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Educação ambiental no cotidiano de escolas rurais de Itapetininga: a recuperação de matas ciliares

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Data

2004

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Dissertação

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Resumo / Abstract

Constantemente os assuntos relacionados à zona rural estão presentes nos meios de comunicação, através dos debates sobre as tecnologias de ponta para a produção agropecuária, com destaque para as sementes geneticamente modificadas e os movimentos sociais pela posse de terras. Mas a situação em que se encontram os pequenos agricultores, o uso inadequado dos agrotóxicos e a deterioração dos recursos naturais são pouco divulgados. Nesse contexto, está a escola rural ausente desses debates tão prementes às populações rurais. Afinal, não existe uma política educacional específica para a zona rural; o que vemos são escolas de modelo urbano instaladas na zona rural. A pesquisa aqui apresentada traz a discussão sobre a conservação e recuperação das matas ciliares, como uma alternativa para desenvolver a educação ambiental nas escolas rurais. No decorrer da pesquisa foram realizados quatro cursos de capacitação em educação ambiental para recuperação de matas ciliares destinados aos docentes, coordenadores(as) e diretores(as) de três escolas rurais da bacia hidrográfica do rio Capivari. A partir dos cursos foram plantadas 614 mudas de espécies nativas, em duas propriedades rurais e desenvolvidas atividades de educação ambiental voltadas à conservação e recuperação das matas ciliares. Para desenvolver as atividades propostas considerou-se o conhecimento científico acumulado sobre o tema e os fatores relacionados à cultura e às representações dos atores do processo. A pesquisa “Educação ambiental no cotidiano de escolas rurais de Itapetininga: a recuperação de matas ciliares” é uma experiência educativa, na qual a educação ambiental e as práticas pedagógicas do cotidiano mostram possibilidades de contribuição para a consolidação da educação escolar no âmbito rural.


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