A produção de sentido da transexualidade na telenovela A força do querer: uma análise comunicacional a partir do circuito da cultura
dc.contributor.advisor | Santos, Tarcyanie Cajueiro | |
dc.contributor.author | Mattos, Georgia | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:57:28Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:57:28Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como tema a transexualidade na telenovela A Força do Querer da Rede Globo, guiada pelo questionamento: quais são os sentidos produzidos por esta telenovela sobre a transexualidade? Assim, o objetivo principal deste estudo é entender a representação da transexualidade na telenovela e, para isso, nossos objetivos específicos consistem em entender as relações de gênero e seus desdobramentos para a experiência transexual; discutir sobre o papel da telenovela na cultura brasileira; e entender os sentidos produzidos a partir da representação e do discurso por esta telenovela sobre a transexualidade. Para alcançar tais objetivos, utilizamos o instrumento analítico do Circuito da Cultura, desenvolvido por Paul du Gay et al. (1997), que identificam cinco processos distintos – produção, representação, identidade, regulação e consumo – na construção dos sentidos e dos significados que permeiam as práticas sociais. A partir desses cinco eixos respectivamente, estudamos o modo como a autora da telenovela, Glória Perez, produz suas narrativas, com base no conceito de “autormodelo” de Umberto Eco (1994, 2005) e, assim, analisamos a estrutura narrativa da telenovela segundo o esquema narrativo proposto por Todorov (2011) e Gancho (2006). Nos eixos seguintes, analisamos o discurso da telenovela sob as bases teóricas dos estudos de gênero de Judith Butler (2003) e dos estudos sobre a transexualidade de Berenice Bento (2006), para então, identificarmos os significados atribuídos na representação da telenovela sobre as relações de gênero e a transexualidade, e perceber, dessa forma, que identidade transexual a telenovela construiu. No eixo regulação, traçamos os programas da emissora que abordaram a questão da transexualidade, como uma maneira regulatória de reforçar o discurso sobre a transexualidade. E, por último, observamos os índices de audiência que a telenovela alcançou. Concluímos que a telenovela é um produto midiático importante para o entendimento das questões socioculturais do nosso país, possibilitando refletir sobre a transexualidade e questões LGBT. Apesar de construir uma identidade transexual dentro de um enquadramento estereotipado, o discurso da telenovela se coloca favorável às diferenças identitárias, outrora, excluídas desse mesmo espaço representacional. | pt |
dc.description.abstract | This research has os its theme the transsexuality in the telenovela A Força do Querer, broadcast by Rede Globo, guided by the following questioning: which are the senses produced by this telenovela about transsexuality? Thus, the main objective of this research is to understand the transsexuality representation in the telenovela, and, herein, our specific objectives consist in to understand the gender relations and its unfolding for the transsexual experience; discuss the role of the telenovela in the brazilian culture; and to understand the senses produced over the representation and speech of this telenovela about transsexuality. To achieve these objectives, we use the Culture Circuit analytical tool, developed by Paul du Gay et al. (1997), that identify five distinct process – production, representation, identity, regulation and consumption – in the construction of the meanings and senses that permeate social practices. By these axes, we study, respectively, the way that the telenovela author Gloria Perez produced her narratives, based on the concept of “author-model” of Umberto Eco (1994, 2005), and, thereby, we analyse the narrative structure of the telenovela as the narrative scheme proposed by Todorov (2011) and Gancho (2006). In the following axes, we analyse the telenovela speech, under the theorical bases of the gender studies of Judith Butler (2003) and the transsexuality studies of Berenice Bento (2006) to identify the meanings attributed by the telenovela about the gender relations and transsexuality, and to observe, this way, which transsexual identity has been built by the telenovela. On the regulatory axis, we outlined the programs of the broadcaster that addressed the issue of transsexuality as a regulatory way of reinforcing the discourse on transsexuality. And finally, we observe the audience ratings that the telenovela reached. We conclude that the telenovela is an important media product for the understandment of the sociocultural issues of our country, allowing us to reflect over transsexuality and LGBT issues. Despite constructing a transsexual identity within a stereotyped framework, the telenovela discourse favors the identity differences, once excluded from this same representational space. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/840 | |
dc.subject | Transexualismo | |
dc.subject | Identidade de gênero | |
dc.subject | Telenovelas - Aspectos sociais | |
dc.subject | Teoria queer | |
dc.subject | Comunicação de massa e cultura | |
dc.title | A produção de sentido da transexualidade na telenovela A força do querer: uma análise comunicacional a partir do circuito da cultura | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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