Repositório Institucional da UNISO
 

Cursos seqüenciais: uma análise interpretativa à luz da Síndrome de Peter Pan

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2004

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

A interpretação dos Cursos Seqüenciais, baseada na questão da Síndrome de Peter Pan - SPP - é o objeto do presente estudo. Faz-se necessário, primeiramente, o entendimento do que são Cursos Seqüenciais, estabelecendo suas relações com a história da educação no Brasil, suas origens e objetivos. Em seguida, faz-se a discussão sobre a questão: os Cursos Seqüenciais espelham a vida ficcional do personagem Peter Pan, facilitando uma possível identificação com a condição do que seja a SPP? A existência de um método interpretativo centrado sobre residuos que possam revelar realidades mais profundas, que de outra forma seriam inatingíveis, conduziu a pesquisa na busca de "pistas", como uma proposta de identificação de correlação com os chamados "sintomas" da SPP. A análise caminha na tentativa de comparar uma situação social, organizacional, em que os parâmetros são de variáveis de grupo, coesão e outros, em confronto com uma condição individual de síndrome em que a psicologia faz uma análise de forma clínica, introspectiva. A quantidade de semelhanças encontrada provoca uma discussão pedagógica que possibilita pensar outras hipóteses para a compreensão de alguns problemas educacionais brasileiros. A partir dessa discussão, é possível afirmar que podem existir novos caminhos, ou mesmo outras alternativas de atuação, para que os Cursos Seqüenciais não continuem em uma situação "infantilizada".


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item