Letras
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Letras por Assunto "Lingüística, Letras e Artes::Letras"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Artigo / TCCA narrativa poética e realista de Érico Veríssimo: análise dialógica dos livros “Clarissa” e “Música ao longe”(2024) Aragom, Ana Fernanda VasquesNa sua produção literária, Erico Verissimo apresenta as adversidades do cotidiano, a humanidade de seus personagens, tipos sociais que têm suas histórias entrelaçadas compondo uma narrativa realista e poética. Deste modo, este artigo busca analisar as obras “Clarissa” e “Música ao Longe” de Erico Verissimo para identificar o realismo lírico na narrativa das adversidades do cotidiano. A metodologia segue a linha de pesquisa de Literatura e Linguagem e é uma pesquisa bibliográfica de autores como Bosi (2008) e Massaud Moisés (2006) seguida de uma análise em perspectiva dialógica (Bakhtin, 1997) dos livros “Clarissa” e “Música ao Longe” abrangendo os aspectos enunciativo, discursivo e linguístico e discutidos pelas categorias realismo e poética nas obras. Como resultados, destaca-se o uso de linguagem simples, a perspectiva ingênua de Clarissa sobre os problemas sociais, o uso de metáforas e a presença de descrições da natureza e do cotidiano que indicam a esperança de boas novas em meio a mazelas como a desigualdade social e a morte e o amadurecimento da personagem. A análise pode contribuir para percepção da construção literária na sala de aula.
- Artigo / TCCA semiótica de ‘A lista de Schindler’: composição de cena e discurso(2024) Ruis, Pedro DuranO presente artigo tem como objetivo analisar os métodos semióticos e discursivos utilizados no longa A Lista de Schindler (1993), dirigido por Steven Spielberg, investigando quais ferramentas visuais e narrativas emprega, e como sua linguagem transmite ideologias. A pesquisa, de abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico, fundamenta-se teórico-metodologicamente na semiótica de Susan Sontag, André Bazin, Walter Benjamin e Theodor Adorno, além de adotar uma perspectiva dialógica da linguagem. Os resultados indicam que Spielberg manipula a câmera de maneira a conferir grandeza a um único personagem, reforçando uma ideologia individualista e isoladora, que a indústria hollywoodiana dissemina de forma hegemônica, destacando temas como o auto-sacrifício e o sonho de liberdade através do trabalho e do esforço pessoal.
- Artigo / TCCAnálise discursiva dialógica: a subjetividade nas músicas de Jaloo(2024) Granjeiro, Nícolas dos Santos RodriguesO presente artigo apresenta uma análise discursiva dialógica dos álbuns da cantora, compositora e produtora Jaloo, e objetiva compreender aspectos da subjetividade da cantora através da linguagem. O trabalho baseia-se teórico-metodologicamente sobre estudos de linguagem de Bakhtin (1997), Brait (2006), compreensão da decolonialidade sobre debates culturais, históricos, sociais e políticos em “On Decoloniality” de Walsh e Mignolo (2018) e referenciais da teoria de subjetividade do ser decolonial de Fanon (apud Faustino, 2018) em Fratz Fanon: um revolucionário, particularmente negro. A partir da perspectiva dialógica, o estudo investiga as relações entre o sujeito, contexto e materialidade, e assim, o artigo discute a arte da cantora Jaloo como possibilidade de análise dentro do campo linguístico e sócio-histórico. Conclui-se que a arte de Jaloo pode ser compreendida como um espaço de resistência cultural e expressão de subjetividade decolonial do ser em busca da identidade e transformação no meio que se insere, podendo ser trabalhada como matéria de análise no campo educacional proporcionando a arte como possibilidade de disputa política e social.
- Artigo / TCCEntre o céu e o inferno: um estudo sobre decolonialidade e conscientização em 'Capítulo 4 versículo 3'(2024) Totti, João Pedro RessioEste trabalho examina a letra da música “Capítulo 4 Versículo 3”, do álbum Sobrevivendo no Inferno dos Racionais MC 's, por meio de uma abordagem qualitativa fundamentada nas teorias decoloniais de Fanon (1961) e Santos (2007). A pesquisa investiga as dinâmicas de poder, identidade e resistência presentes na letra, enfatizando a crítica às condições de vida dos jovens negros e periféricos no Brasil. A partir da perspectiva dialógica de Bakhtin (1997) e por meio de uma análise descritiva e interpretativa, busca-se compreender como a música reflete a exclusão social, a violência e a luta por reconhecimento e autonomia, posicionando-se como agente histórico que dialoga com o contexto sociocultural contemporâneo. À luz das ideias de Freire (1999), que destaca a educação como meio de conscientização e transformação, a música dos Racionais MC 's apresenta-se como uma ferramenta poderosa para promover discussões críticas sobre as realidades sociais enfrentadas pela juventude periférica. Os elementos abordados revelam a complexidade da experiência dessa juventude, ressaltando os desafios enfrentados e as formas de resistência que emergem no cotidiano da população negra periférica.
- Artigo / TCCO desenvolvimento e a aprendizagem da língua inglesa por meio do brincar: uma perspectiva sócio-histórico-cultural no ensino fundamental II(2024) Moreno, Giovana GolobEste artigo científico explora a compreensão da teoria sócio-histórico-cultural de Lev Vygotsky (1934) no desenvolvimento e na aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Fundamental II, com foco no brincar e suas regras. O objetivo geral é entender como as atividades do brincar e suas regras podem promover o desenvolvimento e a aprendizagem (Vygotsky, 1934), além de potencializar o processo criativo, compartilhando emoções e produzindo sentidos (Moran & John Steiner, 2003 apud Vendramini Zanella 2013, p. 39). Nesse processo, os alunos podem vir a desenvolver habilidades sociais, como a construção de sentidos com o outro. Com base em Vygotsky (1934), em Liberali (2009), e em VendraminiZanella e Delboni (2019, 2020, 2022), este trabalho estuda o brincar inserido em práticas educacionais. A metodologia empregada é a pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que o brincar, quando mediado por regras, contribuem para a aprendizagem da Língua Inglesa ao promover a interação social e o uso criativo da linguagem em um ambiente colaborativo.
- Artigo / TCCO impacto da leitura no aprendizado: um olhar em função do desenvolvimento de pensamento crítico(2024) Brito, Beatriz Melo deO avanço da tecnologia transformou os hábitos de leitura e os processos de aprendizagem, especialmente entre as gerações mais jovens. Este artigo examina o impacto da leitura voltadas para o contexto escolar e seus papéis na aprendizagem. O objetivo é compreender como a prática de leitura, explorando o trabalho por meio de gêneros, pode influenciar o desenvolvimento de habilidades críticas do aluno na educação básica. Também, entender o impacto na compreensão e reflexão do aluno. A pesquisa propõe uma análise em perspectiva dialógica de Bakhtin,1997; Brait, 2006). Teoricamente fundamenta-se em autores como Stetsenko (2018; 2024) e Freire (1968) que apontam o papel da educação no desenvolvimento do pensamento agentivo e crítico dos jovens. O estudo resulta na importância da leitura como uma forma de resistência às ideologias opressoras e a defende como um pilar essencial para a formação de cidadãos conscientes em ambientes de aprendizado moderno.