Repositório Institucional da UNISO
 

Escola sem partido: políticas de educação, regulação social e formas de consenso

dc.contributor.advisorCarmo, Jefferson Carriello do
dc.contributor.authorSantos, Anderson
dc.date.accessioned2023-05-09T20:58:16Z
dc.date.available2023-05-09T20:58:16Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractA tese aborda as ações do movimento “Escola sem Partido” para a obtenção de consenso em torno de suas ideias, deflagradas pela propositura de Projetos de Lei em ambientes legislativos como: o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas dos Estados Brasileiros e as Câmaras de vereadores nos municípios espalhados pelo país, como o objetivo de provocar uma série de discussões visando a implementação dos preceitos do “Escola sem Partido” como política de regulação social através da educação. Dessa forma, por meio de um levantamento e intrepretação documental das iniciativas legislativas de implementação do movimento, foram analisados os ritos adotados para obtenção do consenso para a manutenção da hegemonia. A pesquisa trouxe os meios utilizados para conquistar a opinião pública, bem como as justificativas para tornar necessária a implementação desse projeto no âmago da escola pública nacional. Nesse sentido, o estudo apresenta o histórico de construção do movimento no Brasil oriundo de iniciativas estadunidenses. Evidencia os apoiadores, bem como os segmentos que fazem frente à proposta, monstrando um nítido campo de disputa, de guerra de posições, existente nas discussões sobre a temática. O poder político do Estado é analisado sob o foco do alcance da juridicidade e legalidade, como instrumentos para obtenção da regulação social e do consenso. A presença do estado educador, intervindo na educação por meio de políticas regulatórias, apresentando um tom segregador, gerando um estado de alerta no ambiente educacional público. Apesar do combate à doutrinação contido no discurso do movimento “Escola sem Partido”, a tese discute a ideológica postura de manutenção da hegemonia política, econômica e cultural, apresentada nas entrelinhas dos Projetos de Lei, bem como sua intenção de retrocesso no processo educacional público brasileiro. Para representar o efeito cascata de propostas de Projetos de Lei propostos em todo o país, será apresentado um recorte de análise nas propostas que tramitam nos Poderes Legislativos da União, do Estado de São Paulo e da cidade de Sorocaba.por
dc.description.abstractThe thesis addresses the actions of the “School without Party” movement to reach consensus around its ideas, triggered by the proposition of Law Projects in legislative environments such as: the National Congress, the Legislative Assemblies of the Brazilian States and the City Councils in municipalities throughout the country, with the aim of provoking a series of discussions aimed at the implementation of the “School without Party” precepts as a policy of social regulation through education. Thus, through a survey and documentary interpretation of legislative initiatives to implement the movement, the rites adopted to obtain consensus for maintaining hegemony were analyzed. The research brought the means used to conquer public opinion, as well as the justifications for making it necessary to implement this project at the heart of the national public school. In this sense, the study presents the history of construction of the movement in Brazil from American initiatives. It highlights the supporters, as well as the segments that face the proposal, showing a clear field of dispute, of war of positions, existing in the discussions on the theme. The political power of the State is analyzed under the focus of the reach of legality and legality, as instruments for obtaining social regulation and consensus. The presence of the educating state, intervening in education through regulatory policies, presenting a segregating tone, generating a state of alert in the public educational environment. Despite the fight against indoctrination contained in the discourse of the movement “School without a Party”, the thesis discusses the ideological stance of maintaining political, economic and cultural hegemony, presented between the lines of the Law Projects, as well as its intention of retrogression in the public educational process Brazilian. In order to represent the cascade effect of proposed bills proposed across the country, an analysis will be presented in the proposals that are being processed by the Legislative Powers of the Union, the State of São Paulo and the city of Sorocaba.eng
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/939
dc.subjectPolítica e educação - Brasil
dc.subjectEducação e Estado - Brasil
dc.subjectEducação - Aspectos políticos - Brasil
dc.subjectEducação - Legislação - Brasil
dc.titleEscola sem partido: políticas de educação, regulação social e formas de consenso
dc.typeTese
dspace.entity.typePublication
local.rightsOpen Access

Arquivos

Pacote Original
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
105133.pdf
Tamanho:
1.3 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format