Beleza do corpo feminino: jogos de poder em aulas de educação física
Arquivos
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Orientador(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
A beleza está no centro de inumeráveis diálogos e discursos no alvorecer da modernidade. Nesse contexto, esta pesquisa de mestrado estuda e explora as significações de beleza que são atribuídas ao corpo feminino e quais são suas adjacências com o poder no cotidiano escolar, nas aulas de Educação Física. Em meu trabalho como professora de Educação Física, observei que as alunas consideradas mais bonitas utilizavam sua beleza para escalar times, serem escaladas em todos os jogos, decidir quem permanece no banco de reserva, enfim ocupar lugares de liderança em todas as atividades. A pesquisa apresenta um estudo sobre a história da beleza do corpo feminino, partindo de Vigarello. Recorro também a Baudrillard para falar do poder advindo do corpo e Daólio para discutir o cotidiano escolar da Educação Física. A pesquisa de mestrado inclui também um levantamento de dados, junto a 20 alunas do Ensino Fundamental, de uma escola de Salto de Pirapora-SP. Observei que as alunas consideradas bonitas no cotidiano escolar da educação física utilizam a beleza para realizar jogos de poder, através de estratégias de dominação e exclusão das demais alunas. Quanto aos benefícios obtidos por elas, verifiquei que na maioria dos casos, estão relacionados ao reconhecimento social e à conquista de um maior grupo de amigos. Apenas uma aluna, declarou haver benefícios também de ordem financeira. Os resultados da pesquisa têm me feito rever minhas práticas de ensino e meu posicionamento diante dos jogos de poder.