Comunicação pela luz: a construção de significados na promenade da catedral de Brasília
dc.contributor.advisor | Souza, Luciana Coutinho Pagliarini de | |
dc.contributor.author | Holtz, Luiz Gustavo dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2024-09-16T12:11:06Z | |
dc.date.available | 2024-09-16T12:11:06Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | O presente estudo insere-se na interface entre Comunicação e Arquitetura: o tratamento da arquitetura como linguagem, produtora de significados, justifica essa aproximação. O objeto de estudo em foco nesse diálogo é o potencial significativo da luz em obras arquitetônicas, e o objeto empírico é a Catedral de Brasília, obra do arquiteto brasileiro Oscar Neimayer, vista como signo. A questão norteadora assim se faz: como se dão os efeitos da luz na experiência vivida por pessoas que percorrem a promenade ou no caminho que leva ao altar da Catedral de Brasília? O objetivo principal que se delineia é o de contribuir para a compreensão destes significados; os objetivos específicos consistem em apresentar a luz em diferentes âmbitos – filosofia, religião, arte, arquitetura –, explicitar conceitos da semiotica peirceana que vão ancorar o tratamento da arquitetura e da luz como signos e linguagens; descrever e explicitar interpretantes gerados pela promenade da Catedral de Brasília. O percurso feito no local pelo caminhante/autor é o foco de interpretação nesta pesquisa; portanto, foi a partir do olhar do caminhante que se estabeleceu o método: o instrumental urdido por Santaella, sustentado pela semiótica de Charles S. Peirce. Centrado nos três modos de se apreender os fenômenos requisitados a um intérprete, esse instrumental institui três tipos de olhar: contemplativo, observacional e interpretativo para desenredar os significados da luz. Contudo, para efeito de ilustrar os passos dessa experiência prática, as fotografias registradas no trajeto serão utilizadas. Valemo-nos de teóricos que fundamentam a arquitetura, como Muller, Montaner, Oliveira e Frade; de historiadores sobre os significados da luz, como Almeida, Borsa, Dias e Fontoura, além de Santaella, Drigo e Souza para tratarmos a semiótica peirceana. Pensamos assim, contribuir com conhecimentos vindos da Comunicação, sobretudo os fundados na semiótica peirceana, para a compreensão da concepção da luz como elemento fundamental da arquitetura. Essa relação fortalece a interface Arquitetura e Comunicação através da semiótica. | pt |
dc.description.abstract | The present study is part of the interface between Communication and Architecture: the treatment of architecture as a language, producer of meanings, justifies this approximation. The object of study in focus in this dialogue is the significant potential of light in architectural works, and the empirical object is the Cathedral of Brasília, work of the Brazilian architect Oscar Neimayer, seen as a sign. The guiding question is: how do the effects of light occur in the experience lived by people who walk along the promenade or on the path that leads to the altar of the Cathedral of Brasília? The main objective outlined is to contribute to the understanding of these meanings; the specific objectives consist of presenting light in different areas – philosophy, religion, art, architecture –, explaining concepts of peircean semiotics that will anchor the treatment of architecture and light as signs and languages; describe and explain interpretants generated by the promenade of the Cathedral of Brasília. The route taken in the place by the hiker/author is the focus of interpretation in this research; therefore, it was based on the look of the walker that the method was established: the instrumental woven by Santaella, supported by the semiotics of Charles S. Peirce. Centered on the three ways of apprehending the phenomena required of an interpreter, this instrument institutes three types of gaze: contemplative, observational and interpretive to unravel the meanings of light. However, for the purpose of illustrating the steps of this practical experience, the photographs taken along the way will be used. We make use of theorists who base architecture, such as Muller, Montaner, Oliveira and Frade; of historians on the meanings of light, such as Almeida, Borsa, Dias and Fontoura, in addition to Santaella, Drigo and Souza to deal with Peirce's semiotics. Thus, we think to contribute with knowledge coming from Communication, especially those based on Peirce's semiotics, for the understanding of the conception of light as a fundamental element of architecture. This relationship strengthens the Architecture and Communication interface through semiotics. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/1702 | |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.22482/dspace/278 | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | en |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | |
dc.subject | Simbolismo na arquitetura | |
dc.subject | Luz na arquitetura | |
dc.subject | Semiótica e arquitetura | |
dc.subject | Arquitetura de igrejas - Brasília (DF) | |
dc.subject | Catedrais - Brasília (DF) | |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS SOCIAIS::Outras ciências sociais::Estudos de mídia e comunicação | |
dc.title | Comunicação pela luz: a construção de significados na promenade da catedral de Brasília | |
dc.type | Dissertação | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.description.program | Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura | |
relation.isAdvisorOfPublication | fd7adafc-0707-40fd-a0bb-e7d4dc749740 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | fd7adafc-0707-40fd-a0bb-e7d4dc749740 |