Repositório Institucional da UNISO
 

Sobre o câncer: conhecimento e sentimento andam juntos? : as representações sociais sobre o câncer reveladas pelos estudantes do curso de Medicina da PUC/SP

Imagem de Miniatura

Data

2004

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A fim de identificar as representações sociais sobre o câncer, elegi a teoria das representações sociais de Moscovici, o qual buscou na sociologia das representações coletivas de Durkheim o primeiro abrigo conceitual para suas objeções ao individualismo da psicologia social. A hipótese inicial deste trabalho era de que os conhecimentos adquiridos durante os anos de formação acadêmica transformariam as representações sociais sobre o câncer. Em minha prática profissional, constato que o preconceito com o adoecer de câncer é quase uma constante e apesar de todos os avanços nas áreas técnica e farmacológica e além do trabalho da mídia, muitos relacionam a palavra a uma sentença de morte. A pesauisa deu-se com alunos do Curso de Medicina da PUC/SP, através de questionário semi-estruturado. Foram elaboradas cinco questões; as respostas listadas de acordo com o período [1° e 11° e posteriormente analisadas comparativamente. Participaram da investigação 155 alunos, sendo 91 do 1° periodo e 64 do 11° período. Após análise e tratamento das respostas, constatei que não há diferencas nos sentimentos dos sujeitos com relação à doença. O conhecimento científico foi adquirido, mas não foi suficiente para desconstruir os medos e a associação do câncer com o sofrimento e a morte. Encerro esta pesquisa sugerindo que as Escolas Médicas trabalhem o adoecer de câncer, a partir do contato do acadêmico com suas representações negativas, possibilitando o desconstruir e o reconstruir de novas representações, o que trará grandes benefícios para o médico e para o paciente.


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item