Repositório Institucional da UNISO
 

Avaliação educacional: instrumento de formação ou seleção social?

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Este trabalho trata da avaliação educacional, mais precisamente da avaliação praticada na sala de aula. Busca estabelecer a importância da avaliação dentro do processo ensinoaprendizagem na educação, para o educador e o educando. O tema tratado é complexo tanto do ponto de vista conceitual quanto de sua prática em sala de aula e a utilização pela sociedade e pelo Estado. Por isso, é preciso tratá-lo criteriosamente para torná-lo mais inteligível na teoria e mais adequado na sua utilização no cotidiano escolar. Defendemos a idéia de que cabe à avaliação verificar e julgar em que medida os objetivos e as metas estão sendo cumpridos, diagnosticar quais são os problemas do processo ensino-aprendizagem, para se fazer a correção do fluxo e o replanejamento das ações. Neste sentido, a avaliação é um processo de formação. Pode ser um instrumento de reflexão necessário para o diagnóstico e a implementação de ações formativas ou um instrumento de classificação social, premiação e punição. Este trabalho faz a crítica dos procedimentos mais usuais em avaliação. Em especial, o objetivo é oferecer subsídios a todos aqueles que trabalham na área de educação, ajudando os a compreender a avaliação educativa como um processo contínuo, e assim poder melhorar a eficiência no processo de ensino-aprendizagem, evitando possíveis usos de seleção social e punição.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item