A criação do grupo escolar "Senador Vergueiro" (1919) e a escolarização dos filhos dos operários em Sorocaba
dc.contributor.advisor | Almeida, Jane Soares de | |
dc.contributor.author | Spim, Adilson Aparecido | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:55:14Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:55:14Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Por três séculos Sorocaba abrigou a Feira de Muares, onde tropeiros vindos do sul a caminho das Minas Gerais, faziam da cidade seu ponto de descanso e de negócios. Dessa forma, a cidade prosperou e muitos fizeram fortunas. Com o fim das feiras, o dinheiro acumulado nos negócios das mulas foi aplicado na construção de fábricas, comércios e indústrias, colocando novamente a cidade em destaque nacional, ganhando o apelido de “Manchester Paulista”. Com a abertura de novas fábricas exigindo um grande contingente de mão de obra operária, chegaram imigrantes de diversas nacionalidades, fixando-se em diversos pontos da cidade, principalmente no bairro Além Ponte. Provenientes do Velho Continente, os espanhóis fundaram sua colônia espanhola na cidade de Sorocaba. Os espanhóis fizeram parte da história do movimento operário sorocabano. Seu ingresso nas fábricas inicialmente foi a contra gosto, visto que a maioria desejava trabalhar na lavoura. Os imigrantes viram-se obrigados a compor a grande massa de trabalhadores, principalmente nas fábricas de tecidos. A luta pela sobrevivência fez com que os filhos dos operários adentrassem as fábricas, compondo o parco orçamento doméstico e gerando um problema social: o analfabetismo, que desafiava ao ideário Republicano. O sonho da República esbarrava exatamente no dilema da instrução e educação; como solucionar isso foi o ponto de partida para que o movimento operário lutasse pela redução da jornada de trabalho, para que os pequenos proletários frequentassem as salas de aula da Escola Moderna, local onde o ensino racional, com base na filosofia anarquista era disseminado. Os governantes responsáveis pela Educação, preocupados com o avanço dos ensinamentos anarquistas procuraram meios para colocar esses menores operários nos bancos escolares das escolas públicas. Tornaram o ensino obrigatório, ao menos para as crianças até os 12 anos; agruparam escolas isoladas em Grupos Escolares, reformularam o ensino desde as suas bases. Na reunião de diversas escolas isoladas no bairro do Além Ponte, tipicamente espanhol e operário, foi fundado em 1919 o terceiro grupo escolar da cidade de Sorocaba, atendendo às reivindicações dos operários. A Chácara Amarela, palco de tentativas de instalação da primeira tecelagem da cidade, passou a abrigar o Grupo Escolar “Senador Vergueiro”, assim denominado em homenagem ao avô do chefe político Luis Pereira de Campos Vergueiro, que comandou a política local e o movimento denominado de “Vergueirismo”. Este trabalho foi elaborado por meio da pesquisa em documentos, jornais da época e livros, foi de grande valia o trabalho do pesquisador e professor Rogério Lopes Pinheiro de Carvalho que reuniu e organizou uma edição fac-similar do jornal O Operario, fonte de informações sobre o Movimento Operário sorocabano e a preocupação com a escolarização dos filhos dos operários. | pt |
dc.description.abstract | Sorocaba what for three centuries housed the fair of mules, where drovers from the south, on the way to Minas Gerais, made of Sorocaba its resting point and business, for this reason the city prospered, many made fortunes, with the end of the fairs, the money gathered on business of mules, was applied to build: factories, commerce, placing again the city in the national spotlight, gaining the nickname “ Manchester of Sao Paulo”. The opening of new factories requiring a large contingent working labor, with the end of slavery ,begin to arrive the immigrants of various nationalities, allocated on various points of the city, in the neighborhood “Além Ponte” from the old continent, the Spanish founded his cologne, anarchists by nature, the Spanish are part of the history of the labor movement of Sorocaba, them beginning into factories was against taste, due to the fact that mostly Spanish would like to work in the agriculture, however they found themselves obliged to compose the great mass of work, mainly in textile mills. The struggle for survival made the workmen children entering to work into the factories, composing with the sacrifice the meager domestic budget, producing a social problem, the illiteracy, being that the Republican ideas had as aimed eradicate this social evil. The dream of the Republic was coming up against exactly in the dilemma of the instruction and education, how to solve it, was the starting point for the labor movement to fight for reduction in working hours, for small proletarians attend classrooms of the modern school, where the rational education based on anarchist philosophy was widespread. The person in charge for education concerned with the advancing anarchist teaching, search for ways to make the young worker back to public school. The education become mandatory, at least the children of 12 years old, isolated schools joined in School Groups, they re-formulated the teaching from its bases. In the joining of several isolated schools in the neighborhood of “Além Ponte”, neighborhood typically Spanish and worker , is established in 1919 the third school group of Sorocaba’s city, meeting the demands of the workers and the yearning of the republican ideals, the yellow farm, stage of attempted installation of the first city weaving , starts to shelter the school group “ Senator Vergueiro” , honoring the grandfather of the political boss Luis Pereira de Campo, who commanded the local political and the politic movement called “ Vergueirism” ( the ideology of Senator Vergueiro). This work was done through research papers, books and newspapers at the time, was of great value the work of researcher and professor Rogério Pinheiro de Carvalho Lopes attended and organized a facsimile edition of the worker, source of information about the Sorocaba Labor Movement and concern for the education of children of workers. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/663 | |
dc.subject | Educação - História - Sorocaba (SP) | |
dc.subject | Escolas - História - Sorocaba (SP) | |
dc.title | A criação do grupo escolar "Senador Vergueiro" (1919) e a escolarização dos filhos dos operários em Sorocaba | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
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