Constituição do sujeito e a violência na escola
dc.contributor.author | Barchi, Rodrigo | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Frank Menezes | |
dc.coverage.location | Sorocaba: Uniso | |
dc.date.accessioned | 2025-06-03T19:31:21Z | |
dc.date.available | 2025-06-03T19:31:21Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | Este artigo aborda a vivência da violência na escola e como ela se encrava na constituição do sujeito. A perspectiva de análise recai sobre os efeitos dessa violência no sujeito que a pratica e que a presencia no ambiente escolar, trazendo à tona elementos sociais e psicanalíticos desse fenômeno. O objetivo é mostrar a violência na escola como parte constitutiva do sujeito, de sua compreensão de si e do mundo que o cerca. É realizado um debate conceitual ao redor da violência, da violência na escola e da violência na constituição das crianças e adolescentes, a partir de uma revisão bibliográfica ao redor do debate sobre violência na escola e subjetividade. Os resultados mostram que a violência na escola decorre das realidades de seus alunos, a partir de seus anseios e questões internas que sofrem influência do contexto social, cultural, econômico e apresentam as limitações destes jovens frente à realização de seus sonhos, sendo que isso leva à agressividade e destrutividade, que convergem para a noção de violência. | pt |
dc.description.abstract | This paper addresses the experience of violence at school and how it is embedded in constitution of the subject. The perspective of analysis falls on the effects of this violence on the subject who practices it and who witnesses it in the school environment, bringing up social and psychoanalytic elements of this phenomenon. The objective is show violence at school as a constituent part of the subject, of his understanding of himself and world around him. A conceptual debate is carried out around violence, violence at school and violence in the constitution of children and adolescents, based on a bibliographic review around debate on school violence and subjectivity. The results show violence at school stems from the realities of their students, from their longings and internal issues that are influenced by the social, cultural, economic context and present limitations of these young people in the realization of their dreams, which leads aggressiveness and destructiveness, which converge to the notion of violence. | en |
dc.format.extent | p.1-23 | |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4146 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1912 | |
dc.subject | Violência na escola | |
dc.title | Constituição do sujeito e a violência na escola | |
dc.title.alternative | Subject constitution and violence at school | |
dc.title.magazine | Quaestio: Revista de Estudos em Educação | |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Journal | |
publicationissue.issueNumber | e023027 | |
publicationvolume.volumeNumber | 25 | |
relation.isAuthorOfJournal | 744d4af7-a7c7-44ad-8140-52bdc9cc78a8 | |
relation.isAuthorOfJournal.latestForDiscovery | 744d4af7-a7c7-44ad-8140-52bdc9cc78a8 |