Filosofia
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Filosofia por Assunto "Universidade de Sorocaba - TCC"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Artigo / TCCA ética da alteridade em Emmanuel Lévinas: uma resposta ao pensamento totalitário ocidental(2023) Farias, Breno Júlio StopaEste artigo revisa o pensamento de Emmanuel Lévinas em uma busca de superação da visão ética ocidental. Dentro dessa problemática surge o seguinte questionamento: há possibilidade de se pensar em uma ética mesmo depois das tragédias que ocorreram no século XX? De forma mais específica o artigo buscará responder a seguinte pergunta: se o Outro é diferente do Eu, porque então tenho o direito de objetificá-lo? Existe superioridade nessa relação ética? Para isso o artigo trará um caminho a ser seguido, desde a origem do pensamento do filósofo, com as suas duras críticas ao pensamento ocidental, até o clímax de seu pensamento, que se dá no encontro do face a face.
- Monografia / TCCContribuição à questão ontológica do pardo(2023) Olindo, Naslen Dáfini AlmeidaEste trabalho busca estender a ontologia negra de Frantz Fanon ao pardo brasileiro, posto que este é um ser negro, e só existe na medida em que é alienado. Demonstrando como o conceito que nasce a partir da tentativa do embranquecimento da população, é esvaziado de sentido ontológico e serve apenas para a manutenção da hierarquia racial em nosso país e para poder legitimar o mito da democracia racial. Denunciaremos como principal impacto do racismo, a distorção da identidade e do rompimento da ética moral do negro menos retinto. A partir de explanações de como se dá a formação da sociedade brasileira, que fora colonizada assim como as Pequenas Antilhas que Fanon analisa, pretendemos demonstrar a importância de compreender as estruturas sociais, apontando a necessidade da articulação da luta de classes com a luta antiopressiva como a única via para conseguir alcançar a emancipação e a libertação da população negra.
- Artigo / TCCO tempo em Santo Agostinho(2023) Corrêa, Rodrigo VieiraO estudo aborda o Tempo em Santo Agostinho considerando ser um assunto de suma importância a fim de elucidar as concepções do tempo, se ele realmente existe, quando e como ele se passa e, se o homem consegue medi-lo. Para isso, será analisado o livro XI, Confissões de Santo Agostinho, pois é necessário refletir os ensinamentos deixados por ele e de pensar no tempo do homem como um regulador de sua existência. Para isso, o objetivo geral é analisar as concepções do tempo introduzidas por Santo Agostinho, tendo como objetivos específicos: discorrer sobre as principais características do tempo e refletir sobre as relações entre tempo, alma e eternidade. Como resultados, foi possível compreender que, o tempo é mutável, é uma realidade que foi criada desde o princípio, ele existe porque as coisas mudam, porém ele existe na consciência das pessoas e estão sujeitos à existência dos três momentos, passado, presente e futuro. O tempo passado é tudo aquilo que está presente na memória e que faz presente quando a pessoa está dando atenção aquele fato ou coisa, do mesmo modo que o tempo futuro é tudo aquilo que envolve uma expectativa para que aconteça, também se tornando presente no momento em que está se pensando ou sentindo. O tempo presente é o agora, mas mesmo ele não pode ser tão presente devido aos movimentos. Por fim, o tempo é precioso e não é eterno, então é preciso que as pessoas repensem em como estão vivendo hoje o tempo mutável e o tempo de Deus, pois tudo passa, até mesmo o tempo.
- Artigo / TCCProcesso e leitura genealógica em “Delírio e transcendência” de “História da loucura na idade clássica”(2023) Freitas, Jonathan Nunes deO artigo procura estudar e articular da relação genealógica presente na obra do filósofo francês Michel Foucault: “História da Loucura na Idade Clássica” a partir de seu sétimo capítulo intitulado de “Delírio e transcendência”. A questão principal contida nesta pesquisa esta no referencial bibliográfico, a partir dos levantamentos históricos – arqueologia da loucura – feitos pelo filósofo é possível por meio de uma perspectiva panorâmica de seus escritos delinear uma genealogia da loucura? Dividindo-se em quatro sessões o artigo introduzirá a discussão do que será a genealogia foucaultiana, passando pelas principais produções do autor sobre a loucura, focando no sétimo capítulo e suas discussões. Concatenando nas possibilidades genealógicas contidas na obra de Foucault a partir de suas primeiras discussões.
- Artigo / TCCQue é isto: a linguagem como constituinte do mundo do Dasein, no parágrafo §34 de Ser e Tempo, de Martin Heidegger(2023) Gabriel, Micaela dos SantosEste artigo discute sobre as considerações heideggerianas da linguagem enquanto discurso no parágrafo 34 da obra Ser e Tempo de Martin Heidegger. A resposta que aqui se tenta levantar como um caminho possível é a de estabelecer por meio de uma abordagem fenomenológica e existencial da linguagem, proposta pelo autor, ao tratar do lugar ontológico desse fenômeno como aquilo que constitui o mundo do Dasein. O artigo se segue por um caminho onde relaciona de maneira breve o resgate de Heidegger sobre o lógos clássico dos gregos e o rompimento do autor com a abordagem tradicional dessa concepção, a abertura da interpretação do fenômeno do discurso e sua estrutura, até garantir a concepção do mesmo pelo seu lugar ontológico no interior da constituição do Dasein, sendo essa última a tese principal desse artigo.