Medicalização e educação: o entorpecimento da infância no cotidiano escolar
dc.contributor.advisor | Nogueira, Eliete Jussara | |
dc.contributor.author | Perez, Elaine Cristina De Matos Fernandez | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:55:56Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:55:56Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Este trabalho tem o objetivo de relacionar e discutir a contemporaneidade com alguns discursos sobre o processo de medicalização no cotidiano escolar e utilizar da poesia como método para sensibilizar e levar ao estranhamento que se instala no interior das escolas, frente aos alunos que apresentam um padrão de comportamento fora do estabelecido como normal. Outro objetivo é mostrar o entorpecimento da criança pela medicalização. A metodologia usada se dá a partir de uma poética rizomática da argumentação, por uma condição ético-política da relação entre educação escolar e medicalização, relacionada aos conceitos de biopolítica, biopoder, dispositivos e mundo virtual. A tese aponta o processo de medicalização da infância na educação e relaciona o discurso higienista e biologizante do início do século XX e os dispositivos de controle foucautianos, para pensar a medicalização escolar como mecanismo de controle sobre a vida, um biopoder. Esta tese anuncia que a patologização e a biologização, se fazem presentes hoje no cotidiano escolar, por meio de laudos generalistas, “rótulos”, que descrevem a situação de não aprendizagem e dos “comportamentos inadequados" dos alunos e sustenta que a medicalização tem causado um entorpecimento da criança no seu cotidiano escolar. | por |
dc.description.abstract | This work aims to relate and discuss contemporaneity with some discourses about the medicalization process in the everyday school life, and use poetry as a means to raise awareness and lead to the strangeness that installs inside schools, facing the students who have a pattern of behavior outside the established as normal. Another objective is to show the numbness of the child by medicalization. The methodology used is given by a rizomatic poetic argument, from an ethical-political condition of the relationship between education and medicalization, related to the concepts of biopolitics, biopower, devices and virtual world. The thesis shows the process of medicalization of childhood in education and relates the hygienist and biologizing discourse of the early twentieth century and the foucautianos control devices, to think the school medicalization as a control mechanism on life, one biopower. This thesis announces that pathologizing and biologization are present today in everyday school life, through general medical reports, "labels" describing the situation of not learning and "inappropriate behavior" of students, and maintains that the medicalization has caused a child numbness in their daily school. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/752 | |
dc.subject | Crianças com distúrbios da aprendizagem | |
dc.subject | Medicalização | |
dc.subject | Ambiente escolar | |
dc.subject | Psicologia educacional | |
dc.subject | Educação | |
dc.title | Medicalização e educação: o entorpecimento da infância no cotidiano escolar | |
dc.type | Tese | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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