociais. Com base em Winnicott, Foucault, Ariès, Bourdieu, Kafka, e outros, contextualizamos as relações sociais, sem privilegiar determinada linha de pensamento, com duplo propósito, de evitar posições herméticas e de promover o diálogo entre ideias, sentidos e saberes diversos. Os conceitos apresentados têm ênfase no modo como se dão as relações interpessoais e nos sistemas sociais que privilegiam estratégias retributivas ou restaurativas, problematizando o conceito de justiça e educação. A metodologia adotada valeu-se ainda de questionário, com o objetivo de perscrutar a percepção social acerca dos conceitos de justiça e de mediação e, também, da análise da música A Vingança, do grupo Face da Morte, para explicitar as privações. Depreende-se da pesquisa realizada, que “Justiça Restaurativa” é um conceito em construção e experiências, ainda embrionárias, realizadas nas instituições escolares, têm obtido resultados satisfatórios. Identificamos a gênese da maioria das iniciativas realizadas em parceria com o judiciário; entretanto, arriscamos dizer que isso é fruto da visão adversarial adotada e aceita pela sociedade. Estes dados, alinhados com as perspectivas apontadas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, nos fazem arriscar certezas provisórias de que o emprego das estratégias restaurativas para a solução de conflitos é factível nas instituições escolares.
- DissertaçãoNarrativas ficcionais e discursos sobre a violência no cotidiano escolar(2004) Silva, Alexandre de FreitasO presente trabalho tem, por objetivo, discorrer sobre as várias formas de manifestação da violência nas escolas e, paralelamente, apresentar conceitos fundamentais para a sua discussão. Serão abordadas várias teorias que perpassam pelo tema, observando os diferentes pontos de vista sobre o ser humano em seu cotidiano e que vive esta violência. Por fim, é discutida a arte como uma forma de minimizar a violência nas escolas e uma metodologia proposta.
- DissertaçãoNo cotidiano das creches - a infância sorocabana revelada: um estudo sobre as proteções negociadas com a violência(2008) Perez, Elaine Cristina De Matos FernandezA pesquisa pauta-se por investigações interdisciplinares sobre a cultura de violências manifestadas e reveladas nos Centros de Educação Infantil (CEI) integrais de Sorocaba-SP. Verificamos como são negociadas as proteções com essas manifestações de violências. Partimos do pressuposto que não existe uma violência infantil, mas um conjunto de violências que precisam ser contextualizadas. A exclusão e inclusão constituem materialidade na postura do educador, marcado por fragmentações em sua formação e pela ausência do olhar interdisciplinar que inviabiliza o exercício das diferenças, que supera a noção de diversidade. As respectivas agressões são exibidas a partir das conceituações sobre as violências simbólicas, sistematizadas com as idéias de Bourdieu e Débarbieux, as concretas com os paradigmas de Maffesoli e Foucault e, as intermediárias, pautadas em estudos produzidos pelo Grupo Podis/Uniso. A interdisciplinaridade é também explorada como recurso metodológico, expondo a contextualização das instituições que abrigam crianças submetidas ao disciplinamento.. Realidade que dificulta uma infância que dissolve a solidez da concretude do mundo adulto preconizada por Larrosa.
- TeseO terceiro setor e a escola: serviço social nas escolas por meio de parcerias com organizações da sociedade civil(2013) Silva, Vanderlei daEsta tese trata da possibilidade de aproximação de quatro temas: Terceiro Setor, Educação Escolar, Serviço Social e Adolescentes em situação de conflito com a Lei, avaliando as relações entre o Estado e a Sociedade Civil, por meio de convênios com o Terceiro Setor. O objetivo é apresentar alternativas que visam diminuir os efeitos negativos do envolvimento de alunos na prática de atos de violência, sendo tais atos classificados como atos infracionais registrados em Boletins de Ocorrência (BO), e os envolvidos como “adolescentes em situação de conflito com a lei”. Foram pesquisados 120 Boletins de Ocorrência referentes a infrações que ocorreram em escolas, públicas e privadas, da cidade de Sorocaba, no ano de 2011, e que foram encaminhados ao Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba (Clube do NAIS) pela Delegacia da Infância e da Juventude (DIJU). A partir da análise dos Boletins, constatou-se que os conflitos estão sendo tratados, apenas como casos de polícia. Poderiam os profissionais de serviço social desempenhar a função de mediador dos conflitos escolares buscando soluções dentro da rede socioassistencial já existente no município? A bibliografia que embasam esta tese está amarrada a autores que procuram entender a questão da sociedade atual, baseada na estética do consumo e no culto à juventude que convive com um alto grau de violência. Entre esses autores, estão Zigmunt Bauman, que trata da questão da modernidade liquida e Giorgio Agambem, que pensa a contemporaneidade. Pesquisas feitas por Maria Lúcia de Amorim Soares, na DIJU de Sorocaba indicam que não existem violências nas escolas, mas incivilidades divulgadas pela TV com performances violentas. A metodologia utilizada para o trabalho é o de um levantamento bibliográfico consistente, complementado por pesquisa de campo, realizada no Clube do NAIS. A tese demonstra que o apoio de profissionais do serviço social pode significar um avanço importante na relação da escola com o seu público. A partir de suas intervenções, o ambiente escolar passará a contar com um mecanismo de potência para a inclusão social dos alunos.
- DissertaçãoProjeções midiáticas televisivas das violências do futebol profissional em alunos do ensino médio(2008) Trientini, Luiz AntonioO presente trabalho busca desenvolver uma reflexão sobre as violências presentes no contexto das quadras esportivas escolares, mais especificamente sobre a modalidade futebol. A violência é compreendida como uma manifestação histórica e social com múltiplas e complexas faces, que interage com o ambiente da escola. Este é um estudo sobre algumas violências do futebol profissional e seus reflexos no ambiente escolar, por influência da mídia televisiva esportiva. Aborda também as violências simbólicas, concretas e intermediárias, manifestadas durante as práticas esportivas em uma escola particular da cidade de Santana de Parnaíba, de nível socioeconômico médio e alto, freqüentada por moradores dos condomínios Alphaville e Tamboré. Buscamos conhecer a realidade qualitativa no estudo, com levantamento também, de dados quantitativos. Analisamos as manifestações das violências na escola, examinando as agressões buscando compreender as projeções das violências da mídia televisiva esportiva nessa instituição escolar. Levamos também em consideração a violência do professor, que durante estas atividades tem sua função confundida com a de árbitro, por vezes assumindo-a e assim, sendo projetada pelos alunos, trazendo para este momento as representações daquilo que puderam observar, principalmente através da televisão.
- DissertaçãoRepresentações de violência escolar: um estudo com alunos de pós-graduação em educação(2013) Camargo, Gilberto José deO tema violência sempre esteve presente na história da humanidade, no ambiente escolar vem ganhando evidência como um problema a ser enfrentado por educadores. São comuns relatos e imagens de atos violentos praticados por alunos, funcionários e até professores no ambiente da escola divulgados pela mídia televisiva e impressa, que de modo geral apresentam representações unilaterais dessa violência, sem a devida análise das relações de poder e força existentes na escola e na sociedade. Tais representações podem gerar crenças e modos de agir sobre as violências na escola. Utilizando da teoria das representações sociais, essa dissertação teve como objetivo identificar representações sobre violência escolar em alunos de pós-graduação stricto-sensu. A maioria dos professores pesquisados são de diferentes áreas e atuam em instituições escolares. Para coleta de dados foi elaborado um questionário contendo uma planilha distribuída em dois módulos, o primeiro com dados pessoais, como, idade, gênero, profissão, local de trabalho, período de vínculo com esse trabalho, a fim de fornecer um perfil das pessoas pesquisadas. O segundo módulo contém três questões especificas sobre representações de violência. Os resultados apontaram a representação social de violência escolar dividida em três grupos: O primeiro ligado a imagem, principalmente de violência física. Outra representação foi associada a violência influenciada pelo meio social. Uma terceira representação que associou palavras ligadas ao desrespeito, agressão e intolerância. As representações sociais identificadas na amostra pesquisada expressam uma maneira individualizada e ainda influenciada por representações divulgadas pela mídia, o que ressalta a necessidade de discussões que incluam estudos da estrutura social/escolar como forma de compreender as violências inseridas no contexto escolar.
- DissertaçãoViolência adormecida no cotidiano escolar: em seu lugar, a postura interdisciplinar(2008) Almeida, Adriana Ricardo da MotaEstudo sobre as manifestações de violências entre os atores que definem o cotidiano escolar. Violência adormecida é seu nome e caracteriza-se por ações entre agressores e agredidos no palco das relações do cenário interno das instituições escolares. Trata-se de um fenômeno nacional que não pode ser confundido com o bullying ou, meramente, importado de outros países como os EUA e Europa que possuem peculiaridades referentes à concepção de Estado, de sociedade, de política, de cultura, de valores e, fundamentalmente, de educação. Partimos do pressuposto que não existe uma violência da hiperatividade, isto é, da violência adormecida, mas um conjunto de violências que necessitam ser contextualizadas. O estudo produziu novos saberes que permitem afirmar que entre a violência concreta e a simbólica existe uma linha tênue que podemos chamar de violência intermediária. Metodologicamente, pautamo-nos por investigações interdisciplinares, que suprime a fragmentação do conhecimento, e verificações das relações intersubjetivas entre professores do ensino fundamental de 5ª a 8ª séries, crianças e adolescentes de uma escola estatal de caráter público, da cidade de Sorocaba, faixa etária entre dez e quinze anos. A pesquisa revelou possibilidades de superar o desafio durante o processo cultural, marcado por comportamentos pedagógicos de transferência de conhecimento cuja modelo escolar restringe a criatividade e o incentivo durante a formação continuada dos professores. Destacamos a cultura ensino- aprendizagem que, ao contrário de processo, visão disciplinar de início, meio e fim, estabelece a construção interdisciplinar inerente à postura do professor que passa a ser pesquisador. As relações intersubjetivas são valorizadas como parte do contexto que define o que é e o que não é violência. Daí a necessidade de ponderar os cenários macro da sociedade hodierna, e o espaço micro das relações interpessoais familiares e da escola no seu cotidiano, sendo por conseguinte, indissociáveis. Como recursos metodológicos utilizamo-nos de grupos focais (docentes e discentes), observação participante e questionários qualitativos.
- DissertaçãoViolência e negociação entre os atores no cotidiano das escolas públicas de Araçoiaba da Serra/SP(2010) Boni, Pedro Luiz DalA pesquisa contempla um estudo sobre as violências concreta, simbólica e intermediária produzidas no cotidiano das instituições escolares públicas de ensino fundamental e médio no município de Araçoiaba da Serra-SP. Destacamos as violências reproduzidas pela escola e seus agentes – professores, diretores, alunos e funcionários. Partimos do pressuposto que não existe uma violência, mas um conjunto de violências que precisa ser contextualizado. Nucleada por abordagens interdisciplinares a pesquisa se propõe a examinar a habilidade dos atores do cenário escolar em negociar com os atos de violência no ambiente escolar. Bourdieu, Charlot, Foucault, Maffesoli constituem fortes referenciais teóricos metodológicos; Tocqueville subsidia nossas reflexões a partir da concepção que conflitos são inerentes a qualquer organização social e, sempre, existiram formas pacíficas de encaminhamento de soluções. Portanto, a violência é passível de negociação. Na primeira parte da pesquisa discutimos a dificuldade da conceituação sobre violências concreta, simbólica e intermediária, pois se trata de um termo polissêmico, e defendemos que toda e qualquer forma de violência deva ser contextualizada, sob pena de incidirmos numa limitação conceitual. Na segunda parte examinamos os resultados dos questionários aplicados nas treze escolas públicas do município de Araçoiaba da Serra-SP e as certezas provisórias apontaram que existe negociação com os atos de violência ocorridos nas escolas, contrariando a tese de que as instituições escolares no Brasil se utilizam corretivos violentos (medidas disciplinares) no trato com a violência.
- DissertaçãoViolência intermediária: um olhar interdisciplinar no cotidiano escolar(2011) Helaehil, Soraya Aparecida MarinhoA presente pesquisa pauta-se por investigações interdisciplinares sobre as violências concreta, simbólica e intermediária no cotidiano das instituições escolares no município de Sorocaba – SP. Estudos realizados pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa - PODIS (Poder e Disciplinamento nas Instituições Escolares de Sorocaba) permitem afirmar que é fundamental superar a perspectiva de inventariar acontecimentos nefastos vividos por atores da escola, assim como afirmar que o domínio conceitual sobre a temática se limita à violência concreta e, quando muito, à simbólica. A modulação intermediária praticamente inexiste nas reflexões, e é ela que permite a tomada de decisões durante o acompanhamento das agressões produzidas no âmbito escolar. Novos paradigmas tratados por Maffesolli e Foucault insistem que somos uma sociedade disciplinada e disciplinadora e que admitimos a transferência de conhecimento por intermédio da disciplina e do disciplinamento, atitudes essas que já não conseguem oferecer respostas às mudanças vividas no dia a dia da escola. E o que é pior, autoridades públicas, bem como suas políticas e grades curriculares, fracassam em querer explicar o novo com ideias e modelos que já não explicam o que passa e vive cada estabelecimento de ensino das redes municipal, estadual e particular de Sorocaba. Como resultado, observa-se que: as relações no cotidiano escolar estão saturadas. Esse é o universo que nossa pesquisa aborda, de forma clara, responsável e digna, focando essas questões mais observáveis, portanto, menos opacas. Aí está a centralidade da pesquisa. As questões que se introduzem são a da postura e do olhar interdisciplinar que, fundamentalmente, levam em consideração o contexto e produzem novos conhecimentos a partir de conceitos, ao invés daquelas que, a priori, desconsideram o entorno. Essas últimas são, em geral, posturas e maneiras de conceber as instituições praticadas por órgãos como: as Secretarias de Educação, Pasta dos Ministérios, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Delegacia da Infância e da Adolescência, Organização Mundial da Saúde, Organização dos Estados Americanos, entre outros.