Repositório Institucional da UNISO
 

Constituição do sujeito e a violência na escola

dc.contributor.authorBarchi, Rodrigo
dc.contributor.authorRodrigues, Frank Menezes
dc.coverage.locationSorocaba: Uniso
dc.date.accessioned2025-06-03T19:31:21Z
dc.date.available2025-06-03T19:31:21Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractEste artigo aborda a vivência da violência na escola e como ela se encrava na constituição do sujeito. A perspectiva de análise recai sobre os efeitos dessa violência no sujeito que a pratica e que a presencia no ambiente escolar, trazendo à tona elementos sociais e psicanalíticos desse fenômeno. O objetivo é mostrar a violência na escola como parte constitutiva do sujeito, de sua compreensão de si e do mundo que o cerca. É realizado um debate conceitual ao redor da violência, da violência na escola e da violência na constituição das crianças e adolescentes, a partir de uma revisão bibliográfica ao redor do debate sobre violência na escola e subjetividade. Os resultados mostram que a violência na escola decorre das realidades de seus alunos, a partir de seus anseios e questões internas que sofrem influência do contexto social, cultural, econômico e apresentam as limitações destes jovens frente à realização de seus sonhos, sendo que isso leva à agressividade e destrutividade, que convergem para a noção de violência.pt
dc.description.abstractThis paper addresses the experience of violence at school and how it is embedded in constitution of the subject. The perspective of analysis falls on the effects of this violence on the subject who practices it and who witnesses it in the school environment, bringing up social and psychoanalytic elements of this phenomenon. The objective is show violence at school as a constituent part of the subject, of his understanding of himself and world around him. A conceptual debate is carried out around violence, violence at school and violence in the constitution of children and adolescents, based on a bibliographic review around debate on school violence and subjectivity. The results show violence at school stems from the realities of their students, from their longings and internal issues that are influenced by the social, cultural, economic context and present limitations of these young people in the realization of their dreams, which leads aggressiveness and destructiveness, which converge to the notion of violence.en
dc.format.extentp.1-23
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4146
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1912
dc.subjectViolência na escola
dc.titleConstituição do sujeito e a violência na escola
dc.title.alternativeSubject constitution and violence at school
dc.title.magazineQuaestio: Revista de Estudos em Educação
dc.typeArtigo
dspace.entity.typeJournal
publicationissue.issueNumbere023027
publicationvolume.volumeNumber25
relation.isAuthorOfJournal744d4af7-a7c7-44ad-8140-52bdc9cc78a8
relation.isAuthorOfJournal.latestForDiscovery744d4af7-a7c7-44ad-8140-52bdc9cc78a8

Arquivos