Avaliação educacional: instrumento de formação ou seleção social?
dc.contributor.advisor | Dias Sobrinho, José | |
dc.contributor.author | Sodré, Marcos Antonio Randazzo | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:53:20Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:53:20Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | Este trabalho trata da avaliação educacional, mais precisamente da avaliação praticada na sala de aula. Busca estabelecer a importância da avaliação dentro do processo ensinoaprendizagem na educação, para o educador e o educando. O tema tratado é complexo tanto do ponto de vista conceitual quanto de sua prática em sala de aula e a utilização pela sociedade e pelo Estado. Por isso, é preciso tratá-lo criteriosamente para torná-lo mais inteligível na teoria e mais adequado na sua utilização no cotidiano escolar. Defendemos a idéia de que cabe à avaliação verificar e julgar em que medida os objetivos e as metas estão sendo cumpridos, diagnosticar quais são os problemas do processo ensino-aprendizagem, para se fazer a correção do fluxo e o replanejamento das ações. Neste sentido, a avaliação é um processo de formação. Pode ser um instrumento de reflexão necessário para o diagnóstico e a implementação de ações formativas ou um instrumento de classificação social, premiação e punição. Este trabalho faz a crítica dos procedimentos mais usuais em avaliação. Em especial, o objetivo é oferecer subsídios a todos aqueles que trabalham na área de educação, ajudando os a compreender a avaliação educativa como um processo contínuo, e assim poder melhorar a eficiência no processo de ensino-aprendizagem, evitando possíveis usos de seleção social e punição. | pt |
dc.description.abstract | The present work relates with educational evaluation, more precisely directed to the classroom evaluation. We have tried to establish its importance inside the teaching-learning education process, both for educator and student. Educational evaluation is a very complex matter in its concepts, in its usual practice inside the classroom and in their use both for society and State. Therefore, it is necessary to treat it judiciously with the purpose to make their theorical basis more comprehensible and its use more adequate in the school quotidian. We take a stand position that falls to the evaluation to verify and to judge if the objectives and the goals are being accomplished and to diagnose which are the problems of the teachinglearning process with the purpose to do the applicable corrections and the planning of future actions. In this sense, we must understand evaluation as a formation process. However, it can be utilized as a reflection tool for diagnosis and implementation of formative actions or as an instrument of social classification, award and punishment. This paper criticizes the most usual evaluation procedures and pretends to contribute with some subsidies to all those professionals of the education area, helping them to understand educational evaluation as a continuous process and consequently improve the teaching-learning efficiency, preventing their possible uses as a mechanism of social selection and punishment tool. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/381 | |
dc.subject | Avaliação educacional | |
dc.subject | Avaliação educacional - Aspectos sociais | |
dc.subject | Aprendizagem - Avaliação | |
dc.title | Avaliação educacional: instrumento de formação ou seleção social? | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1