Protocolo para gestão de práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na educação superior
dc.contributor.advisor | Pimenta, Maria Alzira | |
dc.contributor.author | Slavov, Ricardo | |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T20:59:17Z | |
dc.date.available | 2023-05-09T20:59:17Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | As tecnologias digitais adentraram as Instituições de Educação Superior (IES). Assim, os professores são desafiados a mudarem e implementarem um processo ensino-aprendizagem diverso daquele em que se formaram e estão habituados. Esta pesquisa foi realizada no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação (GPESTI) e teve como tema a gestão da prática pedagógica em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A pergunta que orientou a pesquisa foi: quais são os procedimentos necessários para aprimorar a gestão da prática pedagógica, no AVA? Sua relevância está em oferecer subsídios para fundamentar novas propostas de gestão de práticas pedagógicas em AVA, na educação superior, a partir das percepções de professores e estudantes em relação a seu uso, no processo de ensino-aprendizagem. Teve como objetivo final desenvolver um protocolo de gestão de práticas pedagógicas em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na Educação Superior. Essa é uma pesquisa de Intervenção com uma abordagem qualitativa, que teve como procedimentos a revisão bibliográfica e um estudo de campo, com intervenção e aplicação de questionário. Foi realizada em três fases, em uma IES privada da cidade de Sorocaba/SP. Na primeira fase, professores e estudantes responderam a questionário, antes de usarem o AVA. Na segunda, os professores refizeram seus planejamentos contendo: cronograma e plano de ensino com ementa, conteúdo programático, objetivos, estratégias, critérios de avaliação, bibliografia básica e complementar, e os disponibilizaram, no AVA. No final do semestre, na terceira fase, estudantes e professores responderam ao segundo questionário para conhecer suas percepções sobre a contribuição do AVA para gestão da prática pedagógica. Em relação à avaliação, a proposta foi realizá-la em sua função Formativa, com a definição dos critérios orientados pela Taxonomia Bloom. Os resultados mostraram que, segundo a perspectiva dos envolvidos (estudantes, professor e instituição), o AVA é um recurso que pode auxiliar na gestão pedagógica por facilitar a organização e a avaliação, permitindo elevar o interesse dos estudantes em acompanhar a sua aprendizagem. | por |
dc.description.abstract | Digital technologies have entered Higher Education Institutions (HEIs). Thus, teachers are challenged to change and implement a teaching-learning process different from those they were trained and used to. This research was carried out in the Postgraduate Program in Education, of the University of Sorocaba, of the University of Sorocaba, linked to the Research Group in Higher Education, Technology and Innovation (GPESTI) and had as its theme the management of pedagogical practice in an Virtual Learning (AVA) ). The question that guided the research was: what are the procedures to improve the management of pedagogical practice, in the VLE? From its fundamental learning is in higher education in higher education offerings, from fundamental education to new teaching proposals and students in higher education, in the higher education process. Its final objective was to develop a protocol for managing pedagogical practices in a Virtual Learning Environment (VLE) in Higher Education. This is intervention research with a qualitative approach, which had as a review a literature review and an intervention study, with intervention and campoven study. It was carried out in three phases, in a private HEI in the city of Sorocaba/SP. In the first phase and students responded to, before using the VLE. In the second, they redrafted their plans containing: schedule and plan with a menu, syllabus, objectives, bibliography, basic and complementary assessment teaching, and made them available in the VLE. At the end, in the third, students and teachers, according to the phase, to know their answers about the pedagogical contribution of the VLE semester to the practice. Regarding the evaluation, the proposal was to carry it out in its function, with the definition of the criteria defined by Bloom's Taxonomy. The results of its management, according to the perspective of the students involved (teacher and assessment institution), the VLE is a resource that can accompany pedagogical management and allow an educational organization, allowing students' interest in learning. | eng |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1105 | |
dc.subject | Tecnologia educacional | |
dc.subject | Ensino superior - Ensino auxiliado por computador | |
dc.subject | Educação - Processamento de dados | |
dc.subject | Internet na educação | |
dc.title | Protocolo para gestão de práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na educação superior | |
dc.type | Tese | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.rights | Open Access |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1