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Cursos seqüenciais: uma análise interpretativa à luz da Síndrome de Peter Pan

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Data

2004

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Dissertação

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Resumo / Abstract

A interpretação dos Cursos Seqüenciais, baseada na questão da Síndrome de Peter Pan - SPP - é o objeto do presente estudo. Faz-se necessário, primeiramente, o entendimento do que são Cursos Seqüenciais, estabelecendo suas relações com a história da educação no Brasil, suas origens e objetivos. Em seguida, faz-se a discussão sobre a questão: os Cursos Seqüenciais espelham a vida ficcional do personagem Peter Pan, facilitando uma possível identificação com a condição do que seja a SPP? A existência de um método interpretativo centrado sobre residuos que possam revelar realidades mais profundas, que de outra forma seriam inatingíveis, conduziu a pesquisa na busca de "pistas", como uma proposta de identificação de correlação com os chamados "sintomas" da SPP. A análise caminha na tentativa de comparar uma situação social, organizacional, em que os parâmetros são de variáveis de grupo, coesão e outros, em confronto com uma condição individual de síndrome em que a psicologia faz uma análise de forma clínica, introspectiva. A quantidade de semelhanças encontrada provoca uma discussão pedagógica que possibilita pensar outras hipóteses para a compreensão de alguns problemas educacionais brasileiros. A partir dessa discussão, é possível afirmar que podem existir novos caminhos, ou mesmo outras alternativas de atuação, para que os Cursos Seqüenciais não continuem em uma situação "infantilizada".


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