Processos Tecnológicos e Ambientais
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Processos Tecnológicos e Ambientais por Assunto "Administração da produção"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA contribuição do mapeamento de fluxo de valor para a redução de custos e resíduos industriais(2016) Faustino, Diogo LuizOs modelos de gestão vêm se modernizando cada vez mais dentro do ambiente empresarial, com métodos de controle de desempenho nos diversos assuntos de interesse, como é o caso do Mapeamento de Fluxo de Valor, uma das ferramentas da metodologia Lean Manufacturing. O presente trabalho aborda o uso dessa ferramenta na identificação de processos geradores de resíduos em uma empresa do ramo industrial metalúrgico no município de Sorocaba-SP, onde também avaliouse os impactos positivos nos indicadores ambientais e de custos de produção, relacionados a redução de resíduos descartados. Através do Mapeamento de Fluxo de Valor, pode-se mapear os descartes relacionados aos processos de um setor de produção de componentes metálicos, identificando os materiais e insumos envolvidos, a geração de resíduos, e as possibilidades de redução no consumo de recursos e da redução e reaproveitamento de resíduos gerados pelos processos, que poderiam trazer ganhos relacionados a redução de custos e de impactos ambientais. Após o mapeamento, utilizou-se o método DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control), oriundo da metodologia Seis Sigma, para priorizar a área de atuação e nortear a aplicação de ajustes e experimentos visando maximizar os resultados positivos. Como produto adicional, foi desenvolvido um modelo técnico em planilha de dados automatizada para auxiliar os analistas a definirem ou corrigirem o processo de forma a minimizar o desperdício e a geração de resíduos.
- DissertaçãoOtimização do arranjo empresarial da COAPIS - Cooperativa de Apicultores de Sorocaba e região(2017) Souza, Sandro Eduardo deA caracterização da presente pesquisa foi baseada no estudo de caso da Cooperativa de Apicultores de Sorocaba e Região – COAPIS que visou determinar alternativas de redução de custos e de benefício socioeconômico e ambiental para seus cooperados. Buscou-se assim detalhar e caracterizar o sistema produtivo da Cooperativa de Apicultores de Sorocaba e Região, mapeando a cadeia produtiva e sua abrangência em demanda e fornecimento de mel, além de estudar alternativas por modelagem matemática para aumentar a eficiência logística e produtividade de seu arranjo empresarial. Objetivou-se uma dimensão prática, uma vez que foi analisada a cooperativa em sua totalidade de demandas e posicionamento geográfico. Posteriormente foram construídas matematicamente alternativas de redução de custos de transporte e distribuição e foi avaliada a alternativa de maior retorno socioeconômico e ambiental para a cooperativa. A abordagem metodológica incluiu uma revisão bibliográfica englobando os principais aspectos relativos aos arranjos empresariais e seus tipos, a origem e estrutura das cooperativas, os modelos de gestão da cadeia logística integrada, bem como os métodos matemáticos adotados em sistemas produtivos. Caracterizou-se a posição do mel no Brasil e no Mundo, detalhando a produção de mel e a participação das cooperativas no mercado nacional. Realizou-se abordagem qualitativa com o levantamento da situação da COAPIS em Sorocaba e região, delimitando o estudo em redução de custos de transporte de distribuição de mel, considerando a rede existente de cooperados, baseado em entrevista desestruturada focalizada e posterior questionário. Também se adotou uma abordagem quantitativa com o levantamento de dados de demanda e posicionamento geográfico para a realização de modelagem matemática e simulação de alternativas de menor custo para a cadeia produtiva existente. Com a caracterização quantitativa e qualitativa da cooperativa foi possível apontar oportunidades para melhorias e meios de otimização do arranjo empresarial de mel e derivados na região. Através dos estudos matemáticos e logísticos envolvendo custos de instalação e transporte/frete, indicou-se a viabilidade técnica e econômica da instalação de um novo entreposto entre as cidades de Tatuí e Itapetininga, que além de trazer benefícios com a redução de custos de transporte e aumento da capacidade produtiva, traria novo dinamismo para a capacidade latente de hortifrútis também produzidos pelos cooperados destes municípios, principalmente em Itapetininga, Capão Bonito e Botucatu, com efeitos positivos na fixação das famílias no campo através da diversificação de renda nas entressafras de mel.
- DissertaçãoTemplate de manufatura avançada e suas influências na produtividade industrial: estudo de caso em uma empresa do setor alimentício(2020) Leite Filho, Jaime RanulfoOs modelos de gestão vêm se modernizando cada vez mais dentro do ambiente empresarial, com métodos de controle de desempenho nos diversos assuntos de interesse, como é o caso do Mapeamento de Fluxo de Valor, uma das ferramentas da metodologia Lean Manufacturing. O presente trabalho aborda o uso dessa ferramenta na identificação de processos geradores de resíduos em uma empresa do ramo industrial metalúrgico no município de Sorocaba-SP, onde também avaliouse os impactos positivos nos indicadores ambientais e de custos de produção, relacionados a redução de resíduos descartados. Através do Mapeamento de Fluxo de Valor, pode-se mapear os descartes relacionados aos processos de um setor de produção de componentes metálicos, identificando os materiais e insumos envolvidos, a geração de resíduos, e as possibilidades de redução no consumo de recursos e da redução e reaproveitamento de resíduos gerados pelos processos, que poderiam trazer ganhos relacionados a redução de custos e de impactos ambientais. Após o mapeamento, utilizou-se o método DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control), oriundo da metodologia Seis Sigma, para priorizar a área de atuação e nortear a aplicação de ajustes e experimentos visando maximizar os resultados positivos. Como produto adicional, foi desenvolvido um modelo técnico em planilha de dados automatizada para auxiliar os analistas a definirem ou corrigirem o processo de forma a minimizar o desperdício e a geração de resíduos.