Entre os fios e o manto: tecendo a inclusão : a experiência municipal de educação inclusiva em Amparo/SP
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Resumo / Abstract
O trabalho "Entre os fios e o manto: tecendo a inclusão" apresenta a experiência municipal de educação inclusiva em Amparo/SP com o objetivo de entender se as permanências e transformações culturais acontecem em determinado tempo e espaço. Como um "manto" que é tecido com fios e retalhos, a dissertação foi construída com subsídios teóricos metodológicos do campo da Nova História e da História Cultural e com reflexões sobre os conceitos de cultura e educação inclusiva. O processo de apropriação, representação e prática dos sujeitos no interior das escolas municipais de educação de Amparo foi analisado por meio de dados coletados em 1044 questionários aplicados no ano de 2008 aos profissionais da rede. A Inclusão, como uma nova forma de pensar o ensino rompendo com os "formalismos da racionalidade" e os padrões classificatórios da escola moderna pressupõe que a diversidade faça parte do cotidiano escolar – e que o sentimento e a empatia construam novas relações entre alunos e professores. Assim, cada país, cada estado, cada município, cada escola, cada sujeito deve ser analisado em seu contexto e particularidades. Na pesquisa, verificou-se que houve mudança na cultura educacional da rede de Amparo. Talvez não a mudança radical em que todos os sujeitos passaram a "vestir a camisa da inclusão", mas nenhuma mudança cultural é imediata e total. Desta maneira, a educação na abordagem inclusiva possibilita transformações culturais relevantes já que considera as relações e conflitos existentes em cada escola considerando suas especificidades políticas, sociais, administrativas e pedagógicas assim como a forma como os sujeitos da rede se apropriam, representam e transformam o seu cotidiano escolar.